iPhone poderá vir a ter duas câmaras traseiras

51 Comentários

Não será certamente o próximo iPhone da Apple a ter integradas duas câmaras traseiras, mas esta realidade poderá estar para breve.

A Apple fez recentemente um pedido de registo de patente onde são referidas duas câmaras na traseira de um smartphone.

camara dupla_iphone


Os iPhone mais recentes da Apple são, actualmente, dos mais poderosos smartphones para captar fotografias, ao lado de equipamentos como os LG ou Samsung. Se a fasquia é elevada, então, estas marcas não podem desiludir o mercado e têm que se reinventar.

Talvez por isso mesmo, a Apple esteja a investir numa nova patente que coloca uma segunda câmara na parte traseira do seu smarphone.

 

Qual a finalidade de uma segunda câmara?

Ao que tudo indica, esta segunda câmara servirá para captar imagens com zoom sem perder qualidade. Este sistema de duas câmaras seria composto por uma câmara com uma lente mais larga que as habituais e outra que permitisse uma distância focal mais profunda.

pplware_novidades_apple_2016_00

Além do mais, este sistema de duas câmaras poderia incluir recursos como mapeamento 3D, tirar fotos e gravar em simultâneo e permitir efectuar disparos em diferentes velocidades.

Será que irão surgir mais novidades relativamente a esta patente ainda durante este ano?

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    tenho o htc one M8, e já tem 2 camaras na traseira para precisamente fazer isso…

    1. Avatar de karlos
      karlos

      é exactamente por estes motivos é que eu fico parvo por considerarem esta empresa como uma empresa inovadora. Nem sabia que se podia criar uma patente para uma coisa que já existe…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      já há vários telemóveis com 2 câmeras, alguns quer permitem fazer o mesmo. Mas a implementação do M8 não permite fazer isto tudo.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Isto tudo o que?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          ex: Fazer Zoom sem perda de qualidade

          1. Avatar de Boss
            Boss

            Mas vai ter zoom ficando com uma verruga maior, ou vai ser fixa? É que se for fixa, o “mapeamento 3D, tirar fotos e gravar em simultâneo” não fazem sentido.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            neste é uma verruga nos outros deve ser um sinal de beleza.

            Tudo depende da implementação, é possível fazer tudo o que dizes no mesmo dispositvo sem parte móveis no exterior do dispositivo, quer seja adoptando múltiplas lentes e sensores, quer seja ter partes móveis no interior do aparelho.

    3. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Duas câmaras para postar fotos no facebook? Mais vale ter uma de qualidade.

  2. Avatar de Jaxwins
    Jaxwins

    E que tal um iPhone com dual sim ??

    E que tal um iPhone com mais capacidade de bateria??

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Ninguém vai comprar um iPhone novo por causa disso.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Até ser novidade.
        Exatamente como ter um iPhone com um ecrã de 5.5″ tambem ninguem ia comprar um iPhone por causa disso… Até ser novidade

        1. Avatar de Joao Magalhães
          Joao Magalhães

          Novidade não é porque já existem outros telefones, o desenho exterior já não vai ser alterado, vimos neste ultimo 6S, por isso têm que fazer algo diferente, no 6S mudaram de processador e alteraram a RAM ( coisa inútil, pois todas as pessoas que têm Iphones dizem que é o mais rápido, sem lags logo este upgrade não fez sentido ) então têm que inventar, 2 camaras atrás, depois na frente, leitor do dedão do pé, sensor para contar cabelos, etc.

    2. Avatar de P3dro Gamer
      P3dro Gamer

      E que tal um iPhone com tudo o resto que lhe falta?

  3. Avatar de grifo74
    grifo74

    Acho que o iphone vai ter problemas com a patente isto mais parece um Minion, ponham-lhe uma capa amerea e voiláaaaaaaaa, loooool.

  4. Avatar de Serato
    Serato

    Desculpem, mas a qualidade das fotografias dos Lumias com aquelas câmaras de 42 Mp com lentes Carl Zeiss, são e em muito superiores ao iPhone.
    O único senão, é mesmo o facto de serem lentos a tirar as fotografias, porque aquilo são autenticas máquinas fotográficas num telefone.

    1. Avatar de turn10
    2. Avatar de Rui
      Rui

      Devem ser muito boas, o problema é que a beleza dos smartphones é inversamente proporcional à qualidade das fotos produzidas 😀

      1. Avatar de Serato
        Serato

        No dia em que a beleza e o design acrscentarem alguma funcionalidade diz-me, porque por enquento, não passa disso mesmo

          1. Avatar de ruiuda
            ruiuda

            Ergonomia emocional?

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Isso é tudo sarcasmo ou mesmo falta de noção do que se está a escrever?

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Isso só diz quem não tem noção.

          1. Avatar de Balmer
            Balmer

            Não; isso, claramente, só diz quem tem noção e senso comum.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se um não consideras o Lumia 1020 com capa traseira amarela não é lindo precisas de rever os teus conceitos de beleza… De facto esse equipamento com um grip fica a matar 🙂

        Mas o Lumia 950 bate o 1020 apesar de a câmara ter menos megapixels.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Gostos não se discutem, nem todos temos de gostar do amarelo.

          1. Avatar de raz0r24
            raz0r24

            De facto, gostos discutem-se.

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      A câmera desse lumia, nem é grande coisa, e foi o primeiro e o último…

      O pior, é o telemóvel que vem colado… mais vale a pena comprar uma câmera a sério…

  5. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Uma clara inovação por parte da apple e como nunca ninguém se lembrou disso faz bem em patentear…
    Ou talvez não seja assim tão inovador.. lembro-me de http://www.gsmarena.com/lg_optimus_3d_p920-pictures-3759.php
    Mas como é a apple então os outros estavam errados e a apple é que vai ter 2 câmeras a sério.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      se bem me recordo esse aparelho filmava, tirava fotos 2D e 3D e mais nada, não é propriamente um bom exemplo para demonstrar que o que é apresentado não tem inovação.
      Mas há quem recentemente ande a fazer coisas semelhantes a estas

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Antes de haver limpa vidros intermitentes nos carros, já havia limpa vidros nos carros… Entretanto houve um homem que se lembrou que o limpa vidros podia funcionar de forma intermitente, e depois registou a patente. Sabes o que é que foi patenteado? o funcionamento e o seu mecanismo…

      Ter as duas cameras não será inovador, mas o seu funcionamento se calhar é, e aí meu caro, entram as patentes. 😉

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      Sim, porque foi a LG que inventou a estereoscopia… ou já tinha sido inventada há séculos!

      https://en.wikipedia.org/wiki/Stereoscopy

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Nem a Apple inventou os leitores biométricos,…

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E onde está escrito que inventou?

  6. Avatar de Mota
    Mota

    E assim começa a guerra por fotos 3D.

    Mark my words.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Aí está, mesmo que outros o tenham feito, basta a Apple fazer para todos os outros o quererem implementar nos telemóveis

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Isto não é para fotos 3D

      1. Avatar de JBM
        JBM

        melhor dizendo, o objectivo da Apple não é para fotos 3D. A capacidade 3D é para mapeamento com possível aplicação em realidade aumentada.

        1. Avatar de Pll
          Pll

          deixa de ser autista.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            leste sequer o artigo?

  7. Avatar de Boss
    Boss

    Para referência, o melhor telemovel para fotografia é o S6 Edge plus, seguido do Xperia Z5, do Note V, do S6 Edge e só depois do 6s Plus, ex aequo com o Nexus 6P e o Droid Turbo 2. O iPhone 6s só surge depois do LG G4, MOto X e Note 4.
    Fonte: DxOMark.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      pois, mas isso nao interessa, o melhor é mesmo o iphone

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não vejo nenhuma utilidade para fotos/vídeos tirados num telemóvel em 3D. Mas prontos, se a nova inovação começa aqui então que comece.

  9. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Esqueceram-se do “(…) poderá vir a ter duas câmares traseiras e nenhum jack 3.5mm para hear/ear phones”

  10. Avatar de sakura
    sakura

    um SO (ios) que não tem suprote para um rato, ou tk …….. vai soportar 2 camaras …… lolololol….. a apple está nos 90, s . win85.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tanta falta de informação 🙂

  11. Avatar de R o B
    R o B

    É agora que o 3D vinga com a inovação da Apple, já o meu LG P920 em 2011 tinha duas câmaras traseiras e LCD 3D.

  12. Avatar de KLG
    KLG

    Meus caros o LG P920 (o que tinha ecrã 3d) lançado em Janeiro de 2011 já tinha duas câmaras para fazer 3D. A Apple já esteve à frente, mas agora já foi ultrapassada. Lembram-se quando a Apple dizia que os utilizadores não queriam ecrãs grandes, ou quando dizia que não era preciso uma câmara frontal ou gravar vídeos? Pois … ERROU.

    Telefones caros com pouco autonomia e outras funcionalidades que envergonham qualquer um.

  13. Avatar de Renato
    Renato

    Acho que a questão que se coloca não é se já alguém colocou duas lentes num smartphone. Temos que ver que o que importa é a implementação da tecnologia e como a marca consegue despertar o gosto pela tecnologia no consumidor. A Apple faz um excelente trabalho em aliviar o consumidor a sentir gosto pelas tecnologias que integra nos seus produtos. São visões diferentes na forma de ver o que é deve ser um smartphone. Quem tem um iPhone adora a simplicidade no design, no sistema operativo e na forma como está tudo integrado. Outros gostam de ter total controlo sobre o dispositivo e ter uma funcionalidade que separa o seu dispositivo dos demais. Esta guerra entre IOS VS ANDROID ou entre marcas é como discutir se o correto é preferir arroz ou massa com frango. São gostos. Eu tenho o meu iPhone e adoro o facto de ser simples e nunca me dar problemas.