Deepin 15.2: Provavelmente o Linux mais bonito da actualidade

61 Comentários

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado  que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Recentemente a equipa de desenvolvimento apresentou o Deepin 15.2. Vamos conhecer quais as novidades.

deepin_001


O projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, tem como principal objectivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar.

A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e esta nova versão destaca-se por ter um novo launcher e funções de pesquisa mais intuitivas.

Esta versão vem também com o kernel 4.4 LTS, traz melhorias ao nível da performance melhorias ao nível daalocação de recursos. Destaque ainda para o CrossOver 15 que vem pré-instalado.

Novidades do Deepin 15.2

Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.2. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
    José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

    bonito talvez mas nao conheco uma distro tao estável é excelente out of the box como o linux mint cinammon 17.3. Para quem vem de windows parece o 7 mas ja com todos os codecs instalados e drivers todos a funcionar, compativeis com nvidia..tudo pronto a usar. Quem gosta do design que instale o KDE no mint, mas gasta mais recursos.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      O sistema linux mais estável out of the box é o Debian e nem tem concorrência

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        > Estável
        > Out of the box (desktop usage)

        Escolhe um e só um.

        1. Avatar de Mario Junior
          Mario Junior

          /thread

        2. Avatar de André
          André

          out of the box… tá bem tá!

      2. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        +1. Mas de longe!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se instalar o K-Lite codec pack é difícil no Windows bem vindo ao Linux, certamente vai ficar consolado num instante…

      (Reparem no uso da palavra “consolado” para referenciar o uso da consola e introdução de linhas de código, e sim usei a palavra em tom jocoso e irónico).

      1. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
        José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

        diga isso ao seu avo que aposto que nem sabe o que é um codec. claro que para o neto geek isso é facil mas nem todos vivem na cave como o menino.

  2. Avatar de irlm
    irlm

    pacman -S deepin-desktop

  3. Avatar de manuel
    manuel

    Tenho este sistema nos meus Laptops e computadores de tv… Funciona tudo out of the box ; vem com o steam e o crossover (licença do deepin ; não precisam de pagar) a comunidade é muito colaborativa e ajuda logo que necessário. Tem uma appstore muito completa.
    Contras não suporta lvm; e eles usam um kernel customizado e embora funcione bem com gpus Intel e amd há uns bugs com nvidia que ainda não estão resolvidos.

  4. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Olá!

    Há algum linux que dê para instalar sem complicações, como no windows, o office, o Skype, e tudo o mais que se instala no windows, utilizando o instalador, como no windows? -É que se houver, saio logo do windows e passo para esse linux!

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Há sim chama-se Android .
      https://www.android.com/

      1. Avatar de POBox
        POBox

        Este tipo de respostas, deixa-me muito esclarecido(!).
        Chamo a isto fanatismo, inexperiência e pura insensibilidade e imaturidade. Embora considere que o sistema Android tenha vindo revolucionar o modo como a computação vinha a ser usada, não deixa de ser utilizada para quem passa o tempo em processos de lazer ou, caso seja um profissional, para comunicações ou uso de internet (Facebook e processos simples de computação).
        Caso necessite de utilizações mais seguras, esta opção é um perfeito disparate. Veja-se a utilização que Grandes empresas (Bancos, Seguradoras, Transportadoras, Audiovisual, etc) utilizam internamente e depois diga-me por que usam Unix, Windows ou Mac OS.

        1. Avatar de Filipe Teixeira
          Filipe Teixeira

          A questão e que o Android cumpre os requisitos que ele pediu

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            É verdade. E existe Android para PC, por exemplo, Remix OS, parece estar muito bom e tem tudo isso que ele falou!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Há muitas distribuições por aí, com as devidas diferenças e cada uma com os seus adeptos. Pela minha experiência de uso pessoal e para trabalho, desde que uso Linux Mint nunca mais senti necessidade de procurar alternativa. Razões pelas quais o considero superior ao Windows (que também uso e também gosto, o 7 e não o 10…), no que diz respeito ao fator “user friendly”:

      + O sistema de atualizações é muito superior ao Windows Update, quer para as atualizações de sistema quer para os programas. Tudo à distância de um clique e tudo controlado por ti.

      + Os drivers ficam logos todos certinhos aquando da instalação inicial do sistema operativo, ao contrário do que muitas vezes acontece com o Windows.

      + Para instalar novos programas não precisas SEQUER de instalador como no Windows, onde tens de andar pela net à procura do instalador certo e depois fazer tudo manualmente. No Mint (com noutras distros) tens uma interface gráfica simples e fácil onde estão disponíveis todos o programas suportados nativamente e ainda o programa usado para os teimosos que querem continuar com coisas feitas só para Windows, que é o WINE.

      + Não precisas de anti-vírus

      + A instalação do próprio sistema operativo é, há uma década, a mais fácil de todas. 1º podes experimentar sem instalar nada, ou até andar com o SO numa pen para usares o teu “pc” com os teus documentos em qualquer máquina com uma porta USB e boot a partir daí. 2º a instalação é mais fácil, amiga e personalizável que o windows, onde podes colocar tudo do teu jeito, ou simplesmente clicar em “seguinte” até estar tudo pronto.

      + Ao contrário do Windows, a instalação respeita os outros SO e partições que tenhas no PC, e ao iniciar o computador, aparece a lista do que lá existe numa coisa chamada GRUB.

      + No início (1ª semana) pode parecer esquisito para quem vem de um mundo 100% windows, mas assim que começas a usar software livre alternativo aos teus programas habituais, depressa descobres que andaste a perder muita coisa.

      + A Microsoft demora anos a atualizar o sistema e quando o faz, tens de perder horas numa nova instalação ou correr um grande risco com o seu “novo” sistema de atualização automática usado no Windows 10, que só por acaso apaga coisas sem pedir autorização.
      Já o Linux, permite-te ter programas e ficheiros instalados em diretorias diferentes que permanecem quando DECIDES (em vez de ser imposição como na Microsoft) mudar para a versão mais recente, que sai a cada 6 meses, sempre cheia de novidades., algumas das quais demoram anos e anos até serem implementadas e apresentadas como “novidades” na Microsoft.
      + múltiplos desktops virtuais, abas na mesma janela do explorador de ficheiros, um sem fim de ferramentas do sistema mais fáceis e úteis que as disponibilizadas para o controlo do Windows, etc

      Quanto a partes negativas:

      – jogos, que são um monopólio do directX da microsoft. Não é um defeito do Linux, é um defeito dos legisladores que ainda não acabaram com o monopólio que impede a livre concorrência de um mercado aberto e que continua a prejudicar os consumidores.

      – alguns programas mais específicos, que podem ainda ser apenas desenvolvidos para Windows e que obrigam mesmo ou à utilização do WINE ou do Windows.

      Dito tudo isto, o WIndows 7 continua a ser o meu SO principal… mas só até ao dia em que se acabar com o abusivo monopólio do DirectX.

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Tudo verdade, mint é provavelmente o OS mais user friendly de todos, o meu pai que esta a aprender tudo tem mint no seu pc, e a curva de aprendizagem e igual ou melhor do que se ele tivesse windows.

      2. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
        José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

        se fosse so o directx….n tens ADOBE SUITE(adobe acrobat, photoshop, lightroom, premiere que preciso e nao troco), OFFICE MS (o melhor), Skype (tens uma versao de 2010 mas ok isto ainda se aguenta), onedrive (a melhor cloud do momento), onenote imprescindivel, silverlight (eu sei que é parvo mas é preciso para ver o meo no pc e o pipelight n funciona). Bastava a MS fazer um acordo em disponibilizar a sua suite para linux, e a adobe…e tenho a certeza absoluta que o linux mint teria mais utilizadores que o w10.

      3. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Felizmente está a chegar o Vulkan.

      4. Avatar de João
        João

        Gostei da resposta, bem elaborada. Eu também uso o Mint Cinamon e estou muito satisfeito com esta distribuição. Estou à espera da nova versão deve sair este mês.

      5. Avatar de Márcio Santana
        Márcio Santana

        “Miguel” concordo com vc, e daria mais detalhes ainda dos prós, na minha perspectiva de uso, mas cada usuário, deve saber o que é bom, e o que não é, para o seu conjunto de hardware e o seu manuseio diário.
        Uso Linuxmint há mais de 5 anos, e fui substituindo o Windows 7/8/10 aos poucos, e hoje faço desta distribuição, o meu sistema único para o dia a dia, e para o entretenimento.
        Se existe uma dica em pró do sistema que eu poderia dizer, essa dica é quanto a interface do XFCE, que pra mim, ela é perfeita tanto na customização, quanto na leveza, mesmo tendo ficado mais robusta ultimamente.

      6. Avatar de VC
        VC

        Só acrescento o seguinte: usar wine-staging em vez do wine para correr os tais jogos que falas. Tenho o FM 2016, PES 2016, crysis, far cry, cs e agora o doom 2016 a correr limpinho graças a esta versão especial do wine para os jogos 🙂

        Dica final: Quem quiser jogar no linux só ter o cuidado de adquirir uma gráfica nvidia para tirar rendimento máximo devido a mais facilidades/compatibilidades em relação às drives.

      7. Avatar de mintirosos
        mintirosos

        pois e depois atualizei o mint… e ele mandou-me à fava e tive de ir escolher o opensuse…

    3. Avatar de RF
      RF

      Mário,
      Hoje em dia todas as principais distro te oferecem essa funcionalidade …
      O office é o openoffice. .. Skype normal…
      Varia o tipo de package manager… mas já vem tudo oferecido.

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Há alguns, como o ubuntu ou mint, que têm um centro de software, é só procurar o programa e carregar em instalar, faz logo o download e instalação.

    5. Avatar de O
      O

      Há sim vários, Ubuntu é um deles é só escolher o pacote no repositório utlilizando o gestor de pacotes próprio. O ideal é escolher alguma variante que já traga a maioria das aplicações que falou incluídas e nem ter de as instalar. No entanto, existem outras distros que funcionam da mesma forma mas com sistema de pacotes diferente.
      Experiemente o Vector linux (http://vectorlinux.com/news/vectorlinux-7.0-soho-edition-released), algo diferente mas igualmente automatizado, prático e “descomplicado”. Mas como todos as distros Linux e como o próprio Windows terá mais tarde ou mais cedo alguma situação que o obrigue a perder algum tempo a resolver uma falha ou outra. É relembrar que o windows limpo não traz nenhuma aplicação das referenciadas instaladas (o office, o Skype, e codecs e muitas vezes os próprios drivers) nós é que temos mais facilidade em obtê-las instalá-las.

    6. Avatar de Vinicius
      Vinicius

      É difícil instalar programas no Windows, tem que tomar cuidado pra não ganhar 5 programas de brinde, fora os “next, next, next, next”, no Linux vc da 2 cliques e instala, no final vc não precisou fazer nada, e o programa já está pronto para vc utilizar.

    7. Avatar de Paulo Andrade
      Paulo Andrade

      Tendo um bom gestor de pacotes é ainda mais fácil, podes sempre usar uma “store”(Uso a App grid), pesquisas a app, carregas em instalar, metes a password e passados alguns segundos/minutos tens a app pronta a utilizar.

    8. Avatar de Vlad
      Vlad

      Distribuições como o Ubuntu não precisas da linha de comandos para instalar software, expecto em casos muito, mas muito raros em que precisas de compilar o software. De resto está tudo disponível através de pacotes de instalação para a distros mais conhecidas. Ou seja, duplo clique, clicar em instalar, colocar a senha de utilizador e já está. Outras aplicações podes instalar diretamente do centro de software que ele descarrega automaticamente tudo que é preciso.

    9. Avatar de Arthur Millano
      Arthur Millano

      Meu caro Mário, recomendo o uso do Linux Mint 18.1 – tem todos os requisitos por vc. enumerados. Para uma compatibilidade maior, use o WPS Office ao invés de Libre Office, ainda que este seja mais completo, há alguma incompatibilidade com o MS Office.

  5. Avatar de Filipe Coutinho
    Filipe Coutinho

    O Linux sem dúvida que é muito bom por diversas razões, mas acho que o pessoal anda um bocado iludido.
    Não sei se sabem mas se o Linux bloquear e desligarem o pc à “força” o Linux nunca mais arranca, tendo que se reinstalar tudo novamente. Aqui o Windows ganha claramente,isto é, o Windows é mais permissivo que o Linux.O Windows digamos que é mais para utilizadores de todo o “tipo”.

    1. Avatar de jo§e
      jo§e

      Isso não existe (o linux bloquear).
      Conheces a frase “Raising Elephants Is So Utterly Boring”?

    2. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Acho que tu é que andas iludido, ja por umas situações o pc se desligou, e nunca isso aconteceu de ter que reinstalar tudo. Talvez tenha acontecido contigo exporadicamente mas isso não é normal.

      Alias o modo como o Linux particiona o disco e usa essas partições, torna o mais fiável e robusto a esse tipo de acontecimentos.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Wtf?!?! Nunca mais arranca?!? OMG….

    4. Avatar de NVale
      NVale

      Duvido que assim seja. Em todo o caso, uso linux quase há 15 anos, e até hoje nunca tive um único bloqueio ou ecran azul,que comprove essa afirmação.

    5. Avatar de Luís M
      Luís M

      Peço desculpa Filipe, mas da experiência de 9 anos com Ubunto Desktop posso garantir-lhe que nunca, mas mesmo nunca, tive de reinstalar o que quer que fosse depois de um hard-restart (coisa que não me aconteceu muitas vezes, se calhar fruto da robustez própria do Linux … )
      Quanto ao Windows, não tenho opinião formada, já o deixei à muitos anos.
      A minha opinião sobre a questão dos Sistemas Operativo é: não deixem de experimentar as várias opções e decidam pelo que melhor vos agradar/convier.

    6. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Agora inverte o teu argumento e encontrarás a verdade.

    7. Avatar de Vlad
      Vlad

      “Não sei se sabem mas se o Linux bloquear e desligarem o pc à “força” o Linux nunca mais arranca, tendo que se reinstalar tudo novamente.”

      Nunca ouviste falar que mentir é muito feio? Eu não me lembro de alguma vez ter necessitado de reinstalar o Linux por causa de um problema. O mesmo não se diz do Windows, que muitas vezes quando lhe dá um berro este vai de vez.

    8. Avatar de luciano barroqueiro
      luciano barroqueiro

      ??? instalei mint em usuários leigos e sabe o que falo sempre quando eles estão perdidos ou acham que fizeram algo no pc? desliga o computador e liga de novo. Impensável no mundo windows, faça isso nele e ele nunca mais volta. No linux ele simplesmente recomeça do zero sem problemas. E uso Ubuntu tranquilamente. Não me dei bem com o fedora ou o slackware, para micros velhos, o small dam linux resolveu muitos problemas .Tudo sempre sobre o debian.

    9. Avatar de João S.
      João S.

      Custa-me a acreditar nisso Filipe Coutinho: nas poucas vezes que tive de fazer um hard reset, em mais do que uma máquina e independentemente da distribuição que estava a usar (Mint, Fedora, Manjaro, etc), não me recordo de ter problemas quando o computador reiniciou. Já o Windows teria eventualmente de passar por uma demorada recuperação de dados inicial, como já me aconteceu.

  6. Avatar de Wilton Peter
    Wilton Peter

    O Deepin 15.2 está óptimo, estou à usar ele desde seu lançamento; por enquanto* não tenho nada à reclamar!…

  7. Avatar de LT
    LT

    É sempre bom alternativas e opções, coisa que não falta no mundo Linux. Por muitos que já tenho experimentado volto sempre ao mesmo: Ubuntu Gnome 16.04! Tenho instalado isso a quem me pede recomendações ajuda para passar para Linux. É intuitivo e user-frendly. Alem disso não falta nada, desde uma comunidade enorme pronta ajudar e a store para apps ajuda muito a malta iniciante. Só não uso o Ubuntu default com unity por notar que é um pouco mais lento…

  8. Avatar de manuel
    manuel

    Eu tive um dimm de memória defeito ; com o Windows tinha blue screen imediato ; com o Linux tinha um freeze no primeiro boot e depois corria sem problemas ; até detectar que o problema era do dimm tinha 1 crash por dia no meu linux e nunca tive que reinstalar nada; curiosamente o Windows não corria simplesmente e o Linux era utilizável mmo com hardware com erros; devo agradecer a esse dimm porque durante esse ano nunca mais mexi em windows e só uso linux 6anos depois

    1. Avatar de O
      O

      Eu tmb tive isso também mas no Linux nem sequer crashava. Só descobri por causa do Windows mesmo.

  9. Avatar de Rômullo
    Rômullo

    Sinceramente, a melhor distro que tive o prazer de usar foi a Fedora 23 Workstation. Pode não vir muita coisa instalada mas a estabilidade é de arregalar os olhos. Impressoras instalando com muita facilidade e funcionando, enquanto que no W 10 foi uma vergonha e não consegui instalar nada.

  10. Avatar de sakura
    sakura

    gosto mais da dash do ubuntu. very good.
    emitra o velho osx ……… pls.

    1. Avatar de João Damasceno
      João Damasceno

      De fato sakura, apesar das muitas críticas ao Ubuntu (Unity) sinceramente a meu ver é sim a melhor interface, pois é muito agradável para a produtividade se utilizar desse recurso de “tudo na barra lateral = Dash”. Visualmente bonito. Agora sejamos sinceros, para usar adequadamente o Ubuntu, faz-se necessário que sua máquina não seja das mais antigas, se for uma máquina mais recente, o Ubuntu será um espetáculo.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Experimentei o deepin na última semana e achei muito fácil de instalar e intuitivo de usar, só é insuportável o som de login, primeira coisa a ser feita é muda-lo ^^. Encontrei um problema que não consegui resolver: não consegui encontrar um servidor com os repositórios do deepin q não fosse incrivelmente lento! Qualquer actualização de sistema ou instalaçao de software demora muito muito tempo por causa disso. Pelo que li acontece o mm a muita gente.
    Tenho pena porque em termos visuais é mm bonito e agradável de se usar mas para já estou de volta ao mint q continua a ser o melhor, na minha opinião, para desktops.

  12. Avatar de Tiago Coelho
    Tiago Coelho

    Já alguém fez criou uma pen boot com o software deles, o “deepin boot maker”? Estava a tentar criá-la mas dá-me sempre erro no fim, diz qualquer coisa do género: “Failed to unzip the mirror file, please use the whole mirror file”.
    Eu fiz download tanto do iso como do boot maker do site do Deepin.

    Mais alguém com este problema?

    1. Avatar de jeffbossrj
      jeffbossrj

      cara tenho o instalador do Deepin 04.rc2 com dual boot do win-pen-10 rodando liso num pen-drive de 32 GB usb3.0 funciona como se fosse meu pc onde abro em qualquer PC ou Notbook fiz pelo terminal baixando a distro do DEEPIN esta show.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Instalei o deepin e fiquei sem o menu para escolher qual o sistema operativo quero usar. (vai automatico para o deepin)
    tenho o windows 8 numa partição e o deepin numa partição diferente.
    alguem me ajuda sff? 😀

    1. Avatar de jo§e
      jo§e

      No deepin, numa janela de terminal usa o comando:

      sudo gedit /etc/default/grub

      No ficheiro aberto procura as seguintes linhas:
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true

      Muda para:
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=6
      GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=false

      Grava e depois novamente na janela do terminal usa o comando:

      sudo update-grub

      a seguir reinicia o computador

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Desde já obrigado pela resposta 😀
        Quando reiniciei o computador apareceu logo o menu com a opção “Windows”.
        …. mas depois de a escolher, aparece uma mensagem a dizer “error: invalid signature”, e volta para o menu.
        Obrigado pela atenção, :p estamos perto da solução.
        cumps.

        1. Avatar de jo§e
          jo§e

          Neste link tens um caso semelhante com o Win 7, no ArchLinux. Penso que seja o mesmo para o Win 8 e Deepin:

          https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=153988

          🙂

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            É mesmo isto! 😀 haha! Obrigado pela ajuda!

  14. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Estou a usar esta distribuição mas demora muito a instalar aplicações através deepin store. Qual o servidor que me aconselham a usar?

  15. Avatar de Rw
    Rw

    Solução para os problemas é não usar Windows.

    Stay Linux, one way!

  16. Avatar de Silvio
    Silvio

    Instalei, experimentei e gostei muito!
    Depois reiniciei, formatei e voltei pro ZorinOs.
    O motivo; não encontrei meios de por um teclado virtual na tela de login. Se o teclado do note der pau, não tem como fazer login a não ser que carregue um teclado USB pra onde for.