Lenovo recomenda remoção da sua app Accelerator por segurança

11 Comentários

Os softwares de actualização das marcas têm estado debaixo de uma avaliação muito apertada, depois de terem sido conhecidos os resultados dos testes que a Duo Security realizou.

A Lenovo, uma das visadas nesses testes, recomenda agora que a sua aplicação Accelerator seja removida dos PCs onde se encontra, por razões de segurança.

Lenovo

Foi há poucos dias que a Duo Security revelou os dados de um relatório, onde avaliou os softwares de actualizações das principais marcas de portáteis que estão no mercado. Os resultados não foram brilhantes e todas as marcas apresentaram pelo menos uma falha grave nessas suas aplicações, estando a maioria expostas a ataques MitM.

A Lenovo foi uma das visadas nesses testes e o seu software Accelerator foi um dos que apresentou problemas. A marca resolveu agora o problema com uma simples recomendação. Pede aos utilizadores que a removam das suas máquinas, eliminando assim o problema.

Lenovo recommends customers uninstall Lenovo Accelerator Application by going to the “Apps and Features” application in Windows 10, selecting Lenovo Accelerator Application and clicking on “Uninstall”.

Esta recomendação está pública e pode ser consultada no site da marca dedicado ao apoio dos utilizadores, com instruções precisas sobre como realizar a instalação.

Lenovo

A aplicação Accelerator foi criada para tornar mais rápido o arranque de outras aplicações da marca no Windows 10. A falha de segurança descoberta, mostrava que estava vulnerável a ataques MitM, sempre que consultava os servidores da Lenovo à procura de actualizações.

Esta foi a forma mais simples que a Lenovo encontrou para eliminar o problema. Em vez de corrigir a falha, optou por terminar o suporte à aplicação, recomendado a sua remoção imediata a todos os utilizadores.

Se tem um computador portátil da Lenovo com o Windows 10 então o mais certo é ter o Accelerator presente. Remova-o e fique livre de mais um problema de segurança.

Lenovo

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de onz
    onz

    lenovo deveria retirar os portáteis fora do mercado. só tem problemas e atrás de problemas

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Sim pois as outras marcas não têm…

      Se a tua experiência não foi a melhor com a marca x ou y, isso não quer dizer que devam de ser extintas.
      Na tua vida vais ter problemas com seres humanos… julgo que não queres que estes morram

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Mudamos o parque informático da minha empresa para Lenovo. Fiquei fã.

    3. Avatar de tprata
      tprata

      Õbvio. Logo a seguir, a HP, Asus, Dell, Acer, e todas as outras que usam software do género para a mesma função. É que caso não tenhas reparado, a Lenovo foi a única que mudou alguma coisa depois de ter sido chamada a atenção para o problema, as outras apresentaram a mesma falha e nada fizeram…

    4. Avatar de Raul Ramos
      Raul Ramos

      Os portáteis da lenovo têm sido bons. Eu só desinstalo 95% a 100% do software da lenovo após o primeiro processo de configuração. Preferêncialmente é melhor ser feita uma instalação limpa do sistema.
      Continuo a achar que as marcas deveriam ser proibidos de colocar programas nos seus portáteis e terem um link para que as pessoas possam fazer isso se pretenderem.

    5. Avatar de onz
      onz

      algumas pessoas quando compram portáteis não têm experiência em formatar o pc. precisam de alguém que o faça esse trabalho. algumas pessoas querem deixar estar as coisas como estão quando compram o pc ou então remover algo. o windows nos portáteis ou nos desktops deveriam ser limpos. ou então a malta que comece a comprar pcsss sem sistema operativo. agora podem procurar no google “Lenovo injetava software próprio em PCs com Windows mesmo após instalação limpa”

  2. Avatar de felipe
    felipe

    todas as marcas são suscetíveis a falhas eu comprei um da ASUS achando que nunca iria dar problema

  3. Avatar de iSad
    iSad

    Desde sempre retirei toda a porcaria que os portateis ou PC’s trazem. Excuildo drivers e claro. Ficam ate mais rapidos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Deveria ser regra sempre que se compra um portátil novo, reinstalar o Windows de origem…
      Eu faço SEMPRE isso.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        melhor que isso só todos os pcs virem sem SO e cada um escolhia o que queria …

  4. Avatar de jsp
    jsp

    Porque nao fazem uma instalação limpa do sistema operativo. Com o win 10 ainda é mais simples. E depois ta resolvido o problema de programas da treta. (Acho eu )