Debian 8 “Jessie” Alpha 1 já está disponível

31 Comentários

…já com ambiente gráfico xfce

Para que é fã do Debian, aqui está uma boa noticia…a equipa responsável pelo projecto disponibilizou hoje a primeira versão Alpha do Debian 8 “Jessie”. Tal como já tínhamos anunciado aqui, o Debian 8 vem com o Xfce por omissão, confirmando, mais uma vez, que a simplicidade de um ambiente gráfico pode ser o segredo do sucesso.

debian8

Foi em Maio de 2013 que os responsáveis pelo projecto Debian disponibilizaram o Debian 7.0 “Wheezy” – uma versão que trouxe um conjunto funcionalidades muitos interessantes, direccionadas para as cloud privadas, e também melhorias no instalador, suporte melhorado à reprodução de conteúdos multimédia e suporte para multiarch.

Dez meses depois, é disponibilizada uma primeira versão Alpha do Debian 8 “Jessie”, que já vem com o ambiente gráfico xfce mas, a decisão final de manter este ambiente gráfico na versão final apenas será conhecida em Agosto de 2014.

Tratando-se de uma versão de testes, esta não deve ser usada num ambiente em produção. Além do xfce há também a destacar a actualização do kernel, da versão 3.2 para 3.13, o Kernel FreeBSD foi actualizado da versão 9.0 para 9.2, melhorias no grub-installer, entre outras novidades – ver aqui.

Acham que o Debian 8 deva ficar com o xfce por omissão?

Download: Debian Jessie

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já agora, por ser uma versão “testing”, não quer dizer que não se deva usar em ambientes de produção.

    O debian stable e o debian testing não é uma questão da qualidade/bugs dos programas, muitas vezes o testing tem versões com menos bugs por serem mais recentes!

    A diferença prende-se com o sistema de pacotes. No stable, muito raramente se instala um programa, e se vê que tem algum pacote a menos ou até a mais, já no testing, isso pode não ser tão certo.

    Não se deve é usar em ambientes de produção é o unstable, porque este tem sempre e só as últimas versões dos pacotes… vida loca!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas esta é uma versão Alpha (só por isso). Agora compreendo que estas versões têm o seu grau de estabilidade.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas isso é a debian, que primeiro que puxem o gatilho 😉

    2. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      Para dizeres isso é porque certamente nunca ficaste à rasca as custas de versões “inacabadas” de SW. Alphas e Betas são boas para ter em casa!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Caracas, ando eu a gastar o meu latim a sizer que o “alpha” é da gestão de pacotes, e já agora que só passam a beta quando congelarem as versões… E pronto…

    3. Avatar de Mikas
      Mikas

      O Nelson disse. Lol.

    4. Avatar de naoliveira

      Aqui nesta página:
      http://www.debian.org/doc/manuals/debian-faq/ch-choosing

      Tem outra visão da “coisa”, nas secções 3.1.5 e 3.1.6 explica o porquê e qual a ordem de preferência da instalação.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, mas é a ordem pessoal dele.

        Na minha experiência, o testing nunca ou raramente breaka, e quando breaka, não custa nada instalar à mão…

  2. Avatar de Francisco
    Francisco

    o tal falado debian que nunca testei

    1. Avatar de Eder
      Eder

      Qual distro você sempre usa?

  3. Avatar de Miguel Ferreira

    Eu pelos vários anos que uso debian, já vi que tanto faz ser arável testing ou unstable que sempre são mais estáveis que outros que por aí andam, mas para cenas mais sérias onde não convém falhar nada, stable ou old-stable é o ideal

    1. Avatar de Marco
      Marco

      O problema da testing é qd eles mudam as dependências de um pacote, ou a versão de uma lib qualquer e não fazem o deploy de tudo ao mesmo tempo, é muito raro mas já me aconteceu.

      Debian ou Fedora são as minhas escolhas.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Um milhão de vezes Debian…

    É um mundo…não é ao acaso que é considerado o sistema operativo universal 😉

    O Sistema Operativo com mais suporte a nível Mundial!!

  5. Avatar de José Martins
    José Martins

    Ola! Gostava de saber uma coisa, nunca usei linux nem nenhuma variante se é assim que se pode chamar, mas tenho aqui um potentissimo pentium 3!!! com 512mb de ram!!!(penso que sou capaz de conseguir arranjar mais 1 chip de 512 ficando com 1gb) e gostava de saber de um linux razoavelmente bonzito que consiga usar com specs assim baixas, qualquer coisa que já tivesse drives incluídas era fantástico, o objectivo deste pc não é para grandes trabalhos, é mais para me iniciar em arduino e coisas assim. Qualquer dica será bem vinda 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Esta aqui é um bom exemplo 😉

      Se corre no raspbeery pi, corre aí 😉

    2. Avatar de Mikas
      Mikas

      Um distro que não costuma dar problemas com drives, é o Ubuntu. Mas com essa configuração, talvez seja um pouco pesado. Em todo o caso, e dependendo do processador, com 1Gb de ram, podes instalar a versão de 32 bits (consome menos ram). Se o processador se aguentar, não fica uma bomba mas desenrasca. A última versõ sairá no mês de Abril, também é expectável que venha mais leve. Apenas recomenda as versões LTS, pois as outroas que saiem a cada seis meses por vezes são um pouco bugadas. A próxima a sair em BAril, é uma versão LTS! TAmbém podes experimentar um derivado do Ubuntu, por exemplo o Xubuntu. É de facto muito mais leve. Embora na minha modesta opinião, não costumam ter a estabilidade do Ubuntu original. E que já que estamos a falar de Debian, tens o Debian 7, que podes instalar com o XFCE (basta escolher o ambiente gráfico aquando da instalação que ele instala tudinho automaticamente). O Debian consome uns míseros 200 a 300Mb de ram, mas também aqui aconselho a versão 32 bits pela mesma razão. Consome menos ram. O único senão é que eventualmente poderás ter problemas com falta de drivers para um ou outro dispositivo, depende do teu hardware. Se não usas hardware “esquisito”, e sendo hardware antigo, é bem provável que ele reconheça tudo. Para um PC de fracos recursos é o que normalmente recomendo, pois é uma excelente plataforma, e leve. Poderá é ser mais difícil dar os primeiros passos, mas já lá vai o tempo em que usar Debian era muito complicado. Hoje praticamente não é preciso usar linha de comandos para nada. O difícil por vezes é conseguir encontrar aquilo que procuros na imensa diversidade de software disponível para Debian, e cujos nomes, diga-se de passagem, costumam ter nomes esquisitos. Mas é tudo um hábito. São as minhas sugestões: experimenta Ubuntu (LTS) a ver se corre fluidamente, Debian 7 + XFCE para ver se te entendes com ele, e se nenhum dos dois servir, experimenta o Xubuntu (LTS) que também ficas bem servido.

      1. Avatar de MárioM
        MárioM

        Pois mas o Ubuntu e similares já se tornou esquesito,já só prefere hardware de 1º linha.

        1. Avatar de Zefra
          Zefra

          Ja gostei mais do Ubuntu. Neste momento requer demasiados recursos. Continuo a usar Ubuntu por uma questao de principio mas agora em versão mais leve Lubuntu.

    3. Avatar de jorjao
      jorjao

      Aconselho-te Manjaro linux com XFCE.
      Já tem os pacotes necessários para teres o teu hardware a funcionar.

    4. Avatar de Edexote
      Edexote

      José Martins, o que tu precisas é de Debian com LXDE! XFCE é leve, mas LXDE é ainda mais e o teu P3 vai agradecer. Tinha na empresa um P3 @ 800 MHz com 256 de RAM. Debian LXDE e ocupava 70 após arrancar! Como estava configurado apenas para fazer acesso por terminal RDP ao servidor, funcionava que era um mimo! O pessoal preferia essa máquina que as Core 2 Duo com XP 😀

    5. Avatar de lmx
      lmx

      Se gostas de ubuntu..

      Experimenta linux lite, é baseado na lts do ubuntu +xfce, e parece-me agradável…consumo de ram por volta dos 130mb…

  6. Avatar de nixman
    nixman

    Eu pessoalmente gosto do Debian. Das 3 raízes principais (Slackware, Debian e Red Hat) das quais derivam tantas outras, o Debian é o que tem mais derivados, não é por acaso, não é?!
    É claro que existem outras distros respeitáveis, com por exemplo o Arch ou o Gentoo entre outros 😉

  7. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Viva!
    Ou estou a ver mal, ou não vejo o link para download, no link que o Pplware indica…

  8. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Já encontrei algo: http://cdimage.debian.org/cdimage/jessie_di_alpha_1/i386/iso-dvd/
    Qual a diferença:
    debian-jessie-DI-a1-i386-DVD-1.iso
    debian-jessie-DI-a1-i386-DVD-2.iso
    debian-jessie-DI-a1-i386-DVD-3.iso
    ?

    1. Avatar de naoliveira

      Esses 3 DVD é quanto ocupa a instalação completa do Debian, mas basta teres o 1º ou então o netinstall para conseguires instalar o Debian.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      o primeiro, tem os programas normais para uma utilização standard…ou seja tal como outras distros…

      Todos os outros, teem pacotes de software que podes querer instalar, ou não(mas também podes usar o apt, ou o aptitude para instalar via rede…)…

      Não são só 3…são dezenas 😀 , porque Debian é o SO com o maior conjunto de programas disponíveis no seu sistema de pacotes…

      Mas talvez, porque se trata, de uma versão alpha, só fazem 3 isos, não sei…

    3. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Obrigado!
      Hoje já não vou conseguir testar, mas na proxima semana vou experimentar! 😉

  9. Avatar de POliveira
    POliveira

    Pois bem, eu só uso duas distribuições:

    Debian: o mais estável!
    Archlinux: o mais rápido!

    Ambas têm um suporte fantástico na web.
    Todas as restantes alternativas não acrescentam grande coisa (excepto em situações pontuais), embora nunca tenha experimentado o Slackware.