COS – O novo sistema operativo móvel Chinês baseado em Linux

22 Comentários

E a China começa a dar cartas no segmento do software para dispositivos móveis.

É verdade que já estávamos habituados a que o hardware fosse fabricado na China (maior parte das vezes em Taiwan) mas agora, ao que tudo indica,  irá aparecer um sistema operativo móvel, com origem chinesa e o seu nome será COS (China Operating System).

htc-cos


O COS, que será para distribuição exclusiva na China, tem o apoio do governo Chinês e foi apresentado esta semana. Baseado em Linux, este sistema está a ser desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (ISCAS), em colaboração com a Liantong Network Communications Technology, sediada em Xangai. Não há grandes informações sobre possíveis parceiros, mas especula-se que a HTC poderá estar envolvida no projecto (não há no entanto nenhuma informação oficial da HTC relativamente a este assunto).

Supostamente a HTC estará a integrar o COS

A ideia será apresentar uma proposta que acabe com o monopólio das plataformas estrangeiras (Android) e as versões que nascem a partir dessas plataformas. Mesmo baseado em Linux, não se pode considerar um sistema open-source visto que a tecnologia criada em cima do Linux é completamente independente e proprietária, por questões de segurança (dizem eles).

Os limites do COS não estão restritos aos smartphones. Há espaço para tablets, portáteis ou set-top boxes, uma vez que o SO suporta JAVA e HTML5.

De acordo com a Liantong Network, tanto a China Mobile como a China Telecom estão a testar o COS há cerca de 3 meses e neste momento, contam com quatro telefones comercializados na China com a sua versão do COS, mas os nomes não foram revelados.

Acreditamos que dentro do mercado Chinês o COS possa ter sucesso, mas à escala mundial será muito complicado, mais que não seja pela falta de traduções…

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rúben Mota
    Rúben Mota

    Mais uma medida do Governo Chinês para limitar a informação e controlar tudo…

    btw, os Americanos fazem o mesmo…

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Foi isso que me ocorreu quando li que o COS (que nome mais fraco lol) era apenas para distribuição no próprio país!

  2. Avatar de Green
    Green

    Sim continuem a apoiar e a vender tudo aos chineses e daqui a uns anos vai andar tudo a chorar…

    Só um exemplo…

    http://www.publico.pt/mundo/noticia/elite-politica-da-china-oculta-milhoes-em-paraisos-fiscais-1620638

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Primeiro devemos preocupar-nos com a “elite” “politica” de Portugal…

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        @Ricardo Gaio +1

      2. Avatar de João Araújo
        João Araújo

        Apoiado e subscrevo por baixo.
        +1.

      3. Avatar de pixar
        pixar

        Não te preocupes. Qualquer besta que prometa aumento de ordenados e baixa de impostos, já ganha as eleições.
        Se cumpre ou se é execuível, isso pouco importa. Desde que faça uma boas festas…
        O povo gosta é disso.

    2. Avatar de navyseal
      navyseal

      Apenas fazem o que o ocidente já faz há decadas… há muito que foram feitas propostas para eliminar os paraísos fiscais e o que disseram os países ocidentais? A resposta é óbvia.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já se estão a preparar para independência tecnológica!

    O Android não dura mais que 18 meses, então com a parte Open Source tão fraca como está, não dura mesmo, e a China quer uma alternativa ao iOS e Windows

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Diziam isso do android quando saiu, voltaram a dizer nas novas versões seguintes e no entanto ainda continua de pedra e cal e ainda mais a cada versão nova que sai…

      1. Avatar de Nelson
    2. Avatar de jozz
      jozz

      Deixa lá Nelson, já sabemos que és pago ao comentário!

    3. Avatar de jrgaugusto
      jrgaugusto

      “…a China quer uma alternativa ao iOS e Windows…” kingsoffice já existe: (http://en.wikipedia.org/wiki/Kingsoft_Office)

    4. Avatar de Sergio
      Sergio

      No fundo concordo com o Nelson.

      Quanto ao COS ser um distribuição apenas para o próprio país, já tenho mais algumas dúvidas. Inicialmente pode ser, mas depois acredito passe a mundial mas com código fechado, porque no fundo a China não é mais que uns EUA com outro nome.

    5. Avatar de pixar
      pixar

      Eles já são praticamente independentes em termos tecnológicos. Claro que vão roubando aqui e ali alguma tecnologia, mas na base já são independentes.
      Basta ver a tecnologia de ponta em aviões militares onde já pouco ficam atrás do russos, europeus e americanos. O resto só não fazem se não quiserem.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        nos aviões militares…estão a cerca de 30-35 anos de atraso(para os mais avançados…RUSSIA)…não propriamente na fuselagem, porque ai estão mais próximos…mas sim a nivel dos motores a jacto…uma das partes mais complexas…se não a mais complexa…mas mesmo assim…30 anos no tempo não é nada!!

        Estão a comprar e a fazer porta aviões a um ritmo maluco…e a nivel militar…cuidado…se não fosse a Russia, que os vai aguentanto…eles ja tinham “mordido” os américas…mas neste momento ainda sem hipotse de ganhar a guerra…mas daqui a uns anos…Russia, china, india, coreia, irão….pois…os que estão do outro lado da equação…acabam por tombar :S

        No que toca a tecnologia…eles já dominam o mundo…fazem os iphones, or routers, os pc’s…tudo!!

        Já teem uma estação espacial, são 100% autonomos….até a nivel de processadores…

        A nivel desktop, o ubuntu tem vendido toneladas deles para lá…e agora ja parecem ter um SO movel, para telemoveis, e ainda por cima de código fechado….aproveitam o codigo aberto que o mundo oferece, aprendem, e no final…criam algo so para eles…marado mesmo…principios?nenhuns!!

        Mas como teem mais de 1 bilião de pessoas…estão se marimbando para o mundo…

  4. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Offtopic: https://mega.co.nz/#sync
    Mega Windows client is out!

  5. Avatar de Xiko37
    Xiko37

    E já que estamos a falar da China, eu estou aqui entretido a tentar ocidentalizar uma Rom chinesa ZCUANA1 num Tab 3 8″. Não vinha nada da Google mas já tudo funciona, retaurei do Tit.Backup.
    De línguas só vem o US o CN e o Koreano. Claro está em Inglês. Já coloquei o Portugês em dois lados mas a Rom ainda não fala a nossa língua.

    Alguém me sabe dizer onde estão as línguas numa Rom 4.2.2? Para copiar doutra e colocá-las lá.

    Tinha um prazer imenso em a ocidentalizar.

    Obrigado

    1. Avatar de Xiko37
      Xiko37

      Instalei sem o bootloader dela, claro está.

  6. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Quando li: tem o apoio do governo Chinês..

    ahahah, so faltava esta, ja nao basta os americanos e agora vem os chineses.. nunca vou experimentar tal software.

  7. Avatar de Roberto Soares
    Roberto Soares

    …apoio do governo chinês… lol
    NSA made in china!