Coreia do Sul também se prepara para fazer a troca do Windows pelo Linux

75 Comentários

A Microsoft tem o domínio absoluto no que toca ao Desktop e às suites de produtividade. A concorrência é ainda limitada e dificilmente conseguirá conseguir ganhar uma quota de mercado significativa.

Claro que muitos têm tentado escapar a esta realidade, mudando para o Linux. O mais recente exemplo vem da Coreia do Sul, onde vai ser avaliada a migração do Windows para o sistema operativo aberto.

Linux Microsoft Windows Coreia troca

Segundo revelou o Ministro do Interior e da Segurança da Coreia do Sul, o governo deste país asiático está a ponderar fazer uma migração importante. Em cima da mesa está a avaliação de abandonar o Windows para abraçar o Linux.

As razões para a troca para o Linux

A razão principal para esta mudança é simples e já foi argumento usado em casos anteriores. O custo de atualização do Windows é demasiado elevado para ser feito de uma assentada e isso pode ser um problema. Esta necessidade de atualização vem do fim do suporte gratuito ao Windows 7 já em janeiro do próximo ano.

Linux Microsoft Windows Coreia troca

Há ainda uma segunda questão, também ela importante. A Coreia quer deixar de estar dependente de um único sistema operativo e da Microsoft, optando assim por testar e implementar o Linux nos seus serviços e ministérios.

Como e quando vai a Coreia do Sul abandonar o Windows?

Apesar de ter mostrado esta sua intenção, o Ministro não revelou datas para a chegada desta mudança. Sabe-se que irá testar o Linux de forma gradual em alguns ministérios. Mais tarde, e caso não existam problemas, esta mudança será alargada de forma gradual. Não se sabe também qual a distribuição escolhida.

Linux Microsoft Windows Coreia troca

Um cenário que a Microsoft já viu acontecer

Este não é um cenário novo no que toca a mudanças e migrações para o Linux. Já outras situações aconteceram, sempre com o fator custo associado. A solução final acabou por ser o regresso ao Windows, algo que acabou pr acarretar custos bem maiores.

Espera-se que a mudança que a Coreia do Sul quer implementar possa ter sucesso. Uma vez que poderá não ser uma mudança total e radical, terá mais hipóteses de ser levada a cabo. Resta esperar e ver

Barcelona vai abandonar o Windows e abraçar o Linux

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Junior
    Junior

    Na Alemanha eles trocam Linux por Windows
    Na Coreia Windows por Linux

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Na Alemanha trocaram Windows por Linux para ser mais barato e 6 anos depois verificaram que era um erro e voltaram atrás…

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Não… Seis anos depois a Microsoft conseguiu corromper políticos em quantidade suficiente para abortar o projeto de software livre e impor o seu produto.
        Não confunda práticas comerciais desleais com superioridade tecnológica.

        1. Avatar de BeloKanto
          BeloKanto

          Tretas….. O windows é muito, muito mais produtivo. há 40 anos que uso windows e nunca paguei um tostão por qualquer versão.
          Papões , papões são Apple, IBM, Oracle.
          Esta frase só pode ser para rir : “Não confunda práticas comerciais desleais com superioridade tecnológica.”
          Então é o linux com desktops horriveis e ambientes graficos repletos de falta de funcionalidades que é mais avançado? Qual tecnologia superior?
          O linux como desktop só serve para iniciar o browser ou o terminal … de resto lixo !!!! distribuições como Mint, Ubuntu, ElementaryOS, Zorin têm alguma piada mas produtividade muito pouca…
          Acredite na lei da oferta / procura e deixe lá isso do desleal !!!!!
          Finalmente, a microsoft é membro platinium na descoberta e resolução de bugs do linux.

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            A Microsoft é membro platinum da Linux Foundation porque reconhece a qualidade técnica do Kernel Linux.
            Você falou um amontoado de asneiras, fruto de uma visão deturpada e de ignorância de assuntos básico. sua diatribe não tem nem coerência lógica falando inclusive em ambientes “repletos de falta”, o que é um disparate ridículo que fere a lógica mais básica.
            Lixo é você, não o Linux.

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Foi por uma questão de interesses políticos .

      1. Avatar de Theneus
        Theneus

        CMatomic correto… eu fui mais a fundo sobre o assunto.. e realmente foi interessa politico…

      2. Avatar de james
        james

        Puro interesse político.

        Eles preferem o Excel pois é melhor para calculo de desvios de verbas.

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Eles preferem receber milhões para gastar o dinheiro público com um produto desnecessário do que contratar pessoas com capacidade técnica, que por sinal existem em abundante quantidade no País, desenvolvendo soluções próprias, robustas e independentes.
          Além disso a pressão política para que a Alemanha mantenha seus dados estratégicos dependentes de um sistema operacional fechado de uma empresa de outro país é grande e faz parte da lógica da geopolítica global.

  2. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Interessante. Resta esperar o futuro e ver se, primeiro, será algo total ou apenas parcial e segundo, se não acontecerá como já aconteceu na Alemanha, como cita o Junior acima, um volta ao Windows depois de algum tempo. Aguardemos. Saudações.

  3. Avatar de Trilobits
    Trilobits

    E vai um Sede Asiática Microsoft para a Coreia do Sul, em 3,2,1…

  4. Avatar de Jota
    Jota

    O barato sai caro! Quem troca para o Linux, é uma questão de tempo para voltar atrás!

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Eu mudei para o Linux e não me arrependo. Foi o melhor que me aconteceu

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Abre o Solidworks, Photoshop, ou até mesmo o Internet Explorer para enviar o saft para as finanças…

        1. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          ah ah ….

        2. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          internet explorer é facil…….mas não esquecer que o browser do windows 10 é o Edge…as finanças é que não querem actualizar para um browser mais seguro.

          1. Avatar de ThatOneGuy
            ThatOneGuy

            É o Edge se assim preferir..

            O “bom” velho IE encontra-se presente no Win10.

          2. Avatar de ademirt
            ademirt

            Mas por pouco tempo.

          3. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            ThatOneGuy, Você pode chamar o Internet Explorer de velho, mas certamente não pode dizer que ele é bom.

        3. Avatar de Pedro Oliveira
          Pedro Oliveira

          Que eu saiba, as Finanças em Portugal, são uma vergo nha, não permitindo outros aplicativos.
          Que eu saiba, a Coreia não necessita de meter o IRS em Portugal.
          Antigamente, havia argumentos que sobravam, quando se tratava de empresas (software de faturação, contabilidade..). Agora que já existem aplicações na web não faltam razões para que se utilize o método mais rentável.
          Qualquer dia, até em matéria de jogos, vai deixar de haver limitações.

          1. Avatar de N'uno
            N’uno

            O problema nem é o IRS, pois a AT já começou a alterar a tecnologia que usa. Não se percebe é porque razão ainda não fizeram igual movimento no caso da funcionalidade do e-fatura para envio dos ficheiros SAFT. Talvez se estejam a preparar para o envio directamente a partir dos programas de facturação certificados, só pode…

            Mas é verdade que cada vez mais temos aplicações Web para tudo, com funcionalidades outrora apenas disponíveis nas aplicações nativas, por isso sim, cada vez mais o sistema operativo se está a tornar uma “commodity”.

        4. Avatar de Theneus
          Theneus

          Internet Explorer..KKKKKK … karak.. realmente tu ta por fora mesmo…todos os sistema citados existem similares… que claro terá uma nova linha de aprendizado… porém se observação no todo… a massa não usa estes programas por padrão e sim apenas um grupo especifico… basicamente usuário comum usa email e pacote “office”…

        5. Avatar de zedoido
          zedoido

          Também não deixa de ser gratificante, ver web sites do Governo Portugues, recomendar a utilização do Flash!

          Viva o modernismo?!?!

        6. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          Existem formtos bem definidos para qualquer tipo de ficheiro, protocolo, …. as pessoas é que são “forçadas” e “ludibriadas” a utilizar formatos proprietários de forma a ficarem atados aos mesmo. Modelo de negócio…

          No entanto as finanças utilizarem formatos proprietários para cumprir obrigações legais é simplesmente estupidez.

          Olhem o caso da vodafone que desenvolveu várias ferramentes com Silverlight que foi abandonado pela Microsoft. O que fazem agora ao código obsoleto? O que fez a adobe com várias plataformas e mesmo com o flash? É proprietário, ficas o resto da vida dependente…

          Já agora aqui fica uma lista de várias cidades e organizações que fizeram já essa mudança, olhem que não são poucas…

          https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters

        7. Avatar de Daniel
          Daniel

          Tem que ser muito otário pra usar internet explorer, se a empresa que trabalho faz isso, peço demissão na hora.

          1. Avatar de joselito
            joselito

            Pela lógica, se você pedir demissão por isto, então seria um tremendo otário.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Na verdade, seria inteligente pois estaria indo contra o sistema e mostrando o quanto a empresa é arcaica em suas soluções.

        8. Avatar de cfo
          cfo

          Programas da adobe até compreendo porque as fazem apenas para Windows e Mac. Felizmente não necessito delas e existem boas alternativas compativeis com Linux.

          Consigo enviar o SAFT em Linux sem o Internet Explorer. Funciona bem (java).

        9. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Então seu único argumento para manter o sistema fechado da empresa monopolista é a incompatibilidade com alguns softwares? Não é portanto uma questão de qualidade do sistema e sim de uma comodidade momentânea em relação ao mercado de software.

          1. Avatar de AP
            AP

            ” incompatibilidade com alguns softwares?”

            Não, é incompatibilidade com o software que interessa. Mete os pacotes no rabo, os utilizadores reais precisam de software para trabalhar, não tutoriais de como resolver problemas no kernel através de linha de comandos.

          2. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Além de mal educado tu és ignorante. O Linux está longe de ser um sistema em que se resolva problemas no Kernel e nem ao menos dependente de tutoriais de linha de comando.
            És um propalador de inverdades motivado apenas pela própria ignorância. Não deveria nem responder a um boçal capaz de utilizar tal grosseria em meio a um debate técnico, mas seria uma pena que algum incauto confundisse meu nojo de seu linguajar e deselegância com alguma falta de argumentos para rebater a asneira propalada em meio a tanta chulice.

  5. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Tanta gente contra o linux! Na Alemanha voltaram atrás e voltaram ao windows por questoes de interesse, jamais ficaria mais caro usar linux do que windows.

    Como aconteceu nos telefones acontece agora nos computadores o windows 10 tudo vigia e tudo regista, alguns interesses até podem oferecer as licenças do windows 10 que ganham muito dinheiro com o que ficam a saber dos utilizadores.

    Pessoalmente não sou alérgico ao windows mas preocupa-me bem mais a forma como todos sabemos que esse sistema funciona do que algumas arestas no linux.

    Na verdade 98% dos utilizadores de pc’s actuais se lhes instalarmos um linux com front end a imitar o windows e um free office ou open office nem nota a diferença.

    As empresas é que ficam limitadas por terem de usar software quase sempre desenvolvidos apenas para windows, mas cada vez menos softwares são dependentes do sistema operativo pelo que a breve trecho até as empresas irão migrar para linux por ser menos intrusivo e bem mais seguro….

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Linux fica tipicamente mais caro que Windows. Quase toda a gente sabe mexer em Windows, quase ninguém sabe mexer em Linux. Fica várias vezes mais caro dar formação de Linux aos colaboradores do que comprar as licenças Windows.

      “Na verdade 98% dos utilizadores de pc’s actuais se lhes instalarmos um linux com front end a imitar o windows e um free office ou open office nem nota a diferença.”

      Duvido. À primeira instalação de uma aplicação via-se logo….

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Aprendi a usar Linux em uma semana. Você vive em qual planeta do sistema solar jovem?

      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        “Quase toda a gente sabe mexer em Windows, quase ninguém sabe mexer em Linux. ”
        O meu filho é precisamente o contrário… Mas desde tenra idade o habituei a usar Linux. É uma questão de educação.

      3. Avatar de N'uno
        N’uno

        Tretas. Não é diferente daqueles que abraçam a maçã e se deparam com um sistema diferente, que requer alguma aprendizagem como todos. Linux não é assim tão complicado, nem mais complicado que a maçã. Não tem é o marketing e a multinacional por trás, com vantagens e desvantagens.

      4. Avatar de Sérgio Reis Ferreira
        Sérgio Reis Ferreira

        Em empresas regra geral, por questões de segurança a instalação de aplicações encontra-se bloqueada. Senão eram só vírus dos smileys do FB nos computadores da função pública. E se forem a muitas empresas vão ver ainda muitos Windows 7 e anteriores com um Office 2000, por exemplo. Portanto Linux a imitar o windows com Libre Office? Sem problema algum. Instalei um linux no Centrino velho da minha mulher, ele ressuscitou e ela em 2 minutos estava a ir à net e a abrir ficheiros. Ela não se dá bem com a tecnologia, no entanto em 5 minutos já se tinha adaptado…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Os Alemães voltaram atrás porque era mais caro o suporte técnico, e porque é que é mais caro? Porque tiveram de contratar equipas de programadores próprias para desenvolverem software para as suas necessidades, para além dos custos de manutenção. Para além disso tiveram bastantes problemas em partilhar ficheiros para fora da sua rede.

      Não me levem a mal, aliás eu fiz o mesmo com familiares: Instalei Linux Mint nos seus portáteis e para o que fazem (Skype, Web, E-mail, Office) serve perfeitamente. No entanto também me ligam de X em X tempo a referir que alguma coisa não está bem.

      Mas fora do meio empresarial linux não funciona, é mais complicado e queremos simplicidade porque tempo é dinheiro…

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Já viste o vídeo de usuários mostrando o KDE Plasma dizendo se a nova versão do Windows e todos amaram?
      Ou o vídeo do finlandês que instalou Linux na empresa e nem perceberam que era Linux?
      Povo só usa Windows por comodidade.

      1. Avatar de AP
        AP

        Até ao dia que têm que fazer mais qq coisa do que simplesmente um notepad e um browser…

  6. Avatar de Bil
    Bil

    Na Alemanha o Lunix funcionava muito bem, mas alguns políticos queriam ganhar dinheiro e a micro$oft deu uma “ajudinha”

  7. Avatar de JLB
    JLB

    Boas!!!
    O utilizador “normal/doméstico” só utilizará Linux quando tiver uma estrutura de suporte/informação para o respectivo SO e aplicações idênticas à Microsoft (Office).
    Gostava de ver à venda por exemplo numa Fnac/Worten/… máquinas com instalações de Linux e respectivas aplicações Office (p.ex. LibreOffice), anti-virus,… e que os colaboradores dessas lojas dessem informações/suporte sobre essas soluções de Linux.
    Até lá, o Windows será sempre o preferido para o utilizador “normal”!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Basicamente andamos a custear computadores com Linux aos estudantes do ensino secundário…
      Aliás o meu INSYS é dessa época e veio com Linux Caixa Mágica.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Anti-virus no Linux mas deves estar a pensar que o Linux é igual ao queijo suíço do Windows

      1. Avatar de Doutorado
        Doutorado

        Linux é mais lento, limitado, nem para mediacenter serve por falta do acestream para ver a bola. Quem trabalha ou estuda usa windows ou mac, quem é um geek palerma virgem sem vida social usa linux com wine para correr windows.

        1. Avatar de OSW
          OSW

          Por falta do acestream? LOL

          No ubuntu só precisas de abrir o terminal e colocar esta instrução: “sudo snap install acestreamplayer”.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Risos, o cara coloca o nome de Doutorado, deve ter doutorado em burrice.

            Nem de terminal precisa….

        2. Avatar de ademirt
          ademirt

          Doutorado , vai jogar minecraft.

      2. Avatar de JLB
        JLB

        Samuel, não é queijo suíço mas existem antivirus…
        https://www.techadvisor.co.uk/feature/linux/does-linux-need-antivirus-3678945/
        E quanto mais popular e usado for mais ataques vai ter, como o Windows.
        Existem muito mais questões que poderia falar sobre patches e virus para Linux, mas não estou com tempo para isso…
        Também não estou a dizer que o Linux é melhor ou pior que o Windows. Cada sistema operativo tem as suas vantagens de desvantagens consoante a funcionalidade que se queira dar e seja necessário.
        Um abraço.

  8. Avatar de gui
    gui

    Alguém conhece ou pode informar a performance do REGATA 0S ?

    1. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      Vê este vídeo do Dio https://www.youtube.com/watch?v=xLCKIm0kMNI

      Tem integrado nativamente, o gamemode, sobre o qual falei aíqui -> https://pplware.sitedev.pt/linux/linux-fedora-30/#comment-2373184

      1. Avatar de gui
        gui

        Muito grato pela link. Um abraço.

      2. Avatar de Theneus
        Theneus

        Estou interessado… que show este ferramente gamemode

  9. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    …a todos os fan boys do windows…vocês sabem o windows 10 trás linux certo? o problema aqui é somente o preço das actualizações…mais nada….
    Ps: ninguem sabe mexer em linux??? android é??

    1. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      *traz do verbo Trazer

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        certo

  10. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Com o crescimento de plataformas de Office a crescer cada vez mais na cloud e com o dominio cada vez maior de sistemas de IT basedos em node e/ou .net core só não muda para Linux ou quem não tem visão ou tem uma visão quadrada toldada pela Microsoft.

  11. Avatar de Samuel
    Samuel

    Ainda não perceberam se deixa de existir o Linux a Microsoft vai ter que fechar portas devido às multas de monopólio e porque a maioria das inovações do Windows vêm do Linux.

    1. Avatar de AP
      AP

      LOL, os anos 90 ligaram-te, perguntaram quem é esta “Gugle” que detém 95% do mercado dos smartphones.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quando falam em antivírus para Linux começo a cair de rir da cadeira.
    Que pérola!

    1. Avatar de james
      james

      Caiu e bateu com cabeça.

      1. Avatar de AP
        AP

        Claramente, pois pensa que ainda estamos em 1996 e que o Linux magicamente é imune a tudo (lol).

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Compare o Windows com Linux e veja quão seguro o Windows é frente ao Linux.

          🙂

          É questão de bom senso e LÓGICA, algo que te falta.

          1. Avatar de John
            John

            Sério que o Windows é mais seguro que o Linux?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Citar exceções a regra pra tentar glorificar que o Windows é mais seguro ou que o Windows está no mesmo patamar do Linux é algo tolo.
        Se você quiser posto aqui a quantidade de vírus que existem pro Windows e vamos comparar com o que existe ATUALMENTE para Linux. Vamos ver quem ganha!

        1. Avatar de JLB
          JLB

          Copy/Paste
          Meu amigo, não é queijo suíço mas existem antivirus…
          https://www.techadvisor.co.uk/feature/linux/does-linux-need-antivirus-3678945/
          E quanto mais popular e usado for mais ataques vai ter, como o Windows.
          Existem muito mais questões que poderia falar sobre patches e virus para Linux, mas não estou com tempo para isso…
          Também não estou a dizer que o Linux é melhor ou pior que o Windows. Cada sistema operativo tem as suas vantagens de desvantagens consoante a funcionalidade que se queira dar e seja necessário.
          Bom fds…

  13. Avatar de james
    james

    A melhor Correia já usa o linux.

  14. Avatar de Theneus
    Theneus

    Acho que vão usar o Deepin la ? rs rs

  15. Avatar de Cagh@sapo.pt
    Cagh@sapo.pt

    Morte a Microsoft!!!!