Como testar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?

33 Comentários

Na semana passada, anunciámos aqui o novo Gnome 3 que apresenta muitas novidades. Para quem está habituado ao “antigo” Gnome notará de imediato muitas diferenças, começando pelo Ambiente de Trabalho que foi totalmente remodelado. Está também disponível um botão de actividades, onde o utilizador pode consultar todas as aplicações que tem abertas e assim alternar entre janelas.

Segundo os responsáveis pelo projecto, o Gnome3 deve correr sem problemas em máquinas com 4 a 5 anos. No entanto, para tirar todo o partido deste ambiente, é necessário que exista suporte para aceleração de vídeo por hardware. Caso contrário, será apresentado um interface mais limitado. Vamos então aprender como instalar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?

gnome_3_00

Para o corrente artigo, usei o sistema virtualizado que já tinha com o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal com o interface Unity. Não esquecer, para quem estiver a correr o Ubuntu 11.04 via VirtualBox, que devem activar o suporte 3D (ver aqui como fazer).

Depois do sistema ter arrancado, abrimos o terminal e procedemos à actualização do nosso sistema através dos seguintes comandos:

Para Ubuntu 11.04 Natty

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install gnome-shell

Para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

sudo add-apt-repository ppa:Ubuntu-desktop/gnome3-builds
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell

Depois de actualizado o nosso sistema  para o Gnome3, devemos proceder a um restart.

Nota importante: Verifiquei que após instalar o Gnome3, o Unity e a versão mais antiga do Gnome deixaram de funcionar.

Depois do sistema arrancar, devem escolher como interface “Ubuntu GNOME Shell Desktop

gnome_3_01

Como referido anteriormente, o “novo” Gnome 3 apresenta um interface totalmente renovado, com algumas semelhanças ao Unity.

gnome_3_02

Considerações finais

Uma vez testado o Gnome 3 no Ubuntu 11.04 a correr sobre o VirtualBox, verifiquei que existem alguns problemas na apresentação das janelas (talvez o suporte do VirtualBox para o Gnome3 ainda não seja o melhor). Notei também que este novo interface (com todas as funcionalidades) é mais pesado comparando com as versões anteriores.

Caso pretendam testar o Gnome3 é aconselhado que façam backup da vossa informação e não experimentem em máquina que estejam em produção.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RicBr
    RicBr

    O post está a aparecer completo na página inicial.

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Já testei o gnome shell no ubuntu 10.10 e realmente fiquei com o pc todo cheio de bugs.

    Agora com o 11.04 n consigo por a minha intel a apanhar redes wireless de modo que estou a espera ate quinta pela beta2 para testar :S

    depois irei testar o gnome shell novamente e darei o meu feedback

    1. Avatar de rv
      rv

      experimenta usar o wicd no ubuntu

  3. Avatar de hm
    hm

    Como foi já referido mas porque não é demais realçar, se instalarem o gnome 3 vão quebrar o unity e o gnome actual 😉

    cumps

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      exacto, já referi isso num post anterior. Convém salientar.

  4. Avatar de The STK
    The STK

    Parece o unity do ubuntu (ou vice versa). Por mais que tente, não consigo ficar a gostar. Com estas coisas acabei por testar o xubuntu 11.04 e fiquei espantado, está muito bom e como eu gosto, fiquei cliente 😉

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Testar uma versão beta como querem estabilidade?

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Na Na Na NA… nem pensar… opa que venha primeiro a versao final do Ubuntu 11.04. Depois ainda nao dei uma vista de olhos ao site do gnome para saber se esta e uma versao final. Este fim de semana bem tentei testar o ubuntu 11.04 primeiro numa maquina velha e depois na minha maquina normal e tive que desistir. Os bugs sao mais que muitos e a maior parte do tempo era so enviar bug reports. Como estava farto de enviar bugs voltei a versao actual. Gosto de participar para ajudar mas por acaso cada vez que mexia no rato ou teclado eram so bugs… obviamente nao e uma versao final. Como o tempo nao foi muito instalei de raiz o 10.10… quando isto estiver mais estavel vou experimentar.
    Ja agora facam backups do que tiverem na maquina para prevenir aguns problemas e boa sorte.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      mas as versões beta são mesmo para isso comunicar os bugs, pois é assim com os testes que eles são corrigidos, quanto mais gente ajudar melhor

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Sim sim… tens toda a razão… mas a hora que o 11.04 esteve na minha máquina basicamente foi só para isso… Eu não me importo de passar uma tarde a enviar bugs mas no Domingo não tive esse disponibilidade.

    2. Avatar de André
      André

      Na primeira versão que saiu também tinha muitos bugs e depois a media que fui actualizando o sistema foi melhorando, praticamente não tenho bugs, o único chato que tenho é do compiz de resto tudo 5 estrelas.
      exprimenta actualizar a distro para ver se melhora.

  7. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Sr Pedro Pinto você utiliza o ubuntu todos dias como sistema principal no seu dia dia, ou é só para fazer testes e avaliações?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Porque não vais directo ao assunto?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh..

        Uso Linux em servidores e no meu Desktop.
        Uso Windows no meu Desktop.
        Uso Android no meu smartphone.

        Para mim é quase tudo bom, é preciso é saber tirar rendimento dos mesmos.

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          isso é uma verdade é preciso tirar rendimento dos mesmos, mas no meu caso só utilizo sistemas OpenSource, ate gostava testar o windows 7 para aprender a compilar no windows mas neste momento não tenho dinheiro nem espaço para instalar o windows, nos meus computadores

      2. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        amigo fiz a pergunta gostava de saber se a pessoa faz estes posts referentes ao ubuntu utiliza este sistema no seu dia é só isso.

        1. Avatar de Mandrake

          Não faço posts aqui, mas utilizo ubuntu desktop em meu PC e meu notebook diariamente, a unica coisa que sinto falta é o Office, não consigo me acertar com o LibreOffice.

          Fora isso, vai tudo de vento em popa.

          Devo salientar que a Microsoft foi bem feliz em fazer o Office, posso reclamar mas melhor não há, pelo menos na minha opinião.

          Pena que não fazem uma versão Linux. =X

          Já pra servidor constumo utilizar CentOS.

          Abraço.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas…
            para mim é ao contrario, não me consigo habituar ao ofice da ms, e quando preciso fazer algo, tenho que saltar para o libreofice, nem que tenha de mudar de maquina…a coisa torna-se mais gritante(para mim) nas folhas de calculo…

            cmps

          2. Avatar de rv
            rv

            e com o play on linux instalar o office?

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Tenho o office a correr em linux sem problemas.
            Play on linux é do melhor

  8. Avatar de ruben
    ruben

    Esta semana deve sair uma Beta/Alpha do Caixa Mágica com o nome de código “Magic Box 16”, eles querem internacionalizar e por isso vão mudar o nome à distro mas ainda não têm nenhum nome nem logo. Tirei esta informaçao de um dos videos de uma apresentação que a Caixa Mágica fez. Podem ver em: http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/56682.html

    A Caixa Magica tem ummarket para android. Que tal uma review? O site desse market é: http://apps.aptoide.org/ ou http://bazaar.aptoide.org/

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      boa aposta esta, devemos também apoiar o que é nosso e visto que o CM esta a mudar a base de senvolvimento para o SO mais usado, acho que devemos seguilo de perto 😉

      cmps

  9. Avatar de José silva
    José silva

    Boas
    Alguém sabe me dizer como faço para instalar o Oracle Jinitiator 1.3.1.18 no Ubuntu.
    Ou se através da aplicação Wine ou PlayOnLinux, é possível instalar?
    Obrigado

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      pelo vistos acho que podes fazer através do wine , mas já sabes windows é sinonimo de vírus, por isso se instalares um programa wine instala um antivírus como o eset e o bitdefender tem atin virus para Linux para detectar virus do windows 🙂

  10. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Tal como disseram é normal haver bugs nas versões beta. Mas não se esqueçam que o Gnome3 também ainda é beta. Por isso se instalarem no Ubuntu 11.04, estão a usar dois softwares em versões beta…
    Ainda não tive oportunidade de experimentar nenhum deles, mas como já falta pouco para o lançamento da versão final do Ubuntu 11.04, acho que vou esperar.

  11. Avatar de Maxim

    olá! eu gostaria de contar com estes SO no meu PC, mas quando eu tento utilizar o ubuntu 11.04 ou gnome 3 o luz de fundo do notebook n acende, funciona perfeitamente com o ubuntu 10.11 e todos os windows, mas nestes não :c, eu consegui rodar o ubuntu 11.04 mas tive de formatar o pc e a partir daí já não funcionou mais. PS: tenho triple boot com ubuntu xp e 7, algém me pode ajudar? tentei escrever no fórum, mas não obtive resposta

  12. Avatar de Paulo Moura
    Paulo Moura

    Alguem me pode ajudar a instalar o jdownloader no ubuntu Natty? Eu ja adicionei o ppa do do JDownloader e ja instalei o java, mas quando instalo o programa aparece-me nas aplicações so que não me corre.

  13. Avatar de Diego
    Diego

    Muito bom.. tentei procurar em sites brasileiros e acabei não achando… vim aqui nesse portugues mesmo e não me arrependo.. shsuahashasu, de fato vocês são mais entendidos do assunto.

  14. Avatar de João Costa
    João Costa

    Pessoal, testei isto e não gostei nada. Como faço para voltar ao gnome clássico?

    Cumps

  15. Avatar de Airton Souza
    Airton Souza

    Após digitar a terceira linha no terminal, apresentou este problema de erro. ” sudo apt-get dist-upgrade ”

    Erros foram encontrados durante o processamento de:
    /var/cache/apt/archives/gnome-control-center-data_1%3a3.0.1.1-1ubuntu1~natty1_all.deb
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

    Como faço para resolver isto?

  16. Avatar de Henrique Rocha
    Henrique Rocha

    Eu acho que se tiverem loggin automático não dá para instalar o gnome3, já fiz 2 tentativas e não consegui.

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pessoal,

    Baixem o GnoMint, distro italiana, com base no linuxmint 11.04, pode ser instalada em Pt; já vem com a ferramenta Tweak Tool, desenvolvida especificamente para personalizar o gnome shell…

    É só baixar, instalar e partir para o abraço!

    Sem bugs, sem instabilidades, muito rápido quando instalado(obviamente que no VMware vai ficar pesado)…

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    Preciso de uma opinião detalhada. Eu uso o caixa mágica 17, e instalei como o gnome. Mas todos os meus professores dizem para usar o kde. Sei que o gnome é mais ‘apelativo’, mas ‘esconde’ coisas assim como o windows faz.

    Obrigado.