Como ter o Cinnamon Desktop no Ubuntu?

24 Comentários

Depois de ter saído o Ubuntu 11.04 com o ambiente gráfico Unity, muitos foram os utilizadores que demonstraram tamanha desilusão e acabaram por voltar ao Gnome tradicional. Apesar de ser criticado por muitos utilizadores, o Unity foi escolhido pela Canonical como interface padrão do seu projecto Ubuntu TV e provavelmente fará também parte do projecto Ubuntu para Android (daí a insistência e apoio da Canonical ao Unity)

Para os que continuam a não gostar do Unity e também do Gnome 3, hoje trazemos mais uma alternativa. Vamos conhecer e aprender a instalar no Ubuntu o fantástico Cinnamon Desktop.

cinna_000

O Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho bastante leve e com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este ambiente de trabalho oferece.

Aqui fica um pequeno vídeo demonstrativo das potencialidades do Cinnamin Desktop 1.1.3


Como instalar o Cinnamon Desktop no Ubuntu?

Depois de termos ensinado os utilizadores a instalarem o Mate (ambiente de trabalho do Mint) no Ubuntu, hoje iremos ensinar a instalar o fantasio Cinnamon no Ubuntu. Para tal devem seguir os seguintes passos:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update 
sudo apt-get install cinnamon

Nota: Quem tiver o Ubuntu a correr via VirtualBox, deverá ter o Guest Additions instado (ver aqui).

Feita a instalação basta fazerem logout à sessão e já no lightDM escolher Cinnamon

cinna_00

Agora é só explorar este fantástico ambiente de trabalho. O Cinnamon tem suporte para novos temas, efeitos (bastante semelhantes ao efeitos do iOS), Applets, Extensões,etc

cinna_01

Pessoalmente gostei bastante do Cinnamon pela simplicidade, leveza mas também para efeitos minimalistas e elegantes que oferece. Experimentem e depois digam-nos o vosso feedback.

Qual o ambiente de trabalho que usam actualmente no vosso Linux?

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cromo
    Cromo

    Apenas uma pequena correcção ao texto.

    Onde é dito:
    “Para os que continuam a não gostar do Unity e também do Gnome 3, hoje trazemos mais uma alternativa. Vamos conhecer e aprender a instalar no Ubuntu o fantástico Cinnamon Desktop.”

    Em vez de Gnome 3 deveria estar Gnome Shell 😛

    Já uso o cinnamon à bastante tempo agora com este último update ficou exactamente como eu queria.

      1. Avatar de Cromo
        Cromo

        Mas o gnome 3 é mais do que apenas o gnome shell. O gnome shell é apenas o gestor de janelas default do gnome 3.

        O que eu quero dizer é que o cinnamon é apenas um gestor de janelas, não substitui o gnome 3.

      2. Avatar de wolfytuga

        O Cinnamon (tal como o @Cromo realça) é Gnome 3. Aliás o Cinnamon é um fork ao Gnome-shell, ou seja, quiseram deixar de parte as extensões ao Gnome-shell (apresentadas no Linux Mint Lisa) e partir para algo mais concreto.
        De momento aconselhava ficarem no 1.2 (que apresentei no Ubuntued), pois a versão actual, 1.3.1 que está presente no ppa anunciado, ainda tem alguns bugs que poderão dar alguns problemas aos utilizadores mais iniciados!

        Uma dica, como remover a barra do Unity que se vê nas imagens do Pplware? Vá a “Cinnamon Settings” (pode ser encontrado em Menu > Preferences), “Desktop” e desmarque a opção “Have file manager handle the desktop”. Outra opção é remover a “global menu” do Unity!

        Cumps

      3. Avatar de wolfytuga

        O Cinnamon (tal como o @Cromo realça) é Gnome 3. Aliás o Cinnamon é um fork ao Gnome-shell, ou seja, quiseram deixar de parte as extensões ao Gnome-shell (apresentadas no Linux Mint Lisa) e partir para algo mais concreto.
        De momento aconselhava ficarem no 1.2 (que apresentei no Ubuntued), pois a versão actual, 1.3.1 que está presente no ppa anunciado, ainda tem alguns bugs que poderão dar alguns problemas aos utilizadores mais iniciados!

        Uma dica, como remover a barra do Unity que se vê nas imagens do Pplware? Vá a “Cinnamon Settings” (pode ser encontrado em Menu > Preferences), “Desktop” e desmarque a opção “Have file manager handle the desktop”. Outra opção é remover a “global menu” do Unity!

        Cumps

  2. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Excelente dica e projeto. Quando o 12.04 sair, vou experimentar primeiro com o my ubuntu, se não gostar vou com este projeto ou com o mint de uma vez. No meu netbook estou usando Xfce na distro Pclinuxos, muito bom, recomendo. Alias esta distro já tem instalado os drivers Ati e Nvidia, não precisando instalar mais nada

  3. Avatar de Charly

    Unity , enquanto nao houver melhor

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu instalei ontem no meu mint 12 e gostei, agora queria meter a conexão entre o github e o mint e não consigo segui o tutorial e da me permission denied :/

  5. Avatar de Brown
    Brown

    Vou experimentar!

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Não utilizo DE, apenas WM. Tanto no eeepc como no desktop utilizo AwesomeWM.

    Quanto ao cinnamon, tinha-me passado ao lado este DE, não dei por ele até agora. Provavelmente porque não era utilizador de Gnome 2.3x e como tal não andei a procura de alternativas.

    cumps!

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu adorava usar Linux (Ubuntu e Fedora) mas graças ao Unity (e Gnome 3) já esqueci por completo o Linux.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Jorge,

      A vantagem do Linux é a liberdade em teres uma alternativa…que mais precisas? 🙂

  8. Avatar de Diogo Correia
    Diogo Correia

    Eu uso a interface META do Linux Mint.

  9. Avatar de Fábio Oliveira

    Pedro Pinto gostaria de falar contigo sobre um artigo que gostava que publicasses aqui no pplware. Adiciona me sff ao skype: ubuntu200

  10. Avatar de fapoc
    fapoc

    boas

    o fglrx ainda continua a dar problemas com as cores?

  11. Avatar de anonimo
    anonimo

    Boas,

    O Cinnamon também funciona no 10.04?

    Cumps

  12. Avatar de Davide Santos
    Davide Santos

    Poque o meu ubuntu não fica assim?
    Ele fica como se fosse o gnome mas com muitos defeitos.

  13. Avatar de serva
    serva

    Pedro Pinto o @Cromo tem razão o Gnome 3 está lá , aquelas janelinhas não enganam de facto ,o que não tem é a Gnome Shell 3 , fiquei curioso , já tinha conhecimento que a Mint estava a pensar em adoptar esta interface gráfica como algumas personalizações .

    De qualquer das formas ainda me pareceu não ser o optimo para mim ao nível de customização , mas prometo vou experimentar e darei a minha opinião mais tarde .

    Fica aqui um vídeo muito interessante com uma visão mais abrangente do que hoje é ou pode vir a ser o mundo dos PCs ou dispositivos móveis , O Linux está definitivamente lançado e vai ser difícil de parar este movimento , por vezes as coisas demoram tempo mas acabam por ir lá , estou mais que convencido que a cota de Linux no Mundo vai aumentar progressivamente , nada de drástico , mas suponho sustentado .

    Link Aqui :

    http://www.youtube.com/watch?v=gLHC6XPp1eM&feature=fvwrel

    Cumprimentos

    Serva

  14. Avatar de Luis Teixeira
    Luis Teixeira

    Sim senhor, Adorei. Era o que procurava os meninos do Mint estão a fazer um belo trabalho.
    Simplesmente recomendo.
    cheers

  15. Avatar de corps
    corps

    Eu estou com um pequeno problema…eu instalei tal como dizia aqui e escolhi e ele entra e está tudo bem…ATÉ eu carregar em qualquer coisa do menu…nesse instante fica tudo esbatido e não consigo perceber nem icons nem grande parte do texto…nada…será algum problema com drivers de gráfica ou que poderá ser? (tenho o ubuntu 11.10)

    1. Avatar de Wykzl
      Wykzl

      Same here…
      A gráfica é uma ATI Radeon que já me deu alguns problemas com o KDE. Entrei com Gnome…mesmo problema. Gnome classic está ok.

  16. Avatar de Sr.Falcon
    Sr.Falcon

    Ainda não vi aqui falado o Fluxbox… Rápido, simples, e personalizavel.

  17. Avatar de jrsanthana
    jrsanthana

    Testei aqui no Mint e funcionou muito bem.

  18. Avatar de Pedro'O
    Pedro’O

    Nao ficou nem parecido com o que esta aqui… nao percebo porque :\