CES 2012 – Canonical anuncia Ubuntu TV com interface Unity

18 Comentários

Novidade: Ubuntu TV disponível para ser instalada em qualquer máquina. Veja aqui como proceder à instalação

Em 2004, Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu 4.10 Warty Warthog e até aos dias de hoje (actualmente na versão 11.10), este sistema operativo tem ganho maturidade, muito adeptos e por isso é uma das distribuições Linux mais popular do planeta.

Apesar de ser direccionada para servidores e desktops, Mark Shuttleworth lançou um desafio à comunidade Ubuntu para estes começaram a pensar em novos desafios e ir mais além do PC tradicional (ver aqui) e entrar em novos mundos como os tablets, smartphones, carros e TV’s.

Ao contrário dos rumores que circulavam na Internet, a Canonical  acaba de anunciar no CES 2012 em Las Vegas uma SmartTV, com o sistema operativo Ubuntu e  interface Unity.

ubuntutv_00

Apesar de ser criticado por muitos utilizadores, o Unity foi escolhido pela Canonical como interface padrão do seu projecto Ubuntu TV – TV para seres humanos. Apesar de existirem algumas modificações na interface, a Canonical espera assim juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.

Além das características tradicionais de uma TV, o projecto Ubuntu TV permitirá:

  • Integrar serviços de cabo e satélite

ubuntutv_01

  • Integração com smartphones, tablets, monitores, etc. Possibilidade de ver os conteúdos (ex. vídeos, fotos) em vários equipamentos. Além disso é possível por exemplo ver parte de um filme na TV e posteriormente (já fora de casa) ver o resto no smartphone ou table.

ubuntutv_02

  • Pesquisa inteligente de canais
  • Integração com serviços online (ex. youtube, redes sociais, etc)
  • Possibilidade de correr aplicações de outras empresas
  • Suporte para vários idiomas
  • Possibilidade de gravação de conteúdos

Vejam aqui todas as características e especificações técnicas

Everything you want in a TV.In a TV.

Veja o vídeo que a Canonical disponibilizou para termos uma ideia das potencialidades da

Com disponibilização do projecto Ubuntu TV a Canonical espera ombrear com a Apple e Google no segmento da Televisão. Por outro lado, começa-se agora a perceber a insistência por parte da Canonical em manter o Unity como interface padrão do seu sistema operativo. A Smart-TV baseada no Ubuntu estará disponível no mercado Chinês e dos Estados unidos no final deste ano. Neste momento a Canonical procura estabelecer parcerias com empresas do segmento das TVs para que passem a incorporar a sua interface.
office_00

Qual a sua opinião relativamente ao projecto Ubuntu TV com a disponibilização da interface Unity?

Homepage: UbuntuTV

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Pode ser que seja agora que o Unity tenha realmente o uso e proveito devidos.
    P.S: Aquele fundo já começa a ser usado em demasia…podiam variar um bocado…

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Concordo com tudo o que foi dito.

  2. Avatar de Diego Castro

    Desde de que o unity começe a ficar mais fluido, Fine with me.

  3. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Já devia era estar a sair agora para se antecipar ao Google e Apple!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      “Antecipar.”

      Acho que essa palavra não significa o que pensas…

      Tanto a Apple TV como a Google TV já estão no mercado há que tempos, mesmo que em Portugal nenhuma delas tenha algum interesse. Que, aliás, esta outra também não vai ter.

  4. Avatar de Claudio
    Claudio

    E agora pergunto eu: se estivesse no lugar de um gigante como a samsung, até eventualmente fã de ubuntu, escolhe o seu preferido ubuntu ou gigante google/apple e os seus milhões de dólares ?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Samsung escolheu a Google TV, em breve as TVs topo de gama vão passar a já ter a Google TV incorporada.

  5. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Em Portugal temos um problema não temos vários tipos canais televisivos em digital, ou seja só temos 4 em sinal livre na TDT,nas plataformas pagas com MEO,ou zon,não existem canais digitas que possam ser recibos através dos televisores , logo quem paga esses serviços só pode ver tv digital através das boxs dos meos e zons , por isso os portugueses que comparem um televisor com essa tipo de interfaces não vão usufruir na sua totalidade as facilidades que este tipo de interface oferece , isto quando se fala de recepção de televisão digital.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Tecnicamente é possível receber a ZON directamente nos televisores em digital desde que a TV tenha slot de cartão, a ZON é que penso não o permite pois associa o cartão a uma única caixa que tem de ser a deles, mas deveria.

      Eu é que não tenho ZON senão começa uma campanha a exigir que permitissem isso.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Podes juntar a campanha de “Queremos mais canais na TDT ” junta-te a nos pois a TDT é todos é um serviço público. http://www.facebook.com/MaisCanaisNaTDT

      2. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Sobre a tua questão a zon não disponibilizar o serviço digital directamente nos televisores sem a necessidade de boxs, a culpa é da ANACOM que não cria regulamentos em favor do cliente, pois tanto meos e zons podiam disponibilizar esses serviços sem a necessidade de equipamentos proprietários dessas empresas. o cliente era livre de escolher o equipamento para receber os canais em digital disponíveis no mercado , faz algum sentido ter que ligar “exemplo” um video gravador digital a uma box da meo e zon , visto que possibilidade receber directamente em digital, mas não o fazem para obrigar as pessoas a gastar mais 5 euros por box para receber em digital , pois sem ela é só o serviço RF analógico .

        1. Avatar de Filipe Sousa
          Filipe Sousa

          E quando fosse necessário actualizar a lista de canais dos 500 receptores diferentes que cada cliente iria ter, quem é que ia actualizar essa lista?

          Quando fosse necessário fazer actualizações dos firmwares dos receptores quem ia tratar disso?
          E o aluguer dos filmes, como ia funcionar nos receptores que não fossem da zon ou meo?

          É que da maneira que está, todas estas actualizações são feitas de forma automática.

          1. Avatar de Campachi

            Seria algo parecido com os telemóveis. Só o que basta é um aparelho compatível com o SIM Card.

            Isso se chama “padrão”. Um receptor genérico exibiria a programação baseada no seu cartão.

            Quem quer exibir TV digital aberta tem que aderir ao padrão. Se a plataforma paga tivesse um padrão……

        2. Avatar de José
          José

          Nem mais! Há paises onde dão ao cliente a hipotese de este escolher qual a box que pretende, cada um compra de acordo com as suas necessidades. Não compreendo porque é que em Portugal temo que estar sujeitos àquilo que as empresas impõem! Isto de, também ser possivel usar o leitor do próprio televisor, como o Nuno José afirma, o problema é que por aqui este negócio está confinado à ditadura das caixas alugadas pelos operadores de Tv a cabo, o que é uma pena.

  6. Avatar de jpng81
    jpng81

    Agora digam lá, estes gajos da canonical são teimosos ou não são??? agora até o unity vai aparecer na tv, dasss.
    A minha opinião é que isto vai ser um FAIL total.

  7. Avatar de serva
    serva

    Esquece , as outras distribuições de Linux também vão poder correr a mesma aplicação ou pensas que isto fica vedado ao Ubuntu .

    Cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de LUZifer cRIstAL
    LUZifer cRIstAL

    … Esperems que o ubuntu não se transforme num qualquer windows, e numa estrutura microsoft, pois todos iremos perder…
    … já com a nova apresentação fica muito reduzida a liberdade e a qualidade do sistema, onde se podia colocar e estruturar todo o visual, e muito averia a dizer.
    … contudo agradeço ao Ubuntu pelo material exposto gratis …
    . . . …***(-(-*(-*-(~*~)-*-)*-)-)***… . . .

    1. Avatar de LUZifer cRIstAL
      LUZifer cRIstAL

      … Equipa do Ubuntu, como já disse anteriormente agradeço imenso o material Grátis, mas adorava o Gnome Clássico e suas potencialidade, gostava que pudessem manter essa opção no pacote dos futuros Ubuntus.
      . . . …***(-(-*(-*-(~*~)-*-)*-)-)***… . . .