Como reduzir o tempo de arranque do Linux?

23 Comentários

Quando formatamos o nosso sistema e instalamos um sistema operativo de novo, a nossa máquina até parece que ganha “asas”. Ao longo do tempo, a medida que vamos instalando e desinstalando aplicações, é normal que o nosso sistema comece a ficar lento no arranque, fazendo desesperar o utilizador.

Recentemente, um colega meu questionava-se se existia alguma ferramenta que conseguisse “tirar uma fotografia” ao arranque da máquina, para que fosse possível identificar  todos os processos. Para sistemas Linux existe o Bootchart.

bootchart_00

O Bootchat é uma aplicação simplesmente fantástica, que permite registar todos os processos de arranque da nosso máquina, medindo tempos e com a capacidade de produzir relatórios bastante detalhados. Esta torna-se uma ferramenta essencial, para quem pretende medir a performance, analisar e visualizar todos os processos carregados durante o boot.

Clique na imagem seguinte para ver um exemplo de um gráfico produzido pelo bootchart

char_00

Como instalar o bootchart no Linux (Ubuntu / Debian)?

Para instalar o bootchart no Ubuntu ou Debian basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install bootchart

O bootchart é sem dúvida uma ferramenta fantástica. Desde já se alguém conhecer alguma ferramenta do tipo para Windows e MacOS não se esqueça de partilhar connosco.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DockMe
    DockMe

    WPA – Windows Performance Analysis ToolKit
    http://msdn.microsoft.com/en-us/performance/cc825801

    Penso que não está ao nível do bootchart mas é uma boa ferramenta de análise.
    Utilizei essa ferramenta uma ou duas vezes por isso não tenho uma grande opinião. Exprimentem!

    1. Avatar de funk_you
      funk_you

      pá,mete isso na area do windowz !
      o meu ubuntu tem um boot de 17segundos segundos,num hdd sata 2 7500 rpm.

  2. Avatar de djx
    djx

    Não percebi uma coisa, o título do artigo era uma pergunta do autor aos leitores?
    Por momentos ainda pensei que fosse um how to…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @djx
      Começas por aqui, num próximo artigo haverá mais dicas 🙂

  3. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    ja tinha ouvido falar…é com base nesta ferramenta que a equipa do ubuntu tenta reduzir o boot, através dela eles vêem onde o so esta a demorar mais…

    cmps

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Já conhecia a app. Muito util para quem gosta de afinar estas coisas ao maximo.

    No meu netbook@arch até ao runlevel 3 (o X só arranca depois de fazer login) demoro cerca de 6 segundos. A melhor forma de reduzir o tempo de boot é sem duvida mudar o init para um mais rapido.

    Se bem me lembro estou a usar o quick-init.

    cumps!

  5. Avatar de Volpix
    Volpix

    Para o windows existe o Soluto. Acho que já falaram dele aqui no site.

  6. Avatar de funk_you
    funk_you

    17segundos 1x wo0ps.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para ver o grafico é em: /var/log/bootchart/*.png

    Já sabia que o meu mint estava lento, mas agora fiquei a saber que demora 01:00:96.

    Tenho de perceber como melhorar este tempo

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Retirei o dropBox do arranque e baixei para 37s

  8. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    já conhecia à algum tempo e foi com muito entusiasmo que na altura analisei a info depois de instalar e deparei-me com um cenário irreal. Toda a tralha que eu tinha instalada no meu pc não servia para nada mas estava lá pq eu ainda queria experimentar as funcionalidades das bases de dados servidores web e mais umas tretas dessas. No fim de todo o escrutínio o único sacrificado foi o próprio bootchart. É de partir a mona a rir…lololol

  9. Avatar de dezignerdrugs

    junto-me ao pedido para mac.

  10. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Por acaso parece interessante apesar de reduzir ao maximo possivel o que deve arrancar com o meu linux. Esta aplic sera interessante de ver

  11. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Não conhecia esta aplicação, mas parece ser muito útil… indispensável até para quem quer ter o sistema optimizado.

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Em Linux , ao contrario do Windows que se nota claramente uma falta de performance conforme vamos instalando aplicações eu não noto grandes diferenças no boot só por ter mais aplicações a correr no boot , o meu arranca em cerca de 15 S com uma maquina que me orgulho de ter construído , mas tenho um velho P4 que demora 33 S a arrancar o Ubuntu 10,04 LTS e a desligar é imediato e tem um disco sata de 320 GB velhinho com muitas horas de rodagem em torrents que como sabem desgastam muito os discos , mas há uma coisa muito importante quer num quer noutro PC quando o sistema arranca e coloco a minha password ele está pronto a abrir seja que aplicação for , façam lá isso no windows com tralha e depois digam-me alguma coisa .

    Fiquem bem

    1. Avatar de DCA
      DCA

      Isso é mito em Windows 🙂 Cada vez fica mais gordo até que chega ao ponto de ter de formatar senão quase que dá para ir tomar café e voltar para ter o arranque completo.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Exactamente, é das coisas que mais gosto, não necessito de hibernar para tornar a maquina mais rápida, simplesmente quando entra em modo gráfico ja está.

      Andei a ver como colocar a hibernação, depois de o fazer cheguei a conclusao que é mais lento hibernar…

      Em windows passava-me, entra em modo grafico, mas ainda esta a carregar isto e aquilo, quando pensamos que já está, o rato não mexe porque ainda esta a fazer alguma coisa.

      Não digo que é perfeito, ja tive os meus grandes problemas porque mexi e não sabia bem o que estava a fazer ou coloquei um novo kernel que me veio dar problemas.
      Mas em nenhuma dessas vezes foi necessario reinstalar o mint, consegui resolver e é algo que gosto, nunca me agradou em windows ter de reinstalar porque este deixou de funcionar.

      E posso contar pelos dedos de uma mão as vezes que este crachou, dessas vezes fiquei sempre com a linha de comandos, não posso dizer o mesmo de nenhuma versao do windows.

      1. Avatar de DCA
        DCA

        Where there is a shell, there is a way! 🙂

  13. Avatar de Eduardo Silva

    Só é pena não o conseguir instalar no meu Ubuntu 10.10, nem na consola, nem no centro de software.

  14. Avatar de Paulecas
    Paulecas

    Além de explicar como se instala, penso que era útil explicar como se usa.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Tinha que ser, né?

  15. Avatar de Guta Henriques
    Guta Henriques

    Com um AMD X6 a 3.GHz e 2 SSD de 60G (119G) o meu ubuntu 10.04 demora 6Seg desde que carrego no poewr até estabilizar no desktop.
    Afinal este programa serve para quê?. deve ser para Bily SO Carroça win7