Como instalar o bonito Linux Deepin 2014 em 4 passos

52 Comentários

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

O Deepin 2014 é baseado no Ubuntu 14.04 LTS e esta nova versão traz o Deepin Desktop Environment 2.0 que traz um conjunto de novidades notáveis – ver aqui.

Hoje vamos ver como é fácil instalar o Linux Deepin 2014.

deepin_10

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 12 GB
  • Memória RAM: 2 GB
Como instalar o Linux Deepin 2014?

A instalação do Linux Deepin 2014 é muito simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1) Escolher o idioma de instalação

dee_00

Passo 2) Depois de carregado o ambiente gráfico de trabalho, devem carregar em “Install Deepin”

dee_01

Passo 3) De seguida criamos de imediato uma conta de acesso

dee_02

Passo 4) Nesta fase indicamos o disco/partição onde instalar o Deepin. Quem pretender opções avançadas, basta que carregue em Modo Expert

dee_03

Depois de indicar onde instalar basta confirmar

dee_04

A instalação do Linux Deepin 2014 demorou cerca de 30 minutos.

dee_05

E está feito. Agora basta reiniciar para começar a usar.

dee_06

E está feito! Introduzam as vossas credenciais e vejam lá se este não é mesmo um sistema operativo fantástico.

dee_07

Feita a instalação, agora é o momento para experimentarem esta distribuição. Pelo que temos experimentado, esta distribuição inovou bastante comparativamente à ultima versão e, tal como temos vindo a referir em muitas situações, acaba por ser superior ao Ubuntu em muitos aspectos. Vamos tentar nos próximos tempos apresentar uma análise mais detalhada.

Download: Linux Deepin 2014 [32 bits|64 bits]
Homepage: Linux Deepin

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de roberto
    roberto

    qual versão da virtualbox devo usar?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Roberto. Usei a última versão.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    E como se instala com uma pen ? por exemplo, processo normal com windows …

    1. Avatar de roberto
      roberto

      se for pelo virtualbox, penso que vai ter de escolher o drive com a instalação,ai penso que poderá escolher a pen

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        não da para fazer arranque com uma pen e instalar ?

        1. Avatar de jorjao
          jorjao

          Claro que sim como em todas as outras distribuições de linux. E já testei e deu.

          1. Avatar de elementarios
            elementarios

            qual o programa que vc usou ? o Universal USB Installer não tem o deepin como opção :/

    2. Avatar de Daniel da Costa
      Daniel da Costa

      Para fazeres dual boot, caso estejas em windows saca o rufus, e ele cria-te a pen “bootável”, que funciona com UEFI!!!

      Depois é arrancares o pc pela pen, e seguires os passos mostrados aqui.

      NOTA: A quando da escolha da partição, caso queiras que ele funcione com a EFI/UEFI, terás de seleccionar uma checkbox com o nome de UEFI. 😀

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    não da para fazer arranque com uma pen e instalar ?

    1. Avatar de Ivo Guerreiro
      Ivo Guerreiro

      Sim utilizando por exemplo o “universal USB installer”. Cria-se um sistema de arranque a partir da pen. Inicia-se o computador a arrancar primeiro pela PEN e seguir os paços.
      Agora tudo depende do tipo de instalação se queremos como único SO ou em dualboot.
      É sempre preferível fazer dual boot, após experimentar e verificar o funcionamento de todo o hardware podemos sempre formatar a restante partição de disco em NTFS.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Já procurei por essa funcionalidade. Na versão que testei, não dava.

      1. Avatar de jorjao
        jorjao

        Testei com o UnetBootin e deu na boa

      2. Avatar de BR
        BR

        criei com o diskutil no mac sem problemas, esta a instalar

        1. Avatar de carlos
          carlos

          Obrigado, vou testar

  4. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Só tem PT_Br?
    Já não gosto.

    1. Avatar de Carlos Santos

      Fácil, instala em inglês. Ou então apoia e ajuda na tradução.

    2. Avatar de delaorden

      O PT-BR é um idioma muito complicado, imagino…. rs

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        Caro, não tem a ver com o facto de ser complicado ou deixar de ser.
        Tem a ver com o facto de eu ser Português de Portugal.
        Já o acordo ortográfico nos abrasileirou bastante e me deixou em desacordo com o mesmo. Se sou Português de Portugal, não sou Português do Brasil por isso tenho todo o direito de não usar esse idioma nas minhas instalações, sejam elas qual for, Prefiro instalar em Inglês do que ter o PT_br.

        OffTopic:
        Queres um bom exemplo? Pega num Smartphone android da marca BQ, (como referência o novo E5HD, e pega num Samsung, (como referência qualquer um), e vê as pequenas mas muito significativas diferenças no idioma. Embora o BQ seja espanhola e a Samsung Coreana, a verdade é que o Português da BQ tem muitas expressões Brasileiras, enquanto que o da Samsung é um Português perfeito. Mais ainda, é melhor o Português da ROM CyanogenMod do que o Português da BQ.

        1. Avatar de Alexandre Martins
          Alexandre Martins

          “…O Português da BQ tem muitas expressões Brasileiras, enquanto que o da Samsung é um Português perfeito.”

          Eu até estava concordando com tua argumentação Márcio, se tu és português de Portugal, naturalmente que tua variante da língua seja preferida por ti, mas esse conceito de “perfeito” em oposição as demais é absolutamente ridículo.
          Lamentável deparar-me com esse tipo de preconceito.

  5. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    Esse ambiente gráfico é estável? Ou é como o Unity do Ubuntu nos primeiros tempos??

  6. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Bom dia

    Ajuda:

    como configurar som 5.1 (Deepin 2014)

    Obrigado

  7. Avatar de Vondutch
    Vondutch

    Infelizmente só consigo testar enquanto live cd/pen, assim que faço a instalação fico com um wallpaper animado com umas estrelas mas não passa daí… consigo entrar no tty2 mas depois não aceita o user e a pass que defini. Pelo que sei não sou caso único, e embora ache que possa ser algum problema com a nvidia do portátil parece-me estranho porque já devo ter instalado mais de 20 distribuições diferentes baseadas em ubuntu e nunca tive problemas de maior, se alguém tiver alguma ideia do que possa ser agradeço sugestões 😉

  8. Avatar de Roberto
    Roberto

    Bonito, simples, mas 2gb RAM não chega

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sempre tive curiosidade de instalar linux, mas nunca aconteceu, e estou com vontade. Alguém me sabe dizer se dá para instalar como dual boot?

    1. Avatar de Ivo Guerreiro
      Ivo Guerreiro

      Boas, sim dá a escolha é antes do boot aparece o menu grub para escolheres o SO a arrancar.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Obrigado Ivo 🙂

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Não tenho uefi, acho que não me vou aventurar para já 🙁

          1. Avatar de Ivo Guerreiro
            Ivo Guerreiro

            Ainda bem para ti, dizem que o UEFI é uma optimização da bios, contudo só serve para evitar que quem quer utilizar outro SO com base em linux, tenho problemas!!!

  10. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Qual o papel da NSA chinesa neste SO?

    1. Avatar de Gustavo43T
      Gustavo43T

      Sponsor, só! kkkkk

  11. Avatar de Matheus Silva
    Matheus Silva

    Qual ambiente grafico utiliza essa distro

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Custa ler o texto antes de perguntar ?

  12. Avatar de Bruno Gama
    Bruno Gama

    Alguém sabe como usar um tema de ícones, como o Numix Circle?
    Instalei mas ele não aparece na central de temas.

    Obs.: Sou brasileiro, por isso o português diferente 🙂

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Horrível, pouco intuitiva, pesada, chinesa, mais uma baseada em ubuntu, não acrescenta nada de novo…não entendo tanta publicidade em torno dela.

  14. Avatar de Nuno Matos
    Nuno Matos

    E jogos nisto nada ?

  15. Avatar de Rogério

    Estou utilizando como distro principal… Adorei! Interface simplista ao mesmo tempo elegante. Não cabe TANTA customização como fazemos no Unity, mas não deixa a desejar…

    Fiz um vídeo só de bobeira mesmo(Estava testando o simpleScreenRecorder) e acabei demonstrando um pouco sobre o Deepin: http://youtu.be/hfOMs6PjExE . Espero que ajude um pouquinho na hora de escolher a distro.

  16. Avatar de delaorden

    Assisti o vídeo e outros sobre o Deepin. Parece bonito e tal, mas continuo com o Linux Mint 17 Cinnamon. Deixa amadurecer um pouco.

    1. Avatar de Rogério

      É… pelo menos no mint o driver novo da nvidia está funcionando 100%, no deepin acabei de instalar e tive que voltar para o video padrão… Não funcionou como deveria, infelizmente.

  17. Avatar de pirolito
    pirolito

    “Deepin 2014 Review: Very very artistic and different, but with a few bugs”…

    ( http://mylinuxexplore.blogspot.pt/2014/07/deepin-2014-review-very-very-artistic.html )

  18. Avatar de Johny
    Johny

    Só tem um problema, se ligar o cabo hdmi do notebook para a televisao o som só sai no notebook, não sai o som na tv.

    1. Avatar de Laerte
      Laerte

      Exatamente e no caso do note acer aspire nao consegui de forma alguma configurar o teclado abnt2 não podendo usar Ç.

  19. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    O português brasileiro desencorajou-me logo.

    1. Avatar de joana
      joana

      Dá para por em português PT, teclado e tudo, o problema está na instalação em dual Boot, porque com SO sósinho, é um espetáculo, instala em 4 minutos num desktop core duo

  20. Avatar de joana
    joana

    Em Dual Boot com Windows 8.1,apos instalação do Deepin, o Windows não volta a iniciar, enquanto não eliminar a partição do Deepin e reparar a MBR, já instalei algumas 10 vezes e nada, estoira a MBR para ficar no lugar do Windows. é pior que os Cucos….se alguen souber como resolver, agradecia umas dicas, bgd

  21. Avatar de joana
    joana

    A Atenção do sr,PPinto
    Já outro possivel utilizador (Maxfyre)esta a querer meter o Deepin em dual boot com o windows 8.1, nem imagina onde se vai meter, se conseguir arranjar um passo a passo para resolver o problema (eifi) serviria de uma grande ajuda , ja que não consegui, deduso que muita gente vai ter problemas,, bgd pelo excelente trabalho que tem prestado, com este blog…

  22. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    Nao estou a conseguir boot depois de instalar o deepin.
    ja nao é a primeira distro que instalo, mas esta, depois da instalação e reboot, nao arranca.
    o pc começa a ligar e desligar continuamente.
    eliminando a partiçao com o deepin, o boot do win7 também deixou de dar, tendo sido necessario a “reinstalação” do MBR para voltar a arrancar devidamente.

    Nao sei o que eventualmente será que esta a causar isto.

  23. Avatar de Jefferson
    Jefferson

    No meu pc não passa da tela do idioma na hora da instalação apenas a tela fica preto com a seta do mouse a mostra e dali nao sai disso esperei por mais ou menos 30 minutos e nada algum dica.

  24. Avatar de LuisCS
    LuisCS

    Boa tarde, instalei o Deepin 2014 com Pen-usb…sem problemas alguns….fiquei muito satisfeito com o ambiente grafico mas fica algo lento e arrata um pouco… a maquina é um Pentium Dual-core t4200@ 2GhzX2 com 4gb ram e um pequeno disco de 32Gb.. alguem me aconselha alguma distro parecida ou com as mesmas caracteristicas que corra “sem espinhas” neste PC?
    Desde já o meu Obrigado e um bem haja a todos.

  25. Avatar de alcineu
    alcineu

    salve galera. Fui instalar o Ubuntu Tweak e agora a tela fica sem os icones na barra inferior da tela, depois a tela fica negra. Se clicar na area, tenho acesso a algum comando lateral direito, depois trava tudo.
    Alguem tem ieia?

  26. Avatar de Wolkan
    Wolkan

    pessoal, estou encontrando dificuldades para criar um pendrive bootavel com o deepin, os tutoriais que encontro nao estao ajudando.

    outra coisa: o projeto deepin linux vai bem? fórum e blog estão tão parados ou será que sou eu que estou olhando nos lugares errados.

    Espero que esta distro tenha sucesso, seria engraçado ver um sistema chines batendo de frente com o sistema americano.

  27. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    No meu desktop já instalei e testei várias distros.. mas não consigo instalar o deepin linux…. ( tanto pelo pendrive ou via dvd) a tela fica preta e nem sinal de carregar.