Como instalar a placa Atheros AR5007EG?

22 Comentários

Como instalar a placa Atheros AR5007EG?

A Atheros – marca que eu desconhecia até há pouco tempo – está a arrecadar umas boas coroas com a venda de placas de rede wireless. Um dos modelos a AR5007EG tem sido largamente utilizada em dezenas de novos modelos. Desde os portáteis do projecto e-escola até ao ASUS EEEPC. O problema é instalá-la e é isso que mostro como fazer.

A placa não é suportada por drivers de nenhuma distribuição – pelo menos no que toca a distribuições grátis, e olhem que tentei. Antes que perguntem tenho uma e foi um pesadelo pôr o bicho a funcionar mas na realidade o processo é muito simples.

Para quem tem OpenSuSE é melhor não ligar bola aquilo que se diz no site oficial porque simplesmente não irá funcionar com esta placa wireless.

Outro ponto podem esquecer o nDiswrapper pois consegue-se correr os drivers da placa nativamente.

O primeiro passo é remover tudo o que tenham, se têm, que pertença ao drivers MADWifi – que são os únicos que realmente funcionam. Se possível façam uma instalação nova. Algumas distribuições incluem um pacote MADWifi pré-instalado como é o caso do Mandriva e do Caixa Mágica. Neste caso o primeiro passo é remover esse pacote.

Podem usar o comando:

su

urpme madwifi

Que deverá funcionar em ambos ou o comando:

su

apt-get remove madwifi

No caso do primeiro não funcionar (só para Caixa Mágica).

Depois de removerem as coisas vamos sacar, este e só este ficheiro:

Antes de continuarem se usam Ubuntu tratem de ir a Sistema > Administração > Drivers de Hardware (ou algo parecido) e desactivem um que diz “qualquer coisa” HAL.

Agora têm de instalar os pacotes de compilação, em Ubuntu é facílimo:

sudo apt-get install build-essential

Em todos os outros devem instalar todos os pacotes que puderem da lista em baixo:

– gcc
– glibc-devel
– gcc-c++
– libstdc++-devel
– make
– kernel-headers

Neste caso é tudo o que precisamos. Depois de instalado vamos extrair o pacote, se quiserem podem ir a linha de comandos abrir a localização do pacote – por exemplo:

cd /home/miguel/downloads

tar xfz madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz

Já está? Agora entrem na consola como root – para Ubuntu:

sudo su root

Para os restantes:

su

Vamos copiar a pasta criada para uma directoria do sistema, nomeadamente, a pasta /usr/src:

cp madwifi-ng-r2756+ar5007 /usr/src/

Abrir a pasta:

cd /usr/src/madwifi-ng-r2756+ar5007

Nota: Se tiverem algum erro a abrir a pasta dentro da directoria source e sabem que a copiaram usem o comando “ls” para vos aparecer a lista das ficheiros e pastas que estão no directório.

Agora é fazer e copilar:

make

make install

modprobe ath_pci

reboot

Nota: se o comando reboot não funcionar tentem usar o comando: init 6

Deixem a máquina reiniciar. Já funciona? Se sim, estão com sorte. Se não, abram a pasta da compilação e usem o comando “make uninstall” e voltem a repetir o processo.

Acabou? Não, ainda falta uma coisa que sem ela não poderão usar livremente a placa. Vão a consola e vamos novamente entrar como root:

sudo su root

ou

su

Abrir o ficheiro dos módulos:

gedit /etc/modules

ou

kwrite /etc/modules

Adicionem por baixo da linha “lo” ou “fase” as seguintes entradas:

  • modprobe ath_pci
  • modprobe wlan_scan_sta

No primeiro caso, podem reiniciar a máquina à vontade que deixarão de ter problemas com a placa MADWifi.

PS.: Se usarem um Linux de 64 bits é melhor verem isto.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Penguin Community

    Lindo =D

    ‘Amo-te Shell’ é o nome da 1ª série de vídeos da Penguin Community, no Youtube.

    Xo laptop no nosso blog =’D

    http://penguincommunity.wordpress.com/

    quem quiser fazer parte da comunidade, é favor registar-se no Fórum:

    http://penguincommunity.forumeiros.org/

    =D

    ~desculpem o Off Tópic~

  2. Avatar de jrpfernando

    Bem hajam magos da informática!
    Não é que é mesmo o que eu estava a precisar?!!!!

    Cumprimentos.

  3. Avatar de codezulo
    codezulo

    para quem nao sabe existe poucas placas wireless capazes de furar outras redes e muitas dessas placas nem mencionam sequer que chipset utilizam mas uma placa que tenha chipset ATHEROS á partida vai ser capaz de intersectar os codigos que andam a circular na zona em que se voces se encontram , mas claro é preciso muito trabalho ate poderem furar uma rede por exemplo do vizinho mas com estes chipset´s a coisa fica mais facil ate porque existe manuais pa isto podem ver aki :

    http://www.aircrack-ng.org/doku.php

  4. Avatar de codezulo
    codezulo

    basicamente quem fez este post nao vos disse o intuito principal da informaçao disponibilizada é :

    – FURAR REDES WIRELESS
    – TEREM O PODER PA INSTERSECTAR PASSWORDs

    n sabia que este site ja dava liçoes ditas ilegais LOL

  5. Avatar de mushi
    mushi

    q tangas de comentários.
    fyi placas com o chip atheros já têm ANOS

  6. Avatar de JC
    JC

    Ah é só isto? Pensei que fosse muito mais complicado tipo…. instalar placa de rede… meter cd de drivers ou procurar por drivers na net e instalar….

    🙂

    Um pequeno sarcasmo saudavel 🙂 Não leves a mal.

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Desde quando as ATHEROS fazem um snif melhor que as outras?

  8. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    @codezulo
    Antes de mandares postas de pescada tenta perceber melhor do que falas, podes começar por pesquisar “script kiddie” e a seguir “qual a relação entre saber instalar uma placa wireless e “driblar” uma rede wireless”.

    @JC
    Teve piada sim senhor 🙂 mas repara que o MG começa por dizer “..pelo menos no que toca a distribuições grátis…”. Se pegares, por exemplo, no ubuntu ele instala drivers proprietários e a única coisa que tens a fazer é configurar o acesso.

    Realmente é pena ainda não terem resolvido esta questão no OpenSuse, é uma distribuição bem engraçada. Se bem que nesta última versão (11) a placa wireless (Atheros) já dá sinal de vida, mas por alguma razão perde o sinal constantemente.

    Cumps.

  9. Avatar de Miguel

    Isto é que é. “publicidade” “caneca Pplware” 😛
    repararam ? 😛
    ___________________
    http://www.otal.pt.vu

  10. Avatar de Jhuy

    @codezulo
    O único que disse isto aqui foi o senhor que, por sinal, perdeu a moral o fazendo.

    [owned] 🙂

  11. Avatar de JC
    JC

    @TopPlus: Por acaso (ou não) devo dizer que as coisas têm melhorado muito a nivel da configuração de hardware para o Linux. As distribuições têm apostado muito nisso e ainda bem. Era uma dor de cabeça fazer o que quer que fosse à uns 5-6 anos. Ainda me lembro quando tentei instalar o ainda Mandrake num portatil toshiba. Passei um fim de semana a tentar por a placa de video a funcionar como deve ser, e a rede nem sei o que diga. E o audio? LOL.

    Felizmente isto é coisa do passado, pelo menos para algum hardware. Recentemente (alguns meses) tive de intalar o Ubunto numa máquina de testes, para experimentar umas coisas com o Mono, e fiquei surpreendido com a detecção do hardware. Apanhou quase tudo. Até o Audio.

    À uns meses tb tive de usar o Knoppix Live CD para recuperar dados de uma maquina que ficou sem o disco principal. Um servidor HP. Detectou os discos SCSI, detectou a grafica, a placa de rede, foi logo buscar o IP ao dhcp. Para aceder à rede windows só tive de inicializar o samba e ficou logo tudo a bombar. Depois foi só copiar os ficheiros que precisava pela rede e pronto.

    Uso windows 90% do tempo mas também uso linux quando é perciso e sei reconhecer o seu valor 🙂 Só mesmo para esclarecer antes que alguem me chame fundamentalista outra vez 🙂

  12. Avatar de Mauro

    Existe um pequeno problema. Se estamos a instalar um placa wireless e não temos net por cabo, como corremos o comando “sudo apt-get install build-essential”? 🙂

  13. Avatar de Miguel Guerreiro

    Mauro, não tenho a certeza mas verifica se os pacotes não estão no CD de instalação. Se não sacas os ficheiros do metapacote um a um e as respectivas dependências.

  14. Avatar de Mauro

    Deixei de usar linux a uns meses por causa da placa wireless do meu novo portatil (ou velho estragou-se) e embora aprecie a ajuda do miguel, neste momento não me lembro como puxar os pacotes do cd e não sei o que são metapacotes….

  15. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Gostei da parte da caneca do PplWare!! xD

  16. Avatar de kardos

    Consegui instalar uma placa num portátil com Ubuntu com um simples:

    “sudo apt-get install linux-restricted-modules”

  17. Avatar de VDIAS

    E esta placa que caraças tem de tao especial???

  18. Avatar de Miguel Ribeiro

    Realço a ideia de que os chipset Atheros muitas vezes vêm nas SMC (tenho duas SMC com chipset da Atheros)

    Curiosamente uma delas no linux instalava automaticamente… a outra… bem, a outra fazia o sistema crashar…. é verdade…

  19. Avatar de Otacon
    Otacon

    ******* epa nao sei se isto ja foi feito por aqui mas deixo aqui um desafio fazerem um post com informaçao como configurar um servidor linux usando fedorora ou ubuntu !!

  20. Avatar de creativewild

    São uns dos melhores chipsets wireless que exiastem actualmente no mercado, nao duvidem!

  21. Avatar de juniorfutebol
    juniorfutebol

    Hum! Afinal essa instalação da placa wireless (AR5007EG) funciona no OpenSUSE? Aguardo, Valeu!

  22. Avatar de igor
    igor

    olá, não consiggo achar o pacote madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz, só o 0.9.4
    alguem poderia me passar esse pacote o me mandar um linj de onde baixa??