Comandos Linux para Totós – Tutorial nº32

14 Comentários

Por João Nascimento da Comunidade Linux do Pplware

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma  rubrica “Comandos Linux para Totós”  de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)

Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!

linux_totos


Sempre que vamos perder algumas horas a explorar a consola do linux devemos ter em consideração alguns atalhos e funções das teclas do nosso teclado que nos podem ajudar a tirar melhor partido da consola.

Aqui fica uma lista de alguns desses atalhos, que nos ajudam a ser mais produtivos:

  • ENTER – confirma / executa o comando em edição;
  • BACKSPACE – apaga o caracter que se encontra atrás do cursor;
  • DELETE – apaga o carácter que se encontra sob o cursor;
  • <- e -> – servem para movimentar o cursor ao longo da linha que está a ser editada;
  • CTRL + A – faz o cursor saltar directamente para o inicio da linha;
  • CTRL + E – faz o cursor saltar para o fim da linha;
  • CTRL + W – apaga a palavra atrás do cursor;
  • CTRL + U – apaga toda a linha;
  • (tecla cima) e (tecla baixo) – permite recuperar os comandos que haviam sido escritos anteriormente;
  • CTRL + L – apaga todo o conteúdo do ecrã ou da janela do terminal usada;
  • CTRL + C – cancela o comando que estava a ser escrito. Também serve para interromper comandos em execução, caso estes estejam bloqueados;
  • TAB – completa automaticamente o comando ou nome de ficheiro que estava a ser escrito;
  • 2 x TAB – se for executado após ter uma palavra meio escrita, mostra uma lista com todas as possibilidades para completar as palavras;
  • CTRL + Z – congela o comando que estava em execução, mas não o termina: fica apenas parado até que o utilizador o mande continuar, com o comando <fg>;
  • CTRL + S – faz parar o ecrã (scroll) durante as listagens;
  • CTRL + Q – manda continuar as listagens (após CTRL + S);
  • SHIFT + PGUP e SHIFT + PGDN – visualiza listas extensas;

Podem faltar ainda alguns que gostaria que fossem apontados nos comentários.

Rubrica Comandos Linux para Totós

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx
    lmx

    ora aqui está uma coisa de utilidade…quem navega na consola, aprecia muito esta dieta saudável.

    Bom trabalho 😉

    cmps

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    Nº 32 : Já começa a estar na altura de deixar de ser “tótó” 😉
    Parabéns por estes artigos.

  3. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Boas dicas. Queria acrescentar um para mim muito importante, controle + r

    Este entra em modo pesquisa dos seu bash history e pode procurar comandos que utilizou semanas antes.

    Ao carregar várias vezes em controle + r vai procurar por várias referências dessa sua pequisa

    1. Avatar de João Nascimento

      Não conhecia o atalho, normalmente uso o “history”. 😉

  4. Avatar de tozé
    tozé

    Muito útil para novatos.

  5. Avatar de cf
    cf

    falta o CTRL + R para persquisar no historico, é MUITO util mesmo

    1. Avatar de zhiel
      zhiel

      e o Ctrl + D que fecha a janela do terminal (e/ou faz logout de sessão ssh) 😉

  6. Avatar de Francisco Rosário Vidigueira
    Francisco Rosário Vidigueira

    Bom dia! Muitos parabéns pelo Vosso trabalho! Acompanho-o diariamente!:) algumas ideias de linux: manual de ssh, caixas de correio (Postfix por ex), servidor NIS, ftp, dhcp e samba…
    São só algumas sugestões que penso que poderiam ajudar muita gente. Destes todos, apenas me falta o Postfix. Os restantes se quiserem poderei enviar.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom dia.

    Pedido: é possível acrescentar tags aos artigos de forma a todos os tutoriais estarem disponíveis desde o primeiro?

    Razão do pedido: tornava-se um auxiliar ainda mais valioso em situações de formação.

    Grato pelos artigos. Ajudam no trabalho e em alguma formação.

    Cumprs

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos avaliar Paulo.

      Abraço
      Pedro Pinto

  8. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Viva.

    Depois de abrir o terminal, faço su para obter acesso root. Agora se fizer gedit, o gedit abre com privilégios de root e o terminal, que entretanto debitou algumas menssagens, fica “preso” ao gedit. Se fizer ctrl c, o gedit é fechado e volto a poder usar o terminal.

    É possivel, depois de usar o terminal com provolégios root, abrir um programa e fazer com que o terminal não fique “preso” a esse mesmo programa, ou seja, que possa usar essa janela do terminal depois de ter aberto o programa?

    Obg,

    Miguel Goyanes

  9. Avatar de Carlos Jr

    Parabéns pela ajuda!! Sou iniciante no Pinguim e desejo Tirar LPI, isso ajuda e muito!

    Quero esse papel de parede pra mim, onde consigo?

  10. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Eu nao consigo movimentar o cursor e apagar linha pelo meio!