Comandos Linux para Totós – Tutorial nº27

13 Comentários

Por Tiago Carrondo para o PPLWARE.COM

Gestão de pacotes

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. No último tutorial ensinamos a usar, o sempre util, editor de texto vim (ver aqui). Hoje vamos aprender a usar os gestores de pacotes para várias distribuições. Vamos a mais uma viagem no “terminal preto”?

Lets go…! linux_totos


No seguimento da rubrica “Comandos Linux para Totós” segue a minha humilde contribuição.

Decidi escrever sobre gestão de pacotes, que é um dos primeiros temas que abordo com os meus formandos quando começamos a tratar do assunto consola/shell.

Para que esartigo possa ser aplicado por todos, é necessário esclarecer que as distribuições Linux dividem-se em 2 grandes famílias: as baseadas em Debian (Ubuntu, Mint, …) e as baseadas em Red Hat (Fedora, OpenSuse, …). Assim sendo, torna-se necessário dividir este artigo em 2 partes, uma dedicada ao apt-get e apt-cache para distribuições te Debian, outra para o yum utilizado nas distribuições baseadas em Red Hat.

Antes de qualquer tarefa devemos sempre actualizar a lista de pacotes disponíveis, para que o sistema possa ter conhecimento do que pode instalar/actualizar (todos os comandos precisam de permissões de administrador, não se esqueçam de entrar como root):

Debian: apt-get update

Red Hat: yum makecache

Depois desta actualização podemos então realizar diversas tarefas, como por exemplo: Actualizar os pacotes instalados:

Debian: apt-get upgrade

Red Hat: yum update

Instalar um pacote (neste caso o chromium-browser):

Debian: apt-get install chromium-browser

Red Hat: yum install chromium-browser

Actualizar os pacotes instalados (semelhante ao apt-get upgrade, mas…) que possuem mudanças nas dependências de pacotes :

Debian: apt-get dist-upgrade

Red Hat: yum upgrade

Remover um pacote mantendo os ficheiros de configuração (neste caso o evolution):

Debian: apt-get remove evolution

Red Hat: não tem equivalente

Remover um pacote e os seus ficheiros de configuração (novamente o evolution):

Debian: apt-get purge evolution

Red Hat: yum erase evolution

Procurar uma expressão no pacote ou na sua descrição (neste caso o vlc):

Debian: apt-cache search vlc

Red Hat: yum search vlc

Para mais opções ou pormenores: man apt-get ou man yum

Rubrica Comandos Linux para Totós

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dat55
    Dat55

    Bom artigo. Poderiam ter incluido o pacman e o equo. MAis uma vez parabéns

    1. Avatar de CKen
      CKen

      equo… sem duvida Sabayon a melhor rolling release

      1. Avatar de Dat55
        Dat55

        ja tive para instalar na minha maquina. Mas para ja estou contente com o arch

        1. Avatar de CKen
          CKen

          O Sabayon é como um Gentoo “out-of-the-box”
          talvez até superior porque podes optar entre emerge ou equo com uma comunidade 5* sempre disponivel para ajudar, já o arch nunca tentei ultrapassa-me por completo instalar um os de raíz, já usei o Chakra que em tempos foi baseado no arch, não é mau mas tem muitas limitações por enquanto

          1. Avatar de Dat55
            Dat55

            também usei o chakra, visto a minha de favorita ser o kde, eu acho que estava bom. cheguei a instalay o sabayon (lxde) numa vm, so para experimentar, e pareceu rápido

      2. Avatar de Gomes
        Gomes

        Rápido?? troquei Arch por Sabayon 9 agora 10 mas acho-o lento comparado com o arch que tinha, estou a ponderar voltar ao arch ou exprimentar Manjaro(derivado do arch), estou com 3 meses apenas de Sabayon mas não me fascinou muito, alguma sugestão para experimentar

      3. Avatar de Gomes
        Gomes

        Rápido?? troquei Arch por Sabayon 9 agora 10 mas acho-o lento comparado com o arch que tinha, estou a ponderar voltar ao arch ou experimentar Manjaro(derivado do arch), estou com 3 meses apenas de Sabayon mas não me fascinou muito, alguma sugestão para experimentar

  2. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    1.º parágrafo errado?

  3. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Eu gosto de fazer batota e uso o Synaptic 😀

  4. Avatar de PapiMigas
    PapiMigas

    Viva
    Excelente! Apenas uma pequena correcção:
    Onde está:
    “Hoje vamos aprender a usar o editor de texto vim”
    deveria estar:
    “Hoje vamos aprender a usar o gestor de pacotes na consola”

    Parabéns pela sua partilha!

    1. Avatar de dude
      dude

      Obrigado pelo esclarecimento. Se não fosse essa correcção nunca teria percebido o artigo, eish, que contribuição óptima, devias ser editor.

  5. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Pedro,

    tenho instalado o Mint Debian e o comando “apt-get dist-upgrade” deixou-me impossibilitado de entrar no sistema!
    Onde deveria aparecer a janela do login está o ecrã negro com um icone no meio, este tem uma cruz vermelha e em baixo diz “mint”. Não consigo digitar nem clicar, só mexer o rato.
    Como posso reverter tudo?

    Obrigado

  6. Avatar de quinkaos
    quinkaos

    que ódio latente pelo evolution! 8)