Chegou o ZorinOS 7 – Um Linux com cara de Windows ou MacOS

25 Comentários

Já disponível para download

É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que  são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais  opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa  de alguma inovações que incorporaram no S.O.  Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa da sua interface.

Artyom Zorin anunciou esta passada segunda-feira, a versão 7 do ZorinOS, nas versões Core e Ultimate.

zorinos_00

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre  Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de  Windows 7, Windows XP e GNOME 2 na versão Core e Mac OS X, Unity e Windows 2000 para a versão Ultimate.

zorinos_04

Aqui fica uma imagem com o Zorin OS com “cara” de MacOS

zorinos_05

Como principais vantagens em relação ao Windows, a equipa de desenvolvimento destaca:

  • Sem risco de vírus
  • Mais rápido que o Windows 7
  • Todo o sistema é muito simples de usar
  • O utilizador pode facilmente personalizar a interface através do Zorin Look Changer
  • Distribuição “out of the box”, com o software que necessita para trabalhar
    • Pode contar com varias aplicações já instaladas, entre elas o Gimp, Shotwell, a Suite completa do  LibreOffice, Empathy, Gwibber, Thunderbird, OpenShot, Rhythmbox, VLC e outros. Mas pode instalar mais através do Ubuntu Software Center.
  • Disponível em 55 idiomas

zorinos_06

Principais novidades do ZorinOS 7
  • Linux Kernel 3.8
  • Pidgin substitui o Empathy
  • Cliente para Steam incluído
  • Várias alterações ao nível do design
  • Um novo tema (ver na figura seguinte)

zorinos_01

O efeito cubo sempre espetacular nas distribuições Linux, graças ao popular Compiz.

zorinos_03

O ZorinOS 7 é baseado no Ubuntu 13.04, está disponível em versão Live System e é sem duvida uma óptima solução  para quem está muito habituado a Windows mas gostava de experimentar Linux. O ZorinOS está disponível nas versões Free (que inclui a versão Core, Lite e Educational) e Premium (que inclui as versões Business, Gaming, Multimedia e Ultimate).

Download: Zorin-OS
Homepage: Zorin-OS

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de xoxota
        xoxota

        Boas Pedro, escrevi tb novo post nesse artigo. Optem pela release 9x.

  1. Avatar de WILL1AN
    WILL1AN

    Usei o Zorin OS, na versão 5.2 (usava gtk2) gostei muito, era organizado é a aparência era bem agradável, mas eu não usava pq parecia com Windows, mas sim, pq podia deixa semelhante ao KDE, com KIckoff, pois até então tinha um PC com processador Celeron aff, era muito fraco para usar o KDE.

  2. Avatar de Felippe
    Felippe

    nao obrigado esse sistema é muito pesado

  3. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Creio que esta distro seja boa, já lí boas recomendações desta.

    Mais rápido que o W7? baseado em Gnome3 e ainda por cima com compiz-fusion? hahahaha

    Prefiro distro que tenha cara própria, isto é, um Linux que se pareça com Linux, com KDE4, Gnome, XFCE, LXDE

    1. Avatar de Road Runner
      Road Runner

      Mas uma das coisas boas que o “Linux que se pareça com Linux” permite é o elevado nível de personalização, ao ponto de o fazer parecer, ter a “cara”, do que muito bem se entender!!! 🙂

  4. Avatar de Redin

    Eu não me importava nada de ter um Windows com cara de Linux.

    Mas afinal onde é que está a virtude de ser Linux?

    A tal versatilidade, rapidez, gestão de memória ou a sua aparência.
    Cada vez mais vejo comentários ao Linux que me deixam assustado.
    E eu com esta conversa ainda acabo por meter nojo a todos que leem os meus comentários sobre este tema.
    …é azer mesmo pah, é mesmo azar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para mim o poder do linux nunca estará na interface gráfica…o poder está na shell!

      1. Avatar de Curioso
        Curioso

        é verdade, mas a interface sempre ajuda, não?

      2. Avatar de JOAO ALVES
        JOAO ALVES

        desculpa a ignorância mas o que é a shell??

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Muito sucintamente, shell é um programa que permite ao usuário iteragir com o sistema operacional através de comandos digitados do teclado.
          O shell mais famoso de Linux é o Bash, pois o mesmo oferece vários recursos que facilitam a vida do usuário.

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Quanto mais distros vejo,mais gosto do SuSE. Esta é das tais distros que nem para experimentar a queria no meu PC, depois de ter instalado no de um amigo, então o interesse é 1000% abaixo de 0, não digo nem de borla porque ela já o é.

    1. Avatar de Edexote
      Edexote

      Tens a versão Premium que é paga 😀 Agora a sério, esta “distro” não passa de Ubuntu a correr Gnome 3 Fallback e quando se muda a aparência o Zorin carrega um tema novo. E já está.

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Para um Gamer como eu ter de pagar por um Linux kitado para jogos? Vai lá vai. Xubuntu é que é… :mrgreen:

  7. Avatar de Bruno Sousa
    Bruno Sousa

    Boas. Um stor meu tem Linux, mas a qualquer momento através do VirtualBox entra no windows 8 e é como se fosse um pc normal com windows(palavra passe de utilizador/aplicações windows, etc.).
    Eu tenho Windows 7, sabem como faço o mesmo, mas em vez de no linux aceder ao windows8, no windows7 aceder ao linux e ao window8.

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      virtualbox

      1. Avatar de Bruno Sousa
        Bruno Sousa

        Sim, mas como faço?

        1. Avatar de okapi
          okapi

          ao cimo desta pagina do lado direito tens uma caixa que diz pesquisar ,dentro dessa caixa escreve ” virtualbox ” e vais encontrar muita informação para o que pretendes.

        2. Avatar de Edexote
          Edexote

          Daqui a pouco queres que o pessoal vá a tua casa e te faça o serviço. É simples. Instalas e vês logo como funciona. O programa é simples de entenderes.

          1. Avatar de Bruno Sousa
            Bruno Sousa

            Eu já instalei várias vezes o windows8, mas, depois de desligar a maquina, quando ligo outra vez ela pede para instalar outra vez o windows.

          2. Avatar de Redin

            Experimenta lá tirar o CD da instalação que deves ter deixado no leitor. 🙁

  8. Avatar de Joaquim Vidal
    Joaquim Vidal

    Viva

    Para quem nunca usou Linux e gostaria de experimentar instalar num portátil que distro aconselham????