Que máquinas vão ser capazes de correr o OS X 10.9 Mavericks?

31 Comentários

A apresentação na WWDC 2013 do novo sistema operativo da Apple, o OS X 10.9 Mavericks, veio mostrar ao mundo todas as novidades que a empresa tinha estado a cozinhar durante os últimos meses.

São muitas as novidades que foram apresentadas e que vão estar disponíveis já no final do Verão. Mas a pergunta fundamental, antes mesmo de comprarem o novo OS X é, será que ele vai poder ser instalado no meu Mac?

OSX_Mavericks

Sempre que a Apple lança um novo sistema operativo existem máquinas mais antigas que acabam por ficar de fora, por culpa das novas funcionalidades que surgem e que nem sempre conseguem ser executadas na perfeição.

Durante a apresentação do Mavericks que foi feita anteontem, a Apple não adiantou quase nada sobre o hardware necessário para correr esta nova versão do OS X.

Mas assim que a mesma ficou disponível na versão Developer Preview, surgiram de imediato o que se pensa ser as especificações mínimas de hardware necessárias para instalar e correr o OS X 10.9 Mavericks.

Estes requisitos são basicamente os mesmo que o OS X Mountain Lion necessita e que são conhecidas da maioria de todos. A Apple não especifica hardware de forma directa, mas remete para os seus modelos e para o ano de fabrico.

Assim, caso o vosso Mac se enquadre na lista de computadores que se encontra abaixo, estará preparado para ter instalado o OS X 10.9 Mavericks.

  • iMac (Meados de 2007 ou posterior)
  • MacBook (13-polegadas Aluminio, Finais de 2008), (13-polegadas, Início de 2009 ou posterior)
  • MacBook Pro (13 polegadas, Meados de 2009 ou posterior), (15 polegadas, Meados/Finais de 2007 ou posterior), (17 polegadas, Finais de 2007 ou posterior)
  • MacBook Air (Finais de 2008 ou posterior)
  • Mac Mini (Início de 2009 ou posterior)
  • Mac Pro (Início de 2008 ou posterior)
  • Xserve (Início de 2009)

Existem ainda alguns requisitos que devem ser cumpridos, mas estes estão apenas para já associados à associados ao Developer Preview, mas que não devem ser muito diferentes dos requisitos da versão final.

Vai ser necessário um Mac com arquitectura Intel, de 64bits, que corra pelo menos a versão 10.6.7 Snow Leopard do Mac OS X e que tenha 8GB de espaço livre no disco.

A forma mais simples de verificarem onde a vossa máquina se enquadra é fazerem-no através do próprio Mac OS X. Acedam ao menu que vos é providenciado pelo ícone da maçã, no canto superior esquerdo do vosso ecrã e escolham a opção Acerca este Mac.

Na janela que for mostrada devem escolher a opção Informação adicional. Será aberta uma nova janela, apresentada na imagem abaixo, onde podem verificar a data do vosso computador Mac.

mac_sobre_1

Apesar de estarmos ainda a meses de distancia do lançamento do Mavericks, o interesse sobre este novo OS X e as novas funcionalidades começa a ser grande.

Para além das novidades e funcionalidades mais gráficas existem muitas melhorias em zonas que o utilizador normal não vê, mas sente. Mais rápido a arrancar, seja de raiz ou de uma hibernação e também melhor gestão de recursos.

Será provavelmente outro caso de sucesso como foi o Mountain Lion e a Apple assim o espera. Será lançado no final do verão e aí veremos todas as novidades que a Apple preparou para o seu novo SO.

Homepage: OS X 10.9 Mavericks

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Parece estar excelente o Maverick só falta saber o preço…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mavericks.

    2. Avatar de Jose Varela
      Jose Varela

      0€ – Fantástico! Obrigado Apple!

    3. Avatar de Johnny Boy
      Johnny Boy

      Niresh, http://www.niresh12495.com/
      resolve seu problema é gratìiiiis!

  2. Avatar de jedi
    jedi

    o meu macbook pro de 13 na info diz que é meados de 2009 e eu comprei o em fev 2010 antes mesmo de sair a versão 2010, será que irá dar para meu?

    Outro coisa, eu ainda este instalado o lion, será que dá para passar á frente o mountain lion e instalar logo esta versão ou tenho que instalar mountain lion e so depois é que posso instalar a ultima versão.

    já agora brigado pelo post.;)

    1. Avatar de Pedro Simões

      “…que corra pelo menos a versão 10.6.7 Snow Leopard do Mac OS X…”

      Não me parece que vás ter problemas

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      É normal isso acontecer, o teu modelo foi fabricado em 2009 ou seja se é meados, deve ser da “2ª Geração” de 2009.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Em principio não vais ter problemas porque todos os MacBook Pro de 13″ vão ser suportados pelo 10.9, porque antes de meados de 2009 não havia MacBook Pro de 13″.:)

      Se tens instalado o 10.7 podes fazer o upgrade directamente para o 10.9.

  3. Avatar de André
    André

    Boa noite, gostaria de fazer uma pergunta.
    Eu não actualizei o sistema do meu mac no ano passado. Posso instalar directamente esta versão sem ter a anterior?

    1. Avatar de Pedro Simões

      A resposta é a mesma que dei antes.

      Não sei que versão tens, mas deve ser o Lion, por isso não deves ter problemas.

      “…que corra pelo menos a versão 10.6.7 Snow Leopard do Mac OS X…”

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Tenho seguido as noticias da Apple e sei que a maior parte da equipa responsavel pelo desenvolvimento do Mavericks foi transferida para o IOS7. Agora a minha questão que gostaria de colocar ao Pedro Simões, que esta mais dentro dos Sistemas operativos e da Apple, é se realmente achas que é um salto assim tão importante no SO do Mac para comprar essa actualização. Eu sou um grande adepto da Apple adoro os meus MACS e possivelmente irei comprar o Mavericks, mas as inovações… temos de admitir que foram muito fraquinhas este ano 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões

      Na minha opinião, e pelo que vi e li até agora, o Mavericks não se vai limitar a ser apenas uma melhoria cosmética face ao Mountain Lion. A aproximação ao iOS só por si merece que se pondere a compra.

      Muito importante, e que será uma das razões da compra, são as melhorias em termos de gestão de recursos que a Apple introduziu.

      Os cerca de 20euros que te custará esta actualização vão de certeza ser dados como bem pagos face ao que trará de novo.

      Todas estas conclusões são minhas e com base apenas no que vi e li. Não tive a oportunidade de testar o Mavericks para a fundamentar.

  5. Avatar de Miguel Machado

    Foi sem duvida uma boa noticia. No mesmo dia da Keynote, o meu Macbook Pro 3.1 (mid/late 2007) era dado com obsoleto pela apple, no entanto fiquei a saber que ainda vai correr o 10.9 😀

  6. Avatar de Mike
    Mike

    Desde o Lion que a performance do OS X tem vindo a ser abaixo do que a Apple habituou os clientes. Pelo que anunciaram ontem, parece que este SO vai começar a inverter a tendência e a trazer de volta a qualidade e fiabilidade pelo qual o Mac era conhecido.

  7. Avatar de AX
    AX

    Impressionante como continuam a dizer que o meu Mid-2007 iMac é suportado (e pus 3gb, porque vem com 1gb).
    Uso nesse iMac o Snow Leopard porque o Lion já era lentíssimo (também trabalho com programas pesados).
    Mountain Lion nem testei. Mas este se dizem que tem melhor performance…

    1. Avatar de Bónus
      Bónus

      Eu notei o Lion mais lento que o Snow Leopard. Mas o Moutain Lion mais rápido que o Lion.

  8. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Será que o meu MacBook pro igual ao da screenshot que corre o 10.6.7 , ao instalar o mavericks ficaria mais lento?

    1. Avatar de lourenço
  9. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Eu instalei e pouca coisa mudou, uns dois app que modificou quem mudou mesmo foi IOS 7 o IOS X nada é apenas um truque não se engana gente.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O Finder está diferente, é a primeira coisa que se nota. Há várias alterações por detrás, especialmente na gestão de recursos. Para quem tiver um portátil vai ter bons benefícios!

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vou esperar pelo iAtkos para instalar o novo MAC OS no meu Tsunami. 😀

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      eu também, entretanto vou só estacionar o Ferrari que deixei mal estacionado à frente da piscina =O if you know what i mean!…………..

  11. Avatar de Goncalo Bello
    Goncalo Bello

    Tenho uma duvida..
    Tenho um Macbook Air edição finais de 2008 com 2 GB de Ram e SSD de 128GB… tenho o OSX 10.6.8, e não instalei nem o Lion nem o mountain Lion porque supostamente os system Requirements são mais elevados… a minha duvida está nisto… Será que vou conseguir usar o Mavericks sendo que ele possui aquelas funcionalidades de diminuição do consumo de RAM enquanto a pagina do safari está “escondida”, etc etc… ou vou ficar com um computador lento? é que eu sei que se tiver o mountain lion não me vou dar muito bem… mas se conseguisse que o mavericks funciona-se bem, era capaz de tentar…
    PERGUNTA Nº2: Dá para voltar atras nas actualizações? tenho o CD do OSX snow leopard(10.6.8)… posso simplesmente apagar tudo (caso nao esteja satisfeito certo?)
    Obrigado 😉

  12. Avatar de Gonçalo Teixeira
    Gonçalo Teixeira

    Será que vão oferecer o Mavericks a quem comprou o portátil este ano?

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      normalmente quem comprar um Mac 1 mês antes de sair o novo SO, tem direito à nova versão! resta saber qual será o preço, ou se a Apple vai começar a disponibilizar sem custos

  13. Avatar de marcio
    marcio

    Sera que no meu nao irá instalar por ser fabricado em meados de 2007(Macbook black Software Mac OS X Lion 10.7.5 (11G63) Processador 2,16 GHz Intel Core 2 Duo 13 pol. meados de 2007 Memória 4 GB 667 MHz DDR2 SDRAM) ou isso é simples pressao pra adquirir um modelo mais novo?
    Mesmo Assim nao custa nada tentar ne!

  14. Avatar de Vinny
    Vinny

    Cara a Apple deveria liberar o Mavericks para os Macbook com core duo, apesar de alguns recursos não funcionar, seria mais interessante ter o programa rodando sem a Apple esquecer dos Produtos anteriores..

  15. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Tenho um macbook white de meados de 2007 ! eu vou na Mac App store e la fala que nao e possivel realizar o download ! porque isso acontesse ?

  16. Avatar de Carol
    Carol

    Porque o meu iMac mais novo do que o citado, meados de 2011, não pode receber?
    Só os de 2007 pra trás? Mais antigos?
    Porque isso?

  17. Avatar de Carlos Henrique
    Carlos Henrique

    meu imac 2007 MAC OS X 10.6.8 ! mas posso instalar 10.9.4 ? por favor ….

  18. Avatar de Rodrigo Parreiras

    Olá bom dia!

    Meu mac é de meados de 2009, tenho o maverick e por alguns motivos de trabalho quero voltar uma versão do sistema operacional, tem algum problema?