Chegou o Yunohost v2– Um Servidor com muitos serviços

15 Comentários

Antes de ler…experimente já – aqui

O mundo das soluções/aplicações Open Source resulta, em grande parte, da boa vontade e do espírito colaborativo de muitos programadores. Muita dessas aplicações são, em alguns casos, superiores as comerciais e algumas delas são até aproveitadas, como base, para muitos projectos comerciais.

O projecto que vos apresentamos hoje chama-se Yunohost – Um sistema operativo servidor com vários serviços.

Yunohost_02

Yunohost tem com base o Debian 7 e pode ser considerado um sistema operativo web-based que tem como principal objectivo de disponibilizar um conjunto de serviços de uma forma simples. Esse serviços podem ser configurados e geridos de uma forma simples. Na base do Yunohost estão os seguintes serviços:

A administração do Yunohost é toda realizada também via Web.

Yunohost_04

Ao nível de serviços disponibilizados, o  Yunohost  oferece:

Yunohost_03

De referir que este projecto está na versão 2.0 (que saiu no passado dia 9 de Junho) e há indicações que o mesmo vai evoluir ainda mais.

DE referir que este sistema está disponível para desktop, Raspberry PI, Cubieboard entre outros.Num próximo artigo iremos ensinar como instalar este sistema operativo. Estejam atentos!

Um agradecimento ao nosso leitor  Rúben Sousa pela dica relativamente a este sistema.

Homepage: Yunohost

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    tenho de testar este 🙂

  2. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    A bomba da demonstração nem funciona… –‘

  3. Avatar de Marco Pinheiro

    Isto há um ano atrás, quando andava a montar um servidor num raspberry pi, tinha-me feito a papinha toda!

  4. Avatar de jedi
    jedi

    parece excelente. ficarei entao a espera do proximo artigo. 😉

  5. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Sou só eu que gosto de configurar um servidor à minha maneira? A meu ver este tipo de Sistemas operativos trás sempre uma serie de desvantagens:
    1º O utilizador não aprende a fazer uma configuração de raiz.
    2º Traz sempre software a mais.
    4º Haja alguma falha de segurança ou alguma config “mal feita” ficamos ficamos facilmente em lista do género meta exploit.

    Mas em ultima instância se estamos só a montar um servidorzito em casa, nada como fazer as coisas de raiz, sempre se aprende alguma coisa

    Pessoalmente, configurar de raiz, se isso for um trabalho recorrente usar chef ou algo parecido para poupar trabalho….

    1. Avatar de Eduardo Oliveira
      Eduardo Oliveira

      Ehehe saltei o 3º… mas ninguém nota :p

    2. Avatar de Marco
      Marco

      há por ali uns qts programas que retirava da lista.

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Eu também gosto de fazer as coisas ao meu gosto.
      Dá jeito ter a papinha toda feita, mas quando surgem problemas nada como saber como resolver-los.
      E aprende-se sempre algo novo que sempre é óptimo.

    4. Avatar de Alexandre Badalo
      Alexandre Badalo

      +1

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    da-me erro 500 quando tento aceder ao admin ou user interface……grrr

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Same here. Tá instável pra caramba!

  7. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    Tem algumas quebras…
    Mas gostava de ver como é possível configurar esses serviços, com interesse no jappix

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    como instalar o servidor web?

    obrigdo

  9. Avatar de ANDROID +1
    ANDROID +1

    Quando vao fazer o tutorial de como instalar?