Chegou o wattOS R7 – Um Ubuntu 13.04 super rápido

23 Comentários

… indicado para máquinas mais antigas

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

wattOS_00

Uma das questões, mais frequentes, que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos. No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy mas o  WattOS cumpre também tais requisitos.

O WattOS 7 vem com os ambientes gráficos de trabalho LXDE e OpenBox.

wattOS_01

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS).

wattOS_03

 

O WattOS usa com ambiente gráfico o LXDE e apresenta uma interface bastante simples e muito fluida. Além dessa característica, a ultima versão do WattOS integra também as seguintes aplicações:

  • Navegador Web – Chromium
  • Player de música – Audacious player
  • Gestor de password –  keepassX
  • Editor gráfico – Pinta
  • Player de vídeo – VLC
  • Folha de cálculo – Gnumeric
  • Processador de Texto – Abiword
  • Editor – Leafpad
  • Bittorrent – Transmission
  • FTP – Filezilla FTP
  • Chat – Pidgin
  • Gravação de CD – xburns

wattOS_02

O wattOS R7 é baseado no Ubuntu 13.04 o que lhe permite ser totalmente compatível com os repositórios do Ubuntu.

Principais novidades do wattOS R7

  • Core system – Linux Kernel 3.8.0.21
  • File manager – PCManFM 1.1.0 (now includes gui based simple search!)
  • Graphics Editing – Pinta 1.3
  • Web Browsing (including flash support) – Chromium 25.0.1364.160
  • File transfer – Filezilla 3.6.0.2
  • BitTorrent client – Transmission 2.77
  • light word processing – Abiword 2.9.2
  • PDF viewing – ePDFViewer 0.1.8
  • Light spreadsheets – gnumeric 1.12.1
  • Music Player – Audacious 3.3.4
  • Web Cam – Cheese 3.6.2
  • Video/multimedia player – VLC 2.0.6
  • CD burning utility – XFBurn 0.4.3

Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários.  O WattOS R7 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa. Experimentem e deem-nos o vosso feedback. Eu fiquei maravilhado com o desempenho e “look and feel” desta distribuição.

Licença: GPL/LGPL
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Watts OS

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Isto não é o mesmo que o lubuntu só que com outro “tema”?

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Pois, a base é a mesma …
      Tirando o “tema” e a escolha de algum software não deve existir diferenças substanciais.

    2. Avatar de Brother
      Brother

      O WattOS funciona :).

  2. Avatar de The STK
    The STK

    Diferença entre isto e o Lubuntu?
    O Lubuntu 13.04 até está mais porreiro, é oficial e ainda tem suporte para WUBI

    1. Avatar de Brother
      Brother

      Verdade é aporrinhações pra tudo quanto é lado,sim oficial só isso ele tem de bom,WUBI pode instalar no Windows .

  3. Avatar de Jose Ferreira
    Jose Ferreira

    Boas,

    estou a tentar instalar no meu celeron 600 com 128 RAM e 40Gb disco mas nao arranca em modo liveCD para iniciar o processo de instalação.
    na minha maquina virtual arranca na perfeição.
    preciso colocar este “Charuto” a funcionar para acessos à net e pouco mais….
    HELP?!?

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Tenta alguns “truques” no boot (carrega no F6 para ver as opções no arranque do livecd)

      Mais explicações nesta página: https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

      Por exemplo, o meu Pentium 4 só arranca com a opção “nolapic” activada no boot.

    2. Avatar de Gabriel Martínez
      Gabriel Martínez

      Experimenta arrancar diretamente o setup sem modo gráfico. Com 128mb de ram a distribuição live e o setup gráfico costumam dar problemas por falta de memória.

    3. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Tive o mesmo problema, e so o consegui resolver, utilizando um CD, ou seja, gravei o lubuntu num cd e coloquei, para arrancar com o cd e funcionou

  4. Avatar de Antonio Rocha
    Antonio Rocha

    Tenta instalar esta : http://www.slax.org/

    Foi das distros mais leves que já testei.

    Funcionava lindamente num P3 533Mhz com 256Mb de ram.

  5. Avatar de Claúdio
    Claúdio

    Cumprimentos a todos da equipa PPLWARE.

    Sou iniciante em Linux. Gostaria de instalar esta distro em uma máquina antiga. Pretendo usar para acesso da plataforma da escola onde trabalho. Esta, no entanto, depende que o sistema possua JAVA (da SUN) instalado na máquina, assim como os plugins para browsers. Como poderia proceder para fazer esta instalação no WattOS?

    Grato pela ajuda.

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Claudio,

      Precisas de instalar os seguintes pacotes

      openjdk-6-jre
      openjdk-7-jre
      icedtea6-plugin
      icedtea7-plugin

      Mais referências em https://help.ubuntu.com/community/Java

  6. Avatar de altair
    altair

    correrá no raspberry pi?

  7. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    Ainda não testei este WattOS,mas a distro mais levezinha que experimentei até agora foi sem dúvida o Antix.

  8. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    Não sei porquê apagaram o meu comentário mas..
    Apenas tinha dito que o Antix a distribuição mais leve que encontrei até ao momento.
    Se houver algo de errado com esta comentário é favor dizer antes de apagar.

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Luis Pereira,
      Não foi apagado (estou a vê-lo acima deste).
      Não sei porquê mas a mim às vezes também me acontece, parece que edesapareceu/foi apagado, mas mais tarde está lá.

  9. Avatar de p3rf3ctn00b
    p3rf3ctn00b

    posso instalar isto num ibook g4?
    sei que posso instalar o Lubunto 12.04, mas gostava se ter um sistema rapido neste powerpc.
    desculpem a pergunta, mas sou mesmo um noob completo quando se trata se migrar para linux em computadores Mac.

    1. Avatar de Darktux
      Darktux

      Não sei se ganhas muito em reelação ao Lubuntu …

      1. Avatar de Brother
        Brother

        Sim ganha de lavada,mais rapido,e tudo que vc faz no Ubuntu ele faz também .

  10. Avatar de sds
    sds

    Para máquinas com 10 anos? Talvez mais… Há 11 comprei um P4 1500mhz… e nunca foi grande espingarda…

  11. Avatar de ARQ-E-TEC

    Missed the point? A premiça do SO é poupança de energia portanto acho que fica a faltar uma tabela comparativa de consumo entre pelo menos ubuntu/lubunto, windows 7/8 e wattOS.

    Cumps

  12. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    ARQ-E-TEC: Mas tu es portugues ou es ingles?