Chegou o MakuluLinux XFCE 5.0 – Uma distro Linux brutal

29 Comentários

Debian based, Xfce,Rolling Release...que mais é preciso?

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Depois de conhecermos a versão 4.0, vamos conhecer as novidades presentes no MakuluLinux 5.0.

makulu_00

Makuluinux (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal,entre outros sinónimos. Jacque Raymer anunciou recentemente o MakuluLinux 4.5 onde se destaca o XfCE como ambiente gráfico de trabalho e o facto de ser uma distribuição baseada no Debian e funcionar em modo LiveCD.

makulu_04

O MakuluLinux XFCE 5.0 roda o Kernel 3.12.x 32bit PAE genérico activado (O PAE é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB ou mais em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits)) ,oferecendo assim uma experiência de utilização “sem sobressaltos”. Elegante, suave, estável e com uma performance estonteante, esta distribuição roda em qualquer máquina.

makulu_05

Makulu oferece software e codecs pré-instalados no SO no intuito de disponibilizar ao utilizador, no seu quotidiano de utilização, uma experiência out-of-the box.

Para os gamers, de referir que o  Steam vem pré-instalado, bastando unicamente aceder-lhe para começar a jogar.

O Wine vem também pré-instalado, bastando clicar duas vezes no instalador ou exe para que os processos se desenvolvam no Linux similarmente aos processos do Windows.(balizado para software e jogos Linux)

Como browser o Makulu traz o Chromium que é facilmente configurável, e traz já o Adblock. Para downloads, o Makulu  traz o Flareget que  tira partido do multi-threaded ao nível das comunicações.

Resumo das novidades do MakuluLinux XFCE 5.0
  • Base no Debian
  • Rolling Release
  • Kernel 3.12.x PEA enabled
  • Glimp foi substituído pela última versão do mypaint (1.1)
  • O Wine foi actualizado para a versão 1.6x
  • Mintstick, Tickr e XfceThemeManager
  • Novo Software
    • Alienblaster
    • Compiz
    • Emerald
    • Screenlets
    • Iceweasel

Além das novidades referidas, o MakuluLinux XFCE 5.0 sofreu também alguns resylings em algumas interfaces e foram adicionados novos Wallpapers. Confira todas as novidades aqui

makulu_06

Esta distribuição é sem duvida uma óptima escolha. Pelos testes que realizamos, notou-se bem a performance de todo o sistema e a agradável experiencia para o utilizador. É baseada em Debian (tal como o Ubuntu) e usa o levíssimo XFCE…que mais poderemos querer? Experimentem (é também LiveCD) e dêem-nos o vosso feedback.

Para usarem a versão Live devem usar as seguinte credenciais:

  • Live Mode User-name : makulu
  • Password : makulu
  • Root Password : makulu

Um agradeciamento especial ao Pedro Melo

Download: Podem fazer o download de um dos seguintes site.

Homepage:MakukuLinux

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ivo Guerreiro
    Ivo Guerreiro

    Como utilizador “nOob” de linux, e com a iniciação devido à procura de uma maior segurança no homebanking, o MakuluLinux deverá ser como o ubuntu com um arranque demorado (isto por USB).

    Já agora para quem quer uma distro leve para USB como já referido no PPLWare “Puppy Linux”.

    1. Avatar de ElecrtroescadaS
      ElecrtroescadaS

      Já imensas vezes ouvi falar nessa distro mas no site deles na pasta de downloads vejo vários ficheiros entre os quais o ISO para descarregar. Deverei apenas descarregar o ISO ou algo mais? E já agora isto funciona por pen? Se sim como? Muito obrigado desde já…

      Eu costumo usar o SLAX em pen…

  2. Avatar de FOAD
    FOAD

    É uma distro “brutal” e pesada como um rinoceronte.

    1. Avatar de Lynx
      Lynx

      Não será mais como um hipopótamo….

      1. Avatar de FOAD
        FOAD

        Como um rinoceronte. Esse hipopótamo tem asas de borboleta, faz batota.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mesmo virtualizando…voa. Não percebo a tua afirmação.

          1. Avatar de leor
            leor

            Deves ter 1 GB e um Celeron para dizer o quanto ele voa -.-

  3. Avatar de retlaw
    retlaw

    É brutal em quê? É mais uma distro, como muitas outras, baseada no Debian. Não tem assim nada de brutal que a diferencie. Mais vale instalar o próprio Debian, bem mais leve, e meter-lhe o que uma pessoa sentir falta.

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Looool… Se calhar para ti sim, agora para uma pessoa que queira iniciar em linux, se ja trás a maioria dos programas comuns instalados e configurados então é uma boa distribuição… Configurar o wine e steam para uma pessoa que acabou de migrar pode ser hardcore 😀

        CUmps

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Aprendendo praticando, não?

          1. Avatar de leor
            leor

            Steam? já tem para Linux.
            Wine? Não tem nada para configurar nele. Burrices à parte use PlayOnLinux para instalar coisas e meta as suas configurações no trombone.

    1. Avatar de JMR
      JMR

      And new linux users ? they will take one look at debian and run back to windows like they always do. atleast with this distro they will try it, like it and hopefully stay with linux.

    2. Avatar de JMR
      JMR

      E os novos usuários de linux? eles vão dar uma olhada em debian e correr de volta para o windows como sempre fazem. pelo menos com essa distro eles vão tentar, como ele e espero ficar com linux.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      @retlaw acho que ja tens a resposta por aí abaixo. É claro que o Debian é top mas….”e os novos utilizadores” ?

      1. Avatar de ElecrtroescadaS
        ElecrtroescadaS

        Isso não dá para criar uma “versão” utilizável em pendrive tal como o SLAX? Adoraria ter algo para funcionar desta forma mas só sei mesmo é instalar distros…

        1. Avatar de leor
          leor

          Usa o Unetbootin ou LiLi USB Creator para gravar a ISO na pen.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            E ficará a funcionar em termos de funcionalidades como o SLAX? Ok eu testo e vejo. Thanks…

  4. Avatar de Rodrigo Coelli
    Rodrigo Coelli

    eu baixei e não consegui fazer testes, pois não vem preparada para notbooks, apenas para desktops, uma pena, para o teclado falta a configuração 105 teclas genérica, pois o que é uma pena

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Esta distro tem algumas coisas interessantes, gostava de a ver proliferar…

    Também gostava de a ver em amd64…

  6. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Bom dia,

    Não conhecia esta distro, tem maturidade suficiente?
    Desde que instalei o Windows 8 no meu Portátil que não tenho qualquer versão linux, já que a minha board não permite desactivar UEFI.
    Fui feita alguma mudança quanto a isto, a microsoft reconheceu alguns sistemas operativos linux para que possam ser instalado mesmo com uefi activo?

    Cumprimentos.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como chama o lançador desse linux? Ele não é o padrão do XFCE, certo ?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      é a versão desenvolvida pela equipa do linux mint 😉

      1. Avatar de paulo
  8. Avatar de J.Paiva
    J.Paiva

    Reforçando o conhecimento das palavras!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Maculo

    Bom fim de semana a todos.

  9. Avatar de Joaquim Ferreira
    Joaquim Ferreira

    Boas!
    Precisava de uma dica…. Estava a pensar migrar para linux e exprimentar esta distro, já dou uns toques na coisa mas a dúvida que tenho prende-se com a compatibilidade do hardware.
    Tenho um portátil hp g62 a10ep mas com um I5-450 e 8 gb de ram e a porcaria das gráficas comutáveis ati hd 5470 512mb e intel hd first generation.
    Será que vou conseguir drives compatíveis e que funcione a alternância entre elas e o controlo de brilho do ecrã?
    Ps: Experimentei o win 8.1 x64 e não consigo por a funcionar a 100%, nem com custom drives.
    Desde já obrigado

    1. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      No Ubuntu consegues…

      http://rudrageek.com/linux-now-supports-hybrid-graphics-systems-ubuntu-13-10/

      O único senão é que para mudar da ATI para a Intel (e vice-versa) tens que fazer reboot ao portátil! (no windows é “on-the-fly”)

  10. Avatar de Luiz Peterli
    Luiz Peterli

    Gostei bastante do sistema embora eu tenha enfrentado alguns pequenos problemas de tradução com ele, demorei um pouco para conseguir colocar ele em pt-br. Para fazer isso eu precisei desinstalar o locale e depois reinstala-lo de novo.

    apt-get remove locale
    apt-get update
    apt-get install locale

    ou

    apt-get install –reinstall locale

    Como se isso não fosse o bastante na minha distro depois que eu rodei o apt-get upgrade além de atualizar a versão do sistema aparentemente ainda instalou a última versão do Gnome também, eu precisei logar no Gnome, passar o sistema para PT-BR no Gnome, remover a linguagem EN-Us e depois voltar a logar no XFCE.

    Só assim consegui deixar o sistema em PT-BR, porém aina teve um monte de aplicativos que ficaram em EN-US, mais ai depois eu fui os substituindo por outros aplicativos que existem em PT-BR.

    1. Avatar de Luciano Carvalho
      Luciano Carvalho

      E como conseguiu fazer essas alterações no locale? Pelo menos meu teclado bagunçou de tal forma que não consigo encontrar as teclas certas para digitar os comandos no terminal. Ele praticamente substituiu todas as teclas por números!!!