Flappy Bird é o engodo para colocar malware nos smartphones

55 Comentários

A loucura em volta do Flappy Bird não poderia passar ao lado dos “criadores” de malware…era óbvio que o tema e iria ser explorado.

O jogo, após ter sido retirado das stores pelo seu criador, aumentou o furor na Web, há mesmo quem esteja a vender dispositivos com o jogo por um preço indecoroso e está a ser usado, segundo a empresa de segurança Sophos, para infestar de malware os smartphones.


Este malware é direccionado ao Android e faz-se apresentar como uma app Flappy Bird original, indo ao pormenor de ter o nome e ícone tal e qual como o do jogo vietnamita. Após estas apps serem instaladas, requerem permissões abusadoras, como o acesso às SMS, cartão de memória e mesmo à informação da bateria.

Mas porquê o acesso à bateria?

Simples, desta forma e sob ataque, o smartphone não deverá entrar em modo descanso, o utilizador não o poderá desligar. Desta forma os atacantes têm a máquina totalmente dominada. Lembramos que, na versão oficial, as permissões solicitadas apenas pediam acesso de ligação à Internet para que a publicidade pudesse ser mostrada e haver interacção com os rankings dos amigos.

Análise do malware por software de segurança Sophos

As versões malware a circular para Android solicitam, entre outras acções, o envio de uma SMS para o utilizador receber o jogo completo, o que é completamente contrário ao oficial, que era totalmente livre e logo completo na instalação inicial. Caso o utilizador desconfie e não envie e pague pelo jogo a app desliga-se mas continua carregada em segundo plano no sistema.

Comportamento suspeito que deve motivar atenção ao utilizador

Tenha cuidado com o que instala, esteja atento a informações falsas, já que o jogo não voltará nem está actualmente a ser comercializado de forma paga. Não instale nada fora das lojas oficiais nem dê acesso às permissões sem as ler. Desconfie sempre que algo seja atrevido quanto às permissões, a cautela é muito importante e a falta dela pode sair-lhe caro.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!
    D!

    Vendo 5S 32GB Space Grey por 5000€ com Flappy Bird original!

    🙂

    1. Avatar de Rosa
      Rosa

      +1 HTC Explorer 200€ ou quem der mais lol

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Vendo 5S 16GB Space Gray por 4000€, com iOS 7.1 e Flappy Bird original, sem jailbreak 😛

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Estou interessado, mas acho 4000€ um pouco elevado que tal 3250€ ?!

        Abr

    3. Avatar de Glink
      Glink

      Troco Vodafone smart 4G com o Flappy Bird instalado por um HTC One ou Nexus5 ou Moto G 😀

      opah nunca se sabe 😛

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Todas as versões para android são fake, só saiu para iOS.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Mais uma vez, errado. O jogo foi lançado para a Play Store no dia 30 de Janeiro. Passado dez dias o jogo foi removido.

    4. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      vendo nokia 3310 com a bateria original e 100% funcional + os jogos Snake e Space Impact por €10000! 😀 LOL

  2. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Andam ai uns artistas a vender smartphones nos classificados com esse jogo a preços astronómicos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há malucos para tudo… até para comprar essas idiotices!

    2. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Eu juro que até instalei o jogo…mas removi 2m depois (para n partir o tlm) :s

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já se seria de esperar da play store… E ainda dizem que não contém malware…

    Aiinda bem que eu o tenho original para iPhone e iPad… Neste momento, os dois já valem o seu peso em ouro olhando aos preços a que têm sido vendidos no eBay lol

    1. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      “Já se seria de esperar da play store… E ainda dizem que não contém malware…

      Não sei se percebeste, são jogos fora da Store, só instala que quer, tanto que de origem a instalação fora da store esta bloqueada.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Também tem uns flappy birds na Store…

        1. Avatar de Ikari-Pt
          Ikari-Pt

          Não encontrei rigorosamente nenhum com o mesmo nome / imagem.

          Se encontrares deixa aqui o link.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Eu já encontrei, a Google deve os ter limpo depois…

    2. Avatar de Bruno M.
    3. Avatar de antonio
      antonio

      Não percebi essa do peso em ouro. Qual o peso do jogo?

      1. Avatar de Ikari-Pt
        Ikari-Pt

        +/- 1.14790287e-9 gramas

        Assumindo que o jogo são 2Mb e que metade dos bits são a 1

        1. Avatar de lmx
          lmx

          como fizes-te a conta??

          não te esqueças que não podes atribuir a 1 logico apenas um electrão…e o numero depende de fabricante para fabricante, se usas memorias de baixo consumo etc.

          Mesmo na mesma memoria, umas vezes terás mais, outras terás menos 😉

          Mas eu gostei do desenrasque!;)

          1. Avatar de Ikari-Pt
            Ikari-Pt

            http://www.youtube.com/watch?v=WaUzu-iksi8

            Vsauce, quem não conheçe devia 😉

          2. Avatar de lmx
            lmx

            sim, mas medindo o consumo energético é uma coisa…
            Aqui a historia é outra, até porque as memorias não são como já disse todas iguais, e mesmo iguais aparentemente, elas são todas diferentes, porque atribuirão quantidades de electrões diferentes por inúmeras vezes áquilo a que consideramos um 1 logico…

            Se olhares para uma memória a 3.3v, imagina que endereças determinada posição…
            imagina que essa posição teem metade a 1’s e metade a 0’s…

            É impossível saber apenas por aqui o valor exacto de peso, pode-se fazer uma estimativa, mas para isso tinhas que fazer testes na memoria milhentas vezes, para saberes os valors de electrões minimos que para esse modelo são considerados 1’s …

            porque o que vai acontecer é que determinado bit a 1 tem x electrões , e outro bit a 1, terá mais ou menos…mas muito , muito dificilmente o mesmo numero…

            e isso pode variar…imagina memorias de baixo consumo, ou de diferentes tipos…é tudo diferente…

            A ideia de medir o peso da internet, é muito facilmente atingida, mas apenas como estimativa, dado o consumo energético…no caso de 2MB é muito difícil, ainda por cima quando a info é colocada em diferentes formatos…

    4. Avatar de Vítor M.

      Nelson… o universo de utilizadores é muito apelativo, são muitos e cada vez com melhores equipamentos.

      Para o bem e paras o mal, são a maior estrutura da actualidade.

    5. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      “Já se seria de esperar da play store… E ainda dizem que não contém malware…”

      Lol! Anda lá, tenta mais uma vez!

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não pode.
        o iPhone dele já brickou.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não devias estar a instalar uma ROM nova?

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Isso tenho as minhas duvidas pois eu utilizo um iPhone desde a primeira geração e nunca me aconteceu tal.

          1. Avatar de raz0r24
            raz0r24

            Top fail xD

    6. Avatar de Aquele cenas
      Aquele cenas

      Tu és cá um fanboy… Nem digo mais senão até acabo por dizer asneiras.

      Falas tão bem da Apple e dos seus lacaios, então usa o Google e faz algumas pesquisas.

      Caso não saibas a Store da Apple já foi hackeada algumas vezes.

      Um abraço e continua lá a viver no teu mar de rosas da Apple, esperemos que fiques tão seguro como pensas que estás.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Lol pior que um idiota que vende isso a preço de preço de ouro só mesmo quem o instala.
    Essas pessoas têm mesmo de arranjar uma vida útil….

  5. Avatar de antonio
    antonio

    Não percebo pk tanto interesse pelo jogo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Somos 2… mas o mundo precisa assim de cenas “techno-psicotrópicas” para sentir o que está vivo!!!

    2. Avatar de ZéTone
      ZéTone

      Eu não percebo é porque não sacam o jogo….

  6. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Não percebo isto de venderem os smartphones com o jogo… Só pode ser tanga. Os jogos, no iphone, vêm associados à conta itunes e não ao telemóvel. Ao se vender o telemóvel, certamente que o antigo dono não dá os dados da sua conta itunes. Basta o novo proprietário colocar a nova conta do itunes e num restauro ou actualização e lá vai o jogo…

  7. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    É o melhor jogo de sempre!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O conceito esta muito bom, mas ainda tinha que ser trabalhado…

      as acelerações são abruptas e quer toques de “raspão”, quer te esbarres por completo nas colunas o resultado é o mesmo…e não deveria ser…poderias por exemplo em casos menos graves, perder “vida” por exemplo.

      e ja agora mudar alguns sons :D, porque alguns são irritantes!!
      Mas depois de entranhar…a ideia parece muito boa…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A ideia é exactamente essa… 😛

  8. Avatar de oiele
    oiele

    cuidado que pode travar seu droid e depois pode fazer ele reiniciar o seu droid

  9. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    …por isso o meu telefone é um Siemens C61…eh eh eh….

    1. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      dou-te €30000 por ele xD

  10. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Nada como utilizar as definições de privacidade para bloquear todas as permissões que esse jogo pede.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como já referiram, não entendo o porquê da fama deste jogo.
    Mas gostos são gostos e não se podem discutir.

    Existe tantos jogos, melhor pensados e elaborados, que mereciam bem mais destaque, mas isso sou eu a pensar.

  12. Avatar de Albukekas
    Albukekas

    Não consigo perceber a fixação que foi gerada por este jogo. Instalei, joguei 5 minutos e desinstalei novamente, visto que era um jogo fraco e demasiado irritante para o meu gosto… Enfim, modas da internet…

  13. Avatar de Filipe Paixão

    sabem de alguma aplicação onde seja possivel ver as permissões detalhadas de cada aplicação?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      vê no artigo imagem software de segurança Sophos

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens a app Xprivacy para bloqueares permissões abusivas, quando necessitas mesmo de uma app em questão.

      https://play.google.com/store/apps/details?id=biz.bokhorst.xprivacy.installer&hl=pt_PT

  14. Avatar de João Braz
    João Braz

    Instalei-o por curiosidade, já que falam tanto no jogo e desinstalei-o 5 minutos depois! Não percebo como é que pode ser tão popular e gerar tanta histeria!

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      +1. Aliás, acho que nem demorei tanto tempo.

  15. Avatar de Felipe abreu

    eu encontrei este site baixei e funciona bem, não tem malware nem virús é o unico site que confio ate agora
    http://extratuga.com/?p=795

    1. Avatar de rosa
      rosa

      o pá estás a estragar o negocio LOL

  16. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Mais um malware po android lol

  17. Avatar de Android Nexus
    Android Nexus

    Viva, pergunta rápida, se eu comprar um nexus 5 na Optimus, continuo a ter actualizações diretamente da Google ou nem por isso?

  18. Avatar de zeca
    zeca

    realmente, que jogo mais estupido…

  19. Avatar de Diogo Flórido
    Diogo Flórido

    Vendo Game Boy Color + Cassete flappy bird (com oferta de Cassete Pokemon Special Pikachu Edition) – 200000 € ou troco por Moradia em Vilamoura. Obrigado.