Chegou o fantástico Pinguy OS 14.04 Mini

22 Comentários

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

O projecto Pinguy OS é prova que o Linux é uma plataforma simples e acessível a todos. Hoje vamos conhecer as novidades do Pinguy OS 14.04 Mini.

pin_00

O PinguyOS, tendo sido criado da forma que foi, teve sempre como foco principal a produção de sistema estável e completamente pronto no final da instalação. Isto é conhecido como funcionalidade “Out-Of-The-Box” e apesar de muitas distribuições de Linux reclamarem essa funcionalidade, nenhuma a atinge tão profundamente como o PinguyOS.

Recentemente a equipa de desenvolvimento disponibilizou o Pinguy OS Mini, uma versão que traz todos os tweaks e correcções da versão completa do Pinguy OS, mas que vem sem a maioria das aplicações que estão normalmente disponíveis nessa versão. Tal como a versão principal, o Pinguy OS 14.04 vem com o GNOME Shell (3.10) como shell por omissão.

Principais novidades do Pinguy OS 14.04
  • Netflix já funciona no Pinguy OS 14.04

  • TRIM está activo para os SSDs
  • Liquid Prompt é usado por omissão no GNOME Terminal
  • Codecs, java (icedtea e OpenJRE), plugin do G-talk já vêm instalados por omissão
  • TPL (para gestão de memória),zram-config e Profile Sync Daemon já vêm também instalados por omissão
  • Vários bugs corrigidos
  • Uma ferramenta para mudar os temas e definições do Conku
  • Última versão do TeamViewer

O PinguyOS é sem duvida o exemplo de uma distribuição que tem como principal objectivo a melhor experiência de utilização. Segundo informações publicadas no próprio site da distribuição, a versão final completa estará disponível já nos próximos dias. Estejam atentos.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Pinguyos

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de retlaw
    retlaw

    O que eu acho piada é que nas mais de 300 distros de Linux que existem existe sempre uma que que atinge algo que todas as outras não atingem.

    Chegaram a experimentar todas as distros Linux (são centenas e saem novas distros Linux praticamente todos os dias) para poder afirmar que esta é mesmo a mais, e passo a citar “Out-of-the-Box”?

    Mais uma frase de certa forma exagerada e descabida porque eu não acredito de todo que consigam fundamentar o que dizem.

    A não ser que consigam-no provar e nesse caso já cá não está quem falou.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já agora, poderia pelo menos citar um exemplo em vez de vomitar e sair em disparada?

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Eu usei a versao do PinguyOS baseado no Ubuntu 12.04 e posso te dizer que depois de instalar praticamente tive acesso aos programas que a maioria das pessoas instala tipo drivers proprietarios, vlc, flash, tangerine, office, gimp, etc. Por isso acho que foi das mais completas que instalei. No entanto devido a problemas no gnome shell e ao facto de eu querer algo mais “simples” para poder configurar à minha maneira, mas concordo contigo que é dificil haver algo realmente unico em cada distro de linux que sai.

  2. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Viva, procuro uma versao que funcione num computador com 8 anos, Celeron, com 512MB memoria e um disco de 40GB IDE. Mas queria uma distro onde conseguisse instalar o Microsoft Office, pelo menos o 2003…
    Obrigado

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Podes usar qualquer uma com o gestor de janelas LXDE ou XFCE, por exemplo o Lubuntu.
      Para usar M$ Office, desde que tenhas o WINE, poderás usar.

    2. Avatar de TuxPT

      Larga lá o Microsoft Office. Para que raio vais instalar o Linux e depois queres lá por o Microsoft Office? Tens o LibreOffice que é muito bom, e *gratuito*

    3. Avatar de Fernando Pereira
      Fernando Pereira

      Experimenta o Peppermint 4 – É versão lite (LXDE/XFCE) do Linux Mint ideal para máquinas antigas ou pouco potentes.

      1. Avatar de Fernando Pereira
        Fernando Pereira

        Relativamente ao Office, se o interface inglês não fizer confusão, podes instalar o Kingsoft Office 2013 e descarregar o dicionario portugues. Este programa é um clone do Microsoft Office 2013. http://wps-community.org/download.html (procura pelo mirror europeu)

    4. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      se tiveres conta hotmail , podes ter o MSO em qualquer linux.

  3. Avatar de camt
    camt

    Já agora por que não fazerem uma análise ao Voyager 14.04LTS?

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      + 1

  4. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    Mini????? 1.4Gb?

  5. Avatar de AiQueBom
    AiQueBom

    Mas fantástico em quê?

  6. Avatar de Pinguy e conky
    Pinguy e conky

    Boas!
    Alguem quewr dar umas dicas de como configurar o conky nesta versão de modo a poder alterar a cidade ou código da cidade para visualizar a meteorologia, já me fartei de pesquisar e fazer alterações, apagar o ficheiro weather.xml e dá sempre a meteorologia da mesma cidade aquela que está por defeito na instalação.
    Agradece-se ajuda

    1. Avatar de Jay
      Jay

      Instruções do criados dessa conky:

      “Next select your city for the weather info.

      To do so open the file “.conkyrc”.
      Search for “44418” and replace it with the WOEID(where on Earth ID) of your own location.
      To find your WOEID, browse or search for your city from the Yahoo Weather home page(“http://weather.yahoo.com”).The WOEID is in the URL for the forecast page for that city.”

      Espero que ajude.

  7. Avatar de fernando
    fernando

    Poderia fazer um post sobre o robolinux, uma distro que diz rodar windows xp e windows sete, livre de virus numa máquina virtual, instalei, porém as instruções estão em inglês, então não estou conseguindo entender direito , gostei da distro, pois vem completa está funcionando tudo perfeitamente.

  8. Avatar de hildebrando
    hildebrando

    baixei a versão mine, gostaria de saber como migrara para a versão completa sem ter que baixar novamente uma ISO ? minha internet e muito lenta e demora quase o dia todo para baixar , gostaria de saber se tem uma maneira de migrar par a outra versão sem ter que baixar tudo e reinstalar.

    1. Avatar de DMS
      DMS

      Gostaria de saber como instalava as mais recentes distros através de pen. Tirando ubuntu, xubuntu, lubuntu ou kubuntu os programas que servem para criar uma pen ainda não têm as últimas versões destas distros. A única solução é mesmo o CD?

      1. Avatar de dan
        dan

        Intala o o unetbooting, descarrega a iso e isntall, faz boot no pc para arrancar com pen