Portugal: novas actualizações às imagens StreetView

41 Comentários

A Google anunciou que vai dar início, nos próximos dias, a uma nova recolha de imagens em Portugal para o seu conhecido serviço StreetView, com o objectivo de manter actualizadas as informações destas imagens inseridas no Google Maps.

A recolha de imagens a 360º para o StreetView irá decorrer em Aveiro, Braga, Porto, Lisboa, Nazaré, Évora, Albufeira e Lagos, entre outras cidades e locais de Portugal. Além de pretender actualizar as imagens já existentes no StreetView, a ideia da Google é também fotografar regiões e locais turísticos que, até agora, não tinham sido mapeados pelo serviço.

street_view_1

Além de Portugal, as equipas StreetView vão iniciar o registo de novas imagens em diversos locais de Europa. O novo processo de actualização do serviço StreetView surge na sequência de várias solicitações, por parte de utilizadores do Google Maps, de empresas e mesmo de autoridades turísticas, que confiam no Google Maps como ferramenta de ajuda à navegação e de promoção.

Deste modo, além das imagens das ruas, a equipa da Google poderá também registar pontos de interesse turísticos para os visitantes.

O Google StreetView é um serviço/funcionalidade muito popular inserido no Google Maps, encontrando-se já disponível em mais de 55 países em todo o mundo. Permite aos utilizadores explorar de forma virtual um qualquer lugar, deixando-os navegar por caminhos, ruas e estradas através de imagens panorâmicas a 360º, disponibilizadas ao nível do chão.

street_view_2

O Google StreetView pode ser usado num normal computador através de um browser, ou usando aplicações como o Google Earth e o Google Maps para dispositivos móveis.

Como sempre, durante o processo de captura das imagens e da sua publicação a Google irá respeitar na íntegra todas as questões associadas com a privacidade.

Não só serão aplicadas “máscaras” a todas as caras e chapas de matrícula presentes nas imagens, como os utilizadores poderão, a qualquer altura, solicitar a remoção de uma determinada imagem, bastando reportar o problema directamente a partir da página com imagens StreetView que está a visualizar.

Homepage: StreetView

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Não acho certo a Google andar a tirar fotos de caminhos onde passa pessoas e muito menos tirar fotos sem perguntar a pessoa se pode fazer-lo ou não.. Mesmo que tapem a cara, a pessoa não é obrigada a aparecer na foto.. Para alem de que a Google tira foto ou passa com um carro e nem sequer avisa que vai fazer isso ou seja é só tirar e por no google tapar a cara e se a pessoa não quiser aparecer no mapa? Imaginem que uma pessoa tava mal disposta e pronto estava mal disposta na rua o google ia gravar fica muito mal da parte deles fazerem isso se vão fazer devem pedir autorização a pessoa se podem tirar fotos ou não.. Não é por causa da privacidade e sim tambem é por causa disso mas é a questão de pedirem autorização de nos tirar fotos na “rua”

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tu desvias-te das cameras dos ATMs? É que essas estão assinaladas e dúvido que o faças. Quando vais ao hipermercado fintas as mesmas?

      1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
        PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

        nunca percebi onde essas estão xD

    2. Avatar de Sérgio Monteiro
      Sérgio Monteiro

      lol

    3. Avatar de djx
      djx

      A “rua” é um local público. Podes pedir à Google para remover uma determinada foto. Se fosse assim também os jornalistas tinham que pedir autorização a toda a gente que passasse na rua quando estão a dar reportagens em direto. Acho este caso pior que o da Google.

    4. Avatar de Eu mesmo.
      Eu mesmo.

      Teorias da batata doce, está com a mania da perseguição este….

    5. Avatar de João Gaspar
      João Gaspar

      … vai tomar os comprimidos.

    6. Avatar de Pgs
      Pgs

      Johny, segundo essa tua teoria deixas de poder tirar uma fotografia na praia ou no estádio de futebol…
      E que tal multar os turistas na praça do comercio que tiram fotografias e não pedem autorização a ninguém! cambada de presunçosos…

    7. Avatar de Nffa
      Nffa

      Johnny enquanto a google não acabar de filmar tudo o que precisa para actualizar o street view nao saias de casa.
      e depois se for preciso queixam-se que “a e tal a tecnologia não evolui e que em Portugal não se faz nada de jeito”.

    8. Avatar de Darth
      Darth

      Hahaha… Ja nao me ria tanto ha bastante tempo… Haha

    9. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tanto quanto sei.. Caras e matrículas são ocultados. Enfim

    10. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Nao percebes que a google é mais que os outros? uma pessoa se tirar uma foto a uns bofias corruptos vamos para esquadra e fazem o hard reset ao telemovel, e ainda podemos levar um excerto de porrada. A google? So nao grava enquanto comes a tua mulher porque ainda nao distribui em massa o glass.

    11. Avatar de sóvisto
      sóvisto

      Concordo contigo Jonhny! devias comprar uma Burka quando sais à rua! Então a Google tinha que avisar centenas de milhares de pessoas a pedir autorização para tirarem a fotografia da rua!?? Compra a Burka!!!

    12. Avatar de Pedro Azevedo
      Pedro Azevedo

      Caro Johnny vivemos num big brother e basta ver pelos comentários à tua mensagem que a canalhada gosta disto. Privacidade? Está tão conspurcada ainda para mais com as novas gerações que só vivem dos youtubes e dos videos que eles já não sabem o que é isso e ainda gozam quando alguém questiona…

    13. Avatar de Bruno
      Bruno

      Estou mesmo a imaginar os gajos do carro da google a pararem constantemente e perguntar às pessoas que deambulam na rua a pedir-lhes autorização para tirar fotos!
      Não faz sentido nenhum! Acho o serviço Street View fantástico, não percebo como é que há gente que gosta de meter entraves à evolução!
      Opa, se não querem ser filmados, andem com máscaras.
      Como disseram aí em cima, sempre que entrem em bancos, hipers, etc, também estão a ser filmados, e agora? vão esconder-se e andar junto às paredes para evitar as mesmas?! por favor…

      1. Avatar de Pedro Azevedo
        Pedro Azevedo

        Mas quando vais a local privado, sujeitaste às regras do mesmo. E sim, a privacidade está tão conspurcada que até nem sabes que não podes tirar fotos se essa pessoa não te autorizar. Mas mesmo assim ha leis que por exemplo em vigilãncia proibem que filmes para a rua, etc. Mas pronto, as pessoas gostam deste big brother, por isso mesmo é que evoluimos bastante. Nota-se pelo estado actual cá , na europa e no mundo. Mais filmagens é que o precisamos para fazer evoluir a economia.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Pedro Azevedo, então vamos supor que vou de viagem visitar locais novos e que os meus filhos lá atrás no banco, põe-se a tirar fotos aos monumentos da rua e apanham “sem querer” pessoas que vão a caminhar nos passeios.
          Eles publicam isso no facebook deles. e agora? são punidos por crime à invasão de privacidade? não pois não? então, voltamos ao mesmo. 🙂

          1. Avatar de Pedro Azevedo
            Pedro Azevedo

            O que acontece é que cometemos com esta histórias dos videos e imagens muitas violações à privacidade, mas como normalmente as pessoas não se importam ou nem estão para se chatear que pensamos que podemos fazer o que queremos. Dou-te como exemplo este link(http://www.forumfotografia.net/topic/3-direito-%C3%A0-privacidade/) de fotógrafos onde se fala nisso, com questões pertinentes. Há muitos factores a considerar no dominio das privacidades…mas entre vários:

            Artigo 79.º
            (Direito à imagem)
            1- O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem o consentimento dela; depois da morte da pessoa retratada, a autorização compete às pessoas designadas no n.º2 do artigo 71.º, segundo a ordem nele indicada.

            2- Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.

            3- O retrato não pode, porém, ser reproduzido, exposto ou lançado no comércio, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.

    14. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Segundo a lei podem ser tiradas fotos ou feitos vídeos e a sua consequente divulgação de locais públicos, sem o consentimento das pessoas que possam aparecer nessas fotos/vídeos desde que as mesmas não apareçam como ”plano principal”, mas sim os edifícios, monumentos, etc.

      Não se preocupe que ninguém quer saber da sua fronha.

  2. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Nice! Ainda bem que vão atualizar porque algumas das imagens já são de 2009 e já estão um bocado obsoletas. A parte boa é que já sabemos que em 2019 vamos ter outra atulização, digo eu…

  3. Avatar de TeAs
    TeAs

    Venham de maskaras para a rua , assim nao teem mais problemas 😛 just a joke 😛

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Até tinha piada, os da câmara avisavam onde e quando iam passar e era todo o pessoal na rua de mascaras xD

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Há alguns que não precisão de mascaras basta só os elásticos
    ; )

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu não!!! Já tenho o pacote todo (elásticos incluídos) Só espero é não dar cabo das máquinas com a minha beleza lol!!!!

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Hoje por volta das 14:40, vi um destes carros da google parado no estacionamento de um restaurante nos arredores da cidade de Santarem..

  6. Avatar de Jonnie
    Jonnie

    Ate que enfim vao actualizar. Adoro o streetview, o melhor servico da google sem duvida

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    apesar de útil, sou contra o street view. uma empresa PRIVADA não tem direito nenhum e fotografar tudo e todos. é demasiado poder num instituição que não obedece a estado português! e será que pagam ou pediram autorização a algum órgão governamental??

    1. Avatar de DT
      DT

      Obviamente que têm autorizações…

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      Se não tivesse autorização não tinha estado imenso tempo para colocar online o mapeamento de Portugal como aconteceu no passado. Colocaram Lisboa e Porto e estiveram imenso tempo sem colocar o resto, por motivos burocráticos.

  8. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Vendo o comentário do Johnny e respostas seguintes nem vale a pena dizer mais nada senão “ás vezes é melhor estar calado do que dizer asneiras ou barbaridades”

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Felicidades com o acréscimo ao IUC. Agora a poluição em Portugal ficou resolvida.

  9. Avatar de AlGuidar
    AlGuidar

    Quem não quer qualquer tipo de exposição cibernetica, nem devia ter net…Esta mania da conspiração faz lembrar uma amigo meu que coloca fotos dos filhos e comenta online tudo o que faz, depois, anda com abaixos assinados e petiçoes contra a falta de privacidade do facebook.

    1. Avatar de Pedro Azevedo
      Pedro Azevedo

      Claro. Quem não quer ser abalrroado ou ter uma acidente por um carro a 200km/h que não ande de carro. O código da estrada e leis que existem só atrapalham, esses tipos que vem com teorias da conspiração.

      Curiosamente, tudo o google apanha fica online, dando informações e imagens das suas casas, propriedades, acesso às mesmas, locais visitados e tudo e mais alguma coisa, mesmo de pessoas que nunca utilizaram internet na vida nem querem saber…também devem ser vitimas da “exposição cibernetica” virtual dos tempos modernos. Mamas de um jeito ou de outro…e não te queixes…é este o futuro…lindo…nota-se pelos belos exemplos de espionagem recente…e as pessoas acham normal, o que torna isto tudo mais rísivel.

  10. Avatar de Julio Gui
    Julio Gui

    Fixe Fixe… finalmente vou conseguir ver a minha casa, sem vislumbrar o carro da minha ex-namorada à porta =)

    1. Avatar de popy
      popy

      ahah, mas outras das razões para a actualização das fotos é haver também histórico de imagens Street View tal como há histórico nas imagens aéreas e que podes aceder pela aplicação Google Earth (não sei se dá para fazer isso no Maps pelo browser)

  11. Avatar de Marco Pinheiro

    Ainda aqui há dias vi em Coimbra um carro da GMaps! Tenho que admitir que foi algo bastante engraçado já que foi a primeira vez que vi um ao vivo 🙂

    E passados dois dias a minha mãe viu um tambem! Pelos vistos, a cidade dos estudantes tambem está nos planos da google 🙂

  12. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Já passaram aqui por Vila Real, mal saiu a notícia não perderam tempo.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Andam pelos açores em carros alugados da ilha verde, mas confirmem por favor que as camaras são mais pequenas que estas tradicionais, uns pequenos discos que montam no tejadilho por ventosa e não tem mais do que a dimensão de um antigo disco de vinil. Fazem lembrar a ponte da enterprise do startrek http://starfleet.unblog.fr/files/2009/11/newenterprisefinal03.jpg
    Se não é isto é algum outro projecto, incluso tinham uma camara no tejadilho e deu-me ideia que o copiloto estava a gravar o percurso em audio.

  14. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    É preciso quantos anos para voltares a actualizar o Street View?
    Pelos visto, este post já vai fazer 1 ano, e ainda só temos imagens de 2009.