Chegou o Debian 8.0 ‘Jessie’– Conheça as novidades

30 Comentários

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013. Depois de alguns longos meses de trabalho constante, os responsáveis pelo projecto Debian anunciaram agora a versão final do Debian 8.0 aka “Jessie”. Vamos conhecer as novidades.

debian8 (1)


Depois das versões Alpha e Beta e de 24 meses de trabalho chegou a versão final do Debian 8.0 ‘Jessie’ chegou finalmente. Como sabemos esta é uma versão LTS o que quer dizer que terá suporte durante os próximos 5 anos.

Outra das novidades é o facto de vir já com o novo sistema init padrão, o systemd (que permite um arranque mais rápido, cgroups para serviços, a possibilidade de isolar parte dos serviços, etc).

Debian8_01

O Debian 8.0 ‘Jessie’ está disponível com vários ambientes gráficos de trabalho e também agora disponível para as arquitecturas arm64 e ppc64el (tendo sido retirado o suporte para as arquitecturas IA-64 e Sparc).

Actualizações

  • Apache 2.4.10
  • Asterisk 11.13.1
  • GIMP 2.8.14
  • GNOME 3.14
  • GNU 4.9.2
  • Icedove 31.6.0
  • Iceweasel 31.6.0esr
  • KDE 4.11.13
  • LibreOffice 4.3.3
  • Linux 3.16.7-ctk9
  • MariaDB 10.0.16 e MySQL 5.5.42
  • Nagios 3.5.1
  • OpenJDK 7u75
  • Perl 5.20.2
  • PHP 5.6.7
  • PostgreSQL 9.4.1
  • Python 2.7.9 y 3.4.2
  • Samba 4.1.17
  • Tomcat 7.0.56 y 8.0.14
  • Xen Hypervisor 4.4.1
  • Xfce 4.10
  • Melhor suporte para UEFI
  • Mais de 43.000 pacotes de software prontos a usar.

Nos próximos dias o Pplware vai ensinar a instalar esta nova versão do Debian e dar a conhecer em mais detalhe algumas das novidades. Estejam atentos.

Download:

Homepage:Debian

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Tenho um par de perguntas:
    1) com estas distros posso ler DVD e Blu-Ray por hdmi? Que programa aconselham?

    2) suporte SMB vem integrado? Posso partilhar uma pasta por samba?

    3) suporta leitura, escrita em exfat e ntfs?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Não será debian certamente que quererás para isso.
      A primeira não sei dizer, a segunda depende da distro, a terceira depende da distro.
      Numa distro como Ubuntu, Mint, … deverá de ser um sim, ainda que não utilize nenhuma das duas e não te saiba confirmar.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Out of box não será debian, mas é possível com mais trabalho a instalar e a configurar tudo.

        em especifico para os pontos:
        2: https://wiki.debian.org/SambaServerSimple
        3: https://wiki.debian.org/NTFS

        Ou seja, instalar e configurar.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Usa Ubuntu para o efeito.

  2. Avatar de Mrsz
    Mrsz

    Lá vou eu ter que fazer update ao meu VPSzinho 🙂

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Pelo que ouvi falar os updates de 7 para 8 tem uma boa chance de arranjar problemas sérios porque muda muita coisa. Tem cuidado, e em caso de duvida deixa estar o 7.
      Se quiseres mesmo avançar ficas avisado. Ou então faz logo um fresh install

      1. Avatar de Mrsz
        Mrsz

        Já fiz, correu tudo bem.

      2. Avatar de Drakonian
        Drakonian

        no debian isso não acontece !

        dist-upgrade do squeeze para o wheezy tudo OK
        dist-upgrade do wheezy to testing tudo OK.

        debian é DEBIAN!

  3. Avatar de antagon
    antagon

    Se há distribuição da qual não esperava embarcar nesta carruagem do systemd era o Debian… perderam totalmente a credibilidade e o espírito da sua missão. Hoje em dia cada vez menos vejo diferenças entre escolher Microsoft e escolher a maioria das distribuições Linux a não ser o preço… e ainda assim parece que o Windows 10 vai ser gratuito. Adeus liberdade. RIP Linux.

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Foi uma votação livre e democrática. Se não apoias democracia e consideras as tuas ideias melhores que as dos restantes então ai o problema é teu,
      Por termos um sistema de Init standard uniformizado perde-se o “espirito da missão”? Não é por nada, mas não te proíbem de continuares com o SysV ou de modificares o SystemD ao teu gosto, mas a maior parte das pessoas aparentam estar satisfeitas.
      Quase o mesmo que dizeres que lá se vai a liberdade por todos os fabricantes de carroças preferirem rodas redondas e não hexagonais.
      Tal como o PulseAudio e o Gnome 3, o SystemD teve um inicio difícil, hoje em dia maior parte do criticismo é trolls e desinformação. Há tanto FUD que até mete nojo.

      1. Avatar de antagon
        antagon

        Meu caro, bem a propósito do 25 de Abril, democracia é aquilo em que vivemos hoje. E no entanto que liberdade é que dispomos? Até permitimos que os interesses da Alemanha interferissem com a soberania nacional.

        Voltando ao assunto, as rodas redondas são comprovadamente a melhor forma. Já o systemd não. Apressaram-se a adoptá-lo sem sequer dar tempo ao tempo. Há claramente outros interesses por trás disto.

        “Have you tried to opt-out of the systemd change in Debian and stay with sysvinit, or whatever other init you prefer? You will quickly notice that is not a matter of choosing packages and in fact Debian offers no choice.
        We want freedom to choose.”

        devuan.org

        1. Avatar de VC
          VC

          Há forma de mudar sim. Limita-te a fazer uma pequena pesquisa.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Não é bem assim…e nem sequer sabes a quantidade de pacotes, que vão funcionar, com essas alterações…

            Existe uma panoplia quase infindavel de Systemas init por ai, e agora estão vedados, porque a maioria das app’s vai suportar APENAS SystemD…o que conseguires á parte…não passa de uma especia de HACK, o que é bem diferente do que existia..

        2. Avatar de Drakonian
          Drakonian

          … duas palavras antagónicas.. Linux e Micro$ft… liberdade e libertinagem…

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        +1!

        Eu sou utilizador OS X, mas tenho uma maquineta Linux no trabalho, que posso usar… experimentei o Gnome no 3.0, está muito bom, e o resto são trolls e mais trolls que não querem mudar, e estão presos ao Windows XP…

        1. Avatar de Renan
          Renan

          Desculpa… mas o que tem a ver o uso do Gnome 3.0 com o uso do Systemd?

      3. Avatar de lmx
        lmx

        Não é FUD Claudio…o projecto Debian é muito mais que um SO, nas suas bases estão valores como liberdade, opção de escolha, etc…

        Aquilo que se passa com o Debian hoje de democratico ou livre tem pouco,,,ha interesses instalados a mais, do projecto gnome, e da Red Hat.

        Actualmente nem sei porque se continua a chamar de Debian,,,deveria ser gnomeOS, ou outra coisa… SystemdOS?

        O Debian é maioritariamente usado em servidores, e este publico alvo nunca deveria ter sido posto de lado, e malta dos sistemas embebidos, também não, porque se fores a ver a maioria de routers, switch’s, etc que vês ai nas logas a venda, sei la ap wireless, etc são ou já foram no passado baseados em Debian, a inclusão de systemd, vem estragar muita coisa..

        Claro para o consumidor final é quease a mesma coisa…porque tu queres é dar clickes no browser de internat, etc…mas para quem esta a desenhar os seus sistemas, isto é muito importante..

    2. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Claramente não compreendes o que significa open-source. Haverá sempre alguém disposto a manter uma alternativa. Devuan

      1. Avatar de lmx
        lmx

        haver ha defacto…mas será que o Devuan consegue aquilo que ninguém conseguiu até hoje??fazer um fork integral do Debian??

        É que uma coisa é fazer uma distro baseada no Debian, outra, é alterar todos os pacotes, que o Debian tem, para serem compativeis outra vez com sysvinit…é um trabalho abismal…existe um montão de distros juntas a tentar resolver este “trojan”, mas não se sabe até quando…no entanto torço para que consigam…mas pelos primeiros orçamentos que eles tinham vai ser muito dificil…nos primeiros meses, tinham a volta de 3-4 mil euros…não sei quanto teem agora, mas vai ser muito curto…a ideia é tentar disponiblizar uma distro com uma base livre de systemd, e depois com o tempo em cima dessa base ir adicionando aplicações, para voltarem ao sysvinit…

        Resumindo…uns a estragar e outros a compor..

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Os pacotes do Debian Jessie continuam a ser compátiveis com o sysvinit, pelo menos para já. Eu uso o Debian Wheezy em vários sistemas e por vezes tinha necessidade de usar software mais recente então puxo do Jessie e todo o software que fiz isso funcionava perfeitamente com o sysvinit.

          Ainda não migrei nada para o Jessie mas qnd o fizer vou deixar o systemd.

          Todas as principais distribuições Linux usam actualmente o systemd:
          RHEL e derivados como o CentOS
          Fedora
          Ubuntu (até eles já mudaram do upstart)
          OpenSUSE e Suse Entreprise Linux
          Arch
          O Debian foi mesmo dos ultimos a mudar.

          Muita gente critica o SystemD mas o que é certo é que o sysvinit é muito antigo e estava completamente ultrapassado. Eu tb acho que gere talvez demasiadas coisas e algumas coisas não são assim tão lineares e lógicas, mas tem bastantes melhorias, algumas com bastante utilidade para sysadmins e é a melhor opção dos sistemas de inicialização modernos.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      tens outras distros, tenta slackware.

  4. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Estou a adorar a nova versão, mas tenho uma questão para a qual preciso de ajuda. Sempre que inicio o pc tenho que executar o comando ifconfig wlan0 up para activar a placa wireless. Depois da placa ficar activa, faz a ligação automaticamente, por já ter a password memorizada.
    Como posso automatizar este processo?

    Obrigado

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Utiliza o network manager. Insta-la o daemon, activa-o, instala o applet, e utiliza a interface do applet para configurar isso no teu DE.
      Eu não sei se o debian não trará isso já instalado, vale a pena confirmar.
      “systemctl enable NetworkManager”
      “systemctl restart NetworkManager”
      Depois vais no teu DE e ligas-te pela GUI

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Obrigado, mas foi só editar o ficheiro interfaces e colocar
        Auto wlan0
        Ifconfig wlan0 up

        Reiniciar e já está a ligar automaticamente

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Pedro verifica,
          pode sfazer isso no interfaces ou criar um ficheiro em /etc/network/interfaces.d/

          só precisas para activar a interface de :
          auto wlan0

          o ifupdown depois arranca a interface automaticamente, no arranque da máquina 😉

          cmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      pode fazer isso de farias formas…

      podes criar um ficheiro para essa interface, que depois é utilizado pelo ifupdown no arranque da máquina, ou podes fazer o que o Cláudio disse acima…

      Normalmente o wireless deve ligar automaticamente via network-manager…o debian já trás esse programam instalado…e muitos problemas dá nos servidores…é a primeira coisa a remover, é mesmo essa praga 😀
      mexe-te com o resolvconf, etc…és tu de um lado a mandar e ele do outro a contrariar tudo…credo.. 😀

      Mas para desktop’s é muito bom 😉

      Como se não bastasse agora também levas com SystemD, a controlar a tua maquina…um dia destes deixas de ser tu a controlar a máquina 😀

  5. Avatar de jwel
    jwel

    vai uma ajudinha, pff…
    instalei o Debian 8.0 cinnamon amd 64, e nao estou a conseguir instalar o software center….vai uma ajudinha??
    ja agra…alguem sabe como instalar o Budgie Desktop??

  6. Avatar de Alucard
    Alucard

    Sinceramente, passa-me ao lado toda esta polémica em torno do systemd. Já uso há anos em Fedora e nem dei por isso. Simplesmente, funciona.
    O que é certo é que era um componente muito antigo no Linux e que precisa de ser substituido. Ninguém obrigou as principais distribuições a mudar só porque era uma tecnologia da Red Hat. Mudaram porque lhe reconhecem mérito e vantagens.

    O pessoal tem que deixar de parte estas guerrinhas fratricidas no Linux, já vi argumentos ad hominem aos programadores, já vi teses filosóficas em como o systemd vai contra a filosofia do software livre… é apenas software e no final o que fizer melhor o trabalho, será o mais adoptado. É óptimo haver alternativas, mas no fim do dia é bom que as principais distribuções se entendam para adoptar um standard. Neste caso, parece que é o systemd o escolhido.