Chegou o Cinnamon 2.0 – Aprenda já a instalar

24 Comentários

Conheça as muitas novidades do Cinnamon 2.0 

O Cinnamon é um ambiente de trabalho (muito conhecido da distriuição Mint) que é  bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece.

A equipa responsável pelo projecto disponibilizou hoje o Cinnamon 2.0. Vamos conhecer as novidades.

cinnamon_00

A versão 2.0 do Cinnamon foi hoje lançada. Segundo a equipa de desenvolvimento, esta versão virá por omissão no Linux Mint 16, que está previsto para o fim de Novembro e que terá o nome de “Petra”. No entanto, quem assim o pretender, pode já instalar este fantástico ambiente de trabalho no sistema.

cinnamon_06

Resumo das novidades:

Esta versão traz um conjunto de novidades muito interessantes, das quais se destacam:

Edge-Tiling

Funcionalidade que permite ajustar uma janela no canto do Kestop (ficando a ocupar apenas metade)

edge_00

Edge-Snapping

Inspirado na funcionalidade da XboXOne. Idêntico ao Edge-Tiling (a janela adere à borda ou canto do Desktop, ocupando metade do espaço do Desktop), mas quando esse janela é maximizada não cobre as janelas em modo de preview.

edge_01

Efeitos de Som

O Cinnnamon tem agora associado à maioria das acções (ex. fechar janle, mudar de Workspace, etc) um som.

edge_02

Melhor gestão de utilizadores

O Cinnamon traz agora um novo uma interface redesenhada e com novas funcionalidades para gerir os utilizadores. Nessa interface os utilizadores podem agora também gerir os grupos do sistema.

cinnamon_01

…os utilizadores podem também aceder à sua informação através do “Account details

cinnamon_02

E ainda existe uma applet que permite aceder as definições do sistema, desactivar as notificações, fazer log out, etc).

cinnamon_03

Melhorias no Nemo

Ao nível do Gestor de ficheiros Nemo, há também algumas novidades:

  • Possibilidade de associar extensões a aplicações
  • Melhorias no System Tray
  • Melhorias na performance

cinnamon_04 

Melhoria no gestor de janelas

Melhorias ao nível da performance, no que diz respeito ao full screen, conseguido através do glxgears –fullscreen sem o vsync. Como resultado temos 3 vezes mais frames por segundo, comparando com o que acontecia no Cinnamon 1.8.

cinnamon_05

Como instalar já no Ubuntu e derivados?

Quem pretender testar já o novo Cinnamon 2.0, basta correr os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon nemo

Para quem gostar de ter um ambiente gráfico moderno, recheado de funcionalidades e que garanta uma boa performance, o Cinnamon 2.0 é uma boa solução. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mokito
    mokito

    faltou referir que ainda tá mt “verde” e sujeito a bugs 😉

    mas o que interessa saber é se está mais leve que a versao que acompanha o Linux Mint Olivia, pois o meu netbook deixava-me meio a dormir só para abrir o menu “iniciar”…

    ASUS-X101CH, claro que pode ser do fraco hardware (Intel N2600) mas com o MATE não tinha abrandamentos nenhuns 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boa maquina , pena a duração de bateria 😉

      eu não gosto em Particular do Control Center…é muito basico…o control Center do Mate é de longe muito superior…

      Mas o nemo é bombastico…e parece bem melhor que o caja, não utilizo cinnamon mas parece-me mais pesado que mate…

      cmps

      1. Avatar de mokito
        mokito

        obrigado pela resposta lmx.

        de momento não tenho mt que queixar da bateria. ASUS diz durar 5h no máx e tem andado lá perto sendo o OS Linux. tentei com windows starter só para ver se reagiria bem em dual-boot mas julgo que nunca fui mt longe das 3h/3h.30.

        de momento roda Ubuntu 12.04.3 LTS com Unity 2D, Gnome Fall Back Session e dual-boot Linux Mint 15 MATE.

        daí a minha questão relativamente à performance do novo Cinnamon…. será que valeria a pena ter um 2º DE?

        Cumprimentos

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          que inveja da tua distribuição. Com o Zorin os 12.04.03 não consigo o rendimento esperado da bateria. acho que é pq essa distribuição que uso é pesada demais. estou a procurar uma que me renda a bateria. uma vez instalei a ultimate edition 3.5 e me rendia 3h30min a bateria. (saudads…)
          Será que tem umaleve e economica que possam me indicar, para ocupar o lugar do zorin os?

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…em netbooks e portáteis talvez valha a pena instalar o laptop-mode-tools …

            com algumas configurações, e ficas com mais bateria…
            já agora ao instalares esse instala também o powertop…ele ajuda-te a descobrir o que gasta mais energia na tua maquina…

            vê isto..

            cmps

      2. Avatar de trc
        trc

        boas,

        mudando o control center para vista avançada ficas com mtodas ou maia opçoes que o mate.
        Mas relativamente ao mint 15, é verdade que o mate é mais leve.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          obrigado pela dica, eu gosto de ter um control center mais alargado 😉

          cmps

  2. Avatar de JP ( djlinux )

    Nice… Mas já não é apenas mais um Fork do Gnome. É um Ambiente de Trabalho por si só. “Cinnamon is still built on GNOME technologies and uses GTK, but “it no longer requires GNOME itself to be installed” because it now communicates with its own backend services, libraries and daemons.” =)

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Posso instalar o cinnamom no zorin os 6 (21.04.03)?

  4. Avatar de Jonas
    Jonas

    Eu ja me rendi ao Cinnamon! Mas esta versão já é final ou é nightly?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ainda não é estável.

    2. Avatar de JP ( djlinux )

      Tal como o PPA diz, é nightly…

  5. Avatar de F.R
    F.R

    por algum motivo não estou a conseguir, diz que já tenho a versão mais recente.

  6. Avatar de jYkA
    jYkA

    Testado, bonitinho coiso e tal, mas…. estou de volta ao xfce!

  7. Avatar de marcelo
    marcelo

    tem alguem que sabe instalar o skype e oovoo e o phoscape no linux mint se tiver agradeço se nao tiver agradeço também

    1. Avatar de macgyver
      macgyver

      olá marcelo

      para o skype segue este link

      http://www.noobslab.com/2013/04/install-skype-in-ubuntu.html
      comigo resultou.

      se tiveres duvidas diz.

      fica bem e boa sorte!!!

  8. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    Se for como o Mint dispenso….

    Ando à 2 dias a instalar a versão Mint por USb … instalo por USB e depoiis não corre para a janela para escolher o sistema operativo entre o Windows e linux .. vai automaticamente para o windows….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      instala o grub no mbr do disco…

      testa com isto..

      arranca com o teu livecd(pen usb…ou cd claro :D)

      No ambiente gráfico verifica qual o disco…aqui vamos imaginar que é o sda…”ls /dev” por exemplo…ou com gparted…

      monta a partição do teu linux…no caso do disco ser o sda, imagina a partição1(ja descubris-te previamente qual partição onde o teu linux está instalada)…

      sudo mkdir /mnt/linux
      sudo mount /dev/sda1 /mnt/linux

      em seguida instala o grub2 …não na partição, mas no mbr do disco…sda.
      sudo grub-install –root-directory=/mnt/linux/ /dev/sda

      faz reboot…

      em seguida arranca com o teu linux(do disco e não o livecd) e faz:
      sudo update-grub (com isto ele vai detectar todos os os’s na tua maquina) 😉

      á partida o que não foi instalado…ou foi mal instalado foi o grub…

      cmps

      1. Avatar de Dário Silva
        Dário Silva

        Desisto … tentei e nada feito! Obrigado na mesma!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          mas não te aparece nada no arranque?

          os passos são..
          sudo mkdir /mnt/linux
          sudo mount /dev/sda1 /mnt/linux
          sudo grub-install –root-directory=/mnt/linux/ /dev/sda

          sudo shutdown -r now
          e tens que ter o grub instalado… :S

          só se a tua partição não é a sda1, e montas-te outra…

          Pode ter havido algum problema na instalação ou na gravação do iso…

          verifica o md5 do iso que sacas-te e compara com o que está na pagina web…

          cmps

  9. Avatar de Bm
    Bm

    Boas
    desculpem a minha igorancia.
    Tenho o ubuntu 13.4 e segui os passos dados em cima , mas o ambiente não alterou.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas BM,

      Tens de fazer logout e depois arrancar com o Cinnamon…algo tipo isto.
      https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2013/02/razor_00_thumb.jpg

      PP

  10. Avatar de Croky
    Croky

    Em tempos acedi a esta “fetiche” de testar os vários ambientes gráficos em linux. Já os corri todos e fiquei-me pelo KDE (já vejo o pessoal do gnome ou do xfce a barafustar … estou-me nas tintas). Para mim, o melhor interface é aquele a que te adaptas melhor e o que desempenha melhor as tarefas que pretendes efectuar. Não vejo nenhum problema em testar e experimentar. Certamente terá algumas vantagens e algumas desvantagens em relação ao que usamos na altura. No entanto, MUDAR para outro ambiente de trabalho é quase como mudar de casa. Demora sempre tempo a conhecer os cantos à mesma. Eu por cá conheço muito bem os cantos à minha …