Está prestes a chegar um novo smartphone com Linux?

37 Comentários

O mercado dos smartphones é dominado por dois sistemas operativos, o Android e o iOS. São estas as escolhas óbvias, pela oferta que existe e pelas provas dadas. Há outros sistemas, muito menos usados, que acabam por não cativar os utilizadores.

Algo que é pedido há já bastante tempo é uma alternativa Linux. Depois de algumas ideias que não vingaram, uma nova parece preparar-se para chegar, pelas mãos da KDE.



A ideia de um smartphone assente em software open source e completamente aberto tem já alguns anos. Já várias empresas tentaram criar um sistema que encaixasse nesta definição, sempre com a ideia de tornar verdadeiramente livre e sem o controlo de uma grande empresa.

A Canonical teve uma versão de Ubuntu criada para estas plataformas, mas acabou por não a conseguir levar longe, tendo sido lançado apenas em 2 ou 3 equipamentos, que nunca vingaram.

Há, no entanto, um novo player que pode estar brevemente a chegar. A Purism aliou-se agora ao KDE para criar um sistema verdadeiramente utilizável e com uma interface que agrade a todos. Para além do hardware da Purism, o KDE vai entregar o Plasma Mobile, a versão móvel da sua interface e ambos vão dar corpo ao Librem 5.

O Librem 5, que está atualmente numa campanha de recolha de fundos, para que possa avançar para produção, pretende ser virado para a privacidade e para a segurança dos utilizadores e dos seus dados.

A presença do KDE é importante pois é, por agora, a única interface que tem, criada de base, uma versão para dispositivos móveis. Mostra também o compromisso da Purism, uma vez que a KDE apenas disponibiliza esta versão para hardware que não dependa de software do fabricante para funcionar.

O Librem 5 poderá ser mais um concorrente de peso no mercado dos smartphones. Há muito que se espera por uma máquina totalmente assente em Linux, aberta e com prestações ao nível dos concorrentes, e este pode bem ser a proposta esperada.

Librem 5

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Só para que fique claro. O sistema operativo Android é também ele um sistema Linux.
    A diferença é que android vem com alguns blobs de código fechado.
    Da maneira que o artigo está escrito da a entender que android é outra coisa qualquer, mas de facto android também é linux.

    citação da wikipedia: “Android is a mobile operating system developed by Google, based on the Linux kernel and designed primarily for touchscreen mobile devices such as smartphones and tablets.”
    main info aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)

    1. Avatar de Carlos Nobre
      Carlos Nobre

      Para que tlms com linux? Nem de borla a malta instala nos pcs quanto mais nos tlms…iphone é muito mais cool e melhor para pessoas com estilo

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Só se tiveres um Iphone 🙂

      1. Avatar de fla
        fla

        Não é ma questão de ser cool ou não. Apesar do Linux, no geral, e independentemente da distro, estar muito melhor do que era há 12/13 anos atrás, ainda não é algo que satisfaça muitos utilizadores. Serve para quem tem mais experiência com TI e para o utilizador casual de internet, fora isso, é complicado de usar. E sim, sou utilizador de Linux à imensos anos.

      2. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Ó jeitoso, o macos é primo mais ou menos afastado do Linux….

        1. Avatar de João
          João

          Naaaaoooooo?! A serio?! Jura?
          e eu q pensava – por alguns comentários – q o macos tinha sido criado pelos deuses no Olimpo.

          Dizer q tem algo a ver com linux torna-o tao… Impuro…

          Lol

        2. Avatar de FTeixeira
          FTeixeira

          Sorry, mas nada em comum apesar de ser um unix based, mais concretamente de um 4.4BSD-Lite2 e do FreeBSD. Que nada tem haver com um linux, que apesar de ter uma linhas de design comuns n partilham código.

      3. Avatar de Samuel
        Samuel

        eu tenho o Linux instalado no meu PC e só tenho a dizer bem enquanto em relação ao Windows…

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      O Android e é uma distribuição Kernel Linux, que não usa GNU GPL. Eles tem uma proprietária da qual não me lembro o nome. Mas sim se estivermos a falar de kernel sim.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Linux é um kernel e não um sistema operativo .

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Sim tens razão, Distribuição com kernel Linux, ou seja uma distribuição linux.

  2. Avatar de João Luiz Gomes Silveira
    João Luiz Gomes Silveira

    Precisa de uma bela polida na interface.

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Tens razão, também não gostei muito.

    2. Avatar de pois.....
      pois…..

      é prototipo lol, o resultado final provavelmente é completamente diferente

  3. Avatar de NT
    NT

    Parece prometedor… Infelizmente o mercado mobile está saturado com Maçãs e Droids…. 😐
    Vamos lá ver se conseguem, pelo menos ficar com o mercado de nicho e que não façam como alguns (firefox os, Ubuntu phone…) que metem meia dúzia de smartphones para o mercado com preços MUITO acima da média e especificações muito abaixo… depois dizem que não rende. Enfim…

  4. Avatar de Ed warren
    Ed warren

    Esse vídeo já tem algum tempo

  5. Avatar de Carlos Nobre
    Carlos Nobre

    o unico SO capaz de destronar o duolopio Apple e Android chama se W10m e será com o surface phone que atingira numeros para redefinir o mercado. Kde é tao buggy que nem a comunidade linux o usa quanto mais num tlm…será mais um fracasso

    1. Avatar de Camões
      Camões

      Duolopio. Mais uma…

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Querias dizer duopólio,penso? Seria tão cool como iphone.

    3. Avatar de João
      João

      Eu uso…

      A anos! E sinceramente gostaria q o windows suportasse o KDE. Até com o GNOME3 eu me contentava…

  6. Avatar de Godlike
    Godlike

    O segredo está em estar no sítio certo à hora certa, depois disso já é tarde, infelizmente.

    Podemos ver isso no caso do Facebook e Google+
    Ou no caso do Windows Mobile, que era um sistema com tudo para progredir, porém não o suficiente para competir com sistemas como Android e iOS, que já estavam estabelecidos no ramo.

    Resumindo: Este smartphone veio tarde de mais e não trás nada de inovador para além do sistema, que a meu ver, é só mais um.

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      O W10M só não teve outro sucesso por culpa de quem está a frente da empresa. Fizeram tudo para chegarem ao resultado atual, com disparos duplos nos dois pés, pelo que não devemos estranhar a situação atual do sistema operativo que é residual. E quanto mais tempo passar antes de voltarem com produtos frescos ao mercado, pior será a situação.
      Até os utilizadores mais resistentes e teimosos acabam por se fartar da falta de rumo da Microsoft. É uma vez idos, torna-se muito difícil trazê-los de volta…

    2. Avatar de JoaoBarra
      JoaoBarra

      “Podemos ver isso no caso do Facebook e Google+” comparação infeliz, o Google+ converteu-se e mudou o rumo, sendo hoje algo muito diferente do que inicialmente tentava ser. O Facebook continua igual e por isso com os dias contados, o que acontece a todas as redes sociais.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Prestes”… a mais de um ano de distância 😉

    E isto se obtiver financiamento… se conseguir, os primeiros equipamentos a serem entregues (e é ao pessoal do crowdfunding que eles estão a organizar) será em Janeiro de 2019.

  8. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Eu há uns tempos tive um Samsung H1 com LiMo (Linux for Mobile). Comprei-o na Vodafone, também havia um outro modelo, o Samsung M1.
    Lembro-me que tinha um excelente desempenho, com 16Gb de armazenamento interno, e estou na ideia que era linux “puro”, sem ser Android (Alguém quer comentar isto? Já foi à tanto tempo, que já não me lembro bem).
    Lembro-me de descarregar algumas aplicações em c++ e compilar para instalar lá.
    Também me costumava ligar por SSH a ele e colocar aplicações a correr em background pela bash.
    No entanto, o touch deixou de funcionar, e a Vodafone deu-me em troca um Samsung GIO com Android, não tinha nada a ver a nível de desempenho, mas como seria o meu primeiro Android, aceitei a troca.

  9. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
    UmRevoltadoComOMundo

    Já ando a acompanhar este projeto logo desde os primeiros tempos e para ser honesto não tenho visto uma grande evolução. Infelizmente o android é usado em demasia. Já é quase um padrão e por esse motivo as empresas não vão adotar. (Mas espero que tenha sucesso)

  10. Avatar de Fail
    Fail

    Linux lançando celular? Enquanto nenhum designer se interessar por Linux nunca trará nada bom. É um sistema ainda inútil para pessoas. Querem que sejam popular por fazer o básico e obrigatório, mas esquecem que precisa ser user-friendly e funcional.

    Mais uma ideia que irá morrer antes mesmo de chegar ao mercado.

    1. Avatar de 3mleao
      3mleao

      Que eu saiba Android é linux.

      1. Avatar de NT
        NT

        usa o kernel… mas tem tanto código fora do “linux” que já poucos dizem que android é linux. O kernel utilizado para android tem montanhas de patchs que não passaram para o kernel principal… e já agora grande parte das versões do kernel utilizadas no android são muuiiiiiito antigas.

  11. Avatar de carlitos
    carlitos

    O problema depois são as apps, tal como o W10Am. Enquanto não houver uma norma que estabeleça total independencia entre hardware, OS e apps, não haverá livre escolha, ou concorrência pela qualidade.

  12. Avatar de Janito
    Janito

    ANDROID É LINUX

  13. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Quando é que se pode comprar?

  14. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    Na minha opinião vai acabar por vingar, porque o mercado está monopolizado. A mozilla, tal como o ubuntu, também se arriscou a lançar um sistema operativo sara smartphones mas também falhou.

  15. Avatar de 3mleao
    3mleao

    Já ando a ver vídeos desse KDE à perto de dois anos, não tem qualquer hipótese! Pronto talvez venda uns milhares mas isso não é nada, o actual mercado está todo focado no Android e IOS, quando chegar ao limite de saturação então talvez coisas novas possam vingar.