Canonical está a desafiar utilizadores do Windows 7 a migrarem para o Ubuntu

48 Comentários

O fim do suporte da Microsoft ao Windows 7 é uma realidade. A gigante do software marcou o fim da vida do seu sistema operativo no passado dia 14, ficando assim este sem qualquer atualização.

Isto vai obrigar os utilizadores a migrar os seus computadores, com tudo o que isso acarreta. A Canonical viu aqui uma oportunidade e está agora a desafiar os utilizadores do Windows 7 a migrarem para o Ubuntu

Windows 7 Ubuntu Canonical desafiar Microsoft

Canonical quer a migração para o seu sistema

O fim do Windows 7 vem trazer problemas graves aos utilizadores que ainda o usam. Apesar de não ser obrigatória a migração, é essencial que esta seja feita, para garantir a segurança e a privacidade. É uma repetição do cenário que já foi visto com o Windows XP.

As alternativas não são muitas, havendo apenas 2 caminhos a seguir. Do lado da Microsoft podem usar o Windows 10 e do Linux as ofertas são maiores e com algumas propostas muito interessantes. É aqui que residem as opções.

Windows 7 Ubuntu Canonical desafiar Microsoft

Do Windows 7 para o Ubuntu! É o caminho?

Claro que está aqui sobretudo aberta uma porta perfeita para a Canonical ganhar alguns utilizadores. Por isso, a criadora do Ubuntu está a desafiar os utilizadores do Windows 7 e a querer que passem para o seu sistema operativo.

Num artigo publicado no blog do Ubuntu foram mostradas as principais razões para que esta migração seja feita. À margem de todos os problemas que podem advir de se manter um Windows 7, há toda a componente de software essencial.

Windows 7 Ubuntu Canonical desafiar Microsoft

A ideia de desafiar o abandono da Microsoft

O que é mostrado nesse texto é uma compatibilidade total e igualmente uma oferta igual ao que existe hoje no Windows. Falamos de browser, do Skype, do Blender, do Spotify e até de uma app do WordPress. Há ainda uma loja de apps muito completa e que oferece aos utilizadores o que estes precisam.

Resta aos utilizadores tomarem a decisão e escolher o caminho que querem seguir. O conselho da Microsoft é um PC novo, o que poucos querem e podem comprar. Resta apenas o Windows 10 ou as propostas Linux, com o Ubuntu no topo da lista.

Termina hoje o suporte para o Windows 7! O que vai acontecer agora ao meu PC?

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    “O conselho da Microsoft é um PC novo, o que poucos querem e podem comprar.”

    Um PC novo só por o windows 7 ter terminado as actualizações, completamente estúpido! Então e actualizar para o Windows 10?, é preferivel… está muito melhor que o windows 7!
    E é preciso mudar de Windows? Irá continuar a funcionar por muito tempo. Só se for por causa das actualizações que só enchem o disco.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro
      Paulo Ribeiro

      Tenho um Pc com mais de 10 anos… tem o Windows 7 SP1 e nunca fiz uma atualização, continuo a trabalhar diariamente sem qualquer restrição e assim vou continuar…

      1. Avatar de Edexote
        Edexote

        Nunca actualizaste? Só falta dizer que vais a net todos os dias e acedes a contas bancárias xD
        Avisa-nos quando o ransomware te bater à porta.

        1. Avatar de Filipe Rafael
          Filipe Rafael

          Se tiver cuidado e passar antivirus/spybot e coisas do género não apanha nada. É como eu tenho o Windows 10 e no PC mais velhinho e nunca actualizei e não tenho “problemas” desses!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            se acreditas nisso
            então está tudo bem

            porque o que acreditas tem muita força

          2. Avatar de Realista
            Realista

            O Bom senso é o melhor anti-virus do mercado…

        2. Avatar de Miguel Costa
          Miguel Costa

          99,999999% do ransonware é instalado pelo próprio utilizador aceder a sites “perigosos” ou andar a carregar em links que recebem pelas redes sociais.
          Mesmo assim a data do Paulo Ribeiro é falsa. O SP1 foi lançado em Fevereiro/Março 2011, a versão “definitiva” foi disponibilizada em Maio de 2012. Presumo que é a esta que ele se refere. Duvido é que não tenha feito nenhuma actualização, pois o framework obriga a ser actualizado, para poder continuar a usar os browsers mais recentes (Chrome 65 e o Firefox 70 exigem o update de Julho de 2019, sem ele não é possível actualizar o browser).

          1. Avatar de jomendes
            jomendes

            Falso no caso do firefox

        3. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não é por ter um PC actualizado que fica protegido contra maleitas… Aliás, ainda esta semana for descoberta outra falha de segurança, no Windows 10.
          Eu uso o 7 sem updates. Até a única vez que tive problemas, fui eu que os criou, quando usei um “exe” duvidoso… Se tivermos cuidado, tudo pode ser usado…

          1. Avatar de Filipe Rafael
            Filipe Rafael

            +1
            Concordo 200%

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      AI JASUS! é o que ele vai dizer um dia….

    3. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      O conselho da Microsoft é você gastar mais para aumentar o lucro deles, atendendo assim ao objetivo da obsolescência programada no qual se baseia o seu modelo de negócios.
      Muito bom para a Microsoft mas nem tanto para os utilizadores.

    4. Avatar de nomadewolf
      nomadewolf

      O Windows 10 está melhor que o Windows 7 em quê?
      -Não é mais rápido
      -Não tem Start Menu
      -Mostra publicidade na anedota no menu deles e tudo o que lhes apetece menos o que nós queremos ver.
      -Actualiza e reinicia sem ordem fazendo perder o trabalho

      Pro favor, arranja-me do que andas a fumar!…

      1. Avatar de Pedro Vieira
        Pedro Vieira

        Hoje o Windows 7 continua a fazer atualização

      2. Avatar de José
        José

        Publicidade? Caramba, tenho tudo com Windows 10 e nunca vi publicidade! Por andará ela?

        1. Avatar de HAdes
          HAdes

          Também nunca vi publicidade em lado algum!

          1. Avatar de Danilo
            Danilo

            Ele está a falar das propagandas que aparecem nos Tiles, dentro daquele menu bagunçado, também joguinhos como Candy Crush, etc… E concordo com ele.

      3. Avatar de José
        José

        Só uma nota mais. É mais rápido e de longe muito melhor, até mais compatível com máquinas antigas, que com um ssd funcionam que é uma maravilha, a minha esposa usa num pc com 8 anos e eu num híbrido com perto de 6! Se acredita que o 7 é melhor, continue a iludir-se.

        1. Avatar de João
          João

          E o pai natal também…

      4. Avatar de Pedro Vieira
        Pedro Vieira

        O Windows 10 tem menu iniciar

  2. Avatar de qwers
    qwers

    As caixas multibanco ainda utilizam o Windows XP.

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      ya, pois é!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      as caixas multibanco não estão ligadas à internet…

      1. Avatar de gist
        gist

        Podes responder a primeira pergunta que fiz ao Miguel Costa?

      2. Avatar de fak
        fak

        mas alguma coisa está… o teu dinheiro não desaparece magicamente da conta… há que fazer transferencia de dados entre o MB e o teu banco, mesmo que seja através de um intermediário.

        1. Avatar de gist
          gist

          E está. As caixas quase de certeza que estão ligadas pela net, mas configuradas de modo a usarem um único endereço (ou conjunto de endereços) e nada mais.
          Podes ter uma maquina até antiga e com software antigo a correr, e até pode estar “ligada” à internet, desde que ela tenha apenas uma ligação a um servidor confiável, num conjunto de portas pré definidas, até pode ser por cima de um protocolo proprietário. A partir dai, essa maquina, desde que bem configurada claro, é “transparente” na internet.
          Obviamente que essa maquina será sempre limitada a fazer apenas aquilo, ou seja, comunica com um servidor confiável e mais nada, e só corre o software próprio que ves quando usas as caixas multibanco.
          Aposto que consigo fazer algo semelhante do ponto de vista da comunicação entre maquina e servidor.

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      E vão continuar a usar, pois mudar todo o sistema custaria mais de 13000 milhões de euros, só em hardware. 😀 Vantagem de usarem a intranet e de os updates terem de ser feitos localmente. Fica mais caro em manutenção mas, tem muito mais segurança.

      1. Avatar de gist
        gist

        Eu tenho uma pergunta e uma correcção a fazer-te.
        A duvida é, as caixas multibanco usam comunicações próprias?
        Ou seja, os cabos são deles (ou controlados por eles) desde a caixa multibanco até ao servidor da SIBS?
        A correcção é, fazer updates localmente não é mais seguro que fazer remotamente, e como são milhares de maquinas, é muito mais seguro fazer remotamente que localmente.

        1. Avatar de nomadewolf
          nomadewolf

          As caixas muito provavelmente usam VPNs

          1. Avatar de gist
            gist

            Eu tbm tenho quase a certeza que as comunicações são pelos cabos que o resto das pessoas usam.
            Tbm acho que as maquinas estão todas ligadas por VPN, o que chamar isso de intranet é um salto gigante.
            Intranet pressupõe isolamento da rede exterior. Uma rede encriptada e com validação à entrada não é uma intranet, senão o que não faltam são intranet’s planetárias 😀
            Portanto, mudar todo o sistema seria caro, mas não tão caro quanto o que diz o Miguel Costa, e o mais caro não seria trocar de hardware, porque se corre XP tbm corre Linux ou BSD. O mais caro será fazer novo software que corra em cima de Linux ou BSD e que seja transparente para o utilizador, e depois há a questão dos técnicos, que teriam de ser treinados a resolver problemas num sistema operativo que não conhecem.
            Isto só é viável se o ganho for mesmo considerável.

    4. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      O sistema de activação dos mísseis nucleares intercontinentais dos States utilizam o Windows 3.1.

      1. Avatar de gist
        gist

        Pela mesma razão que expus acima.

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        Também os processadores qus são utilizados para executar funções em sondas e estações espaciais são 486DX, uma vez que não precisam de sistemas de arrefecimento e são altamente fiáveis. Era, esses que iam a bordo por exemplo da New Horizons.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    … ou seja, passar de cavalo para burro!

  4. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    O EndlessOS baseado também em Linux está muuuito bom. É uma alternativa boa ao Ubunto. Vem já montado em portáteis Asus, o que é uma vantagem. Depois é só usar o LibreOffice e um bom navegador de Internet e está o baile armado. O suporte e as actualizações são muito boas através da comunidade eem directo.

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Foi uma pena a Microsoft não se querer aproveitar da malta e cobrar tipo 50 euros por mais 5 anos de actualizações de segurança para todas as edições e fazia um dinheirão à custa dos papalvos apenas para corrigir erros que na sua maioria não deveria estar lá em primeiro lugar! E ao mesmo tempo continuaria a estar bem vista porque continua a ser uma das empresas comerciais de larga escala que mais tempo dá de suporte incluído para cada um das suas edições do sistema operativo [que eu saiba as alternativas Android e iOS nem de perto nem de longe se aproximam dos ~10 anos que a Microsoft em média costuma dar de suporte estendido (correcção de falhas de segurança e similares) a todos os utilizadores, sem falar depois de ainda estender para alguns em alguns casos por mais algum tempo por um custo extra, boa sorte para terem o mesmo com o Android e o iOS… o iOS parece que vai sendo actualizado nos dispositivos mas acho que em média mesmo assim os dispositivos ao fim de 5 anos deixam de receber actualizações, logo a Microsoft continua a superar].

  6. Avatar de carlos
    carlos

    quando TODOS os software para windows funcionarem BEM no linux, eu mudo do win 10 para linux… (uso photoshop e corel para trabalhar – os alternativos nao sao tão bons assim)…. gosto do linux, mas ainda preciso dos aplicativos do windows…

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Os alternativos estão muito bons, mas compreendo que estejas agarrado a funcionalidades ou formas de utilização diferentes. Se investires nos alternativos da mesma forma que investiste nesses dois, verás que funcionam. Eu não sou designer, mas trabalhei toda a parte gráfica do meu negócio e montei todas as minhas telas com esses alternativos, sem problemas.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        na verdade ja testei sim… testei umas 20 distros já.. .e o linux nao é problema… eu até prefiro o mint ou ubuntu do que o windows…. mas eu realmente uso muito o photoshop no meu trabalho… anuncios de jornais… edição de fotos para meu site (https://carloscorretor.com/imovel/apartamento-piratini-3-suites/)… o que eu uso nao funciona no site do (photopea.com) …. que é muito parecido com o photoshop…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Ferramentas de trabalho (corel, photoshop, etc) =/= Distribuições Linux

  7. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Ja tentaste po-los a funcionar via wine ? Nao e nenhum bixo papao e aposto que teras sucesso com isso

    1. Avatar de carlos
      carlos

      funciona certinho uma Virtual Box no linux… para executar o win.. nem que seja o 7… só para rodar o photoshop?? Alguem faz isso??

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Eu uso um win7 numa virtualbox desde sempre, ou seja, há anos. Funciona lindamente. Serve para aquelas formatações marcadas que só o office original consegue manter e para usar o IE nos sites como o é fatura, que não funcionam em nenhum browser moderno… Quando necessito arranco a VM em modo seamless, e assim tenho o melhor dos dois mundos de forma integrada e transparente. Recomendo!

        1. Avatar de N'uno
          1. Avatar de paulo g.
            paulo g.

            o novo libreoffice 6.4 talvez já consiga com o marado. e-faturas no mint funciona bem por aqui.

  8. Avatar de Daniel Magalhães
    Daniel Magalhães

    Eu particularmente não gosto do Ubuntu 18.04 LTS. Acho lento, feio, pesado para máquinas antigas. Não é porque tem um suporte de 10 anos que vou bancar o puxa-saco da Canonical – que Gnome horrível! Talvez eu possa repensar seu uso a partir da versão 20.04 LTS. Por hora estou usando o Linux Mint 19.3 que funciona muito melhor, mesmo sendo baseado no Ubuntu 18.04 LTS.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Eu uso o 18.04, e tenho usado versões anteriores há alguns anos. Se a máquina não for minimamente capaz é melhor optar por um IDE mais leve, como o xfce. Não achava o Unity nada de mais, nem penso muito melhor do Gnome. No entanto, vejo tudo muito fluido e funcional, por isso estou minimamente satisfeito.
      Pessoalmente, experimentei o Manjaro com xfce para desenvolvimento e adorei. Poderá ser uma boa alternativa.