Budgie Remix 16.04: Um Ubuntu ainda mais bonito

30 Comentários

No passado dia 21 de Abril a Canonical lançou o novo Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus). A par desse lançamento foram também disponibilizadas as principais distribuições “oficiais” que derivam do Ubuntu das quais se destacam o Xubuntu, Lubuntu, etc.

Recentemente foi disponibilizado o Budgie Remix 16.04 que apesar de não ser uma variante oficial do Ubuntu deverá ter um bom futuro. Saiba porque!

budgie_00


O Budgie Remix 16.04 é uma distro que deriva do Ubuntu mas que recentemente poderá integrar a família Ubuntu. Esta última versão do Budgie Remix é baseada no Ubuntu 16.04 LTS e inclui a última versão do ambiente gráfico Budgie Desktop.

budgie_01

Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluido que constitui uma alternativa perfeitas aos populares projectos nesta área.

Tal como o Ubuntu, o Budgie Remix 16.04 dispõe de várias ferramentas nativas para gestão do sistema e para simplificar algumas acções.

budgie_03

O Budgie Remix 16.04 inclui o seu próprio artwork e também vários temas.

budgie_02

Outras novidades

  • Gedit 3.18
  • GNOME Photos 3.18
  • gThumb 3.4.3
  • Rhythmbox 3.3
  • Totem 3.18
  • Eye Of GNOME (Image Viewer) 3.18
  • GNOME Terminal 3.18
  • LibreOffice 5.1.2
  • Firefox 45
  • Transmission 2.84

Se não gosta da interface Unity do Ubuntu, e ficou surpreendido com o Budgie Remix 16.04 então nada melhor que experimentar esta distribuição, até porque a base é a mesma do Ubuntu. O Pplware continuará a acompanhar o trabalho desenvolvido pelo responsável desta disto… que promete!

Budgie Remix 16.04

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Tenho Três computadores,dois fixos e um Portátil,pessoalmente,trabalho com sistemas operativos da microsoft desde o windows 95,actualmente uso o windows 10 pro,mas decidi instalar o Ubuntu 16.04 no computador mais antigo (Q6600 2.4 GHz ,4GB DDR2,XFX 6850 1 GB GDDR5,20 GB HDD.O que eu ainda não decidi,é qual é a melhor distribuição do Linux para instalar nesta máquina,para uma utilização básica (navegar na internet,produtividade,etc)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Ubuntu é uma boa escolha. No entanto eu aconselho sempre o xubuntu por ser ainda mais leve…ou então este pois a base é a mesma. Mas vê também o ZorinOS

      1. Avatar de Agostinho
        Agostinho

        Gosto de Ubuntu,trabalhei com várias distribuições,em máquinas físicas e virtuais,mas o Windows 7 e o XP foram os sistemas operativos de que mais gostei até agora.Estou a acompanhar a evolução do Ubuntu desde o 10.04.Fiquei satisfeito com o desempenho da versão 16.04 no Q6600,funciona sem problemas desde o lançamento,na versão 14.04 LTS estava a ter problemas com as drivers da gráfica.Vou testar o Linux Mint,mas agradeço desde já a rápida resposta.

        [img]http://i.imgur.com/tZxlT5k.png[/img]

      2. Avatar de EC
        EC

        Peppermint Linux – ainda mais leve que o xubuntu e também baseado em Ubuntu. Em grosso modo é uma espécie de Lunbuntu com partes do Xubuntu (mix de lxde com xfce).

      3. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Quad core, com 4gb não de RAM não vejo a necessidade de ir para o Xubuntu…

    2. Avatar de João
      João

      Xubuntu ou Lubuntu
      O Unity é relativamente pesado
      O lubuntu é mais feio que o Xubuntu, mas nada que os temas do numix resolva

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto, nao percebo como a canonical ainda mantém o raio do Unity

        1. Avatar de Curti
          Curti

          Só faltava mostrarem um Screenshot da area de notificacoes/Definicoes/Personalizacao que é bem parecida com a do Linux Deepin.
          Pessoalmente, utilizo o Ubuntu Mate e estou bastante satisfeito.

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          +1! Eu já não uso o Ubuntu “normal” por causa do Unity. Sim, podemos trocar, mas como o que gosto mais é o XFCE e o KDE, tenho logo as flavours disponíveis pronto-a-usar.

        3. Avatar de Luis
          Luis

          Não percebo se está a falar a sério ou a brincar… Usava o Xubuntu e agora resolvi voltar ao Ubuntu porque me parece que o SO se tornou mais flexível e até agora estou contente.

        4. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Unity é mais pesado que XFCE e LXDE? É mas se tiveres uma boa maquina esse peso é relativo. E o Unity é mais produtivo que os ambientes de trabalho que falas. (Por exemplo, o acesso via atalho às apps e o HUD para mim são bastante úteis)

          O que importa é que tens o direito à opção e usas aquela que melhor se enquadra aos gostos e necessidades e à maquina que tens.

        5. Avatar de pirolito
          pirolito

          “É por essas e por outras” que o Unity deixará de ser a ‘Default desktop session’ já a partir do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) 😉

        6. Avatar de Miguel Porto
          Miguel Porto

          O unity é fantástico. É pena esse raio de comentário 🙂

      2. Avatar de EC
        EC

        Peppermint Linux – ainda mais leve que o xubuntu e também baseado em Ubuntu. Em grosso modo é uma espécie de Lunbuntu com partes do Xubuntu (mix de lxde com xfce).

    3. Avatar de Marco
      Marco

      debian ramo unstable + xfce ou lxde
      se te sentires à vontadinha experimenta manjaro com xfce

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      A minha escolha vai para o Linux Mint MATE. É rápido e com a melhor uniformização e integração visual gráfica do ambiente de trabalho que já vi até hoje. À excepção do OS X e Windows, claro.

    5. Avatar de Thyago
      Thyago

      A melhor alternativa para PC antigo é usar o ambiente xfce como o xubuntu ou o mint xfce porque esse ambiente gráfico tem ótima customização e dar para deixar muito bonito e baixar temas na net

  2. Avatar de leoni martini
    leoni martini

    se é só para navegar na internet e ter recursos de produtividade tente usar o chrome OS. É free, extremamente leve. Para degustar, roda em um pendrive. Totalmente em portugues e com suporte a atulizações do google. dê uma olhada, com esse teu hardware o sistema vai voar.

    http://www.neverware.com/

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      … vou espreitar, desconhecia.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Recentents poderá não, brevemente poderá

  4. Avatar de Victor Fernandes
    Victor Fernandes

    Na minha opinião, por enquanto, nada bate o Windows em termos de comodidade e compatibilidade de software por mais insignificantes que sejam. Seja para jogar seja para edição de vídeo e grafismo.
    Tenho em dual-boot, o ElementaryOS (Freya 14.04), em termos estéticos dá uma sova valente no Windows bem como o GUI que é bastante user-friendly após um tempo de adaptação.

    Espero sinceramente que no futuro as distros. GNU/Linux sejam um concorrente sério ao Windows mas caso aconteça, será que continuarão a ser grátis?

  5. Avatar de Iluminati!
    Iluminati!

    Boas tardes! É possível correr este SO em VirtualBox? Obrigado.

  6. Avatar de manuel
    manuel

    No meu desktop gaming tenho Ubuntu com cinnamon 3 nos portáteis da casa e PC s das televisões tenho deepin 2015

  7. Avatar de Pedro Filipe Marques
    Pedro Filipe Marques

    Boas pessoal, uma pergunta offtopic:
    Exprimentei ubuntu 16.04lts e korora 23 e 22 no macbook pro 15 que tenho agora da empresa onde trabalho, mas em ambos os casos, msm dps de updates etc, aquilo nao faz shutdown ( encrava a encerrar) alguem tem ideia do q será?
    Ps. Aceito sugestoes para linux ubuntu/fedora based pra esta máquina.

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Isso aconteceu-me num acer. O problema estava no driver da placa wifi.
      Tentei várias maneiras para forçar o encerramento e nada.
      Resolvi a situação instalando o kernel 3.16 (o original era o 4.2), foi a única maneira que encontrei de resolver a situação.
      Portanto a minha sugestão é experimentar outras versões do kernel e ver se alguma resolve o problema.

      1. Avatar de Pedro Filipe Marques
        Pedro Filipe Marques

        Obrgd Joao! vou exprimentar..

  8. Avatar de Phenix Soares
    Phenix Soares

    Aqui até então meu Desktop showww…já passa de promessa …ainda faltam alguns detalhes ,mas se destaca pela leveza e rapidez …O bom que ainda está em evolução…então vamos esperar as futuras melhorias…união perfeita, Ubuntu + Budgie

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Comunidade UBUNTU BUDGIE em Português:
    – Facebook http://www.facebook.com/groups/ubuntubudgiebrasiloficial
    – Telegram t.me/ubuntubudgie

  10. Avatar de Fabio S
    Fabio S

    Correndo o risco de ser um tópico um pouco fora de contexto, cá vai a minha questão:
    Recentemente tenho testado dois sistemas, ubuntu (mas devido ao unity fico com um passo atraz) ou o Fedora, nomeadamente a distro (Korora).

    Pelo que tenho lido ambos são bons, mas, existem algumas diferenças significativas a nivel de software /peroformance / estabilidade que deva estar a par? (a maquina onde vão ser instalados tem capacidade de sobra para ambos, pelo que não é factor eliminatorio)

    Assim, qual escolheriam? Ubuntu (Budgie) vs Fedora (korora)?

    Obrigado e lamento a parede de texto. 🙂