USBWebserver 8.6 – Um autêntico servidor Web na sua PenUSB

20 Comentários

Ter um autentico servidor Web é ainda mais fácil do que parece! Neste segmento há alguns projectos interessantes, como é o caso do XAMPP, mas o nosso destaque de hoje vai para o fantástico USBWebserver.

Se tem uma PenUSB e precisa de um servidor Web, então tem de conhecer o USBWebserver.

USBWebserver


O USBWebserver é um servidor Web que podem colocar numa qualquer Pen e ser executado em qualquer sistema Windows.

A sua estrutura é simples e de muito fácil utilização. O USBWebserver trás já vários serviços integrados, como são o caso do mysql, phpmyadmin, etc.

USBWebserver

 

Os dados de acesso ao PHPMySQL são os seguintes:

  • username: root
  • password: usbw

USBWebserver

A utilização deste servidor é muito simples. Basta que executem o ficheiro usbwebserver.exe e que coloquem na pasta root o conteúdo do vosso site ou as páginas html/php que pretendem mostrar nesse vosso servidor.

Depois basta abrirem um browser no endereço http://localhost:8080 para aceder aos sites disponíveis.

Este servidor é extremamente pequeno e tem uma utilização de memória mínima pelo que é perfeito para terem numa pen USB e usarem-no sempre que necessitem de mostrar algum trabalho web que tenham realizado ou se quiserem ver como ficou um qualquer site que desenvolveram e pretendem testar em diferentes browsers.

USBWebserver 8.6

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Trindade
    Luis Trindade

    Excelente Dica,
    Muito obrigado Ppware.
    Continuem o bom trabalho.

    1. Avatar de ML
      ML

      @PPLWARE

      Segue link com versão atualizada – USBWebServer 8.6.2 – https://usbwebserver.yura.mk.ua/

  2. Avatar de Zaark
    Zaark

    Muito bom! Existe alguma alternativa para Linux e Raspbian? 🙂

  3. Avatar de Joao Manuel da Silva Rato
    Joao Manuel da Silva Rato

    Por de gosto ir para a vez do UBSWEB o numero pelas agentes ca gostaremos ecra quotizando com ha desejo a seguir economia a linha azul….

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Ficámos esclarecidos…

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      João, das duas uma:

      Ou começas a fumar tabaco real ou começa a juntar um pouco mais de água ao que bebes logo de manhã!

    3. Avatar de rfonz
      rfonz

      Ganhas-te a Internet por hoje hahaha o que eu me ri com o teu comentario 🙂

  4. Avatar de umx
    umx

    A ideia de ter um webserver numa pen é boa, mas para quem não necessita de um webserver de desenvolvimento acessível em vários pcs ( casa e trabalho), utilizar uma versão portable (do xampp por exemplo) e colocala no drop box é ainda melhor.

    1. Avatar de Web_para_todos
      Web_para_todos

      @umx,

      Como é possível realizar este procedimento? Tem algum link explicando ou poderia em poucas palavras mostrar como se faz?! Obrigado.

  5. Avatar de Vitor Jesus
    Vitor Jesus

    Obrigado. Muito útil.
    Mudando os portos é possível ter mais que uma instância a correr.
    Com 81MB e 1420 ficheiros até nem pesa incluir num pacote para entregar a alguém (designer, programador, cliente).

  6. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Boa…
    Só falta um sistema de e-mail para enviar mails. Porque para apresentar projectos por vezes é necessário ver os emails em acção 😀

  7. Avatar de 3nvy
    3nvy

    Pessoalmente, prefiro o “The Uniform Server”, acho-o muito mais completo mas usei o usbwebserver durante algum tempo e posso dizer que é bastante bom tabme 😀

  8. Avatar de JHGouveia
    JHGouveia

    É possível acessa-lo remotamente?

  9. Avatar de JPMD
    JPMD

    Boas,
    Testei o usbwebserver e não consigo proteger a diretoria root com o .htaccess e .htpassword. Isto é, conseguir, consigo: O browser pede as credencias de acesso, mas dá um erro:
    Internal Server Error

    The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

    Please contact the server administrator at mail@localhost to inform them of the time this error occurred, and the actions you performed just before this error.

    More information about this error may be available in the server error log.

    Só que com o servidor a correr, não consigo abrir o error.log e assim que fecho o servidor, o error.log desaparece.

    Outra coisa: o script php que corro tem algum arrasto. Se correr o mesmo script no uwAMP é imediato.

    Alguém experimentou estes problemas? Quero um servidor portable pequeno (o uwAMP ocupa 400 MB) para correr de uma pen, mas acho que o usbwebserver ainda está algo verde?

    Obrigado pelos comentários.

    1. Avatar de JPMD
      JPMD

      P.S. Já percebi o problema do .htaccess (o path para o .htpasswd estava mal)

  10. Avatar de Redin
    Redin

    Haverá algo idêntico para processar wordpress?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Afinal, não me esta a funcionar. A base de dados é reconhecida como funcional, mas quando arranco o localhost, o wordpress da erro. Alguém teve o mesmo problema?
      Obrigado.