BQ Aquaris M10: Um tablet com Ubuntu que funciona como PC

34 Comentários

De acordo com um relatório recente da IDC, o mercado dos tablets está em queda e nesse sentido é preciso inovar! Algumas marcas têm vindo a trabalhar no conceito de convergência, cuja ideia consiste em “transformar”, por exemplo, um tablet num Desktop, oferecendo assim a melhor experiência de utilização ao utilizador .

A BQ em parceria com o a Canonical vão brevemente colocar no mercado o Aquaris M10 Ubuntu Edition… um tablet que se transforma num PC.

BQ Aquaris M10: Um tablet com Ubuntu que funciona como PC


O conceito de convergência nos sistemas operativo é algo que tem vindo a ser trabalhado pela Canonical, Apple e pela Microsoft. A Canonical foi uma das primeiras a apresentar este conceito e já em Março, em parceria com a espanhola BQ, chegará ao mercado o primeiro tablet com Ubuntu que se pode transformar num PC. O anuncia da Canonical foi feito aqui.

Tal como os smartphones Ubuntu, o sistema operativo do Aquaris M10 terá também “scopes” para uma mais fácil interacção do utilizador. Ligando o tablet a um monito e um rato e um teclado via Bluetooth, o Ubuntu mudará automaticamente para o modo desktop.

BQ Aquaris M10: Um tablet com Ubuntu que funciona como PC

Características do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition

  • Ecrã: 10.1” com resolução 1920 x 1200
  • SoC: MediaTek MT8163A ARM Cortex-A53 quad-core
  • RAM: 2GB
  • Memória de Armazenamento: 16GB de  + interface microSD
  • Câmara de 8MPX com auto-focus
  • micro HDMI output
  • Bateria: 7.280 mAh
  • Dimensões: 246 x 171 x 8.2 mm

bq-m10_03

Apesar deste equipamento vir com um SoC ARM, a Canonical salientou que o seu sistema tem também suporte para SoCs Intel. O Aquaris M10 Ubuntu Edition deverá ser apresentado pela BQ no Mobile World Congress que acontece entre os dias 22 e 25 de Fevereiro em Barcelona.O Pplware vai lá estar e trazer todas as novidades.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Meu caro Ubuntu! Há quanto tempo! Pelo que li não é necessário ligar a um monitor. Basta o teclado e o rato através de bluetooth.

  2. Avatar de marco
    marco

    Será que vale a pena para quem nunca utilizou Ubuntu??

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Se não se começar com a mania de criticar sem usar, sim, vale a pena. Isto de um oligopólio de dois sistemas de positivo não tem nada.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Depende da tua capacidade de aprender a usar Linux, e adaptar-te as aplicações que existem. Estuda a situação e vê se é para ti.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        isto corre as aplicações normais do ubuntu x86? e a consola fica mais limitada ou é em tudo igual?

          1. Avatar de Glink
            Glink

            Correcção, tem de ser compiladas para ARM…

      2. Avatar de marco
        marco

        Eu uso Windows no pouco e telemóvel e tablet uso BlackBerry ( se bem que o tablet nunca chegou a ser atualizado) . Gosto de sistemas alternativos, tipo sailfish. A ideia de ter um tablet que funciona como um pouco agrada-me. Gostava era de saber se vai realmente substituir o pc.

    3. Avatar de Alucard
      Alucard

      O Ubuntu é um Linux muito bom para iniciantes. Vais ter um grande repositório de aplicações Linux de qualidade desktop. Podem é por vezes não estar tão bem optimizadas para utilização táctil, e teres de recorrer ao teclado e rato para trabalho mais sério.

      1. Avatar de NT
        NT

        ter em atenção…. arm… nem todas as apps foram compiladas para arm.

    4. Avatar de N. Carvalho
      N. Carvalho

      Não experimentes, pois, podes gostar…

  3. Avatar de maccgyver
    maccgyver

    Queroooooooo

  4. Avatar de Memory
    Memory

    Tenho um tablet android com estas características. Será possível formata-lo e colocar este SO ?

  5. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Podiam ter usado um processador intel para correr apps x86.

    1. Avatar de Mazola
      Mazola

      Não, processadores Intel não são comuns em tablets por uma razão:
      São horríveis em no rácio performance/poupança de energia. (e aquecem muito).
      Por isso que uma minoria em tables/telemóveis.
      A Intel anda a tentar apanhar cota no mercado móvel… mas sem muito sucesso. Os processadores ARM vieram para ficar.

      1. Avatar de Zukuri
        Zukuri

        Despedi-medos tablets ha umas semanas porque me distraiam demasiado. Sim, acontece comigo quando estou a trabalhar. Tenho a dizer que apesar de tudo tive duas pecas dessas com processadores intel. Sim nao sao o top dos tops mas fazem o trabalho muito bem. Quanto a aquecer, desculpem mas acordem de vez. Qualquer aparelho electronico quando puxado para tarefas mais a serio normalmente aquece. Vejam qualquer laptop ou mesmo desktop. Nao estavamos habituados a ter nas maos parelhos demasiado potentes e a jogar ou a fazer algo grafico que puxe pelos recusos da maquina.

        1. Avatar de Mazola
          Mazola

          “Qualquer aparelho electrónico quando puxado para tarefas mais a serio normalmente aquece. ”
          Não ao ponto de ter uma ventoinha… e fazer barulho.
          Tablets com ventoinhas são uma abominação.
          Eu prefiro potente e silencioso, num dispositivo móvel.

          1. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Com Atom X5 e M3 não tens ventoinhas. Com i5 ou i7 as ventoinhas disparam se puxas pelas tarefas. De ver que se compras um Tablet i5 é porque queres uma performance muito acima do que um cpu ARM proporciona.

          2. Avatar de Josué Faria
            Josué Faria

            Mylittlelife: Ou tens o OS errado no tablet.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      No mundo Linux isso é largamente um “não problema”, pois não é usual os developers distribuírem as suas aplicações em formato binário. Logo é só uma questão da distribuição simplesmente recompilar a aplicação para essa arquitectura.

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Exacto, acho que tudo o que tens no Ubuntu compilado para x86 também existirá em versão ARM sem dramas. Isso é problema dos tablets Windows, e do facto do Windows RT ter sido um desastre, este será um tablet “Linux Inside”, não precisa do “Intel Inside”.

      2. Avatar de NT
        NT

        Pois, infelizmente isso é na teoria… porque na prática se não tiver no repositório oficial e/ou num PPA é mais complicado do que parece.
        Parece que o ‘snappy’ vem de certa forma resolver isso, a ver vamos.

  6. Avatar de carlos
    carlos

    como é que o ecrã pode ser de 10.1 se dimensão máxima é de 9.7? espetáaaaculo!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estava em polegadas. Já passei para mm. (246 x 171 x 8.2 mm )

  7. Avatar de irlm
    irlm

    há muito tempo que a Canonical tinha este projeto, será que é agora que vai ver a luz do dia?

  8. Avatar de AntonioMota
    AntonioMota

    O tablet passou- me um pouco ao lado mas esperava-se o Smartphone de( 128bits ) .
    Nada de confusão não é ( 32bits nem 64bits )
    E o systema operativo portatil com acesso por ligação USB . Obrigado pela infprmação

  9. Avatar de David
    David

    A BQ é a única marca de tablets e telemóveis que compro por eles apoiarem este tipo de projectos e serem virados também para o ensino além claro da sua politica de pos venda e a qualidade preço dos seus produtos.

    Estava à espera deste tablet para voltar a ter um.

    1. Avatar de NT
      NT

      Já agora o telemóvel.
      https://store.bq.com/pt/ubuntu-e5-funda-y-protector
      preço minimamente decente e parece que tem belas specs (sei que não tem o gaziliões de aplicações como no android/iOS, mas também não tem o ‘lixo’, tipo milhões de aplicações de lanterna…)
      Pena não se ver nas lojas(pelo menos aqui no meio do oceano), gostava de experimentar um.

  10. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Brutal genial seria poder upgradar para o Ubuntu Studio http://ubuntustudio.org/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Há nova versão beta 🙂