Trocar botão do ecrã do iPhone pode bloqueá-lo permanentemente

137 Comentários

Mesmo sendo máquinas muito robustas, o iPhone por vezes não resiste aos maus tratos dos utilizadores e tem de ser reparado. A escolha mais óbvia para muitos é levá-los a reparadores não autorizados e é aí que os problemas começam.

Muitos utilizadores estão a queixar-se de problemas no iPhone depois de terem trocado o botão do Touch ID deste smartphone.



Todos estes problemas foram descobertos pelo jornal The Guardian e têm como elemento comum a substituição do botão principal do iPhone, o mesmo que alberga o sensor de impressões digitais.

Após a troca deste componente, em reparadores não autorizados os iPhones deixam de permitir o desbloqueio e passam a apresentar o erro 53. Este é um erro bem conhecido e está relacionado com problemas de hardware. Curiuosamente este problema só surge depois de instalado o iOS 9, o que pode acontece meses depois da troca deste botão.

Da investigação feita, foi possível perceber que o problema não está no hardware que foi substituído mas sim na forma como foi feito. Um problema ainda maior e que surge como consequência é que os iPhones passam a estar bloqueados e sem possibilidade de aceder aos dados, que estão cifrados e protegidos.

touchid_1

A causa deste problema

Segundo a Apple, que já se pronunciou sobre este problema, o problema está numa medida de segurança que existe e que associa o hardware do Touch ID ao sensor físico de leitura de impressões digitais. Caso a troca fosse realizada num agente oficial da Apple esta reassociação, que é necessária seria feita e o iPhone não teria qualquer problema, mas como é feita noutras lojas o problema surge.

A existência deste mecanismo de segurança destina-se apenas a proteger o iPhone de alterações de hardware não autorizado e que poderiam levar ao roubo dos dados do utilizador.

Agora, e para os donos do iPhone que optaram por uma solução mais barata e mais simples, não há qualquer solução para este problema. Os seus iPhones não têm recuperação e nem um reparador autorizado da marca os pode salvar. O conselho da Apple é que para a próxima escolham melhor o local da reparação.

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Empresa mafiosa…

    1. Avatar de Joao Magalhães
      Joao Magalhães

      Ainda te digo mais, aqui na Polónia se fores a uma loja da Apple com um telefone já fora da garantia, eles não o reparam, tens mesmo que ir a um agente não autorizado.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        a maioria das lojas não são centros de reparação. Experimentaste procurar por centros de reparação?

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Achas que sim?

          Não tem dinheiro para pagar a reparação, diz aos amigos que foi mal servido!

          Típico tuga…

      2. Avatar de jorge
        jorge

        reparar iPhone ??’ locura ficou off lixo vem outro novo lol

      3. Avatar de Andr8
        Andr8

        “eu ouvi dizer…”

      4. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Se isso é verdade apresenta queixa na Apple , porque eles nunca fazem isso. Ainda menos se for uma loja Apple verdadeira e não apenas um agente.

        Vê na pagina de ajuda da Apple como apresentar queixa.

        Abc

      5. Avatar de Zukuri
        Zukuri

        um amigo meu disse-me sei que ha que uma tal de ispot de apple so tem o look de resto quando precisa reparacao, mesmo a serio boa sorte. Sei de uma loja que usei quando passei uns tempos por ai que repara os aparelhos e a carteira mas valeu a pena.

    2. Avatar de MarioM
      MarioM

      A muito que o é não é só de agora.

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Tu querias dizer: há muito…?

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Existe forma de resolver mas os dados ficam para sempre perdidos.

    Ja resolvi isto em 2 equipamentos em que o botao foi dubstituido.

    A apple cada vez mais brinca com os seus fãs. ..

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se os dados ficam sempre perdidos quer dizer que nao resolveu nada… é o que a apple esta a dizer nao se consegue recuperar os dados seja que maneira for

    2. Avatar de JBM
      JBM

      resolvido como? E tanto quanto eu sei os documentos continuam lá. Quem colocar o botão e cabo original volta tudo ao normal; a Apple anda a reparar alguns dos aparelhos com o erro.

    3. Avatar de Daniela
      Daniela

      Miguel e como vc conseguiu resolver?

  3. Avatar de Mark
    Mark

    Segundo o que li isto é extremamente grave e a única solução é comprar um iPhone novo porque nao há hipótese de recuperação. Na pior das hipóteses que ficasse bloqueado até irmos a um agente Apple.

    Bem sei que os Envagelistas da Apple vão defender esta situação mas mas duvido se isto é legal.

    Isto é como comprar um carro e caso nao seja arranjado na marca deixar de andar e termos que comprar outro.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não tem qualquer comparação com um carro pois isto está relacionado com manipulação de hardware de segurança informática. A substituição de outro tipo de componentes não leva a isto.
      A Apple está a aconselhar as pessoas a contactar o suporte da Apple para resolver o problema, por isso pode ter uma solução para recuperação do aparelho.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Segundo as notícias e relatos não há solução.
        Mas como eles são gajos porreiros a solução que oferecem é comprar um iPhone novo com desconto.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Segundo as notícias o pessoal das lojas não tinha solução, mas isso não significa que a Apple não tem solução. A Apple tem formas de arrancar os iPhones com imagens externas do SO assinadas por si.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Exacto! ..e neste caso é como se a própria marca te desligasse o carro durante a revisão (actualização) porque descobre que foste a outras oficinas.
      Isto não viola alguma lei?

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Nas “outras oficinas” fizeram modificações ilegais.

        1. Avatar de RG
          RG

          Trocar um botão defeituoso não é uma modificação ilegal. Se assim o for que lei esta a ser infringida?

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Se fizeram então o carro tem que ir para a sucata e compra-se um novo

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            O carro volta a arrancar quando lhe poseres a peça original, ou uma reparação como deve de ser.

            Não tens sorte nenhuma…

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      há hipótese: vais a um centro de reparação autorizado, e o telemóvel volta a funcionar, os teus dados estão intactos!

      Já sei que vais olhar para o lado, e fazer de conta que é como tu queres que seja!

      1. Avatar de RG
        RG

        Depois de realizada a operação nunca mais será possível aceder aos dados: “não há qualquer solução para este problema. Os seus iPhones não têm recuperação e nem um reparador autorizado da marca os pode salvar. “

    4. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      è uma questão de segurança ! Além disso a reparação é que é mal feita.

      Abc

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Matar o iPhone e ter que comprar um novo como medida de segurança. Isso nao é um pouco radical?
        Acredito que a reparação possa ter sido mal feita, mas isto só acontece depois de ser actualizado. Se nao for actualizado é possível utilizar o iPhone.
        No máximo a Apple podia cobrar para substituir o sensor.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Não ! è o certificado que foi á vida , e ele é usado para encriptar o tlm … Logo os dados ficaram inacessíveis . O telemóvel não morre …

          Abc

      2. Avatar de Paulo Neves
        Paulo Neves

        Faz lembrar aquela medida de segurança de um dos carros do 007. Quando alguém tentava entrar, partindo a janela por exemplo, ele explodia. Eu sempre achei que era um pouco… como direi? Radical?

    5. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Não sou i fan mas se o botão se estragar e reparado na marca ficar a funcionar e só por terceiros bloquear é aceitável (se o preço for aceitável) porque é um o elemento de segurança vital.

      Imaginem que o terceiro instala um mecanismo de cópia da impressão digital e instala uma App para enviar a cópia? O mesmo que uma fechadura num carro novo

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Se o touch ID deixar de funcionar é perfeitamente aceitável e até é uma boa medida de segurança. Mas daí a matar o dispositivo e ter de comprar outro é muito diferente.

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Pões um TouchID aceitável, e volta a funcionar.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Se fosse tão simples ninguém se queixava. Tens lido as notícias ao menos?

        2. Avatar de JBM
          JBM

          não está de todo comprovado que isto mata o dispositivo. A Apple diz para as pessoas contactarem o suporte para resolver o problema.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            O que as notícias dizem é que nem a Apple consegue recuperar o aparelho. E a solução tem sido um iPhone novo.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O que as notícias dizem é de casos de pessoas que tiveram que comprar um iPhone novo. A Apple consegue recuperar o aparelho, no mínimo por reparação de hardware.

        3. Avatar de Brickage
          Brickage

          Então da próxima repara o telemóvel num sitio autorizado pela Apple em vez de seres esperto.

      2. Avatar de jone
        jone

        E se instalar uma app que envia todos os dados do iphone? Nem necessita de trocar o botão.
        Isso são os argumentos de uma marca que quer sacar dinheiro aos utilizadores. Vêm sempre com o bicho papão da segurança para sacar dinheiro.
        E quem garante que o técnico da Apple não instala a tal app? Esses estão acima de suspeita?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Os técnicos são certificados, identificados e auditados regularmente. Não faria sentido que componentes de segurança pudessem ser substituídos integralmente por qualquer pessoa sem estar credenciada para tal, isso derrotaria o esquema de segurança do aparelho.

          1. Avatar de jone
            jone

            Certificados??
            Acredito que a maioria saiba o que faz. No entanto, conheço gente que pouco percebe a trabalhar nas lojas da Apple. O pior exemplo foi uma tipa que trabalhava numa parafarmácia e depois foi para a loja Apple de uma cidade do Norte. Já faz manutenções e tudo e antes de lá entrar pouco mais sabia que ligar o computador.
            Além disso, numa loja ao virar da esquina, se se constar que anda a abusar da confiança, não dura muito.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Não há lojas Apple em Portugal, há apenas revendedores autorizados, alguns deles premium. Em segundo lugar são poucos os centros de assistência autorizados da Apple, muitos deles nem são lojas, isto é, quase nenhuma das lojas que tu encontras por aí são centros de assistência oficiais para reparação, diria até que nenhuma das lojas que tu provavelmente estás a mencionar como da Apple é um centro de assistência – algumas nem serão revendedores autorizados.
            Quanto à tua teoria da loja ao virar da esquina a questão não é uma loja enganar clientes, a questão é que isso pressupõe que qualquer pessoa poderia contornar as medidas de segurança do TouchID em qualquer aparelho. Estás a ignorar que isto não envolveria só situações de arranjo do aparelho. Por isso só pessoas certificadas é que podem reparar o TouchID

      3. Avatar de MarioM
        MarioM

        E que garantia tens tu mesmo que quando usas um Iphone novo e activas o ID Touch não estás a partilhar o dedo com o mundo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          porque o hardware não foi feito nem para guardar uma imagem integral da impressão digital, nem para que a informação guardada possa ser lida pelo sistema operativo.

          1. Avatar de MarioM
            MarioM

            Então tens a impressão digital, onde ?
            Um dia destes imenso pessoal vai descobrir que tem a sua impressão digital por sitios onde nunca esteve.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            a representação da impressão digital está guardada num “secure enclave” no SoC e é processada por um circuito com o seu próprio firmware. O SO apenas recebe a informação de validação ou não de autenticação desse circuito.

      4. Avatar de P
        P

        acho que 200€ não é aceitável para uma reparação desse tipo. Pelo menos, esse era o valor que circulava numa outra notícia que li

        1. Avatar de Nitroglycérine
          Nitroglycérine

          Isso não meu! Eu vendo-te o meu IP4S por esse preço e não precisas de qualquer touch-ID… E ficas servido para o futuro. Não tem touch-ID, não pode ter o problema… e problema resolvido! he! he! he!

    6. Avatar de jone
      jone

      A Apple está a proteger uma das galinhas de ovos de ouro. Preços exorbitantes por componentes de tostões.
      O botão home para iPhone 6 à Apple sai por 3 euros ou menos. A reparação é feita em 20 min. Preço a rondar os 100 euros.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        A substituição de outros componentes não tem este efeito

        1. Avatar de jone
          jone

          Não, mas se a Apple pudesse fazer o mesmo com os display, colunas, etc podia dizer que a segurança ficou comprometida porque alguém andou a chafurdar no interior do iphone.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            A Apple teria toda a capacidade para fazer isso, os componentes são fabricados pelas suas especificações.
            O facto é que isto está associado a um componente de segurança, que tem que estar emparelhado criptograficamente com o processador.

      2. Avatar de Andr8
        Andr8

        Até diria 3 cêntimos! Senão menos!

        Com cada um!

    7. Avatar de Renato
      Renato

      Tenta mais tarde, porque não tens razão nenhuma.

      Eles dizem que é por causa do update, mas a verdade é que é logo, sempre foi, não têm nada que andar a meter peças de iPhones roubados!

      Eles que se queixem a quem fez o serviço!

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        A Partir do momento que eu compro um Iphone a propriedade do mesmo deixou de pertencer a Apple,até posso pinta-lo cor de rosa as bolinhas abri-lo fecha-lo mudar as peças etc.
        Como esta a ser feito é abuso de propriedade,isso nos tribunais ainda pode ser uma mina para o dono do iphone.
        É segurança a apple que repare ou troque.

  4. Avatar de Vlad
    Vlad

    Os donos de iPhones são todos ricos e como tal vão aos agentes autorizados!
    /sarcasm

    1. Avatar de Tiago Portugal
      Tiago Portugal

      Isto é como os carros: se calhar as pessoas têm de começar a comprar os equipamentos que realmente conseguem sustentar.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Não se calhar mesmo é a Apple deixar de roubar e enganar o cliente

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Ele disse que gastou 270 libras a compor o Touch ID.

      No Reino Unido custa 93 libras para compor a parte frontal toda do iPhone 6, 203 para equipamentos fora da garantia. Na Apple.

      É preciso ser rico para fazer vida de pobre!

    3. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Noutros tempos, por exibires um nível de humor tão elevado… creio que seria empalado!

  5. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Acho piada.
    Se ele bloqueia, a Apple é mafiosa porque bloqueia um telefone particular, embora a explicação seja totalmente lógica, e quem use um iPhone sabe perfeitamente que até o login no banco entre outros pode ser feito por via do TouchID, portanto garantir a segurança do leitor é de total importância.
    Se a Apple não bloqueasse, era a maior bandida porque deixava que se alterasse um leitor de impressões o que poderia permitir que num telefone roubado bastasse mudar o leitor para aceder a todas as informações incluindo bancárias…
    Aqui D’El Rei!!! Que a Apple é o anti-cristo…. presa por ter cão e presa por não ter!
    Eu ainda prefiriria ser criticado por excesso de zelo do que por ter N clientes qalegar que me tinham roubado a conta bancária!

    1. Avatar de MarioM
      MarioM

      Mas tambem quem os manda activar o Touch, BIMBOS.

  6. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Trabalho na área e acho que posso opinar.

    Este problema já é um pouco antigo e só ganhou notoriedade agora porque afetou um jornalista do the Guardian 🙂

    Esta error 53 acontece em 2 situações distintas.
    1º- Substituição do home button
    — Quando se substitui o home button por outro que não o original o equipamento funciona normal mas no entanto o leitor biométrico deixa de funcionar devido a estar pareado mas a funcionalidade de home button fica presente.

    2º- Proteccção Anti-Tamper
    — Se o equipamento detectar que foi aberto por alguém não oficial e mesmo que se tenha substituído só o lcd e use o antigo home button que esta pareado, mesmo que o equipamento fique a funcionar corretamente no momento, durante um update pode acontecer aleatoriamente este erro 53 e a informação do equipamento fica inutilizável.

    Imaginem que um dia de manha chegam ao vosso carro e tentam dar a chave e ele não pega e da um erro 53, só porque meteram líquido limpa para-brisas a 2 meses atrás numa oficina qualquer que não a oficial.

    A apple quer forçar o pessoal só usar serviço oficial, será isto uma boa forma de tratar os cliente, ou até legal?

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Bom argumento.

      Não sei bem que pensar acerca disto, mas não podemos conspirar contra o mundo. A empresa que repara o equipamento à partida não irá fazer “mal” nenhum com home buttons, têm uma reputação a defender.
      Um cliente satisfeito gera mais clientes satisfeitos. Poderá ser só uma mania da Apple.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        E como é que se vai saber se é um mero reparador honesto sem certificação, se não tem certificação? Se qualquer um pudesse enfiar um qualquer componente num circuito de segurança, sem qualquer salvaguarda, imagino que estariam todos aqui a reclamar da Apple fazer mau hardware e software

      2. Avatar de MarioM
        MarioM

        Isso com queixa na UE vai dar o mesmo que fizeram ás Marcas Automoveis.
        O cliente pode ir onde quiser, não deixam ? as multas fazem-nos mudar de ideias.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          as marcas automóveis não têm dados pessoais para proteger nos carros. E a questão das oficinas automóveis tem legislação própria.

          1. Avatar de MarioM
            MarioM

            Quais dados pessoais, num smartphone só um bimbo coloca dados que sejam importantes.
            Eu tenho um Android e não tenho nada que seja importante,até os contactos não estão residentes.
            Basta ver o que diz o Obama acerca dos telemoveis para se perceber a segurança que têm.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            mesmo? vais me dizer que não guardas nenhum email, que não tens nenhuma password guardada para autenticação rápida em serviços, que ninguém usa os smartphones para trabalho, etc? Melhor nem perguntar se achas que toda a gente é como tu

  7. Avatar de Presidente
    Presidente

    Opps!!!…

  8. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Então não dá para fazer o swipe e meter o pin na mesma?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Depois de se comprar um iPhone novo dá.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Dá… não dizem é isso!

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Apple no seu melhor, mais uma forma de sacar dinheiro.

  10. Avatar de Andr8
    Andr8

    Esses TouchID’s, “não autorizados”, vêm de onde?

    Pois é!

    Ninguém pergunta de onde vêm! Vêm de iPhones roubados, com iCloud lock, que assim têm valor! Acho muito bem, além de proteger a informação do utilizador (queria ver o que haveriam de dizer se bastasse um touchID novo para quebrar a segurança do iPhone), desvalorizam o valor que um iPhone roubado tem!

    1. Avatar de jone
      jone

      “Ninguém pergunta de onde vêm! Vêm de iPhones roubados, com iCloud lock”

      Tens mesmo a noção clara do mundo das reparações!!
      A maior parte dos componentes colocados nas lojas não oficiais são comprados a fornecedores nacionais ou no Ebay. Depois uma pequena parte é que vem de iphones bloqueados.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        É, o eBay tem uma fábrica de TouchIDs!

        De onde vêm?

        1. Avatar de jone
          jone

          O que não faltam na China são fábricas paralelas de material não oficial.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        isto não pode ser comprado a fornecedores nacionais. Os componentes que circulam por aí ou vêm de outros aparelhos, ou vêm directamente da fábrica por “portas travessas”, ou nem sequer são componentes originais para o aparelho.

        1. Avatar de jone
          jone

          Quando eu digo fornecedores não digo fabricantes.
          E sim, arranjo em fornecedores nacionais.
          E não, não são originais.
          São novos.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            não me estava a referir a fabricantes nesse contexto, estava a referir a distribuidores oficiais de peças. O que podes arranjar é mercado paralelo, muitos de proveniência duvidosa.

    2. Avatar de Paulo Neves
      Paulo Neves

      Também pode vir de telemóveis avariados. Você não sabe isso só está a tentar justificar o injustificável.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        É, avariou o telemóvel, mas não avariou o Touch ID!

    3. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      para saberes isso tudo deves ser tu a vender tens acesso a informacoes que mais ninguem tem.secalhar com sorte ate vem ainda com impressoes digitais guardadas daquelas estrelas de hollywood que fizeram o hack as clouds e assim ainda consegues fazer pagamentos de compras online com os cartoes de credito delas …. haja paciencia……

  11. Avatar de Tiago Portugal
    Tiago Portugal

    Mandem um email para a NSA a pedir o restore dos dados e caso resolvido!

  12. Avatar de Nuno Pr3t0
    Nuno Pr3t0

    Faço reparação de telemóveis e penso que a Apple está a fazer como as BMW e Mercedes até para mudar o óleo temos de ir lá…

    Segundo já percebi o Touch id que vem tem registo ou ligação com a board, mas que só é detectada ou causa problemas depois de haver a necessidade de um update! Ou deixa de ler impressão ou bloqueia.

    O negócio da reparação movimenta muito dinheiro.

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Não é “depois de um update”, como dizem, desde o iphone 5s que isso foi descoberto.

      http://www.cultofmac.com/252406/apple-pairs-every-touch-id-sensor-to-its-a7-chip-to-make-them-super-secure/

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Uma coisa é desativar o touch ID e até é uma boa medida de segurança. Mas neste caso depois de se actualizar o telemóvel fica morto e a única solução é comprar um iPhone novo. Isso é excessivo.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    A justificaçao da apple nao bate certo.
    Justificar com a protecção de dados: OK. Mas se o problema só acontece passados meses depois da troca então os dados nao foram protejidos durante meses. Se é para bloquear deve ser logo.
    Agora será que quem compra IPhones sabe destas malandragens? lol

    1. Avatar de JBM
      JBM

      o problema começa logo quando se substitui o botão em centros não autorizado (o TouchID não funciona), o erro 53 é que só aparece com determinados updates do sistema que fazem checkup da integridade de segurança durante o processo.

      1. Avatar de P
        P

        Onde leste isso que o TouchID não funciona logo?
        Não me parece que assim seja

        1. Avatar de JBM
          JBM

          É de conhecimento bastante público e já repetido aqui por outros. O leitor do TouchID está emparelhado com o processador para comunicação encriptada de dados entre os dois. Se o leitor for mudado não há emparelhamento, logo não há TouchID. Só um técnico certificado é que é capaz de substituir o leitor e fazer novo emparelhamento de componentes.

          1. Avatar de confuso
            confuso

            Se desactivar todos os bloqueios antes de efectuar a substituição do botão este problema não é evitável? Não há forma de desliogar esse emparelhamento?
            Então o dispositivo cujo botão tenha uma avaria ou é arranjado emparelhado na Apple ou vai para o lixo?

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O emparelhamento não tem nada a ver com uso que a pessoa possa ou não fazer da funcionalidade. Ele existe para manter integridade na cadeia de segurança dos dados de autenticação, de modo que não faria sentido ser desligado.
            Quem substitua o botão fora das lojas da Apple continua a poder usar o aparelho (menos o TouchID), o erro 53 só surge caso seja feito determinado update do sistema. Mesmo com o erro 53 o aparelho pode ser recuperado, mas terá que entrar em contacto com a Apple para arranjar.

  14. Avatar de couto
    couto

    Numa maquina alugada compreênde-se ,quando avaria seja só a empresa a poder reparar a maquina,agora uma pessoa que compra uma maquina paga-a passa a ser legitimo dono da maquina,e quando avaria não pode procurar um agente onde fique mais barato a reparação? quer dizer compra-se paga-se,e não somos donos e senhores daquilo que é nosso?

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      Pode. Mas o agente não pode usar TouchID arrancados de telemóveis roubados.

      1. Avatar de jone
        jone

        Já viste quanto custa no ebay um touchid para iphones? Preço da chuva. A única coisa que “vale a pena” roubar num iphone é o ecrã e o chassis. De resto é ao preço da chuva. Nem vale o esforço

      2. Avatar de Paulo Neves
        Paulo Neves

        Essa é boa! Isto acontece com TODOS os que são reparados fora da rede Apple. Arranje outra desculpa

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Fonte para isso?

  15. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    “Trocar o botão do ECRÃ do iphone”.

    Não será o botão com sensor de Touch ID / botão Home/casa?

  16. Avatar de Nelson
    Nelson

    essa ideia da maca(apple) é singular, mas ha males que vem para o bem

  17. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Se calhar, com esta nova falha de segurança, consegue-se dar a volta

    https://www.youtube.com/watch?v=V-9lE1L3nq0

    1. Avatar de JBM
      JBM

      uma falha de segurança de acesso local que requer as pessoas darem primeiro a sua password e ficar com o ecrã sem reposta?

    2. Avatar de JBM
      JBM

      uma falha de segurança de acesso local que requer as pessoas dêem 1º a sua password e ficar com o ecrã sem reposta?

  18. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Boa tarde
    Como técnico da área explico o tema em poucas palavras.

    NENHUM iphone 6 ou posterior que o Touch id seja mudado vai funcionar, seja num reparador oficial ou não.
    O que a Apple faz quando tens problemas no Touch ID é trocar o IPhone por um novo.
    O Touch id esta pareado com a lógic board e em momento algum até hoje alguém consegui o ultrapassar isto.
    Bom trabalho para todos …

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Na assistência oficial da Apple podem substituir o botão e fazer novo emparelhamento. É a própria Apple que o diz.

  19. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Tenho 1 iphone 6 na gaveta com esta doença 😉

    1. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      eu acho que ia a loja da apple e espetava o telemovel contra a parede mas quando a loja estivesse cheia de clientes e ia me embora…

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Foste a uma assistência técnica que não a PC medic ?

      Abc

    3. Avatar de Andr8
      Andr8

      Fosses a um oficial e não a um garageiro! Queixa-te a quem te prometeu que ia ficar bom!

  20. Avatar de MarioM
    MarioM

    Uma Queixa aos direitos do Consumidor na UE contra a Apple se calhar ajuda.
    Nem que fosse para a Apple levar uma boa ripada em dinheiro da UE

  21. Avatar de Amsil
    Amsil

    Resumindo, iphone é caca

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Pensava que os iphonodependentes compravam um novo assim que a bateria acabava.
    Estou barado da minha vida com tudo isto…

  23. Avatar de Luis Linhares
    Luis Linhares

    Isto não passa de uma aldrabice da Apple,
    O touch id apenas recebe informação.
    As cameras fotográficas precisam de lentes da marca para tirar fotos?
    O meu carro precisa de rádio da marca?
    É triste

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O TouchID faz parte dum dos processos de autenticação do aparelho, o que o torna um componente sensível em termos de segurança, daí ser emparelhado criptograficamente com o processador, para que o processo de autenticação não seja comprometido.

  24. Avatar de wanfio
    wanfio

    tudo tretas… o problema não é a Apple, o problema são as reparações mal feitas e capadas dos ditos reparadores não autorizados que não dispoem do necessário para recalibrar botão board do equipamento! falar mal e so denegrir toda a gente fazer

    1. Avatar de Amsil
      Amsil

      Tens a certeza? É que ja muita gentinha meteu o dito cujo na gaveta por causa do TouchID. Unica solução, comprar outro!

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Será? A Apple pode arranjar
        support.apple.com/en-us/HT205628

  25. Avatar de Boss
    Boss

    Na substituição do botão, pela natureza deste ainda dou o benefício da dúvida, mas a ser verdade que isto aconteça sempre que é simplesmente aberto, como alguém acima referiu, dissipam-se todas as dúvidas.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Isto só acontece quando o emparelhamento do TouchID é afectado.
      As pessoas podem abrir o aparelho que não acontece nada. Podem substituir a bateria, câmera, outros botões, etc, que não acontece nada disto. A substituição de ecrã pode criar este problema se não for bem feita, mas quem seguir os passos correctos e mantiver o sensor TouchID original e o seu cabo original não terá problemas.

  26. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Estão a comparar o iPhone com carros, mudar óleo, rádio, etc.
    E porque não falar de Chaves codificadas? Conseguem obtê-las fora da marca?

  27. Avatar de sakura
    sakura

    o que a apple quer tal com a MS é a Integridade do “system” hardware ou software.
    querem as Keys “backdoors” nos seus servidores Tudo o que é pirata, fake, roubado deve ser excluido das suas “redes”……

    sem a actualização do backdoor key a apple não tem com bloquear um iphone roubado, so pode blk. os servicos online. e sim a BackDoor não e para ver as fotos que tem no iphone…. é SO telemetria.

    é crime em PT desligar sistemas de segurança…… como desligar airbags. por lapis no robot pq este estava sempre a parar…. etc etc etc ……..

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O que é que isto tem a ver com servidores, telemetria, pirataria?
      Backdoor key? O TouchID nem sequer pode ser usado para fazer a 1ª autenticação depois de fazer reboot do aparelho.

      1. Avatar de sakura
        sakura

        “se por ex. ” a firmware do iphone usa I2c se trocares um “dispositivo”
        ligado ao bus o SO nunca ira encontra o antigo (endereço) e vai atribuir
        1 novo…… erro53.

        1 system para ser seguro tem de começar pela firmware… boot,
        check (hardware) , and ID.
        if(My.ID=apple.ID(newVersionDownlodFormAppel))
        { ios.run(); }
        eles if { BayANewPhone(); }

        o que está em cima é :
        “” Version 2.1 of the UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) specification was released on 7 January 2007. It added cryptography, network authentication and the User Interface Architecture (Human Interface Infrastructure The latest UEFI specification, version 2.5, was approved in April 2015.”””
        Soucre wiki.
        se a apple “pode” “emparelhar” o novo hardware
        tb pode desblocar qualq. iphone…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          tanta letra escrita em vão e tanta ideia confusa…
          Será que não foste capaz de ler que o TouchID não pode desbloquear um aparelho após boot? O TouchID apenas pode desbloquear depois de a pessoa ter inserido a sua password no arranque do aparelho, e a chave atribuída nessa altura ao TouchID é temporária.
          UEFI? não existe UEFI no iPhone, aliás quase que nem há suporte para UEFI fora dos computadores com processadores x86. Só se fala em UEFI com processadores ARM em servidores.
          Erro 53 acontece num processo de update do sistema, não no arranque.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          tanta letra escrita em vão e tanta ideia confusa…
          Será que não foste capaz de ler que o TouchID não pode desbloquear um aparelho após boot? O TouchID apenas pode desbloquear depois de a pessoa ter inserido a sua password no arranque do aparelho, e a chave atribuída nessa altura ao TouchID é temporária.
          UEFI? não há UEFI no iPhone, aliás quase que nem há suporte para UEFI fora dos computadores com processadores x86. Só se fala em UEFI com processadores ARM em servidores.
          Erro 53 acontece num processo de update do sistema, não no arranque.

          1. Avatar de sakura
            sakura

            1 não falei do ios…. pq esse é “anfitrião” do “selinux”, microKernel………… da apple.
            controladores, tuning das antenas, etc…. o ios não pinta nada alias um teste ao iphne nem sequer pressisa do ios……..

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Agora a Apple usa microKernel selinux? …sério? só podes estar a “trollar”. Não há selinux em lado nenhum no iPhone. O kernel do iPhone é o XNU. Tuning de antenas e controlo de comunicações rádio são feitos pelo baseband, e o seu firmware (um RTOS) não tem qualquer relação com os restantes componentes (como o TouchID), nem Linux, nem UEFI.
            Também não entendo donde é que vem agora esta conversa, não falei em lado nenhum no iOS. No processo de update o iBoot (bootloader) entra no modo DFU e faz uma análise ao hardware para avaliar a segurança

          3. Avatar de JBM
            JBM

            * Recovery Mode será a designação + correcta do que DFU neste processo.

          4. Avatar de sakura
            sakura

            (um RTOS) == “selinux” com “aspas”.
            iBoot (bootloader) é parte do ios.
            estou a falar da EEROM, não da RAM e ios…….

            se realmente queres apagar a EEROM usa frio -200Cº i um iman. ……. vai ver que a apple te volta a emparelhara o iphone

          5. Avatar de JBM
            JBM

            sakura,
            é só “trolla” o que te sai.
            1º tu não estavas a falar da baseaband quando mencionaste o selinux. 2º se até estivesses a falar do baseband então ainda + incoerente e incongruente foi o teu comentário, pois a baseband apenas controla os rádios, não controla em nada o hardware, o software, a autenticação, o arranque do sistema e hardware, etc, etc, etc. 3º O RTOS da baseband não é/tem nenhum kernel Linux de nenhum tipo.
            iBoot não é parte do iOS, é um bootloader, é o que escolhe o sistema de arranque. Um bootloader pode ter à escolha vários sistemas operativos diferentes.
            Estás agora a falar da EEROM!? E que EEROM é esse e o que faz? Sabes sequer se há um ou onde? Será como o UEFI, que afinal não se vê em lado nenhum? E apagar faz o quê de diferente? Magicamente faz desaparecer o erro por ausência de emparelhamento correcto?

          6. Avatar de JBM
            JBM

            sakura,
            é só “trolla” o que te sai.
            1º tu não estavas a falar da baseaband quando mencionaste o selinux. 2º se até estivesses a falar do baseband então ainda + incoerente e incongruente foi o teu comentário, pois a baseband apenas controla os rádios, não controla em nada o hardware, o software, a autenticação, o arranque do sistema e hardware, etc, etc, etc. 3º O RTOS da baseband não é/tem nenhum kernel Linux de nenhum tipo.
            iBoot não é parte do iOS, é um bootloader, é o que escolhe o sistema de arranque. Um bootloader pode ter à escolha vários sistemas operativos diferentes.
            Estás agora a falar da EEROM!? E que EEROM é esse e o que faz? Sabes sequer se há um ou onde? Será como o UEFI, que afinal não se vê em lado nenhum? E apagar faz o quê de diferente? Magicamente faz desaparecer o erro por ausência de emparelhamento correcto?

  28. Avatar de MáqueGáiver
    MáqueGáiver

    “Curiosamente este problema só surge depois de instalado o iOS 9” acho que está tudo dito.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Curiosamente isto podia acontecer antes do iOS 9.

  29. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    não sou Apple boy, Android boy, nem qualquer ountra brand boy para começar (sim ser brand boy na minha opinião é pôr palas nos olhos).

    esclarecido isto e sobre o tema, se eu comprasse um carro topo de gama, iria leva-lo à oficina do Quim? (por mais respeito que tenha por oficinas de rua, estas servem para os ligeiros normais)

    quando na contruçao e concepçao usaram matérias e técnicas exclusivas (e no caso da Apple só não sabe disto quem anda a dormir!), temos mesmo de à oficina da marca. se quisermos ser aventureiros não podemos depois reclamar por má prática nossa.

    deve imperar o senso comum, e pormo-nos no outro lado da questão 😉

  30. Avatar de pph
    pph

    Melhorar o serviço ou questoes de segurança, as desculpas tipicas que dao a colherada as massas para fazer mais dinheiro.

    Não vejo como seja possivel comprometer a segurança do sistema alterando o leitor biometrico. A os dadores provenientes da impressao estao no telefone, no maximo pode se perder o acesso porque uma peça nao original pode nao conseguir produzir o mesmo padrao da original, agora o contrario nao vejo mesmo maneira nenhuma de ser possivel.

    É so mais um mecanismo para gerar dinheiro.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      o leitor biométrico está ligado à memória protegida do processador, abrindo uma possibilidade teórica de acesso ao que lá está guardado ou aos circuitos associados. E sendo que o TouchID é usado para autenticar a pessoa em processos de pagamento do Apple Pay, isso tornava um ponto aliciante para ataques sofisticados a alvos específicos. Trocavam o sensor do aparelho sem a pessoa saber e depois era esperar pelo momento oportuno para roubar.