AWN – Dock no Ubuntu

26 Comentários

Boas, tal como prometido, venho aqui explicar como colocar uma dock AWN (Avant Windows Navigator) no Ubuntu.

A instalação é bastante fácil, mas vou explicar como a tornar exactamente igual à minha, visto que já foi e tem sido bastante admirada e “cobiçada” por quem a viu ou vê.

O objectivo deste tutorial não é instalar uma dock igual à do Mac, para tal existem outros tutoriais, como este, por exemplo.

Vamos começar por instalar a dock, para tal, vamos ao menu “Aplicações → Adicionar/Remover Aplicações…” e escrevemos “avant”, por exemplo, e instalamos a aplicação clicando em “Aplicar Alterações” depois de a seleccionar.

Para a iniciarmos, basta ir ao menu “Aplicações → Acessórios → Avant Window Navigator” e pode-se ver logo a dock a aparecer em baixo.

Antes de qualquer coisa, temos de tirar a barra por baixo da dock (não se esqueçam de passar o que vos interessa para a barra de cima, caso a tenham).

Para eliminar a barra, cliquem com o botão direito na mesma e cliquem em “Remover Este Painel”.

Antes de tornar a dock “bonita”, vamos só adicioná-la nos serviços de startup do Gnome, para que apareça logo mal fazemos login, caso contrário teremos de a arrancar utilizando o menu (não se torna muito prático). Para tal, vamos ao menu “Sistema → Preferências → Sessões”, clicar em “Adicionar” e preenchemos os campos com a seguinte informação (o comentário é opcional):

Nome: Avant Window Navigator
Comando: avant-window-navigator
Comentário: A dock-like window navigator.

Clicamos em “Gravar” e de seguida “Fechar” para fechar a janela.

Agora, vamos tornar a dock “bonita”.

Para aceder às preferências da dock podemos fazê-lo de duas formas:

Usando o menu “Sistema → Preferências → Awn manager”
OU
Botão direito no lado esquerdo da dock e clicamos em Preferências

Agora explico as tabs em que mexi e como tenho as minhas definições (na secção “General Preferences”).

Tab “Geral”:

Tenho tudo de-seleccionado, e em “Icon Effects” tenho “Squish” (efeito de quando se passa com o rato por cima dos ícones)

Tab “Aparência da Barra”:

Look: 3D Look
Activar cantos arredondados: sim
Bar angle: 45
Bar height: 30
Icon offset: 10

Borda principal: #000000 com 204 de opacidade
Borda interna: #FFFFFF com 17 de opacidade

Mostrar separador entre lançadores e tarefas: sim
Cor do separador: #FFFFFF com 0 de opacidade

Tab “Aspecto de vidro”:

Gradiente:
primeiro passo: #454545 com 200 de opacidade
segundo passo: #010101 com 96 de opacidade

Destacar:
primeiro passo: #FFFFFF com 11 de opacidade
segundo passo: #FFFFFF com 11 de opacidade

Com isto ficam com uma barra com o seguinte aspecto:

Obviamente há quem prefira mais “coisas” ou opções diferentes. Podem-se divertir à vontade a mexer nas configurações, instalar/desinstalar launchers, etc.

NOTA: Este post foi escrito por Bruno Bernardino para o Pplware.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BESTCINE

    Grande post!!! Parabéns…

    ————————–

    http://www.best-cine.com/ :: Saiba tudo sobre CINEMA!

  2. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Ora era mesmo isto que eu queria!! Obg pelo post!!

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Ainda bem que gostaram 🙂

    Se quiserem, podem sugerir outras configurações

  4. Avatar de bruno
    bruno

    Obrigado.

    PS: Alguém sabe como é que se move a dock? Gostava de a por um pouquito mais para cima no ambiente de trabalho.

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    @bruno

    Que eu saiba, pelas definições não é possível, mas secalhar com um tema personalizado já deves conseguir

  6. Avatar de bruno
    bruno

    Hummm.. Obrigado, Bruno. Vou investigar. 🙂

  7. Avatar de maurycio
    maurycio

    Boas
    Mt bom post
    Eu costumava usar o Cairo-Dock em vez do AWN. Tem imensas opções de configuração, e uma delas que sempre uso é a opção de mostrar na Dock apenas as tasks que estão activas na área de trabalho que estamos a trabalhar. Por exemplo: Na Área de trabalho 1 tenho o FireFox, e na Área de trabalho 2 tenho o Terminal. Quando estou na Área de trabalho 1, só me irá aparecer o Firefox nas Tasks, e quando mudo para a Área de trabalho 2, irei ter apenas o Terminal.
    Será que o AWN faz o mesmo?

  8. Avatar de Bruno Bernardino

    @maurycio

    Na 5ª imagem (primeira tab da configuração do AWN), podes ver essa opção logo no início, estando de-seleccionada, mostra apenas as tasks do ambiente activo, caso contrário mostra de todos.

    Eu pessoalmente também prefiro mostrar apenas os programas do ambiente em que estou a trabalhar, senão ocupava-me o comprimento todo da janela 🙂

    Resumindo e concluíndo, tem essa configuração sim 🙂

  9. Avatar de maurycio
    maurycio

    @Bruno Bernardino
    Muito obrigado 😀 e continuação do excelente Trabalho

  10. Avatar de Rui Peixeiro

    Já tinha testado à algum tempo, mas desinstalei porque no meu PC fica um pouco lento…

    Mas o efeito é bastante porreiro.

  11. Avatar de racoq
    racoq

    Já conhecia, e uso no meu pc fixo, e no meu acer one, facilita e de que maneira a usabilidade. É um boa dica, que mostra o quanto o aspecto no linux é personalizável, e fácilmente modificável, sem ser preciso linhas obscuras de consola 😉

  12. Avatar de tooliveira
    tooliveira

    Uso no ubuntu, mas tinha que o iniciar sempre manualmente. Obrigado pela ajuda. Já no mandriva 2009 (gnome) instalei, mas não aparace. Se não for pedir muito podiam tambem ajudar a configurar no mandriva. Mais uma vez, os agradecimentos por esta e todas as ajudas que me teem dado.

  13. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Foi um post simples e de fácil compreensão, agora só tenho um problema que é este:

    Gostaria que me esclarece-sem um duvida, eu quando activo os Efeitos Visuais mesmo no Normal ao fim de algum tempo o meu PC bloqueia.
    Será que o PC ou a placa gráfica é fraca de mais? gostaria que alguém me podesse ajudar visto que eu sou um utilizador muito recente em Linux.

    Ubuntu 8.10
    i686
    Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.60GHz
    2024 MB
    ATI RADEON 9600 Serie

    Cumps

    Álvaro

  14. Avatar de Bruno Bernardino

    @tooliveira e Álvaro

    Coloquem as vossas dúvidas no Fórum, que são ajudados mais rapidamente e facilmente.

    @Álvaro

    Não me parece que a tua gráfica seja um problema.

  15. Avatar de Antonio
    Antonio

    Aproveitem mais uma dica para colocar o Ububtu com aspecto Mac:

    http://maketecheasier.com/turn-your-ubuntu-hardy-to-mac-osx-leopard/2008/07/23

  16. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Ja agora n dá para usar esta dock no KDE?!?

  17. Avatar de Bruno Bernardino

    @EacHTimE

    Não te consigo precisar se funciona ou não, mas penso que não terás problemas

  18. Avatar de João Faria
    João Faria

    Está óptimo tem tudo o que necessitamos em primeira mão, excelente post.
    Estou a utilizar o UBUNTU já às uns meses tinha uma certa dificuldade em ultrapassar o reconhecimento do ZTE MF620 da TMN, mas após a instalação da GCOM, através do comando

    sudo apt-get install gcom:

    Após esta situação aplico umo outro comando que é:

    gcom -d /dev/ttyUSB0

    E aqui estou eu a navegar na net com cada vez mais interesse por este sistema operativo, que a cada dia que passa me entusiasma mais.

    Já estou a conseguir também correr as Aplicações Portáteis, através do

    Wine

    Que se instala facilmente através do menu aplicações adicionar remover aplicações.

    e depois é só colocar a USB e colocar o seguinte comando:

    wine /media/FLASHDRIVENAME/StartPortableApps.exe

  19. Avatar de phoenux
    phoenux

    Sugiro uma vista de olhos ao cairo-dock… apesar de ter alguns (pequenos) bugs, tem funcionalidades muito interessantes e, funciona de forma muito idêntica ao awn

  20. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Boas,
    isto parece-me fixe e eu decidi experimentar. Segui todos os passos descritos, até configurei a dock como explicam e tudo mas.. a dock não me aparece! :-$ É estranho porque no monitor de sistema, está lá o processo, no entanto, a dock não me aparece… Sabem o que possa ser?

  21. Avatar de Bruno Bernardino

    @Paulo39

    Tens os efeitos do compiz activos? Tens de ter efeitos do desktop activos para poderes ver a dock.

  22. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    @Bruno Bernardino

    Obrigado, o problema era precisamente esse..lol
    Obg por tudo

  23. Avatar de paulf
    paulf

    Não consigo sequer correr o Avant, apesar de já estar instalado…
    Diz isto:
    Warning: Screen isn’t composited. Please run compiz (-fusion) or another compositing manager.

    Tenho de correr o compiz certo?
    Obrigado pela ajuda.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Sim, é o mesmo problema do Paulo39

  24. Avatar de tiago
    tiago

    como é que se reactiva a outra barra que apagamos?

  25. Avatar de Bruno Bernardino

    @tiago

    No painel que existe, clica com o botão direito e depois em “Novo Painel”.

    Assim crias um painel novo, não dá para “recuperar” o que tinhas, terás de o “construir” de novo.