Dica Mac Os – Localização dos Ficheiros

10 Comentários

Como usar de forma mais eficiente o spotlight para ir directo aos ficheiros que procuramos e ficar a saber onde eles se encontram realmente?

sportlight1.jpg


Quando efectuamos uma pesquisa no Spotlight rapidamente somos bombeados com os resultados que procuramos, mas muitas vezes não queremos abrir o ficheiro, mas sim a sua localização. Para isso basta clicar no ficheiro ao mesmo tempo que carregamos no Command. O finder irá abrir a pasta onde se encontra o ficheiro.

Se reparar, no topo janela está a indicação da pasta onde nos encontramos. Para saber dentro do Computador, onde é que se localiza a pasta, basta apenas fazer Clique+Command para que seja aberta uma janela com a hierarquia de pastas até a pasta onde estamos.

spotlight3.jpg

Agora sim, ficamos completamente elucidados sobre a localização do ficheiro em questão. Contudo, é possível tornar o processo ainda mais simples com apenas uma linha de código do terminal.

defaults write com.apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool YES

Depois do Relaunch do Finder (CMD+Alt+Esq), a localização é exposta por completo no topo da janela da Janela do Finder.

Reverter o processo é simples, novamente no terminal:

defaults write com.apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool NO

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BESTCINE

    Excelente DICA!!!!

    ————————–

    http://www.best-cine.com/ :: Saiba tudo sobre CINEMA!

  2. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Não conhecia esta dica.

    Muito útil!

  3. Avatar de Mauro Gentile
    Mauro Gentile

    “basta apenas fazer Clique+Command para que seja aberta uma janela com a hierarquia de pastas”

    ou então, simplesmente click no botão direito do rato.

    Obrigado pela dica,

    Cumprimentos

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Olá!

    Basta apontar o cursor do rato em cima do resultado que pretendemos, que aparece uma janela (pop-up) com o respectivo caminho.

  5. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    “basta apenas fazer Clique+Command para que seja aberta uma janela com a hierarquia de pastas”

    Também podemos colocar um botão na barra de ferramentas que nos mostra a mesma hierarquia de pastas.
    Outra opção é termos sempre visível o caminho das pastas. Basta ir ao menu “Visulaização -> Mostrar barra do percurso”

  6. Avatar de Miguel Machado

    Já conhecia…

    No que toca a este tipo de códigos no terminal, também podemos instalar um .pref chamado secrets. Lá podemos activar este tipo de opções com mais facilidade.

    Um post sobre o spotlight era bem vindo, nem que seja para o pessoal conhecer esta ferramenta que por vezes é esquecida

  7. Avatar de Joao Coutinho

    @Miguel Machado: Secrets 10.5.1, já tinha falado dele aqui no pplware.com. A verdade é que até eu me esqueço que o tenho instalado.

  8. Avatar de Tiago Carvalho

    Excelentes dicas 🙂 Muito obrigado!

  9. Avatar de Miguel de Oliveira

    usando a vista por coluna tem-se logo acesso à hierarquia de directorias.

  10. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Excelente dica! Obrigado João!
    Um abraço.