APTonCD no Ubuntu 7.04

16 Comentários

Queria apresentar-vos um programa que veio revolucionar as reinstalações do Ubuntu. Chama-se APTonCD e resolve o problema de todos aqueles que estão fartos de em cada instalação do Ubuntu, ter de sacar de novo todos os programas e updates que têm no computador.
Tal como o nome indica, o APTonCD tem a capacidade de colocar os pacotes .deb que temos instalados no PC para dentro de um CD, para podermos usar esse mesmo CD como repositório no Ubuntu.


Para instalar o APTonCD, basta digitar na consola:

sudo apt-get install aptoncd
Ou então, ir até ao gestor de pacotes Synaptic e instalar o pacote “aptoncd”.

A interface é muito simples e intuitiva, basta carregar no botão “Criar APTonCD” para ele encontrar de imediato os pacotes .deb do nosso Ubuntu.

Nas opções, permite não só adicionar pacotes extra à lista, mas também resolver as dependências de pacotes, para que fique tudo a funcionar na perfeição.

Após termos seleccionado todos os pacotes que desejamos, basta carregar no OK para que seja criado o ficheiro .iso que mais tarde iremos “queimar” no CD.

Depois de gravarmos o CD, basta inseri-lo na drive, abrir o Synaptic, ir até ao Configurações > Repositórios, e na janela que foi aberta, ir até ao separador que diz “Aplicações de Terceiros”.
Agora só temos de carregar no botão “Adicionar CD-ROM” para que o nosso CD passe a fazer parte da lista de repositórios.

Licença: GPL
Homepage: APTonCD

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo S.
    Ricardo S.

    Excelente! Daqui a 6 meses já não dará tanto trabalho como deu para pôr o 7.04 a funcionar direitinho!

  2. Avatar de dc
    dc

    Eu por acaso tenho uma versão em DVD do Ubuntu 7.04, e foi com essa versão que instalei, basicamente não preciso de me ligar á Internet para sacar software, excepto updates de segurança. São mais de 2GB de Software adicional e bem poderia ficar uns bons dias sempre agarrado ao Ubuntu, que acho que não conseguía explorar todos os softwares que traziam no DVD…

    Mas boa dica, isto é tipo o nLite do Windows 😛 não?

    CUMPS

  3. Avatar de Faisca
    Faisca

    Oi people!!
    tenho uma duvida k gostava k fosse esclarecida…
    é k tou a iniciar-m no linux,e para isso mandei vir um cd do ubuntu.so k nao keria(pelo menos para ja) desinstalar o windows xp!eu ja tentei instalar,so k depois de acabar a instalação,o pc reinicia,aparece o menu para escolher o sistema operativo,mas o linux nao consegue “carregar-se”…dá um erro kalker…n sei s tou a proceder mal em alguma coisa,por isso gostava que alguem me ajudasse!
    desde ja o meu muito obrigado, pela vossa atenção e possivel cooperação!
    abraço

  4. Avatar de Spyro
    Spyro

    não conhecia, realmente é extremamente útil 🙂

  5. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Cá por mim prefiro o Vista…
    C/ Linux(es) martela-se s/ nunca parar e ´falta sempre algo… 🙁

  6. Avatar de dc
    dc

    @Faisca

    A mim ás vezes acontecia-me isso porque o Grub passava-se…

    Mas eu fiz assim, instalei o XP e defini 2 partições, uma para o Windows formatada em NTFS e outra para o Linux formatada a FAT32.

    Depois carreguei normalmente o Linux, segui os passos de instalação, e a partição de FAT32 dividi-a em 2 partições, uma em EXT3 e outra para a Swap (1GB para Swap chega e sobra) e depois foi só instalar que o Grub configurou-se automaticamente e quando inicio o PC aparece-me um menu que me dá a possibilidade de escolher entre Windows, Linux, Linux Recovery e MemTest.

    CUMPS

    PS: Alguém sabe como definir uma resolução de 1280×1024 no Ubuntu? é que nas propriedades de resolução do sistema o gajo só me deixa ir até 1024×768, mas eu sei que é possível através da consola chegar lá, mas já pesquisei na net mas só encontrei comandos para o KDE, e eu queria era para Gnome.

    CUMPS

  7. Avatar de Victor Ruas
    Victor Ruas

    Excelente ferramenta, para um excelente SO.

  8. Avatar de mpmont
    mpmont

    mt bom mesmo! fikei lixado kando instalei a ultima versao, assim pa proxima(k ja nao falta assim tanto) é sempre a bombar

  9. Avatar de Diego Marcell

    Muito legal !
    Ontem mesmo eu instalei o ubuntu no meu HD novo e tive que instalar tuuudo de novo. Falta so o Beryl agora

  10. Avatar de Eolo
    Eolo

    Sinceramente, já fazia falta um programa destes… sempre que se voltava a instalar o ubuntu, lá se tinha que estar tempos e tempos, à espera de todas as actualizações. Obrigado pela dica…e pelo site.

  11. Avatar de Bill

    Muito util mesmo essa ferramenta.

    @DC
    Você pode editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf e colocar a resolução que tu desejas.
    Estava com o mesmo problema e resolvi com: sudo gedit /etc/X11/xorg.conf ( no terminal) e inclui a resolução 1280×1024 que não existia e reiniciei (ctrl+alt+backspace)

    Espero que ajude.

    [s]s

  12. Avatar de Psycho
    Psycho

    so nao percebi uma coisa.. nos temos k por os ficheiros .deb no programa, ou ele a partir dos ficheiros k tenho instalado, cria um .deb?? ou seja ele cria um setup novo, ou tenho k por pra la o setup de cada um dos programas??

  13. Avatar de Balari

    @Psycho
    O que o APTonCD faz é “buscar automaticamente” os pacotes que tens instalado no teu Ubuntu, ele faz tudo isso sozinho.
    Depois, ele apresenta-te uma lista de tudo o que encontrou ao que tu podes retirar pacotes que estejam nessa lista ou então adicionar pacotes .deb que tenhas para instalação.
    Experimenta e vais ver que é muito simples e prático.

  14. Avatar de Faisca
    Faisca

    Oi pessoal!
    era so para agradecer a kem respondeu ao meu pedido d ajuda!
    mt oobrigado…
    e o linux ja ta a bombar!!!
    cumprimentos

  15. Avatar de Razor
    Razor

    Opa Muito bom msm
    como eu tenho a versão em cdrom e não com todos os pacotes
    vai me ajudar muito numa possivel reinstalação do sistema
    valew por compartilhar

  16. Avatar de Macapuna
    Macapuna

    Bom, eu baixei e instalei o Kubuntun 7.04. Porém, nao tinha coisas basicas, como o mplayer, synapt, etc. Quando coloco um DVD pra assistir, quem disse que toca, falta plugins. ja tentei o apt-get mas nao tem. pows, um dvd e nao tem muitos pacotes. O problema é que nao tenho internet em casa, ou seja, tenho q baixar aqui no trabalho (windows) e levar pra casa. como eu faço pra criar um outro cd/dvd com pacotes que ainda nao tenho no DVD de instalçao do kububtun?
    Obrigado desde ja.
    Carlos Macapuna