Aprenda a instalar o Linux Deepin 15.4

26 Comentários

O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

Depois da apresentação da última versão, hoje ensinamos como podem facilmente instalá-la.


Instalar o Deepin 15.4 é algo bastante simples. Para a elaboração deste tutorial criámos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM: 1024 MB

Depois do sistema arrancar basta selecionar Install Deepin.

Em seguida definimos qual o idioma que pretendemos para o sistema.

E no passo seguinte indicamos as credenciais para a criação de um utilizador. No canto superior esquerdo podem definir o fuso horário e também o layout do teclado.

Relativamente ao particionamento do disco, o Linux Deepin 15.4 oferece também uma interface bastante intuitiva. Para este tutorial vamos apenas indicar o disco onde pretendemos instalar este sistema. Caso pretendam vocês definir as divisões ao nível do disco selecionem Avançada.

O sistema irá criar e formatar as novas partições.

Depois dos passos anteriores, basta aguardar uns 15 minutos até que o sistema seja instalado. Durante a instalação são apresentadas as melhores funcionalidades desta distribuição.

Se tudo correr bem, o sistema deverá ser instalado com sucesso. Reinicie a máquina e não se esqueça de remover o .iso de instalação.

Além da instalação rápida, esta distribuição é também rápida a iniciar. Para iniciar uma sessão, basta que indique a password de acesso que foi definida durante o processo de instalação.

E está feito, depois de instalado é só começar a usar e a explorar este fabuloso sistema.

Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15.4. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de psgroove
    psgroove

    olá, podem me dizer se dá para testar sem instalar?!
    igual a live de ubuntu que dá pra testar sem instalar.

    1. Avatar de Luís Lima
      Luís Lima

      sim dá para isso em vez de selecionar install deepin, escolher a opção abaixo.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, tens essa possibilidade.

  2. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Já instalei uns dias atrás e até agora é uma agradável surpresa.
    É sem dúvida uma grande distro e candidata a SO principal…

  3. Avatar de alopes
    alopes

    Tenho lido alguns (dos muitos artigos publicados) sobre linux e as várias versões existentes. Já experimentei e utilizo ubuntu num computador desktop antigo com um teclado “normal”. Ultrapassada a fase de aprender a instalar uma dificuldade com que me deparo quando pretendo instalar e usar num computador portatil seja ou não mais antigo com teclados mais ou menos compactos (atualmente uso um lenovo yoga 3 pro) que têm um teclado unicamente com 5 “linhas” é precisamente a configuração do teclado.
    Será que podem explicar num tutorial ou indicar como resolver esse problema (já fiz imensas pesquisas na internet e ainda não encontrei nada satisfatório para configurar teclados em PT-PT), ou será que o linux não têm configurações para dar resposta capaz?….
    Obrigado

    1. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      Nas duas versões anteriores confrontei-me com o mesma questão.
      Na configuração do “layout” do teclado, por ordem alfabética encontrava facilmente o teclado PT-BR, porém desacompanhado do PT-PT. Até que descobri que também existia o PT-PT mais à frente fora da ordem alfabética.
      Sou pois levado a pensar – embora não tivesse testado a última versão -que a o PT-PT continua a existir como opção de teclado mas fora da ordem alfabética, isto é, terá fazer o scroll de todas as opões de teclado para encontrar algures o PT-PT, este que até conta com umas cinco sub-opções. Será desculpável porque tendo os chineses olhos em bico podem não ter enxergado bem o “PT” e confundido com outro caracter algures como um vegetal perdido numa tijela de arroz xau-xau.

      Quanto à distro, realço a sua loja – uma grande superfície grossista com tudo que interessa, gratuito e à discrição -, os seus próprios contributos para o mundo Linux sendo de referir as suas próprias aplicações de vídeo e música e o seu próprio ambiente gráfico, além de, nas definições terem incluído um botão de S/PDIF para redireccionar o audio ( p.e. por hdmi) , para não falar que é das ser das poucas que, no meu caso, permitiu dispensar completamente uma visita ao Terminal.

      Neste momento a Deepin já se encontra na 8º posição da Distrowatch deixando para trás colossos como o CentOs, Elementary e Antergos e por este andar ainda um dia vai morder os calcanhares ao Ubuntu e Mint e quando lá chegar pode não largar e fical ali bem assente como a grande muralha da China.

      Sem dúvida, uma das mais elegantes, mais simples e melhor organizadas “distros” que o mundo Linux alguma vez já mostrou.

  4. Avatar de J. Frazão
    J. Frazão

    Em tempos experimentei o manjaro com esta interface mas não achei muito prático.

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Talvez possa ser do tipo de instalação que fiz, ontem resolvi instalar em dualboot com o windows 10. Vi a instalação do windows 10 comprometida e para resolver o fixmbr ou fixboot através de linha de comandos do windows para possivel remoção do computador para poder testar outras versões ou simplesmente manter o windows 10. acabei por ter de formatar a máquina chegando à conclusão que esta distribuição chinesa não só não corria fluida no referido pc: Core 2 duo a 2.53 mhz com 4gb de ram e uma gráfica de 512mb da nvidia com um dds samsung evo 250gb. Claro que é um computador com alguns anos mas que corre o windows 10 na sua versão mais recente creators update sem stress e nesta distribuição chinesa arrasta-se. se servir de referência a alguém. Gostei bastante e tem bastante software, porém a questão de segurança pode ficar comprometida, sendo que para nenhum do software da deepin store fui solicitado para password mas apenas para entrar no sistema. muito parecido ao sistema Windows

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    Instalei semana passada e não me arrependi, instalei em quadruplo boot, com o remix OS windows 10, Ubuntu, e deepin, tudo com o próprio GRUB do deepin

    1. Avatar de Pedro Pinto

      quadruplo boot 🙂 TOP

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Quem quiser isto em 32 bits basta instalar o build 15.3 e depois o so faz atualização automática para 15.4.

  8. Avatar de Alan Masters
    Alan Masters

    Instalei em MacBook Pro A1278 4 GB RAM NVIDIA 320 e broadcom. Problemas com renderização, e o WiFi só funciona suspendendo e inciando a sessão. Uma pena, por enquanto fico com Mint 18.1 Serena Cinnamon 64 que e 100% compatível com meu antigo Mac, mas a sistro e boa sim principalmente em computadores atuais.

  9. Avatar de alopes
    alopes

    Tenho o ubuntu vrs 16 instalado numa pen que utilizo em modo dual boot, mas que não consigo ligar á internet (não reconhece nenhuma rede wi-fi), alguêm pode informar/ajudar como configurar.

    Obrigado

  10. Avatar de Marcos
    Marcos

    Desculpem, mas não poderia ser um pouco mais explicativo e seu tuto? Desculpe-me mas muito fraco esse tuto

  11. Avatar de Elicleude
    Elicleude

    Otima distribuição, uso ela a uns 2 anos, mas nessa ultima versão 15.4, ive problemas com o wifi que só permanece conecttado por alguns segundos, alguém teve esse problema e conseguiu resolver?
    Nem no forum do Deepin consegui resolver,

  12. Avatar de João de Medeiros
    João de Medeiros

    Preciso da vossa ajuda! FInalmente instalei este Linux, para experimentar e testar. Não é a primeira vez que o faço, se bem que, já tinha sido à muito tempo que o tinha feito. Primeiro fiz partição no HDD (disco 1) Windows 10 se encontra no SSD (disco0). depois criei a pen para instalar, usando Unebotin, reiniciei e arranquei por ela. Correu tudo bem, instalou e reiniciei para usar pela primeira vez se bem que não surgiu menu de boot, e fui parar ao windows 10. Voltei a reiniciar e escolhi então para arrancar pelo disco 1. Tudo bem, arrancou bem. Instalei o Opera e o F.Lux e estive a ver as definições, mudar o teclado para PT-PT, etc.
    Quando voltei ao windows 10, e não encontro o disco dois no explorador de ficheiros!! 😮 No gestor de discos está sem barras e diz Disco 1 Dinâmico Inválido. Tenho muitos dados nesse disco na partição principal a outra é do linux. Será que vou ter de ir ao linux e no explorador do mesmo salvar tudo para um disco externo e aí formatar o disco completamente no windows?

    1. Avatar de Doug
      Doug

      Aconteceu comigo também,conseguiu resolver?

  13. Avatar de paulino
    paulino

    eu instalei o deepin e gostei da interface , só que tive um problema depois de um mes de instalado ele começou a pedir senha, eu entrava com a senha cadastrada no ato da instalação e não saia do logon , procurei por este erro e não consigui descobrir nada e gostaria de saber se vem alguma senha enbutida secretamente pois tive que formatar por duas vezes o computador pelo mesmo problema das senhas.

    1. Avatar de João de Medeiros
      João de Medeiros

      Poderá ter sido mudança de tipo de teclado? A minha pass é só números não tive esse problema quando mudei o teclado para PT-PT

  14. Avatar de Éder Júnio
    Éder Júnio

    Boa Noite a todos!!

    Gostei muito, mais até o momento eu não consegui configurar meu áudio em 5.1 pois eu tenho um home theater.

    Se puderem me ajudar…

    Parabéns pelo Linux!!!

  15. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Boas! Acabei de instalar esta versão no meu PC. No entanto estou com um problema: Ao ligar qualquer pen-drive ao pc, não consigo aceder à mesma. Sei que as entradas estão a funcionar pois o rato funciona , no entanto não encontro em lado nenhum algum sitio onde possa aceder à pen.

    Alguém consegue ajudar?
    Obrigada

  16. Avatar de Adriano
    Adriano

    Olá!
    Tenho que instalar o Deepin 15.4 em diversas máquinas de forma que a pessoa que receber o equipamento dê continuidade ao processo, por exemplo a escolha do usuário e senha. Seria possível criar um pendrive para esse procedimento?

  17. Avatar de exodvz
    exodvz

    Alguém me pode dizer se é possível instalar o deepin numa tv box/ android box?
    abraco!

  18. Avatar de Ademario Santos
    Ademario Santos

    Ola! Sou novo por aqui, gostaria te sanar uma duvida, tenho o deepin linux 15.3 – 32bits instalado no meu notebook, mas quando eu atualizo para nova versao sempre da erro, apois eu fazer o upgrade, quando tento logar ele entra e depois não aparece a area de trabalho e depois de alguns segundo volta para tela de login.
    Detalhe, meu processador é 32 o que impossibilita de instalar a versão 64.
    Como faço para atualizar sem da erro?

      1. Avatar de Ademario Santos
        Ademario Santos

        Depois de atualizar quando reinicio o sistema, na’o aparece as barras e nem abre programa nenhum e apois alguns segundo volta para tela de login e fica repetindo isso toda vez que logo