Aprenda a instalar o Ubuntu Mate 14.04.2

26 Comentários

O Ubuntu é sem duvida a distribuição GNU/Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.

Martin Wimpress anunciou recentemente o Ubuntu Mate 14.04.2 que, tal como o nome sugere, é um Ubuntu com o ambiente gráfico Mate (usado no Linux Mint).

Mate_015


Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Recentemente foi disponibilizado o Ubuntu Mate 14.04.2 que vem com o Linux 3.16.0-33, Firefox 36, LibreOffice 4.4.1.2, LightDM GTK Greeter 2.0.0 e várias melhorias implementadas em todo o sistema.

Requisitos mínimos para instalar o Ubuntu Mate 14.04.2
  • CPU: Pentium III 750mhz ou superior
  • RAM: 512 MB ou mais
  • Espaço em Disco: 8GB no mínimo
Processo de instalação

Para a instalação do Ubuntu Mate 14.04.2 recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criou-se uma VM com as seguintes características:

  • Memória RAM: 2049MB
  • Disco: 20 GB (18 GB para a partição / e 2GB para a Swap)

Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

Processo de Instalação

mate_001

Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:

  • quer apenas experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu)
  • ou instalar o Ubuntu (Install Ubuntu)

Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.

mate_002

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

mate_003

Passo 3 – Criação de partições, é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo preparar o disco, definindo as partições onde instalar é bastante intuitivo. Para este exemplo definimos 2 partições:

  • Partição primária – 20 GB com ext4
  • Partição lógica (swap) – o que sobra…no nosso caso 2000 MB

Para definir as partições carregamos em Something New

mate_004

Depois de escolher New Partition Table, devem carregar no botão “+” e adicionar uma nova partição lógica tal como mostra  figura seguinte.

  • Tipo de partição: primary
  • Tamanho em Megabytes: 18000
  • Localização da nova partição: Begining (início)
  • Com Ext4 e Journling (permite que o sistema mantenha versões de ficheiros)
  • Mount Point: /

mate_005

Criação da partição Lógica (swap)

  • Tipo de partição: Logical
  • Tamanho em Megabytes: 2000
  • Localização da nova partição: Begining (início)
  • Swap Area

mate_006

Passo 4 – Depois de definidas as partições bata carregar em Install Now

mate_007

Antes de iniciar a instalação, devem confirmar as partições criadas carregando em Continue

mate_008

Passo 5 – Definimos agora o layout do nosso teclado

mate_010

Passo 5 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

mate_012

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos).

Alguns screens  com a indicação para as ferramentas do Ubuntu Mate 14.04.2 vão aparecendo durante o processo de instalação.

mate_013

Instalação finalizada!

mate_014

Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu Mate 14.04.2.

mate

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage:Ubuntu-Mate

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joana Rita
    Joana Rita

    para que linux? Windows ou OSx fazem tudo e mto melhor, linux serve para servidores e mais nada..

    1. Avatar de LOL
      LOL

      És mesmo granda LOL!!!

    2. Avatar de cfo
      cfo

      O fazer tudo e muito melhor é relativo, pois depende do tipo de utilizador e das suas reais necessidades.
      Uso linux no meu laptop para fins profissionais e pessoais e não o troco por OSX/X ou windows.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        +1
        Também uso para trabalhar e para lazer. Joana Rita, não percebo o que queres dizer quando dizes que Windows e OSX fazem tudo muito melhor… talvez para ti sim, mas para outras pessoas não…

    3. Avatar de naoliveira

      E só agora é que avisas?
      Desde de 2009 que só uso Linux a pensar que não precisava de mais nada e afinal estava enganado…

      1. Avatar de Joana Rita
        Joana Rita

        usas pq es um nerdzao virgem que n tem amigos..linux e nerd!

        1. Avatar de naoliveira

          Portanto o facto de em minha casa toda a gente também usar, a minha mulher (que não percebe nada de computadores) e o meu filho de 10 anos. Já instalei em alguns pc uma distro Linux e as pessoas não se queixam.
          Mais uma vez não me avisaste a tempo que Linux era só para nerds… ando eu a instalar em pc de pessoas que são o oposto de nerds!!!!

        2. Avatar de Yuri da Silva

          Trolls, sempre tem que ter uns…

        3. Avatar de lmx
          lmx

          Ho joana…quanta fobia credo…

          E se o rapaz for virgem qual o problema??o que tens tu a ver com isso, e o que é que isso tem a ver com o SO Linux, ou Windows, ou MACOS??

          Olha que eu sempre houvi dizer…”quem desdenha quer comprar…”

        4. Avatar de manuel
          manuel

          Enfim … Não se discute com a ignorancia

          Se achas que o win é bom deves usar essa plataforma; agora…respeita os gostos das outras pessoas porque tambêm respeitamos os teus ok?

        5. Avatar de Reitor
          Reitor

          Joaninha, eu também tenho esse problema. Se me ajudares a tratar dele, eu prometo passar a usar OSX ou Windows. Preciso é de usar todas as proteções…

    4. Avatar de João Rito

      q ignorancia meu deus…

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Tenho muitas saudades do gnome2 , mas as modernices , transformaram um desktop estável e simples , num ambiente de atalhos de teclado que é o gonome3 .
    As maçãs exibiam-se atrás dos portáteis de quem desenvolvia o gnome3 .

  3. Avatar de ww55
    ww55

    Deus! perdoe os ignorantes, eles não sabem o que dizem!!

  4. Avatar de Edtttt
    Edtttt

    Já ca canta, já o estou a experimentar!!

  5. Avatar de eleck
    eleck

    A primeira coisa que fiz quando adquiri um macbook pro foi, instalar windows, e linux, em modo dualboot, nest caso triboot :p,
    windows para jogar uns joguitos, pois queiramos ou não é o melhor SO para jogos no pc (compatibilidades/directx), osx, só mesmo para programar objective-c e para poder colocar apps na appstore, resto linux para a cabeça, com xfce como DE, mais leve rápido que outro que qualquer um dos dois, e para programar java, c/c++, py, para im é top

  6. Avatar de Giovani Pinotti
    Giovani Pinotti

    Utilizei a versão do Ubuntu com Mate por alguns dias. Acabei retornando para o Kubuntu. Ela é leve, bonita e amigável, mas achei um pouco simples. Prefiro o Unity e o KDE. Atualmente estou testando o Netrunner 15 com o Plasma 5 e estou gostando. Estou aguardando o lançamento Kubuntu com Plasma 5, pois a beta não me agradou por culpa de alguns bugs.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    O que mudou no processo de instalação do Ubuntu nas últimas 50 versões?
    Um artigo a explicar como fazer next, next, next? Damn.

    1. Avatar de Yuri da Silva

      Concordo. Acho que seria melhor uma resenha (Como roda, número de aplicativos, tema e ícones, etc.)

  8. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Pois! next para alguns continua a ser básico mas depois vê-se as maquinas dos mesmo, principalmente em windows, muito lentas e cheias de malware e programas que não viste antes do next, arranque super lento etc!! Pelo menos assim pode sempre destapar as vendas a mais uns receosos que não sabem o que perdem!

  9. Avatar de eddyhxc
    eddyhxc

    joana rita,isso e pura parvoeira,nem todos querem ser uns applefan ou usar windows,n tem haver com dinheiro tem haver com gostos,e a liberdade q um so da linux permite, acredita que se aprende mais em 6 meses com linux,e n sou nenhum nerd e ja n sou virgem e ate namoro,tem haver com a vontade se aprender em mexer em algo,crescer mentalmente.
    e se a vossa senhoria e tao rica ainda bem,pq te inteligencia e estupidez ja vi que e abstecida

  10. Avatar de eddyhxc
    eddyhxc

    de inteligencia n e assim tt

  11. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Digam-me uma coisa, eu instalei o Ubuntu mate por este tutorial e a partir daí não consegui aceder mais ao Windows 7 que já estava instalado (deviam ter referido que não o procedimento não dava para ficar com o Ubuntu em dual boot). Se eu eliminar o Ubuntu consigo recuperar de novo o Windows? Como é que lhe posso aceder???

      1. Avatar de José Pedro
        José Pedro

        Já usei o GRUB mas o problema é que ele não reconhece o loader do Windows 7, ou seja, nem sequer encontra o Windows 7. Será que, por seguir este método, instalei o Ubuntu “em cima” do Windows e ele apagou-se? Não me apareceu nenhuma janela a dizer que estava a eliminar o Windows, mas parece-me que foi o que aconteceu… Se tiver sido, tenho alguma hipótese de voltar a reavê-lo com tudo o que lá tinha??

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Instalei agora num INSYS e-Escolas. So far so awesome 😀