Aprenda a instalar o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

53 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Este não é um tutorial para quem já tem algumas experiência no mundo do Ubuntu, mas sim para aqueles leitores que decididamente vão experimentar o Ubuntu pela primeira vez. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.

Como muitos de vocês, (ainda ontem, depois de aproveitar o sol do feriado), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer foi instalar o tão esperado Ubuntu 13.04 Raring Ringtail.

Aqui fica o processo de instalação desta nova versão.

ub_12

Processo de instalação

Para a instalação do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal recorri à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 8 GB

Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display (Esta opção é importante para que o Unity tenho uma performance melhorada)

ub_00

Processo de Instalação

Passo 0 – Inicio do processo de instalação…

ub_01

Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:

  • quer apenas experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu)
  • ou instalar o Ubuntu (Install Ubuntu)

Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.

ub_04

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

ub_02

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.

Comparando com versões anteriores, foram agora incluídas duas novas funcionalidades:

  • Encrypt the new Ubuntu Installation for Security
  • Use LVM (Logical Volume Management) with new Ubuntu installation

ub_03

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

ub_05

Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

ub_06

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

ub_07

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

ub_08

Alguns screens  com a indicação para as ferramentas do Ubuntu 13.04  vão aparecendo durante o processo de instalaçãoub_09

Instalação finalizada!

ub_10

Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu. De realçar também a nova funcionalidade Remote Login (entrar com os dados do Ubuntu SSO – Ubuntu Single Sign On)

ub_11

Nos próximos tempos iremos trazer mais novidades do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail. Estejam atentos …e claro, esperamos sempre pelos vossos comentários, dicas e sugestões.

Download: Ubuntu 13.04

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Estou é com um peuqueno problema… Afinal o problema que tinha reportado no outro tópico já deve estar resolvido porque me consegui ligar à rede eduroam da minha faculdade mas o que me acontece é que liguei-me e pediu a pass como normalmente, configurei tudo como deve ser e agora agora quando me voltei a ligar voltou a pedir a pass. Estranho porque eu nem sequer selecionei a opção “perguntat pass sempre”

    1. Avatar de André Lopes
      André Lopes

      Quais foram as configurações da rede Eduroam que colocaste?

      Eu uso e não me pede novamente a password…

      😉

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    O meu problema agora e antes também quando estava em (development branch) é ficar com o fundo branco nos meus portáteis, e não há solução até lançarem o fix…

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Não parece ter ciência nenhuma a instalação com a opção Erase disk and install Ubuntu.

    Interessante seriam os passos de instalação para o “Something Else”, e as diferenças entre estas duas instalações e as novas opções:
    – Encrypt the new Ubuntu Installation for Security
    – Use LVM (Logical Volume Management) with new Ubuntu installation

    1. Avatar de renato oliveira
      renato oliveira

      Ola eu tb tenho algumas duvidas. Tenho o 12.10 e kero instalar o 13.04 de raiz com dual boot win 7 kando xego a essa parte o k eu devo fazer.

      Estou no ubunto a pouco tenpo ± 2meses

  4. Avatar de eddy
    eddy

    Alguém que o tenha instalado de raiz que me esclareça uma duvida..
    Quando escolhemos o user, ainda continua a existir a opçao de tirar uma foto para usar como avatar?
    o meu portatil já é antigo.. e o driver da camara não carrega corretamente e crasha-me a instalação.. é um problema que me tenho debatido nas ultimas 2 ou 3 versoes do ubuntu.. tenho de desativar os drivers da camara antes de uma instalação senão crasha a meio e lá se vai o grub.. depois é uma trabalheira por tudo a arrancar como deve ser..

  5. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Devo dizer que esta muito muito bom. A nível de velocidade esta fantástico na mesma maquina que tinha o 12.10. Neste momento sem mexer em nada esta mais rápido do que o 12.10 com ambiente Gnome classic e na qual ja tinha aplicado alguns tweaks para ficar mais rapido.

  6. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Posso dizer que está muito mais rápido que qq outro unity, tá bonito, não vou mexer em quase nada, e a bateria ficou ao nívle do windows, parece que este kernel está bastante melhor nesse aspecto, e como no 3.9 vêm mais melhorias para a gestão de energia, devemos voltar a ter linux com menos gasto energético que o windows.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Tb notei o unity mais fluido. Gosto de o usar quando se usa as aplicações por defeito, mas continuo a não gostar do sistema de busca. Para quem gosta de usar o teclado para procurar aplicações tb é fixe…

  7. Avatar de Jorge Marques
    Jorge Marques

    Bom dia, venho colocar uma duvida sobre o Ubunto… eu tenho uma placa AMD Readon HD 5470, que quando coloco ubunto deixa de trabalhar a porta

  8. Avatar de Jorge Marques
    Jorge Marques

    o meu comentario foi cortado…

    Bom dia, venho colocar uma duvida sobre o Ubunto… eu tenho uma placa AMD Readon HD 5470, que quando coloco ubunto deixa de trabalhar a porta HDMI.

    De resto tudo funciona bem, mas como preciso da porta HDMI a trabalhar nao posso usar ubunto como maquina principal.

    Alguem sabe de alguma coisa que se possa fazer….

    obrigado

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Boas,

      Isso nunca me aconteceu, mas já tentaste instalar as drivers proprietários da placa?
      caso não o tenhas feito, deixo aqui uma ajudinha: http://ubuntued.info/instale-os-drivers-proprietarios-da-nvidia-e-ati-amd

      1. Avatar de Jorge Marques
        Jorge Marques

        Boas, obrigado pela dica, mas ja o tinha feito e quando o fiz depois de reniciar, fico sem imagem de todo….

  9. Avatar de Redin

    Não dever ser necessário haver aqui alguma ciência para instalar o ubuntu. Eu já tenho vindo a testar as versões anteriores e o único problema que tive, teve a ver com as resoluções.
    Agora tanto a 32 ou 64 bits não chega sequer ao passo 0.
    Alguma coisa deve estar mal. Tudo funciona aqui win7, win8, xp, hirensbootcd com linux ou windows, cds de arranque, etc, etc, menos esta versão.
    Nem sequer consigo obter um ecran para escolher qualquer versão Live.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Experimenta gravar a imagem para uma pen USB com o programa win32diskimager. Qnd fores a selecionar o iso no programa, tens de por para ver todos os ficheiros, pk o programa por defeito só aceita ficheiros .img, mas funciona com com qq tipo de imagem. Certifica-te que selecionaa a drive USB correcta!

      Depois é so arrancar o computador por USB.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Universal-USB-Installer-1.9.3.3 numa pem mas so deu num portatil com w8 portatil w7 nao da sera o UEFI?

  10. Avatar de ubunt
    ubunt

    Alguém conseguiu instalar o google chrome nesta nova versão 13.04??
    Eu aqui ñ consigo, informa que o seguinte: Dependência ñ pode ser satisfeita: libudev0 (>=147)
    Já procurei por esta dependência no synaptic mas parece q ñ existe.

    Alguém teve este problema???? Ou fui só eu o azarado…

    1. Avatar de j0a0S
      j0a0S

      É um problema já conhecido, e parece que a culpa é do chrome. No ponto 5 deste artigo diz como podes resolver o problema

      http://www.webupd8.org/2013/04/7-things-to-do-after-installing-ubuntu.html

      Abraço

      1. Avatar de ubunt
        ubunt

        Obrigado pela rápida resposta, já tenho o chrome instalado.
        baixei o libudev como informa o JOaOS.
        Esta comunidade é fantástica.

        Abraço

        1. Avatar de j0a0S
          j0a0S

          Sempre às ordens

          Abraço

    2. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Na versão Beta havia esse problema, tenta ver aqui:
      http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=4548

    3. Avatar de XxUbuntuxX
      XxUbuntuxX

      acho q foi so vc msm pq aki eu entrei na central de progamas e instalei o google chrome normalmente

  11. Avatar de Ram
    Ram

    Está bastante bom este Ubuntu, o meu problema continua a ser o mesmo: Portátil Samsung R580, com Wireless Realtek 8192SE. Qualquer ligação a uma rede Wireless causa instantâneamente Kernel Panic. Não há hipóteses.. Qualquer distribuição, seja 32 ou 64 bits.

    Isto para dizer que embora esta versão esteja muito boa, e de resto, em tudo, funcionar muito bem, não o posso usar como sistema principal.

  12. Avatar de Curioso
    Curioso

    Boa tarde

    Estou cá a pensar: com esta nova versão, quando sai a nova do linux mint, com base neste?

    Cumprimentos

  13. Avatar de Curioso
    Curioso

    Boa tarde

    Com o lançamento deste ubuntu, quando sai a nova versão do linux mint, com base neste?

    Cumprimentos

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Boas,

      Ainda não foi confirmado pelo pessoal do Mint se vão ou não lançar uma versão baseada no 13.04. Mas existem rumores que sim mas que só para fins de Maio.

      Oficial só mesmo o nome Codename que é Olivia 🙂

      1. Avatar de Curioso
  14. Avatar de ubunt
    ubunt

    Alguém sabe quem foi o responsável pela tradução para o portuês-pt do ubuntu??
    Desde que me iniciei nestas andanças do linux, desde a versão ubuntu 11.04 que existe um erro ortográfico que nunca foi corrigido. Apesar de a cada 6 meses lançarem nova versão.
    Claro que isso ñ tem grande importância… mas, ñ seria profissional corrigirem o dito erro??!!

    O erro encontra-se em: Todas as Definições, Rede, e no separador com fios, lado direito, aparece a palavra com o erro: “Cago desligado”.
    pff

    1. Avatar de Luis Pinto
      Luis Pinto

      hahahahahahahahaha…..

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Reclama com eles. Launchpad…

  15. Avatar de Kleber
    Kleber

    Não consigo inslatar noutra partição, melhor, só consigo instalar estando o disco sem partições.

    Alguma dica?

    Obrigado,

    Kleber.

    1. Avatar de ubunt
      ubunt

      Kleber, podia ser + explícito… As partições foram criadas no windows, linux??

      1. Avatar de Kleber
        Kleber

        fiz as partições com o dvd de instalação do windows 8. na primeira está o windows 7 pra minha companheira, na 2 está o ubuntu 12.10 e gostaria de instalar na terceira o 13.04, porém, não consigo. assim como ocorreu na minha tentativa de instalação do ubuntu studio, o instalador do 13.04 rejeita que eu clique numa das partições e instale nela. do que percebi, apenas aceita que instale no disco todo limpo ou numa primeira partição.

  16. Avatar de joao
    joao

    Fiz atualização do 12.10 para este e o unity foi-se… Resultado instalação de raiz. A grande vantagem foi que o steam ficou maravilhoso e já traz a versão mais recente dos drivers AMD/ATI!

    Apesar da instalação forçada nota-se que está mesmo muito mais rapido que a versão anterior.

    Alguém tem o skype funcional? No meu instala, mas não arranca!?

      1. Avatar de joao
        joao

        Fantástico! Obrigado ubunt.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá!
    Quero instalar o ubuntu no meu PC e ficar com dual-boot mas não sei como o fazer porque as partições nunca são aceites alguém podia fazer uma espécie de tutorial para aprender a fazer isso?

    Obrigado!

  18. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Alguem sabe como ter acesso ao ESET 4 depois de instalado com a interface Unity.
    Neste ubuntu o eset instalado da forma que se instala no 12.10 nao funciona pq da um erro de autenticaçao mesmo colocando a pass certa.
    Tem de se instalar com recurso a sudo ./eset… e durate a instalaçao deve-se fazer custom e adicionar manualmente o user actual a lista de utilizadores com previlegios.
    Mas depois ele arranca aparece na barra de lado mas se se fechar ja nao consigo voltar a ter acesso aos menus paesar de ele ficar a funcionar.
    No eset fala em ir ao dconf e encontrar la um panel mas nao consigo encontrar esse panel nesta versao do ubuntu.

  19. Avatar de Heiki
    Heiki

    Alguém me pose dar uma dica de como instalar este OS de raiz num laptop que praticamente não deixa instalar nenhum OS. Parece estranho mas já tentei instalar XP e Kubuntu e o Katano e não funciona. Todas as dicas serão bem vindas e desde já agradeço!

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Como assim não deixa instalar nenhum OS? Dá algum erro específico?

    2. Avatar de Heiki
      Heiki

      Ponho o CD e aquilo parece que vai iniciar o livre CD e depois nao arranca o CD e infelizmente nem sequer dá para instalar o SO

  20. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Mas qual e o problema que tens ao tentar instalar.Fica um ecra preto e o cursor a piscar ?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Para quem tem “Intel” no raring 13.04 terá que adicionar manualmente o deb no gestor de repositórios mas o repositório do quantal “do Stefan Glasenhardt” a instalação e o que devem fazer está no link a seguir…

      https://launchpad.net/~glasen/+archive/intel-driver

      tenho esse repositório num dos meus portáteis e funciona muito bem tanto como os updates do mesmo

      1. Avatar de Redin

        …deb… quantal…Stefan não sei quantos…
        Eh pah. Eu nem sei o que isso é.
        Mas se é assim que desejam conseguir adeptos do Linux com recurso a “truquinhos de meia tigela” que nos obrigam a tirar o sono… bem que podem esperar sentados.
        Está aqui muita gente a reclamar que muita coisa não funciona e que para isso terá de se socorrer de malabarismos, etc.
        Para começar, desde que eu conheço Linux, nunca me dei bem com as resoluções, salvo o Mint e mesmo assim, fui quase obrigado a mexer nas “entranhas” do bicho.
        Ainda assim, todas as anteriores versões do Ubuntu, pelo menos arrancavam com o Live-CD e agora nem este o faz. E agora vêm dizer que é preciso uma versão minimalista? É pah, por favor,… A minha máquina deve ter no máximo uns 5 anos e devo já estar a exagerar. Agora o hardware pode não ser compatível?
        Isso seria coisa para o Windows e mesmo assim nunca tive problemas. Estive já com o XP, com o 7 e agora com o 8 e tudo “rola” que é um mimo.
        Acho que foi desta mesmo que desisti de vez de considerar a possibilidade de um dia vir a mexer outra vez no Linux. Já não tenho idade nem paciência.

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Olá Redin,

          Desculpa mas estas enganado. Os computadores são feitos a pensar no Windows e não no Linux, por isso é normal que apareçam mais problemas no Linux do que no Windows. E mesmo assim existem muitas pessoas que reclamam que o Windows não funciona a 100%…

          Lamento que não tenhas tido sorte. O meu computador tem exatamente 5 anos e 4 meses ( faltam 2 dias ) e assim que o liguei instalei o Ubuntu, até hoje já fiz dual-boot com varias distribuições, mas o Ubuntu sempre teve presente e o Windows nunca viu a luz do dia neste PC ( cmg claro ).

          Tinha instalado o Ubuntu 13.04 ainda em Beta, apareceram problemas, mas não podia reclamar, estava em Beta, por isso voltei para o 12.04. Agora voltei a instalar o 13.04 e esta perfeito, não tenho um único problema.

          1. Avatar de Redin

            Até pode bem ser azar, mas não abona em nada quem tem estado a fazer algum esforço para ser “convertido”. E isso poderá estar a acontecer a muita gente, o que é pena.
            Claro que com isto, não pretendo retirar a vontade a quem quer que seja.

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para quem não consegue instalar com o live cd do ubuntu por causa do Hardware aqui tem as versões minimal install

    https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD

    Existe versões minimal install do raring (13.04) mas não estão no site no ubuntu. Façam um normal distro update na consola.

    Adicionar o ppa da Nvidia para quem tem Nvidia na consola
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade

    Adicionar o ppa da ATI/AMD para quem tem ATI/AMD na consola
    sudo add-apt-repository ppa:makson96/fglrx
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade
    sudo apt-get install fglrx-legacy

    PS: Isto são ppas de terceiros no caso da ATI não instale ou não encontre a placa gráfica terá de ser outro ppa.

  22. Avatar de Flávio
    Flávio

    Boas pessoal, fiz boot pela pen etc mas não aprece a parte para formatar a partição onde tenho o windows 🙁 ajuda sff

  23. Avatar de grungeia
    grungeia

    Aki deu td certo 32 bits

  24. Avatar de matheus
    matheus

    boa noite a todos estou com uma duvida: (sou novato nunca usei ubuntu nem linux)

    eu queria saber se da para eu instalar o Ubuntu e não perde a memoria do meu windows 7 tipo : instalar o Ubuntu e a memoria do windows ir para o ubuntu isso é possivel?