Aprenda a instalar o openSUSE 13.1 em 6 passos

29 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de novas e populares versões com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Este não é um tutorial para quem já tem algumas experiência no mundo do Linux, mas sim para aqueles leitores que decididamente vão experimentar esta distribuição pela primeira vez. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar rendido a esta distribuição.

Aqui fica todo o processo para uma instalação básica desta nova versão.

opensuse_000 O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das distribuições Linux mais usadas o openSUSE. Este projecto tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.

Principais novidades do openSUSE 13.1
  • Kernel 3.11
  • Disponível com Ambiente gráfico KDE 4.11
  • Disponível com Ambiente gráfico Gnome 3.10
  • Introdução da OpenStack Havana
  • Ferramentas para desenvolvimento para dispositivos com arquitectura ARM de 64 bits
  • Várias melhorias ao nível da Interface
  • Integração com dispositivos Android, no ambiente gráfico KDE
  • LibreOffice 4.1
  • Calligra 2.7.4
  • Krita 2.7.4
  • YaST 3.0
  • Zypper 1.9
  • LLVM 3.3
  • GCC 4.8
  • Suporte para Intel TSX Lock Elision
  • Suporte para o sistema de ficheiros Btrfs
  • Inclui suporte para Wayland

opensuse_12

Preparação do sistema

Para a instalação do openSUSE 13.1 recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 10 GB

Além disso activamos também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

opensuse_00

Processo de Instalação

opensuse_01

Passo 0 – Inicio do processo de instalação…Para instalar, escolher Installation

opensuse_02

Passo 1 – Escolhemos agora o Idioma e o layout do teclado

opensuse_03

Passo 2 – Definimos o nosso fuso horário

opensuse_04

Passo 3Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, aceitamos o seguinte layout de particionamento:

  • swap: 1,47 GB
  • /:  5GB (ext4)
  • /home: 3,52 GB

Nota: Como podem ver, esta distribuição já tem suporte para o sistema de ficheiros Btrfs (B-tree file)

opensuse_05

Passo 4 – Vamos agora criar o primeiro utilizador para o sistema

opensuse_06

Passo 5 – Depois de realizadas as configurações anteriores, o processo de instalação oferece uma interface única onde podemos ainda alterar algumas das configurações, antes de instalar.

opensuse_07

…e deixamos o openSUSE 13.1 a instalar. No meu caso foram apenas 10 minutos.

opensuse_08

…após a instalação completa, devem reiniciar a máquina.

opensuse_09

Passo 6 – Após o arranque, o sistema irá proceder a um conjunto de configurações automáticas

opensuse_10

E está feito! Como viram, a instalação desta distribuição é muito simples e rápida. Brevemente disponibilizaremos a nossa máquina virtual para quem pretender experimentar de imediato.

opensuse_11

O OpenSuse é uma distribuição Linux mais populares uma vez que é controlado pela sua comunidade e traz aos utilizadores o melhor do mundo Open Source. De referir que esta versão terá suporte, ao nível da segurança e bugs durante os próximos 36 meses.

Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: OpenSuse

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo
    Telmo

    Troquei recentemente o Fedora 19 por este, mas versão KDE. Até agora tudo 5*, excepto pelo Amarok, que teima em detectar músicas diferentes como ficheiros duplicados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu continuo apaixonado pela simplicidade do Gnome 🙂

      1. Avatar de Nuno Catarino
        Nuno Catarino

        Sempre usei gnome a minha vida toda.
        Nesta distro experimentei o kde, surpreendeu-me pela positiva, nunca mais vou usar o gnome.

        Para mim o kde é muito mais simples de funcionar, muito mais rápido quando se usa unidades de rede.

      2. Avatar de Telmo
        Telmo

        Com o Fedora também era sempre Gnome, e era tudo 5*. Mas nestas últimas versões, parecia-me que vinha um bocado por acabar. Como a equipa do OpenSuse e a do KDE se dão bem, decidi experimentar. E até agora, à excepção do maldito Amarok, está tudo bem

  2. Avatar de navega
    navega

    boas, que definições devo usar no boot do opensuse para que ele detecte outras distribuiçoes?
    outra situação, nem o meu desktop nem o meu laptop teem internet com o open suse, ao que parece e um problema com as drivers realtek, alguem encontrou uma solucao?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      instalei no VirtualBox e tenho o mesmo problema, internet….nada

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Tas a usar NAT ou Bridge?

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Devia funcionar, essa é a forma mais simples.

          2. Avatar de Nuno Catarino
            Nuno Catarino

            É estranho.
            no suse estas a usar que gerenciador de ligações? ifup ou networkmanager?

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto não é uma resposta ao comentário, é só para consumo externo 😛

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Deviam de fazer tutoriais com distribuições menos user friendly, este tipo de distribuições, são sempre a mesma coisa a instalar.

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Eu costumo partir de um sistema “limpo” (geralmente uma versão para servidores) e adiciono um ambiente gráfico minimalista. A partir daí vou adicionando apenas o que preciso.
      Também era interessante um tuturial deste género.

  5. Avatar de gmendes
    gmendes

    Eu estou tentando instalar o OpenSUSE no meu portatil recente com Windows 8.1, sei que e facil desactivar o secure boot mas nao percebo nada destas novas particoes EFI nem como devo particionar o disco de modo a tirar melhor partido do sistema Linux, no meu portatil antigo era bem mais facil, apenas escolher a particao swap e a /home e ja estava tudo pronto. Acho que seria muito util e informativo fazer um guia como este mas completo e em vez de ser no Virtualbox, ser num PC com Windows 8.1 pre-instalado, com todos os passos para evitarmos fazer asneira com as particoes.

    Obrigado.

  6. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Fiz à pouco tempo a migração total de Windows para Linux. Já usei várias distros do pinguim e a minha escolha ou vai para o Debian (Stable ou o Unstable) ou o OpenSuse, acho-os excelentes SO’s.

    Atualmente tenho o OpenSuse com KDE e roda que nem gingas xD

  7. Avatar de Pedro Oliveira

    O OpenSuSE 13.1 tem dois problemas graves:
    1 – Bluetooth está “broken”, conforme esta descrito na release notes. Se utilizarem com um teclado e/ou rato com bluetooth é melhor familiarizarem-se com o bluetoothctl na linha de comandos.

    2 – O driver i915 utilizado pela maior parte dos utilizadores com portáteis esta funcional mas mal, aquando de alteração on the fly de resolução de ecrã dá um segmentation fault. Aqui refiro-me ao driver para o Xorg e não o do Kernel.

    Existem repos de utilizadores com a correcção da intel, tb o podem descarregar do sitio da intel mas está dado como beta ainda.

    À parte destes dois (grandes) problemas é uma distro bastante boa.

    Já agora, a nomenclatura das placas de rede é nova também, ao invés da tradicional eth0, eth1, wlan0, wlan1 existem agora as enp1s0, wlp2s0 cuidado com alguns scripts que tenham para gerir placas de rede e ou firewall por exemplo.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Interessante, mas e agora?
      Vale a pena trocar o ubunto 12.04 que tenho pelo openSuse 13.01?
      PS.: Uso um not ATI de 4g

      1. Avatar de Nuno Catarino
        Nuno Catarino

        No meu portátil tenho uma gráfica intel i915 e até agora sem problemas.
        mesmo quando ligo o portátil a um monitor externo para funcionar como extensão de monitor.

        1. Avatar de Nuno Catarino
          Nuno Catarino

          O bluetooth está a funcionar.
          Testei com o telemóvel e funcionou a 100%.

    2. Avatar de int3
      int3

      isso de ser enp1s0 e wlp2s0 é normal. opensuse é baseado em slackware.

      1. Avatar de Mik
        Mik

        já foi, não é mais…

    3. Avatar de Rui M.
      Rui M.

      Pois, Pedro, concordo totalmente.

      já era altura de eles lançarem essas atualizações no repositório oficial das atualizações. Não sei porque é que mantêm uma política de não incluir no branch principal as atualizações que, mesmo saltando fora da das versões integradas nos release cycles, são bugs reconhecidos como colocando em causa a funcionalidade da distribuição. Já reparei no bug do bluetooth também, e noutros aspetos como o sistema de hibernar/suspender que insiste em não ficar perfeitamente limpa de problemas (sei que este aspeto é um work in progress desde há muitos anos); mas a verdade é que globalmente (e como dizes) a distribuição está muitíssimo funcional, e cada vez melhor.

      Fora isso, é o que o opensuse sempre foi: uma distribuição em que conhecemos os cantos à casa. Há muitos anos que uso, e não pretendo sair daqui tão depressa. Cumprimentos

  8. Avatar de Joao
    Joao

    meus caros,
    eu utilizo o deamon tools para montar a imagem iso mas nao me aparece nada para instalar. Alguem me consegue ajudar?

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Err, não podes instalar um sistema operativo (Linux) dentro de outro sistema operativo (Windows). Sabes isso? Grava a imagem .iso para um CD (ou pendrive), é a forma mais fácil e arranca o computador com o CD inserido. Depois podes ou não precisar de mandar a BIOS/UEFI arrancar a partir desse suporte CD/USB.

  9. Avatar de Alucard
    Alucard

    Confesso que nunca me dei bem com o OpenSuSE, o instalador é mais confuso e técnico que o Fedora sobretudo a nível de partições, gestor de arranque e essas coisas e não arranjava drivers para meter o wireless a funcionar como deve ser no meu hardware. Um tutorial para a instalação numa máquina real, não numa virtual, em dualboot com Windows 8 e Secure Boot, é que era de valor. Na máquina virtual é fácil.
    Por enquanto, a minha zona de conforto em Linux é mesmo Fedora e Ubuntu.

  10. Avatar de Gilberto Pinheiro
    Gilberto Pinheiro

    Bom Dia, tudo bom?
    Gostaria de parabenizar pelo trabalho. Me ajudou muito porém vê se consegue me ajudar. Entre os passado 0 e 1 tem a opção de “análise de sistema” e nesta parte carrega até os 90% e da vários erros de soma no Yast2. E depois disso tu pode ir ignorando os erros porém no passo que escolhe a área de trabalho não aparece o gnome nem o kde somente aparece a opção “outro” que por sua vez se for escolhido a instalação empaca pois não da para avançar mais. E agora, o que fazer?

  11. Avatar de Jowjs
    Jowjs

    Boa tarde!
    Coloquei o linux open suse 13.1 e quando finalizo a instalação ao tentar fazer login apareçe( login falhou) ja aconteceu com alguem aqui? Descobriu pq ocontece isso?

  12. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Bem, troquei do ArchLinux para o Suse Tumbleweed, tanto um como o outro são muito bons, todavia o suse mesmo em versão Rolling release parece mais robusto.