Aprenda a instalar o Linux Caixa Mágica 21 em 8 passos

31 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã estas mesmas distribuições…ainda mais esta que é made in Portugal!

Vamos então aprender como instalar o Linux Caixa Mágica 21!

cm21_008

O Linux Caixa Mágica 21 traz imensas novidades ao nível de software, como a fácil sincronização com o Google Drive e o Dropbox, o novo interface opcional que o Gnome disponibiliza, entre muitas outras.

Tal como as versões anteriores,  esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.

Para instalar o Linux Caixa Mágica 21 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer download do Linux Caixa Mágica 21 aqui

Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot.

Passo 3 – Depois de arrancar, basta escolher a opção Instalar o CaixaMágica e escolher o idioma.

cm21_000

Passo 4 – Certifiquem-se que têm todos os requisitos para a instalação:

cm21_001

Passo 5 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este tutorial, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Linux Caixa Mágica 21.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Outras opções.

cm21_002

Indicamos agora qual o disco para acolher o CM21No meu caso, como estou a virtualizar o sistema, aparece um disco virtual, referente ao VirtualBox.

Para inicializar a instalação, carregamos em Instalar Agora

Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

cm21_003

Passo 7 – Definimos agora o layout (disposição) do nosso teclado:

cm21_004

Passo 8 – Por fim indicam os dados que querem dar à vossa máquina:

cm21_005

Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, a CM21 demorou cerca de 10 minutos a instalar.

cm21_006

Após a  instalação, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 8.

cm21_007

Aqui fica um screenshot do ambiente de trabalho com o fantástico Gnome Shell.

cm21_009

Como viram, é muito fácil instalar aquele que é considerado o melhor Linux Português. Para quem está habituado ao Ubuntu e derivados, aqui está uma boa oportunidade para migrarem e ajudarem o projecto nacional.

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas, tenho um Sony Vaio VGN-NR11s, com o Windows 8.1, não funciona mal mas é muito lento nas mais variadas tarefas, este sistema é uma boa opção para substituir o w8.1 ou não ou há outro mais indicado?
    O que uso mais é dropbox, skydrive, Skype, office e ver e ouvir musica e filmes, vou ter algum problema com esses pontos?

    Obrigao

    1. Avatar de tchessetiger
      tchessetiger

      Boas,

      Aconselhava-te o linux mint, acho-o muito bom !!

    2. Avatar de pixar
      pixar

      Esta versão da Caix Mágica ainda não testei. Tenho o Linux Mint instalado e faz tudo isso que necessitas sem problemas. O único problema que tenho e muita gente, está nas importações de documentos .doc e .docx do MS Office, em que algumas formatações descambam bastante. E já aconteceu que ao exportar documentos, criados no Libreoffice, para .docx, ao chegarem ao MS Office as formatações também descambavam.
      De resto funciona tudo bem.

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Experimenta o formato Open Document File (.odf). O MS-Office a partir da versão 2007 já o reconhece. Vê mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument

        1. Avatar de pixar
          pixar

          Sim concordo. Mas o principal problema é quando me enviam em formatos .doc ou .docx. Aí é abrir e rezar…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            pede em formato odf…é um formato oficial no estado Português, logo, mesmo o estado tem o dever de o fazer!!

            Se bem que normalmente documentos acabados, não são enviados em formatos editáveis(não faz qualquer sentido sequer…), mas sim em pdf, protegido…

    3. Avatar de Shynkendo
      Shynkendo

      Boas,o Manjaro xfce esta muito bom.

    4. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Dependendo daquilo que faças com esses programas. Eu uso o Linux Mint. É sólido e robusto, muito mesmo!
      Há alguns conceitos que deves ter em mente ao migrar para Linux: permissões, instalação de alguns programas, etc. Apesar de se estar melhor, nem todos os programas trazem um instalador. Podes ter que os compilar para os poderes correr. Isso custa um pouco no início, mas depois de lhe apanhares o jeito torna-se simples.

      A única coisa para a qual não tens uma alternativa decente, e vai haver muita gente a dizer o contrário, é o Office. Apesar de haver numerosas soluções de produtividade open-source, nenhuma se aproxima do estado actual do Office. O Libre Office que vem instalado por default tem agora funções que o Office implementou no office 2003 e 2007, mas está a evoluir.

      O meu conselho é que não migres totalmente para o Linux. Faz um Dual Boot com o windows 7, ou o 8, e com umas distribuição Linux que queiras.
      AS distribuições mais user-friendly são as baseadas no Ubuntu, daí eu recomendar o Linux Mint, que te dá tudo o que o Ubuntu dá, mas é mais leve e fluido.

      1. Avatar de pixar
        pixar

        Plenamente de acordo. O que disseste de encontro ao que eu disse. Uma solução possvel é usar o MS Office via Wine. Não é (ou pode não ser) a mesma coisa, mas…

    5. Avatar de jorjão
      jorjão

      O conselho que te vou dar é o seguinte.
      Faz o download de 2 ou 3 distribuições e testa-as na pen para vereficares a compatibilidade no teu hardware.
      À partida como é um pc recente deve funcionar bem mas convém testar primeiro.
      Aconselho-te Manjaro (testa versão XFCE e GNOME), Linux Mint Cinnamon edition e Elementary OS Luna.
      Com estas 3 opções consegues ver como se portam no teu pc.
      Instala via usb que além de ser mais rápido poupas em cds e dvds.
      Abraço, Jorjão

    6. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      Fujam do Gnome 3.8 e especialmente desta nova porcaria chamada caixa mágica. Experimentem Opensuse 13.1, leve, não trava, bonito e KDE.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,
    Pedido de ajuda aos experimentados em Linux.
    Tenho um velho Asus EeePC (tipo Magalhães) com o HDD avariado, qual será a melhor versão para instalar num cartão SD de forma a dar alguma utilização ao PC?

    Tks!

    1. Avatar de José Silva
      José Silva

      Eu aconselho-te a utilizar o linux easy peasy, é leve, rápido e intuitivo

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Esse não conheço, deixa cá procurar 🙂

        1. Avatar de José Silva
          José Silva

          Depois diz-me o que achas, eu trabalho diáriamente com ele no meu netbook…

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Depende daquilo que queiras fazer, mas qualquer coisa cujo ambiente gráfico seja o xfce deve servir. Dá uma vista de olhos no Xubuntu.

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        Boas, ajudem um gajo que está farto de perguntar pelo mesmo mas não obtenho resposta, tenho um Acer travel mate WLMI ou seja um centrino a 1.6 com 512 de ram um disco de 60gb e uma ati de 64mg que linux poderei colocar (atenção que nunca na minha vida instalei linux) para usar na net e eventualmente usar o libre office, agradeço imenso alguma ajuda.

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Boas podes meter mais RAM? Como o teu disco funciona podes experimentar o Lubuntu, ou então se quiseres mais leveza Crunchbang…vê os posts destas duas distros aqui no pplware. Mas para exprimentares nada melhor que uma pen + LILI usb + uma distro qualquer 😉

        2. Avatar de Florestal
          Florestal

          Eu tenho um portátil com especificações muito parecidas (tudo igual, excepto que tenho 1 GB de RAM) e ao longo dos anos já testei muitas distribuições de Linux diferentes. Nos últimos tempos estabilizei no Lubuntu, que funciona muito bem com estas especificações, recomendo.

    3. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Boas
      se o cartão tiver 1GB – Puppy e derivados; Slax ou PorteusOS.
      Mais de 2GB quase todas as distros correm num cartão sd (http://www.linuxliveusb.com), no entanto mantém te no XFCE, LXDE e Open Box.

  3. Avatar de José Travassos
    José Travassos

    Aiiiiiin a Caixa Trágica Ainda existe ^^
    Foi o primeiro linux que usei e a partir dai deixei de saber o que era windows :X

    1. Avatar de 8521858
      8521858

      ola migo , isso até merecia retweet.

  4. Avatar de João
    João

    Tenho um pc antigo que a bios q tem nao suporta boot por usb. Tirando a hipotese de fazer boot por um CD (para evitar estragar um novo, tenho poucos :P) que outras hipoteses e/ou maneira de contornar o usb boot para instalar um SO novo?

    Cumps

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      pois, se não queres estragar um cd…fica complicado…

      A hipotse que me vem assim á cabeça, é usares um cd de boot…em que ele pŕoprio faz o boot, do que puseres na pen por exemplo…

      Ou seja apartir daí, não gastas mais cd’s, apenas pens 😉

      No entanto tens que usar um cd, com esse software para fazer a parte de ecolher a pen para boot…não sei se existe esse tipo de software para disketes…talvez exista…

    2. Avatar de Florestal
      Florestal

      Tenho o mesmo problema. Para evitar isso tenho um CD com o Plop Linux e, através deste, mando fazer boot via pen. Funciona e passei a gastar menos dinheiro em CD’s. Mas não há nada como experimentares e ver se te agrada.

  5. Avatar de program
    program

    Instalei a versão anterior no meu eeePc (Atom, Flash 16GB, 2GB RAM)e correu bem, já vem com o Wine que dá bastante jeito (corria o vlc via wine sem problemas. Acabei por desinstalar porque não já não tinha espaço para actualizações… 🙁 Proximo passo vai ser desktop dedicado para linux… Parabéns ao projecto caixa mágica!

  6. Avatar de Ivo Guerreiro
    Ivo Guerreiro

    Bom dia, a todos!

    Utilizo o ubuntu 13.10 e a aguardar pela versão final da LTS, contudo sim já experimentei o OS Caixa Mágica. Desde que seja português não tenho nada contra é continuar a evoluir e a melhorar.

    Contudo o que gostava mesmo era que os Srs. da CM desenvolvessem uma versão extremamente leve direccionada somente para o homebanking.

    Na realidade “isto” seria mais uma tarefa para a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados).

    1. Avatar de Filipe Dias
      Filipe Dias

      Isso!
      Melhor mesmo, é arranjarem maneira de possibilitar a personalização da instalação… Enquanto não passar desta aberração de “instalar o que lhes apetece”, não vou testar isto nem, muito menos, recomendá-la a quem quer que seja… :-[

  7. Avatar de JSTexas
    JSTexas

    Bom dia,

    Sou iniciante nestas coisas, precisava da seguinte ajuda.
    Tenho 2 PCS um pouco antigos mas em bom estado e não me
    queria estar a desfazer deles e até porque a vida esta ma para comprar outro pc. Então era o seguinte,queria instalar Linux caixa magica 21 e nao sei como fazer. Para instalar Linux caixa magica 21, já tenho que ter algum Windows ou algum Linux no pc instalado ou posso formatar
    o pc diretamente com o Linux caixa magica 21.

    Bem queria dar os parabéns aos criadores deste site e a todos que nele participam.
    Obrigados a todos que me poderem ajudar.
    Bom Feriado e bom fim de semana.

    JTexas

    1. Avatar de Ivo Guerreiro
      Ivo Guerreiro

      Boa tarde,
      É indiferente ter um windows instalado ou um outro linux.
      Na realidade para dar inicio à jornada Linux talvez fosse uma boa politica iniciar com dois SO(sistemas operativos) na mesma máquina, assim ao iniciar o pc poderia escolher o que arranca.

      O caixa mágica se não estou em erro não passa de umas alterações ao Ubuntu, até porque parece que mantiveram o unity.

      A escolha do linux depende do tipo de maquinas que tenha, CPU, RAM, Disco disponivel, e já agora gráfica.

      Eu recomendaria talvez o Ubuntu 14.04 lts se correr em alguma das suas máquinas.