Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (9)

8 Comentários

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


Tal como outros sistemas operativos, o elementary OS traz também um gestor de ficheiros e diretórios. No Windows chama-se Explorador de Ficheiros, no macOS chama-se Finder e no elementary OS tem simplesmente o nome Ficheiros.

Uma das características interessantes é o facto de permitir separadores. Desta forma podemos ter aberto, em simultâneo, vários directórios, sendo mais simples mudar entre eles.

Outra das características, idêntica ao que é disponibilizado no macOS, é as etiquetas por cores. Esta é outra forma de organização de organizarem os ficheiros, “atribuindo-lhe” cores. Carregando no botão do lado direito do rato é ainda possível ver as propriedades do ficheiro ou diretório, comprimir, enviar ficheiros através de Bluetooth, enviar por Email ou mesmo imprimir um ficheiro.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cat
    cat

    Punchlines do tipo “adeus isto porque vem melhor” só não são ridículas quando são mesmo verdade. E neste caso, são verdade ? E que tal os jogos, software de tratamento de imagem e de vídeo ? Posso mesmo dizer adeus ao windows ou ao mac e trocar pelo elementary ?

    Depois queixem-se que as pessoas se apercebam disto e critiquem este tipo de jornalismo, ou pseudo-jornalismo. E porquê deitar por terra um bom artigo sobre o elementary OS (porque até o é), graças a um título que está mais que gasto que sei lá o quê ? Linux substituir Windows ? Já estava gasto há 15 anos atrás, lol ! Não se preocupem, quando uma distro de Linux conseguir mesmo pôr de lado o windows ou o mac OS, as pessoas vão sabe-lo mas certamente, em primeira mão, não será por aqui.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Pá, todos sabemos que o Gimp não substitui o Photoshop, nem o Pitivi substitui o Adobe Premiere/Vegas quando se pede que seja realizado um trabalho com algum profissionalismo e no menor tempo possível (a fluidez entre produtos Adobe então é…de outro mundo).

      Agora, para uma pessoa que usa o PC para emails de trabalho, facebook, quiçá um serviço de stream ou mesmo Youtube…não vejo porque não substitua. Ou para os pais que não fazem nada de complexo que não seja também ver as notícias e receitas e curas milagrosas para fungos nos pés…ou até em escolas onde os computadores são antiquíssimos mas com o Windows Vista/7 lá dentro…

      Eu já tive o elementaryOS e gostei ao inicio mas ao fim de um tempo vem a frase cliché: “Não é um MacOS”. Não importa o quanto se modifique, não importa ter um carro parecido a um Porsche para ter motor Peugeot.
      Agora uso o SolusOS, mais noob-friendly para tipos como eu mas mesmo assim, lá tenho que usar o Windows mais vezes que o habitual porque tem outras funcionalidades – nomeadamente a nível de software – que uso mais, mas aqui já são outros “quinhentos” como dizia o outro…

      1. Avatar de Andrey
        Andrey

        Olá Victor!

        Tudo bom?

        Sobre o GIMP, substituir o PhotoSHop, existe um profissional brasileiro, que faz mágica com o GIMP, que alguns não conseguem fazer no PhotoShop… acredito que seja questão de saber usar e onde estão as ferramentas que precisam… mas é questão de gosto… cada um, usa o que mais gostar…

        1. Avatar de Dandan
          Dandan

          Quem sabe mexer com edição de imagens, até com o Paint fazem “mágicas”. Quando ouço pessoas dizer que o GIMP não é tão profissional que o Photoshop sempre as pergunto o que o Photoshop tem que o GIMP não tem? Nunca respondem. O máximo que eu já vi é dizerem que as coisas estão em lugares diferentes e por isso tem preguiça de aprender novamente.

  2. Avatar de Lopategui
    Lopategui

    Partilho o mesmo, nobre colega.

    Artigo muito bem escrito como todos da série. Mas esse título é de fazer o cu cair da bunda.

  3. Avatar de RJCA
    RJCA

    Pena a minha máquina de testes funcionar apenas com sistemas operativos de 32 Bits porque gostava de experimentar esse “Elementary OS”. Paciência, continuará a “bombar” com o Linux Mint xFce 18.3… 😀

  4. Avatar de Dandan
    Dandan

    Essa distro peca em vários aspectos, um deles é trazer quase nada pré-instalado e ainda assim se dizer como “user-friendly”, “and alternative for Mac and Windows users”… Aham.

  5. Avatar de z/OS