Mozilla criou extensão para impedir recolha de dados do Facebook

19 Comentários

Os últimos dias têm sido marcados por uma constante mostra de práticas do Facebook e dos seus parceiros que deixaram os utilizadores assustados e alarmados para a sua privacidade e para o fim a que as suas informações podem estar ser usadas.

Para além das mais óbvias medidas de proteção, como a revogação de permissões, surge agora uma alternativa. A Mozilla criou uma extensão para o Firefox que impede que o Facebook recolha dados dos utilizadores, associados às suas navegações na Internet.

Mozilla Firefox Facebook

Como se tem visto, a recolha de dados pelo Facebook ultrapassa o que os utilizadores poderiam imaginar, chegando a áreas que muitos considerariam impossível. As provas surgem não apenas da própria rede social, mas estende-se também dos seus serviços associados.

Claro que existem formas dos utilizadores restringirem esse acesso, como já mostrámos, mas outras são quase impossíveis de aplicar, por várias razões.

O que o Facebook Container promete fazer

Para ajudar os utilizadores a conseguir chegar a estas áreas de privacidade, nomeadamente na recolha de informação de visitas a sites e até de hábitos de navegação na Internet, a Mozilla criou a extensão Facebook Container, que irá manter o site do Facebook isolado dos restantes separadores, impedindo-o de recolher informações dos utilizadores.

Mozilla Firefox Facebook

Como o Facebook Container da Mozilla funciona

O Facebook Container funciona de uma forma muito simples, mas eficaz. Ao aceder ao Facebook, e após a autenticação, este separador é imediatamente isolado dos restantes, ficando impossibilitado de recolher as normais informações que conseguiria numa situação normal.

Para alertar os utilizadores para esta situação, o separador do Facebook é marcado de forma visível. Notem que ao usarem o Facebook Container várias das funcionalidades usadas nos sites, e associadas a esta rede social, deixam de funcionar. Falamos dos likes e das partilhas dessas páginas.

A Mozilla alerta que o Facebook Container não pretende ser a solução perfeita, mas ajuda os utilizadores a conseguir manter as suas navegações privadas, pelo menos para os olhos do Facebook, e assim impedir a recolha de dados.

Outras áreas onde se deve proteger no Facebook

É hora de rever a informação que partilha no Facebook

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Quantas vezes tenho que dizer:
    Acham que e so o facebook o mau da fita? Twitters, googles e assim nao ficam com dados? Poupem me

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      Se achas que é normal o Cambridge Analytica ter total acesso ao teu perfil traçado pelo facebook envia um email para eles a dizer que autorizas e que achas bem e que os maus da fita são os outros.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        O Rogério tem razão. Até a pouco tempo a Google se orgulhava de conseguir seguir padrões e identificar utilizadores mesmo sem estarem identificados. Eu nem quero saber o que fazem dentro de portas. O Facebook não é o único mau da fita. Não duvido que já se tenha usado dados do Google de forma indevida, assim como a Cambridge não foi a única a fazer isso no Facebook, apenas conhecemos a ponta do icebergue.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          La esta o Kekes a responder, então pela tua lógica seria o seguinte: A vizinha foi assaltada e tinha uma porta com 3 fechaduras, e estava tudo fechado.

          “De que me serve deixar a porta fechada!? Se posso ser assaltado também!?” esta é a tua lógica, usas uma para justificar as outras.

          Há umas mais graves que outras, é claro e é obvio que todos os teus dados, pesquisas são guardados pelo Google, Facebook etc.

          Mas não podemos fingir de que nada se passa, é preciso dar a conhecer. É preciso que as pessoas saibam para tomar as devidas deligências, pedir explicações, e até para porem fim a isso!

          Pela tua lógica “ah todos fazem isso, quero la saber” e se registassem os teus dados bancarios e os teus códigos? Não era mais grave que a Google a recolher o teu IP, ISP, Hora, Data, Pesquisas?

          Meu caro, não aprendeste a pirâmide das hierarquias? Tinha de ser Kekes a dizer uma barbaridade dessas novamente. É o tipico argumento “Por uns pagam todos”, “A google também recolhe por isso, deixa la! Quero la saber”

          Kekes: Entrou no banco, um dia e viu as sua conta a 0€.
          Kekes: “Oh, o patrão anda atrasado nos pagamentos dos salários!”
          “Vou ligar para o patrão a perguntar o que se passa.”

          Patrão: Não não, Kekes já lhe foi pago este mês. Veja o seu extrato bancario
          Kekes: 404 dinheiro not found. “Ligar para o banco”
          Banco: “Sim, voce recebeu mas gastou tudo em compras numa loja online com o nome de Alibaba”

          # Geração autónoma.
          #BoraDeixarTodosRecolheremOsNossosDados
          #ÉTudoIgualTodosFazemIssoPorIsso

          1. Avatar de helioM
            helioM

            Não, neste caso a vizinha colocou todos os seus dados na janela e quem passou olhou para eles… o culpado é quem tem olhos na cara? poupem-me….

          2. Avatar de Mota
            Mota

            +1
            Lógica da batata realmente. Cada um tem que garantir o máximo de privacidade de qualquer serviço.

          3. Avatar de sdfghjk
            sdfghjk

            se todos o fazem deve estar bem…

      2. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Achas que a google ta no desenvolvimento da i.a com base no quê, com que dados. Se google fizer um apanhado devauem gosta de pizza achas que esse estudo ou outro vai levar anos. Nao eles sabem ja quantos gajos gostam de pizza

        1. Avatar de Tx2
          Tx2

          Mas quem esta a desenvolver a i.a. com base nos teus dados é a google não a Cambridge Analytica ou outra empresa qualquer, tu quando aceitas os termos deles autorizas o uso dos teus dados para essas coisas

      3. Avatar de carlos p
        carlos p

        tanta me*** por causa do facebook. epa querem privacidade ficam fechados num quarto escuro sem nada. fod****

        1. Avatar de sdfghjk
          sdfghjk

          andas com o cu de fora na rua? pk?

  2. Avatar de carlos p
    carlos p

    tanta me*** por causa do facebook. epa querem privacidade ficam fechados num quarto escuro sem nada. fod****

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O Facebook já sabe quem eu sou…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Não é só o Facebook

  4. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Kekes,( e quem quiser responder) qual é a diferença entre a simples utilização de dados e a utilização indevida de dados?

    Eu tenho muita duvida porque todos os dados gerados pela minha navegação (como histórico, conversas, etc) estão armazenados em bancos de dados com custos milionários em que eu não contribui diretamente. Os dados são deles e o Facebook garante privacidade, desde que as minhas informações privadas nao sejam tornadas públicas não vejo onde se enquadra a palavra “indevido”.

    1. Avatar de sdfghjk
  5. Avatar de JJ
    JJ

    Ainda no outro dia vi um comentário de um especialista em politica a destacar que o que a Cambridge Analytica fez já é feito no universo politico a muitos anos, mas numa amplitude muito mais reduzida. A diferença neste caso foi o alcance que teve de milhões de pessoas.

    Depois, são as próprias pessoas que colocam e espalham informação sobre si próprias, em plataformas de terceiros. Era muito mais chocante este tipo de caso vir de um Android aka Google/Apple/Microsoft, do que do Facebook.

    O Facebook é a melhor ferramenta para recolher informação de pessoas, sem grande esforço, e informação disponibilizada directamente pelas pessoas, sem recorrer a terceiros.

    Cambridge Analytica esta é de parabéns por ter conseguido fazer isso eficazmente, numa escala tão grande.

    Alem disso, este tipo de coisa até não será muito estranha no Reino Unido, por exemplo. Lá até os anúncios da TV são direccionados para um publico alvo, onde pessoas que estão a ver o mesmo canal ao mesmo tempo em casas diferentes, podem ver anúncios diferentes.

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      De parabéns? E acha isto tudo perfeitamente normal? A sério??

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já estou com o Rogerio… quem pensa que o Facebook é o mau da fita está muito bem enganado… tudo o que se faça na internet deixa-se sempre um rasto… por mais privacidade que um browser ou aplicação diga que o faça, deixa sempre escapar algo… e acredito que esta extensão não deve ser excepção…

    É que se as pessoas deixassem de fazer testes parvos no facebook, e não metessem toda e qualquer informação sobre elas, talvez o facebook não precisava disto…