Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (4)

74 Comentários

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


Tal como o Windows 10, o elementary OS tem também um “Painel de Controlo” que neste sistema se chama “System Settings”, onde estão disponíveis várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema e não só. Uma dessas funções é a personalização ao nível do Deskop.

 

Personalização do Desktop

Dentro da opção Desktop, em System Settings, podemos mudar facilmente o wallpaper do sistema, mudar algumas características da doca e também configurar os “Hot Corners”.

Ao nível de ArtWork podemos dizer que, no geral, as distribuições GNU/Linux apostam sempre muito nesta área, assim também o faz o elementary OS. Sendo esta uma distribuição muito elegante, só poderia ter um conjunto de wallpapers igualmente ao mesmo nível.

No que diz respeito à doca, o utilizador pode facilmente mudar a dimensão dos ícones e também configurar algumas ações. Existe ainda a opção “Pressure reveal” que ajuda a que o utilizador não esconda a doca de forma “acidental”.

Por fim, os Hot Corners que é algo que existe no macOS mas não existe nativamente no Windows 10 (já esteve disponível em outras versões). Esta funcionalidade permite que sejam configuradas ações, por exemplo bloquear o PC, quando arrastamos o cursor do rato para um dos quatro cantos.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    quando ficar gratuito ou aparecer num torrent, eu testo…por enqnto pagar, nao é meu feitio!

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      A pagar?? O elementary os é gratis. Só tens que colocar 0$ no local apropriado

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      É gratis, basta carregar em personalizar e colocar 0

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Quando nao te pagarem pelo teu trabalho tambem será uma questão de feitio….

    4. Avatar de eu
      eu

      Arkan,
      Estou a precisar de um escravo, desculpa colaborador voluntário.
      Queres ter o prazer de trabalhar para mim ?

      1. Avatar de Uaparac
        Uaparac

        Lool ARKAN tu caladinho é que dizes tudo…
        Primeiro dizes que enquanto é a pagar não utilizas… mas se ficar gratuito ou houver um torrent até usas.
        Depois vez que metes-te o pé na argola e saíste com esta do “escravo” está boa…. ou seja já não interessa “quando ficar gratuito ou aparecer num torrent, eu testo”

    5. Avatar de Ze
      Ze

      Amigo: podes meter ZERO em:
      Pay What You Want: 0

      E podes fazer download 😉

    6. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu também preciso de um “estagiário” a custo zero para trabalhar para mim.
      Quando podes começar?

  2. Avatar de eu
    eu

    Dizer-se que substitui o Windows ou macOS acho muito arrojado.
    Ninguém vive do ar.
    Aposto que 99% (para não dizer 100%) das pessoas colocam 0 e fazem o download.
    Um modelo de negócio que não é rentável e quando os estudantes tiverem de pagar as contas, abandonam o projeto e arranjam um trabalho a sério.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Porque tens MENTALIDADE TUGA….
      “Aposto que 99% (para não dizer 100%) das pessoas colocam 0 e fazem o download.”

      As empresas estrangeiras fazem bastantes donativos… e não é assim tão pouco!

      Mas por cá é preferivel encher os bolsos…

      1. Avatar de eu
        eu

        Baseado em quê que dizes isso ?
        Está mais que provado que o modelo de donativos não funciona, excepto casos muito específicos e mesmo assim com toneladas de publicidade.

    2. Avatar de mijn
      mijn

      Eu ja paguei para fazer o download, ao contrario de ti eu vejo o valor da distro e pago.

    3. Avatar de LP
      LP

      Sabes o que é a Supercell (entre tantas outras)? Tem jogos em que gastas 0€ e no entanto faturam milhoes de €.

    4. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vê-se mesmo que não estás a par do projeto, porque se estivesses, não dizias isso.

  3. Avatar de Uaparac
    Uaparac

    A pagar?????

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O pessoal teima em dizer que é a pagar. É de borla simplesmente podes dar donativo se quiseres. Vejam as coisas como deve ser.

  4. Avatar de eu
    eu

    Eu sou totalmente a favor que se ganhe dinheiro com o software no entanto vivemos numa época em que os 2 grandes são gratuítos.
    macOS é gratuíto (a Apple já ganha bem no hardware e os 30% das apps pagas via loja).
    Windows 10 é pseudo-gratuíto mas tendencionalmente gratuíto e 90% das aplicações dependem do Windows.
    Não há espaço para mais gratuíto, muito menos a pagar.
    Falta de visão e até é rude dizer-se “Adeus” quando não tem a mínimo hipotese.

  5. Avatar de carlos p
    carlos p

    “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (4)”

    da para jogar minecraft?

    1. Avatar de Mário Alberto
      Mário Alberto

      sim da

    2. Avatar de José Canastro
      José Canastro

      Sim dá.

  6. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Hahaha deus macOS e windows 10 ahahhahaha… Que piada 🙂

  7. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Evitem lá estes títulos que são apenas parvos…

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Quando o blog for teu ou fores dono dele. Devem de aceitar a tua decisao

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Se é de borla é que devia de ser pago se é pago devia de ser de borla. Tuga nunca ta feliz

  9. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Pode ser uma boa alternativa para correr num computador que não é utilizados pra jogos nem nd desse género.
    Para pode ser bastante útil so pelo facto de ser um distro linux… Pode ser usado como workstation para programar por exemplo.
    Já experimentei. É uma alternativa ms nunca vai substituir o windows ou macOS na sua totalidade.

    1. Avatar de Luis Ribeiro
      Luis Ribeiro

      Pois. Eu já tive um PC com Linux. Bom sem dúvida mas para instalar software que funcionasse sem problemas era um castigo

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Dá exemplos do que correu mal.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Uma coisa é dar problemas, outra coisa é não saber mexer e instalar.
        Eu trabalho todos os dias em Linux (Ubuntu e CentOS) e gosto bastante!

      3. Avatar de Luis
        Luis

        A questão é que para o utilizador habitual (99% da população) o Linux é muito pouco user friendly. Encontrar drives e software para quem não conhece bem pode ser difícil. É só isso. Eu tinha Ubuntu e era um castigo para instalar as drives. Sei que há forma de o fazer mas para uma pessoa mais leiga na matéria nãa há como o windows

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Acho que falas de DRIVERS, não drives.

  10. Avatar de Dionísio
    Dionísio

    Já alguém conseguiu crackar isto? Ahhhhhh……
    É muito bonito e tal, mas o gestor de janelas não me convence, não é muito prático. Outro aspeto contra, é que não otimiza a área de ecrã, ao contrário do MacOS e do Windows. Atenção, eu adoro o Linux. O Linux tem coisas muito fixes que o Windows não tem, mas, é difícil não usar o Windows, ainda por cima, o Windows está cada vez melhor.
    Mas quem conseguir arranjar para Linux, que avise!

  11. Avatar de helioM
    helioM

    isto já parece um português a ir ao wc, um parvo nunca vem só

  12. Avatar de Jesualdo Ricardo Salvador de Matos
    Jesualdo Ricardo Salvador de Matos

    Acredito mais no deepin que no elementary os, acho demasiado incompleto.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos apostar nesse numa próxima.

  13. Avatar de Wagner Silva.
    Wagner Silva.

    Não concordo, a Deepin é muito mais amigável e bonita !

  14. Avatar de Luis Parallax
    Luis Parallax

    ” Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? ”

    Eu parto do principio que por esta frase, este topico seja destinado a simple users que usem windows ou MacOS para uso diario de lazer ( faces, mail, navegar na www e etc ) e nao a user mais focados paras gaming, programadores, designers graficos,e por ai fora.

    digo eu…. que users avançados sabem perfeitamente que seja qual for o linux, NUNCA vai substituir o windows nem MacOS em uso (Msoffice, editores graficos, audio, e por ai adiante). Por isso acho que e desnecessario certos comentarios ridiculos, porque provavelmente não é destinado a voces mas sim a users mais casuais.

    Sim é verdade….. linux tem varias opcoes de escolha tambem (GIMPs, LMMS, LibreOff (tb em win claro) Jogos) mas não é preciso ser engenheiro para perceber que por mais bons q sejam,NUNCA na vida vao ter o rendimento e o trabalhar que as apps nativas de windows ou MacOS tem.

    – O libre por mais bom que seja nunca ira ser como um MSoffice.
    – Por mais jogos que linux tenha,com WINES ou com o q quiserem, nunca vao correr como correm em Win ou Mac (nem sei como e jogar em MacOS lol )
    – Por mais bom que o GIMP seja, nunca na vida vai chegar aos calcanhares de um PShop..
    e por ai adiante

    Mas acho que qq informatico , TI , Programador, etc , percebe isso 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      tens isso até no fim…para iniciantes!

      1. Avatar de Luis Parallax
        Luis Parallax

        sim eu vi Pedro 🙂 Mas peços comments q leio ,parece que muita gente não ve isso… e nem interpreta estes artigos como tal. heheh é o q me da a entender.

        1. Avatar de Luis Parallax
          Luis Parallax

          pelos*

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acho que falta falar sobre a apoio dado para estes sistemas, baseado em Foruns e algum FAQ feito pelos developers. Basicamente é instala e desenrascas-te, o gratuito tem destas coisas mas depois configurar impressoras ou instalar webcams etc, torna-se um pouco mais tricky. Para não falar de recuperação de dados e compatibilidades de hardware…
      Muitas lojas de informáticas nem instalam linux… (que se pronuncie quem o faça) nem troubleshooting nem aquele apoio básico necessário.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Que comentário infeliz…
      Se fores um bom profissional nao importa a ferramenta, nao é por utilizares o photoshop que vais ser melhor do que alguem que use gimp por exemplo. Ambas as ferramentas dao para fazer o mesmo de maneiras diferentes.
      “Mas acho que qq informatico , TI , Programador, etc , percebe isso”
      Por perceberem isso é que quase todos os utilizadores Linux desktop são “Informáticos”.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Era um comentario a isso mesmo, para quem não o usa como informático, foi o tema da noticia, infeliz ou não é a realidade, para muitas empresas por onde passei houve varias tentativas de colocar um sistema desktop linux, por exemplo o mint, mas configurar partilhas, configurar impressoras é uma pequena dor de cabeça, o facto aqui explicito é deixar os outros sistemas para este… nada e bem tido, irá substituir Windows e macOS pelos factores mencionados, apenas afirmei que mesmo q optes tens de pensar tb no facto de não teres o apoio necessário quando tens problemas… para um mero utilizador, que seria o intuito dessa noticia…

        1. Avatar de Luis Parallax
          Luis Parallax

          E eu nem falei no facto de apoio e suporte, Miguel.. Fora esse facto tambem, e mais uns que o bom senso diz lá em baixo.

          Mas mesmo ficando so pelo facto de comparar APPS com as mesmas funções ou similares entre sistemas ( Linux -> Win/Mac )

          É simples.. pergunta a qualquer Designer grafico ( Profissional ) se ele trocava para o GIMP por ex, OBVIAMENTE q ele se vai rir na tua cara né!!! tal como quem trabalha em Audio, Imagem.. ou na maior parte das areas 🙂

          ex: Eu trabalho em Cubase, Consigo emular em WINE o 5, e mesmo assim podia usar o LMMS, que tambem é editor de audio…
          A diferença é que o LMMS é para meninos, e o Cubase é para quem faz um uso hardcore do editor, e quer profecionismo na edição.

          No meu ver istu aplica-se a quase todas as areas.

          Agora ler coisas tipo “Se fores um bom profissional nao importa a ferramenta, nao é por utilizares o photoshop que vais ser melhor do que alguem que use gimp por exemplo”… LOL .. esse individuo, desculpa.. mas não percebe rigorosamente nada do que tá a dizer.

          Cumps 🙂

          1. Avatar de João de Medeiros
            João de Medeiros

            Percebe sim! Eu já usei imenso o Photoshop e actualmente uso o GIMP, e já fiz diversos trabalhos em ambos! Não são assim muito diferentes. O GIMP está muito bom, ainda para mais gratuito e muitas vezes chega a ultrapassar o Photoshop. Se estás mais habituado a x programa, não quer dizer que seja efectivamente o melhor! Esta coisa de só por ser de marca e tal… Já usei outros programas e editores de vídeo, já usei os mais conceituados e outros e chega a ser surpreendente o que alguns programas à borla conseguem fazer! Aliás conheço um bom programa para desenhar com Wacom, totalmente gratuito, em que a meu ver bate qualquer um dos outros programas que já usei, tal como o Autodesk Sketchbook, se bem que actualmente não posso opinar com as versões mais recentes!
            É tudo uma questão de cada um e dar oportunidade a certos programas! Uns são mais abertos que outros, gostam de experimentar, de desafios! Não se pode é dizer ah e tal este é melhor só porque sim! E não podes dizer o que um designer gráfico vai responder.

  15. Avatar de bom senso
    bom senso

    mais do mesmo, parte 4, nunca na vida o “elementary OS” vai substituir o Windows e MACos, isto é aquilo que se chama clickbate , nunca na vida linux vai ter tudo o que se pretende em comparação com windows e macos, e não não é preciso pensar muito o porquê de tal, pois o suporte é todo direccionado para windows e macos, para linux é pouco ou nenhum o suporte, logo o linux continua como continua estes anos todos é apenas um SO para o básico e para alguns com tarefas especificas fora isso não vai mais alem…

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Creio que isso é uma visão redutora do Linux. Linux é um mundo poderosíssimo e faz quase tudo. Android é apenas um pequeno exemplo, Web Servers é outro. Já nos PCs ninguém parece interessado em criar o lobby.
      O Windows puxa dos galões do passado e o macOS, a meu ver o menos capacitado, vive nos alicerces do fanatismo apple.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        “macOS, a meu ver o menos capacitado, vive nos alicerces do fanatismo apple.”
        É mesmo só a teu ver. Claramente não conheces macOS, nem nunca usaste, senão não dirias tamanha barbaridade.
        Os estúdios de Hollywood, Google, Amazon, Facebook, IBM, Oracle, companhias aéreas, produtores de grandes estúdios de música, vídeo, jogos etc, vão usar um sistema menos capacitado. Lol

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Dizer menos capacitado é diferente de dizer mau ou incompetente.
          O facto de grandes empresas usarem o macOS não faz dele o melhor que há no mercado.
          Entendo que, olhando à infraestrutura toda que a MS disponibiliza para qualquer pessoa desenvolver ferramentas nas diversas áreas da informática, e ainda considerando o potencial que o Linux tem se for explorado…o macOS está bastante circunscrito.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Eu não disse, nem digo, que ele é o melhor que há no mercado. Tem a ver com necessidades, nomeadamente as empresas. Essa infraestrutura que falas, é verdade sim senhor, mas é linear também na Apple, não só na Microsoft. E mencionaste, muito bem que o Linux tem muito potencial. Acho que o que te leva a adjectivar o macOS de “circunscrito”, deve ser por a infraestrutura da Microsoft ser mais popular e conhecida a nível mundial, além de ser muito mais usada. Mas isso não significa de todo que a Apple não tenha essa infraestrutura. Bem pelo contrário, tem excelentes ferramentas de desenvolvimento para qualquer área da informática. Não são é tão conhecidas como as da Microsoft. É linear amigo, seja Apple ou Microsoft.

  16. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    É de borla, não PODE ser melhor que MacOS ou o novo Windows 10.
    Tudo o que é de software profissional de borla e é grátis, é mau. Como o ditado diz ‘demasiado bom para ser verdade’ 🙂

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      LOL temos aqui um mestre em software estou a ver

  17. Avatar de nano@
    nano@

    Ja experimentaram o Haiku OS?

  18. Avatar de Pires
    Pires

    De que me serve instalar isso e não correr o software que trabalho! Ver o desktop bonitinho mexer nas definições entrar na net e depois lembro me de instalar programas a sério e não dá!
    Estou farto de testar Linux para depois descobrir que não consigo instalar a maioria do que preciso para trabalhar… Tem de ser software do Linux que nunca é tão bom como o original só vou mencionar alguns por ex :photoshop, light room, office embora até goste do open office. Programas 3d e vectorial aí não conheço nada para substituir o Autocad.
    Não tenho paciência e acabo por voltar ao Windows.

    1. Avatar de miguelito
      miguelito

      Olha foi precisamente a busca de alternativas que me levou a experimentar o linux, imagina como é fixe ter um dual boot windows e linux em que o que fazes num fazes no outro. Ok .. as macros do excel e o antivirus têem que ser no windows, mas tudo o resto.. programar, editar video e imagem, jogar …

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        E perdes mais horas/dias a te habituares aos comandos… a isso chama-se perda de produtividade que foi precisamente o que levou aquela região na Alemanha que alterou tudo para Linux e agora a ter que voltar para Windows.

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Atenção, não quero dizer com isto que sejam más ferramentas!
          Aliás uso-as no meu Linux e em Windows, como por exemplo o Gimp e afins.
          No entanto assumir que é fácil fazer a mudança é de todo errado…

        2. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          Comandos Quais comandos!!! Todos os programas tem user interfaces, desde o instalador do SO até aos gestor de aplicações etc etc só usa comandos quem quer!!
          —-
          Já agora mais uma carrada de free software:
          https://www.youtube.com/channel/UCaSM4GqhbaVmRT7fmmFmR1w

  19. Avatar de iFernando
    iFernando

    Afinal é mais um Ubuntu….

    1. Avatar de informado
      informado

      Se fosse um Ubuntu chamava-se Ubuntu

  20. Avatar de ruben
    ruben

    Utilizo este OS há cerca de 6 meses e estou bastante satisfeito, no entanto, por vezes ainda manifesta um ou outro bug inexplicável mas de resto, impecável.

  21. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Já permite ter ficheiros no Desktop?

    1. Avatar de ruben
      ruben

      Consegues mas tens de dar uma “martelada” no OS. Instala o “dconf” e consegues editar as permissões de post no Desktop.

    2. Avatar de informado
      informado

      eu tenho o meu cheio deles 🙂 hahahaha

  22. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Já fiz a mudança!

    Como é que instalo agora o MS Office, Solidworks, Photoshop, Coral Draw?
    A já agora, como instalo o Fifa18 assim como outros jogos?

    Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      O Office para Mac está praticamente ao nível do Office para Windows. Não vais ter dificuldades. A suite Adobe está melhor que no Windows, terás vantagens na utilização, principalmente na hora de renderizar os trabalhos. O Coral Draw? Não será Corel? Bom, não precisas, se usas a suite da Adobe, para que precisas do Corel?

      Fifa18 tens aqui: https://www.ea.com/games/library/mac-download

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Isso é para MacOS…

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Com o WINE consegues rodar muitos dos jogos para Windows.

  23. Avatar de Batatatatab
    Batatatatab

    O Windows e o MacOS nunca será substituído por nenhuma distribuição Linux. O Linux é apenas uma alternativa a esses dois sistemas. Posso dizer com confiança que é possível fazer tudo é mais alguma coisa no Linux, mas infelizmente para poder tirar melhor proveito do sistema é preciso ter conhecimentos avançados em informática, uma pessoa que não percebe nada de informática dificilmente conseguirá migrar para o Linux e isso é uma realidade. Acho uma estupidez tentarem fazer uma comparação entre sistemas operativos uma vez que o Linux nem sequer vem instalados de fábrica nos pcs que é o caso do MacOS e do Windows o que ao meu ver dificulta o Linux chegar aos utilizadores comuns. Nota: falar do Magalhães o único portátil que saiu com o caixa mágica em Portugal não conta. E a Dell vende sim com Ubuntu mas só em USA.

  24. Avatar de Geraldo A. Silva
    Geraldo A. Silva

    Não sou especialista em sistemas. De qualquer forma, como usuário que sou e observador do que normalmente ocorre na área, acredito tratar-se de uma discussão inútil. Nenhum sistema ou programa em geral substitui outro. O usuário é sempre igual; há aquele mais curioso, que gosta de conhecer um pouco mais. Esse, resolve estudar um pouquinho e avançar um pouco além do usuário comum que só sabre abrir o Facebook e postar um monte de babaquices. Por outro lado, existem também os comodistas que comem e gostam de prato feito. Para estes, basta estar gostoso. Não importa o conteúdo, a filosofia o seja lá o que for. Para esses últimos, Windows ou Mac é o que existe!

  25. Avatar de Toscano
    Toscano

    Boas tardes,
    Não sei se é o local correto mas tenho o Elementary instalado há já algum tempo, o meu grande problema tem sido o facto de usar uma TV Samsung 4k 55′ e o ambiente de trabalho aparecer MUITO MUITO pequeno, como posso fazer para dar “zoom” ou algo assim, já dei voltas e voltas e não encontro maneira. É possível?