Actualize o seu Ubuntu 12.10 para o 13.04

26 Comentários

No passado dia 25 de Abril (dia da Liberdade em Portugal), a Canonical disponibilizou uma nova versão da sua distribuição Linux, o Ubuntu 13.04 Raring Ringtail. Esta nova versão resolve uma série de problemas presentes no Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal), em especial, uma versão “polida” e mais afinada da interface Unity.

Para quem tem instalado no PC o  Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal e não pretende formatar o sistema para actualizar para a versão 13.04 Raring Ringtail, o Pplware ensina-o como fazer.

ub_1304_000

O processo de actualização do Ubuntu 12.10 para o 13.04 é bastante simples e intuitivo. Para isso, basta que sigam os passos que recomendados.

Actualizações Pendentes no Ubuntu 12.10

Passo 1 – Executar o Software Updater

ub1304_01

Caso ainda existem algumas actualizações pendentes na versão 12.10, mo utilizador deverá proceder ao download e instalação dessas actualizações

ub1304_02

Depois de finalizar a instalação dos updates pendentes, deverá reiniciar o sistema

ub1304_03

Actualização para o Ubuntu 13.04

Após reiniciar o sistema, deverá voltar a ir à Dash e mandar executar o  Software Updater. Aparecerá a informação que indica que está disponível a atualização para a versão 13.04. Para iniciar a actualização, carregue em Upgrade

ub1304_04

devem em seguida indicar a password de root

ub1304_05

e para finalizar, devem voltar a carregar em Upgrade.

ub1304_06

O processo de actualização demorará alguns minutos  (tempo necessário depende da vossa ligação e performance do sistema.)ub1304_07

E está feito. Quando terminar, basta entrar no sistema..

ub_11

…e disfrutar das novidades do Ubutnu 13.04

ub_12

Ao contrário de outros sistemas operativos, as distribuições Linux são fáceis de actualizar para novas versões. O processo é simples e muito intuitivo. Lembrem-se que esta ultima versão traz melhorias significativas ao nível da performance , melhor suporte para gráficas AMD, novo kernel e não traz o Wubi. É hora de actualizar! Alguma imagens gamadas daqui.

Download: Ubuntu 13.04

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    “Actualização para o Ubuntu 13.10”, gralha , é 13.04

    Cumps.

  2. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    Engraçado, o único screenshot que tem a página da pplware é o ultimo.
    Isto levou-me a suspeita de que andam a fazer cópia dos screenshot de outros guias.
    Lembrei-me que este tipo de guia é frequente site http://www.howtoforge.com/

    E bingo, encontrei os sceenshot iguais, http://www.howtoforge.com/how-to-upgrade-ubuntu-12.10-quantal-quetzal-to-13.04-raring-ringtail-desktop-and-server.

    Não sou contra usarmos o que outros já fizeram mas essa vossa mania de meter a marca PPLWARE nas fotos e screenshots que apresentam não é coerente com a vossa atitude.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se lesses o artigo até ao fim, era escusado teres escrito o que escreveste. Está lá a referencia e os devidos créditos.
      São muitos os que nos pedem os screenshoots e gentilmente cedemos sem qualquer publicidade ou página do Pplware aberta.
      Mas, eu nem vejo a coisa por aí…quando saco um screenshot com a pagina do Pplware aberta, é para as pessoas perceberem que realmente fizemos e testamos aquilo que acabamos de escrever. Neste caso confesso que também o fiz, mas o update foi feito num desktop e as fotos não ficaram nada de especial.

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Esta mania de não lerem os artigos até ao fim e queixarem-se… Não sou contra nos queixarmos, mas que ao menos tenhamos o direito de o fazer 😉

    3. Avatar de someone
      someone

      Por essas e por outras e que prefiro o Wintech 😉 O pplware está no fim da lista de páginas a visitar…

  3. Avatar de Rui Pedro™
    Rui Pedro™

    Tou satisfeito com o Caixa Magica 19.
    A Canonical devia mudar o nome da distro.
    De Ubuntu já não tem nada.
    Criado para ser usado por toda a gente, actualmente os pcs fracos arrastam-se com essa carroça.

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      xubuntu/lubuntu resolve esse problema (pela maior parte)

    2. Avatar de ubunt
      ubunt

      Ag é que fiquei baralhado… qual é a carroça, software ou o pc??!

      Cuprimentos

  4. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Boas. Tenho uma dúvida e gostava que me pudessem esclarecer.
    Tenho o ubuntu 12.10 instalado no fixo, num disco rígido, enquanto o windows 7 está instalado num SSD. Acontece que quando meti o ubuntu, andei às turras com os drivers gráficos (nVidia) pois sempre que fazia login no ubuntu tinha sempre problemas. Até que andei a pesquisar e lembro-me que tive de usar comandos purge para endireitar o sistema, e lá consegui. Agora estou com uma performance excelente. A minha pergunta é a seguinte, será que se eu actualizar para o ubuntu 13.04 vou ter de voltar a usar os tais comandos ou o sistema ao ser actualizado deixará as tais opções gráficas como estão? Pergunto isto pois instalei o 13.04 no portátil e gostei.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Ao efectuar a actualização posso perder software, configurações e dados?

    Tipo do eclipse, apache, tomcat…

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Boas,

      Eu fiz a actualização e não tive problema nenhum, tudo correu às mil maravilhas. No entanto é sempre aconselhável fazer backup da pasta Home.. e caso o faças não perdes as configurações das aplicações (para isso tens de copiar os ficheiros que estão em modo Hide).

    2. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      No meu caso, com o eclipse, apache, mysql e etc…, não tive problemas depois de actualizar, o sistema continuou a funcionar e com todas as definições parametrizadas correctamente. O update foi completamente pacifico.

    3. Avatar de JP (djlinux)

      Em principio não deves perder nada, mas pelo sim pelo não faz um Backup antes.

    4. Avatar de Hugo Gonçalves
      Hugo Gonçalves

      Não perdes nada, mas vais ter que reinstalar o maven(existe um pequeno bug na instalação, nada que uma pesquisa no google não resolva) caso o uses.

    5. Avatar de Fernando Andrade
      Fernando Andrade

      eu fiz a actualização tinha o lamp instalado e não perdi nada 😉

  6. Avatar de jpng81

    O unity é que nunca mais está a 100%, mesmo com updates todos os dias nunca mais corrigem pequenos bugs com as janelas.
    Tipo por vezes ao clicar sobre o icone da app no unity nao puxa para o desktop onde a aplicação esta aberta…. Enfim pelo menos ja corrigiram o nautilus que de vez em quando dava um pequeno crash no ambiente grafico mas que voltava logo ao normal.
    Eu sei que nao é tarefa fácil, mas mostra que esta a melhorar dia a dia.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Também acho que o Nautilus ( que agora tem o nome de Ficheiros ) melhorou em estabilidade e funcionamento.

      Mas piorou em tudo o resto, configurações que simplesmente desapareceram, os Menus deixaram de ter logica, enfim, tive que voltar a por o Nautilus 3.4.2 para poder fazer o que fazia antes…

      Acho que a Canonical devia optar por outro Gestor de ficheiros ou então fazer o um Fork como o Mint fez.

  7. Avatar de joão
    joão

    Atenção a quem tem placas gráficas nvidia. Fiz o upgrade no portátil dos pais da minha namorada e deixou de arrancar. Tive de desinstalar todos os drivers nvidia através da linha de comandos, arrancar com os drivers open source e reinstalar os drivers proprietários. Mesmo assim tenho o problema que a única resolução disponível é a máxima. No meu vou esperar mais uns meses até fazer o upgrade.

    1. Avatar de joão
      joão

      Faltou dizer que, uma vez resolvido o problema, o sistema parece realmente mais rápido e fluido.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Lixo. Aqui usa-se a versão 12.04 LTS, e só irei mudar para outra LTS. A Canonical faz dos users cobaias para depois ganhar dinheiro. Muito feio.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      “A Canonical faz dos users cobaias para depois ganhar dinheiro. Muito feio.” Tantas distribuições bem piores que o Ubuntu que ganham dinheiro a custa dos seus users, porque que só se fala na Canonical ?

      E custa assim tanto ajudar? Não gastam um cêntimo para usar Ubuntu e mesmo assim reclamam…

      Não percebo o porque de tanto ódio, quando é graças a Canonical que muitas distribuições hoje são conhecidas…

  9. Avatar de Ratox
    Ratox

    Actualizei para 13.04, e não parava de bloquear, ao pont de ter de refazer reset (reisub) constantemente.. Tive de reinstalar (isto é, formatar) o Xubuntu 13.04, desprovido de Unity. Nunca mais bloqueou.

    1. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Amigo , creio que li aqui ( ? ) que o Xubuntu iria ser abandonado pelo seu criador …. ou seja descontinuado . Fique atento porque depois deixa de ter actualizações de segurança……

  10. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Aconselho formatação e instalação ” LIMPA ”
    Já fiz upgrade com diversas versões do Ubuntu e sempre houve alguma aplicação que deixava de funcionar , ou funcionava mal , outras desapareciam ( ex: Openshot e outros ) , alteração de definições pessoais e de interface e num caso passado no último Domingo , um amigo meu ficou sem sistema … ele simplesmente não arrancava e não deixava reinstalar , para não perder os ficheiros e pastas pessoais .
    Mas fui obrigado a formatar mesmo e o sistema agora está estável . O mesmo aconteceu comigo que fiz upgrade de 12.10 para 13.04 e tive problemas , consegui reinstalar para recuperar pastas mas depois devido à instabilidade e bugs , formatei . Agora está estável , leve e funcional , mesmo nas aplicações mais pesadas como converter , editar e gravar videos . INSTALAÇÃO LIMPA ACONSELHO !

  11. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Essa atualização estragou meu Ubuntu 12.10 que estava tão bom. Tive que reinstalar o 12.10. Mesmo instalando o 13.04 direto, não fica tão bom como o 12.10.

  12. Avatar de Flávio Correia Marta
    Flávio Correia Marta

    Podiam fazer um artigo a avisar dos problemas com as ligações Eduroam? É que era muito bom. Para mais info: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/network-manager/+bug/1104476

    Obrigado.