6 ambientes gráficos para o teu Linux

87 Comentários

Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar  do Xfce, Mint e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.

É utilizador Linux? Então escolha qual o ambiente gráfico que mais lhe agrada.

desktops

Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema.  Por exemplo, se não gosta do ambiente gráfico, então pode facilmente trocar por outro que se adapte as suas necessidades, que tenha para si a interface mais agradável, ou simplesmente aquele que garante uma melhor performance.

GNOME

O GNome é provavelmente o ambiente de trabalho mais popular no segmento Linux.As versões Gnome 2.x foram usadas por omissão no Ubuntu, Dedora, Debian e outras grandes e populares distribuições. Este ambiente gráfico de trabalho é simples de usar e oferece uma interface muita limpa.

O anuncio do novo Gnome 3, com a interface Gnome Shell, algumas distribuições abandonaram este ambiente gráfico de trabalho (ex. Ubuntu) . No entanto, o Gnome 3 oferece muita funcionalidades interessantes, oferecendo um ambiente de trabalho muito funcional e robusto.

gnome_00

KDE

A par com o Gnome, o KDE é um dos mais populares ambientes gráficos de trabalho. Oferece uma interface bonita e atraente (um pouco ao estilo do Windows) e em muitas situações, este ambiente gráfico é muito mais funcional que o Gnome. Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa.

Em Fevereiro foi lançada a versão KDE 4.10 que incluiu uma variedade de widgets e muitas outras novidades.  Saiba tudo aqui. O KDE é baseado no toolkit QT ao contrário do GNOME e do Unity que é baseado no toolkit GTK.

kde_15

XFCE

No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza, simplicidade e funcionalidades, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos e este é actualmente um dos ambientes de trabalho favoritos dos utilizadores. Esta ambiente gráfico é ideal para máquinas que não possuem bons recursos a nível de hardware, especialmente ao nível da placa gráfica.o Xfce faz uso do GTK toolkit mas inclui as suas próprias aplicações, tais como o gestor de ficheiros, editor de texto ou o visualizador de imagens.

xfce_00

Cinnamon

O Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho bastante moderno e leve, considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este ambiente de trabalho oferece.

Uma vez que é baseado no GNOME, o Cinnamon vem com muitas ferramentas do mesmo mas também possui as suas próprias ferramentas.

Recentemente o Cinnamon chegou à versão 1.8  que traz muitas muitas melhorias ao nível do gestor de ficheiros, Control Center, Desklets, etc.

cinna_000

MATE

O Mate é um fork do (original) GNOME 2, que nasceu em 2011 com o objectivo de preserver o GNOME 2 de modo a que este possa estar presente nas mais recentes distribuições Linux. O projecto Mate investe qualidade e estabilidade do ambiente gráfico e está presente na distribuição Linux mais popular, o Mint.

Ao contrário do Cinnamon que é baseado em novas tecnologias, como por exemplo o GTK 3, o Mate ainda usa o “antigo”  GTK 2.

mate_00

Razor-qt

O Razor-qt é um ambiente gráfico simplista, mas com uma excelente performance. Este ambiente gráfico recorre a tecnologia QT e é excelente para usar em máquinas com menor poder computacional.

razor_04

Breve Sondagem


Depois da apresentação destes seis ambientes gráficos de trabalho, gostaríamos de saber qual é o vosso preferido e porquê. Caso não esteja na lista, indiquem-nos sff o nome.

Partilhar:
Tags:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de camsarria
    camsarria

    Bons dias;

    Não deveria estar ai incluido o unity?

    Cumps

    C.S.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estive mesmo para incluir. Mas o Unity não pode ser considerado como uma ambiente gráfico…mas sim uma interface.

      1. Avatar de ph
        ph

        Ai e? Entao o que faz o cinnamon nesta lista?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Dou razão! No entanto a inclusão do Cinnamon deve-se ao facto de recentemente ter saído uma nova versão. Apesar de reconhecer também que a ultima versão do Unity me agradou em termos de performance.

          1. Avatar de duarte
            duarte

            LXDE?

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            concordo. falta o LXDE e o Unity tb acho q seja, já q está o Cinnamon.

            P.S.: qd corrigem este erro de nao poder responder à 4ª resposta?

      2. Avatar de claudio
        claudio

        Se nao incluis o unity por ser uma interface tambem nao deverias incluir o cinnamon, que tambem e’ uma interface ao nivel do unity assente em gnome 3.

    2. Avatar de Alguém
      Alguém

      A meu ver, o Unity está incluído, logo em primeiro. O Gnome é que não terá sido incluído.

      Já na lista de votação terá sido o contrário. Porquê?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É mais ai contrário. O unity assenta no Gnome …e não o contrário

        1. Avatar de Alguém
          Alguém

          Verdade, mas o screenshot parece-me exibir Unity, não simples Gnome.

          1. Avatar de JP (djlinux)
          2. Avatar de faustino
            faustino

            E completamente simples.

    3. Avatar de Carlos Santos

      @Pedro Pinto, sem dúvida o @camsarria tem razão. E o porquê de não ser um ambiente gráfico? E o que é uma interface? Não serão os 2 o mesmo? Acho que existe uma confusão ai qualquer da vossa parte.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        No final é tudo a mesma coisa…mas interface considero quando assenta sobre um ambiente de trabalho. É esta a “pequena” diferença

    4. Avatar de Joel
      Joel

      Alguém sabe explicar a diferença entre ambiente gráfico e interface?

      O Unity acho o pior deles todos, só o facto dos menus e títulos das aplicações estarem na barra do topo e não na própria janela, e a barra lateral para incluir as aplicações e não na barra do topo, merece o descrédito.

  2. Avatar de liquidz
    liquidz

    tenho tido um certos problemas com o unity é muito pesado.

    aquilo que uso de momento e Gnome with no effects e estou feliz da vida, com um computador super estável.

  3. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    xFCE é o meu ambiente preferido quando usava um EEEPC. Pratico, leve e funcional.

    1. Avatar de sSs
      sSs

      Porquê? Em que é melhor?

  4. Avatar de Leal
    Leal

    Não concordo, eu uso o Unity, então que ambiente gráfico devo chamar-lhe?

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      chama-lhe um pimped gnome… =P .. eu prefiro mate… leve simples e agradavel.

      1. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        Mate é muito bom… Experimentei Mate no Mint e espectacular.
        Tou é à espera do que eventualmente pode surgir deste OS. http://elementaryos.org/
        Ainda não percebi foi bem a base do “Pantheon Desktop”
        Mas tambem se foi caso de falar em cinnamon, tambem podiam falar do Pantheon.

  5. Avatar de Diogo Pocinho
    Diogo Pocinho

    Demorei algum tempo a adoptar o KDE, mas quando se experimenta a sério, não se quer outra coisa…Isto claro, se os recursos da máquina permitirem utilizar todas as potencialidades desse ambiente gráfico, senão penso que o xFCE possa ser a melhor solução!

  6. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    Cinnamon!
    Simples e personalizável. É um DE confortável de se usar.

  7. Avatar de JP (djlinux)

    Unity sem duvida…

    Depois do Unity só mesmo Xfce, como o Unity não esta incluído, vou votar no Xfce…

  8. Avatar de Rosmaninho
    Rosmaninho

    Para quem está a falar do Unity, também existem muitos outros ambientes a faltar aí. LXDE, E17.
    Faltam alguns e o facto é que Unity é exclusivo de Ubuntu enquanto estes outros não.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Verdade, existem muitos mais, mas acho que eles aqui tentaram por os mais conhecidos…

      O Unity não é exclusivo do Ubuntu, pois já existe Unity para Arch, o Unity é é dos mais complicados de portar para outras distribuições.

    2. Avatar de Alguém
      Alguém

      Concordo, LXDE deveria ter sido incluído. E17 e outros acredito que ainda não sejam adoptados por muitos.

      Mas na lista de votação também deveriam ter acrescentado uma opção “outros”. Falha do Peopleware aí.

  9. Avatar de PBS
    PBS

    e o Ubuntu Netbook Edition? é uma pena ter sido esquecido, tinha muito potencial.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fica registado para próximos artigos do género. Obrigado

      1. Avatar de renato oliveira
        renato oliveira

        ola a todos.
        pedro podias me dizer como instalo o cinnamon no ubunto 13.04.
        ja fui ao site da cinnamon mas aquilo e confuso.
        obrigado
        ps espero que este inquerito tenha algo a ver com
        distribuiçao linux ppware

        1. Avatar de JP (djlinux)

          sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable

          sudo apt-get update

          sudo apt-get install cinnamon

          =)

          1. Avatar de renato oliveira
            renato oliveira

            obrigado jp pela dica.
            o k vale no mundo linux a sempre ajuda .

    2. Avatar de Ruy Alex
      Ruy Alex

      Sim!! Como base do sistema e depois, com ambiente gráfico jolicloud ainda melhor!!

  10. Avatar de Mikas
    Mikas

    Eu cá uso o Awesome isso sim é pra Homens

  11. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Finalmente o tópico que eu esperava com uma certa impaciência chegou. Isto porque instalar centenas de Linux só para ver os ambientes gráficos torna-se monótono. Adoro a forma como o Xubuntu funciona mas estou inclinado a começar em modo definitivo para o Mint 14 Mate (posso votar nos xFCE e no Mate? Não? Ohhhh tenho de escolher um)…

    Escolha dificil. MATE ganhaste o meu voto…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, é uma boa e acertada escolha. De facto o Mate tem demonstrado ser um excelente ambiente de trabalho…mas o Cinnamon é o que anda na moda.ora testa la 🙂

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Sacando a versão Cinnamon do Mint 14. Podias era dar-me umas dicas a um tópico que criei na nossa comunidade do G+?

        O puto giro da barbinha sou eu e precisava daquelas dicas com uma certa brevidade se fosse possível pode ser? Ou devo perguntar no nosso fórum?

        https://plus.google.com/u/0/communities/102276020881787853656

  12. Avatar de Alfonso
    Alfonso

    KDE,o preferido, mas agora a testar o mint Olivia RC, estou a usar o MATE,e estou bastante agradado, apesar desta versao RC me estar a dar muitas dores de cabeça.

    1. Avatar de Alexx
      Alexx

      A mim também … constantes freezes e é pena porque gosto muito do Oliviazinha!?

  13. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    E partilhar a foto do periquito que fica espectacular com qualquer um deles 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para quem quiser o periquito, aqui está ele http://goo.gl/9yC2Q

  14. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Carissimo Pedro Pinto precisava de entrar em contacto consigo. Posso enviar mail através do fórum? Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Paulo,

      Eu ando por todo o lado 🙂 FAcebook, twitter, Comunidade Linux Pplware..e afins. Mas pode ser por mail: ppinto [at] pplware.com

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        enviado 🙂 obrigado
        Pois não duvido mas não tenho qualquer contacto 😛

  15. Avatar de Alexandre Alves
    Alexandre Alves

    Infelizmente não está listado. Na minha opinião, definitivamente Enlightenmnent 17 aka E17

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem visto, esqueci-me desse 🙂

  16. Avatar de João Luiz
    João Luiz

    pantheon shell <3

  17. Avatar de João Luiz
    João Luiz

    pantheon shell <3

    1. Avatar de Pedro Valente
      Pedro Valente

      +1

  18. Avatar de Edexote
    Edexote

    Mate. Rápido, leve e funcional. Depois do desastre Gnome 3, Mate é o mesmo que regressar a casa depois de uma viagem cansativa 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      sim é verdade, o Mate, vai melhoando a pouco e pouco e tornando-se cada vez melhor e cada vez mais opção pois os developers de DE’s andam esquesitos e so pensam nos tables, e na malta que faz “artes marciais com os membros superiores apenas” no ecran…

      Para maquina de trabalho desktop, com requesitos minimamente actuais, Mate sem duvida. 😉

      cmps

  19. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Ele disse 6 Ambientes Graficos galera. e não 20!!
    muito bom.
    Desses uso o Gnome e não troco por nada.

  20. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    Unity e Pantheon la em casa, como nem um nem o outro estão na lista votei KDE que é o meu favorito em 3º lugar, em quarto XFCE

    ainda não brinquei com o cinnamon

  21. Avatar de camsarria
    camsarria

    Ja agora, quem usa unity tem FPS’s baixos em wine?

    Mudei para o linux mint mate para maximizar FPS’s , o ubuntu com drivers proprietarios em open gl wine é muito muito lento 🙁

  22. Avatar de James Bond
    James Bond

    Peço a V.Exias., que me desculpem mas a julgar pela opiniões aqui expressas acho que anda por aqui uma grande confusão…
    Confunde-se entre gestores de desktops (Desktop environment – Ex. KDE) e gestores de janelas (Window Manager) 🙂
    Qualquer dia ainda escrevo sobre este assunto…

  23. Avatar de Jonas
    Jonas

    Por acaso rendi-me recentemente ao Cinnamon e estou satisfeito 😉

  24. Avatar de migas
    migas

    Xfce 4 sem dúvida, pela simplicidade e velocidade do ambiente.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      E pela sua consistência ao longo dos anos. Não me lembro de ter ficado com o sistema lento ou partido com updates ao Xfce. Espero que nunca se metam a inventar como os tipos do Gnome que conseguiram implodir-se com as mudanças radicais.

  25. Avatar de Paulo P.
    Paulo P.

    Uso o Gnome shell, faz algum tempo, e apesar de estar sempre a testar distros com outros desktop enviroments, não prescindo dele…são gostos… 😉

  26. Avatar de Sambas31
    Sambas31

    Sem dúvida o Gnome,támbem gosto bastante do Xfce,quanto ão KDE sempre achei meio infantil…

  27. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Tenho saudades de usar o X11. Aquilo é que era … até se conseguia ter o terminal grafico dum servidor remoto na maquina local. Os velhinhos Pentium não se faziam rogados, mesmo com as velhinhas graficas S3.

  28. Avatar de expert
    expert

    E onde anda o LXDE???

    Parecendo que não, é O ambiente de trabalho ESTAVEL, mais leve actualmente…

  29. Avatar de TuxPT

    XFCE há muitos anos por aqui 😉

  30. Avatar de Ruy Alex
    Ruy Alex

    E já ouviram do ambiente gráfico jolicloud… Acho que é o que está dar!! O que acham??

    1. Avatar de Ricardo Lino Olonca

      Jolycloud é um desktop na nuvem.

      https://drive.jolicloud.com/#/desktop

      Apesar de ser muito legal, acho que não pode ser classificado na mesma categoria dos ambientes gráficos aqui levantados.

  31. Avatar de Fernando BR
    Fernando BR

    Um breve comentário sobre:

    -Gnome3: pouco funcional, “engessado”
    -KDE: o melhor para máquinas potentes
    -XFCE: o melhor para máquinas modestas ou antigas
    -Unity: pesado

    Opiniões baseadas em meu uso e experiências diárias, posso afirmar que o meu predileto é o Xfce, o qual é muito ágil e produtivo.

  32. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho interessante fazerem estes questionários, mas podiam colocar os resultados logo disponiveis para vermos a opiniao geral das pessoas.

    Cumprimentos

  33. Avatar de pedro elias
    pedro elias

    Uso o Aka E17.

  34. Avatar de Alucard
    Alucard

    Uso GNOME actualmente e estou satisfeito. O primeiro Linux que usei já vão 10 anos, era com KDE 3, numa época em que o KDE ainda era rei.
    Depois, claro rendi-me ao grande ambiente gráfico que era o GNOME 2 embora a adaptação para a (tão polémica) versão 3 me tenha causado alguma estranheza, posso dizer que isso agora são águas passadas. O GNOME 2 foi muito bom, mas é já passado e não vale a pena ser saudosista. O futuro está na shell do GNOME 3.

  35. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Gnome-shell é 5*

  36. Avatar de sakura
    sakura

    “”Confunde-se entre gestores de desktops (Desktop environment – Ex. KDE) e gestores de janelas (Window Manager)
    Qualquer dia ainda escrevo sobre este assunto “”

    arch + iceWM the best(X11) + mesa 3d, in update to wayland or mir <— ???
    vou mudar para o melhor Xwindows server.
    1 Window Manager ira ser sempre rapido.
    ex: http://techbase.kde.org/Projects/KDE_on_Windows/Installation

    o linux tem servidores Xwindows e devem usar os melhores digo eu….
    como Desktop environment xfce pq old grfic.card.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Ora aí está uma ideia interessante. Gostaria saber mais sobre gestores de janelas (Window Manager) e sobre gestores de ambiente de trabalho (Desktop environment).

  37. Avatar de Carlos
    Carlos

    Que polêmica hein! Como leigo, o que vale pra mim é como o sistema operacional me é apresentado. Acho a organização do Unity muito boa. A ideia do dash funciona, coisa parecida no gnome shell,não sei o que veio primeiro. Então, em primeiro vem o Unity, depois o Gnome que parecem estar com mais disposição às novidades. Depois vem o KDE que é muito bonito, mas parece ter estagnado no conceito: “canto esquerdo, clica e abre menu”… prefiro novidade.

  38. Avatar de Dumb
    Dumb

    Entao e o bem dito openbox?
    Será que já passei a historia?

  39. Avatar de p0int
    p0int

    Cinnamon 1.8 aqui.

  40. Avatar de Flip
    Flip

    Depois de passar de Gnome 2 para unity (via update de ubuntu) comecei a procurar alternativas. A primeira foi Gnome 3, e não gostei, achei pouco prático e ocupava muito espaço no ecrã. Instalei o Lubuntu que trazia o LXDE, e voltei a ter máquina disponível. Contudo, deixava algo a desejar. Lembrei-me de há uns anos ter experimentado o XFCE e lembro-me da rapidez. Foi também altura de deixar o ubuntu, e passei para o Mint com XFCE4. Desde então que não troco, está estável, rápido, bonito e não ocupa quase espaço nenhum no ecrã.

    Votei XFCE4, mas ainda não experimentei o MATE, que se for como dizem que é, ou seja Gnome 2, também seria uma opção.

    Cumprimentos,

  41. Avatar de Tripov
    Tripov

    Mate 1.6 – 5*****

  42. Avatar de delaorden

    Eterno novato em Linux uso o Mint 14 XFCE mais atual (versão estável, pois já ha o RC 15)

    Motivo: depois de pesquisar muito descobrí que era o adequado para o laptop da patroa, que é antigo e com 1 gb de memoria. Ela não gostou nada de ter mudado de windows para Mint, mas depois de convence-la, por horas a fio, a convencí de que era mais leve e rápido. E é mesmo. Impressionante. A conexão coma internet, não sei porque, é muitas vezes mais rápida que quando tinha o Windows 7.
    Eu só não me livro de vez do Windows pelo Mint porque acho que é obrigatório ter um windows na máquina, sempre.
    Nisso até os usuários do MacOx devem concordar….ou não ? hahaha
    Abraços !

    1. Avatar de Ana Luiza
      Ana Luiza

      Como instalo o Gnome 3.8 no Ubuntu 13,10 ?

      1. Avatar de willian
        willian

        Passo 1. Abra um terminal;

        Passo 2. Se ainda não tiver o repositório, adicione-o digitando o seguinte comando:

        sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
        Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

        sudo apt-get update
        Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:

        sudo apt-get install gnome-shell ubuntu-gnome-desktop

  43. Avatar de Julius Fortes
    Julius Fortes

    MATE definitivamente é INCRÍVEL.