5 fantásticas ferramentas para capturas de ecrã (Parte I)

62 Comentários

Das muitas aplicações que uso no meu sistema, as aplicações para capturas de ecrã/ screenshots ocupam um lugar muito especial pois para a produção de artigos e outros documentos são uma ferramenta essencial.Neste segmento são muitas as app disponíveis que introduzem novas e fantásticas funcionalidades à tecla PRTSC.

Hoje apresentamos 5 sugestões para aplicações que permitem a captura simples de ecrã. Vamos conhecê-las.

screen_00


1) SnagIt

O Snagit é provavelmente das ferramentas mais completas no segmento das app para screenshots. Esta ferramenta oferece funcionalidades para quase tudo, podendo o utilizador capturar regiões do ecrã, janelas, todo o ecrã, etc. Além da ferramenta de captura, o Snagit traz consigo um super e editor, onde o utilizador pode editar as capturas e incluir um conjunto de efeitos. O Snagit está disponível para Windows e Mac.

Homepage: SnagIt

2) Shutter

O Shutter (anteriormente designado de Gscrot) é como um canivete suíço no que se refere à captura de ecrãs em ambientes Linux. Com o Shutter é possível criar screenshots a partir de uma área específica, de uma janela activa, de todo o ecrã, etc. Depois de obter a captura, é possível aplicar um conjunto de fantásticos efeitos que se encontram já definidos. O Shutter está apenas disponível para Linux.

shutter_000

Homepage: Shutter

3) HotShot

O HotShot é uma aplicação para captura de ecrã que oferece também um conjunto de funcionalidades para edição das capturas obtidas. Esta aplicação foi escrita em Qt, corre em Windows e Linux e oferece uma interface muito bem organizada. Fazer capturas é realmente muito simples, podendo o utilizador escolher todo o ecrã, um determinada região, janelas, etc. O HotShot  está disponível para Windows e Linux.

hotshot_00

Homepage: HotShot

4) DuckCapture

O DuckCapture é uma ferramenta muito simples de utilizar quando pretendemos capturar imagens do ecrã. Sem as complicações de outras ferramentas muito mais complexas esta limita-se a fazer o que se propõe. E o que faz, garantimos que faz bem.

A sua interface minimalista permite que de forma rápida consigamos realizar a tarefa que pretendemos. Podemos fazer a captura de uma região do nosso ecrã, de uma janela de um programa ou a todo o ecrã. Basta que selecionemos a opção pretendida e o DuckCapture torna o nosso ecrã opaco, deixando apenas o foco na zona que vamos capturar. O DuckCapture está disponível para Windows e Mac.

Homepage: DuckCapture

5) InstantShot

InstantShot é uma ferramenta que foi desenvolvida recorrendo a algumas funcionalidades do Mac OS X para este tipo de funcionalidade. Sabemos da facilidade com que se faz screenshots no Mac, uma combinação de três teclas temos screen com facilidade, mas esta ferramenta vai mais longe.O InstantShot está disponível para Mac.

Estas são as nossas primeiras 5 sugestões para ferramentas deste tipo. No Pplware já analisamos muitas mais, mas vamos guardar essa informação para a parte II desta rubrica. Contamos, como sempre, com a vossa colaboração para nos indicarem alternativas válidas as ferramentas que apresentamos aqui.

Usa alguma destas ferramentas? Que outras ferramentas do tipo conhece?

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Celso Neto
      Celso Neto

      Uso o PrtScr, é muito básico, mas contém as funcionalidades que são necessárias para o dia a dia.

    2. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Lixo. Já não é actualizado dede 2009.

      1. Avatar de DC
        DC

        Não ser atualizado desde 2009 e continuar a funcionar como funciona não é lixo…. Se não há nada a acrescentar em funcionalidades, e se funciona extremamente bem, não precisa de ser mexido… “Never fix what doesn’t need to be fixed!”

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Há alguma ferramenta que em vez de tirar foto faça video?

    1. Avatar de Fcosta
      Fcosta

      O Snagit tambem permite video.

    2. Avatar de Jorge André
      Jorge André

      E depois para legendar as imagens? (tipo setas com números a apontar para uma parte qualquer).
      Sem usar “paints” e assim, deve haver alguma app que facilite isso também?

      Obrigado.

  2. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Camtasia

  3. Avatar de Afonso Gomes
    Afonso Gomes

    Greenshot

    1. Avatar de Pedro Levi
      Pedro Levi

      +1 uso o greenshot á algum tempo

  4. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Para windows snipping tool

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    lightshot, faz tudo o que é preciso e é super simples.

  6. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    http://app.prntscr.com/
    e não quero outro. 😉

    1. Avatar de Guilherme

      Para mim, o melhor! Muito útil, indispensável!

    2. Avatar de eunas
      eunas

      O melhor sem dúvida!!!

  7. Avatar de Emannxx

    Esqueceram-se de, provavelmente, a melhor de todas: Lightshot.

  8. Avatar de secur68
    secur68

    Eu uso o LightShot, Print= http://prntscr.com/1do22m , até agora muito simples de usar e para quem quer partilhar logo a imagem é só fazer o upload directo , pode haver melhor mas não desgosto nada deste.

  9. Avatar de Nelson Aves
    Nelson Aves

    Greenshot

  10. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    +1 Greenshot

  11. Avatar de Lidao
    Lidao

    Screenpresso … é outra coisa!

    http://www.screenpresso.com/

  12. Avatar de Ruben
    Ruben

    Ferramenta de recorte para Windows!
    Muito simples.

  13. Avatar de Tiago Araújo

    Para mim, a mais simples, completa e fácil de usar! Permite edição de imagem (basica) no momento e online tem um editor bem interessante:

    https://www.facebook.com/informadortech/posts/542163482509473

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Esta opção scroolling não conhecia, uso o shutter e fui ver se tinha esta opção, não tem mas tem u plug in que faz o efeito no browser:

    http://askubuntu.com/questions/231757/screenshot-tools-to-capture-scrolling-windows

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      o shutter é mesmo um show de bola…

    2. Avatar de Luis Gil
      Luis Gil

      Screenpresso também tem opção de scrolling

  15. Avatar de Joao Oliveira
    Joao Oliveira

    Também uso o Greenshot. Faz o que preciso e a integração com o imgur dá bastante jeito. 🙂

  16. Avatar de Berto
    Berto

    Para quem tem o one note, pode fazer windows key + s para fazer print screen “recortado”

    1. Avatar de Jorge André
      Jorge André

      E depois para legendar as imagens? (tipo setas com números a apontar para uma parte qualquer).
      Sem usar “paints” e assim, deve haver alguma app que facilite isso também?

      Obrigado.

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    queria um bom para video algum ?

    1. Avatar de César Assombro
      César Assombro

      Esplica-te um pouco melhor.

    2. Avatar de Pedro Levi
      Pedro Levi

      Fraps

  18. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    LightShot o melhor de todos.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      mas isso so da print screnn nao record scren

  19. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    eu uso o GreenShot, s unics coisa que nao gosto é do menu da tray, demora muito a abrir, faz me lembrar o que as inteligências raras do dropbox fizeram…

  20. Avatar de BB
    BB

    Não referenciarem a “Ferramenta de Recorte” que já vem com o Windows é uma falha gravíssima!!!
    É só a mais simples e fácil de utilizar de todo o sempre!!!

    1. Avatar de César Assombro
      César Assombro

      Concordo!
      E nem sequer se falou se estas opções aqui apresentadas são grátis ou se estão em português.

  21. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Uma câmara de video e um tripé, é a melhor solução.

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    +1 Greenshot

  23. Avatar de Exemplo
    Exemplo

    MSI Afterburner para screens e video tanto em jogos como ambiente de trabalho.

  24. Avatar de Wykzl
    Wykzl

    A ferramenta do Windows 7 é boa, mas falta-lhe o capturar o rato e menus do rato.
    Tenho usado o ScreenHunter quando necessito de capturar “exactamente” o que está no ecrã – pena que é freeware apenas para uso pessoal.
    Já agora podiam dar mais uma informação importante (para além do que o produto faz) – o seu licenciamento (comercial, freeware para uso pessoal, freeware para todo o uso, etc).

    1. Avatar de Wykzl
      Wykzl

      Agradeço aos que sugeriram o Greenshot!

  25. Avatar de Nuno Jacinto
    Nuno Jacinto

    Gosto e uso o Gadwin Printscreen.

  26. Avatar de marco
    marco

    não sei já alguém aqui referiu, mas a ferramenta de recorte do windows também bastante útil para print’s rápidos, permite seleccionar a área pretendida.

  27. Avatar de Sheldon
    Sheldon

    Gosto muito do Snagit….

    1. Avatar de Zé

      PicPick… 😛

  28. Avatar de André
    André

    Boas! Grandes ferramentas!
    Mas caso queiram mais um ultra-leve e fácil de usar e configurar, têm o PrtScr. http://www.fiastarta.com/PrtScr/
    Este é o que eu uso e estou bastante contente!

    Cumps

  29. Avatar de Ajcp
    Ajcp

    Eu uso a tecla Prt Screen e funciona na perfeição. heheh 🙂

  30. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Namo Capture e PhotoScape. Uso e abuso diariamente. O Namo Capture é um utilitário que vem na suite de edição html Namo Webeditor.

  31. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Boas
    eu uso o fscapture na versão portable pois no serviço não tenho permições de instalação de soft nas maquinas

    http://www.faststone.org/FSCaptureDetail.htm

  32. Avatar de amarelo
    amarelo

    boas alguem sabe se há para android uma app facil de trabalhar?
    tks

  33. Avatar de Zane
    Zane

    Key “print screen” + Paint. Melhor não há!
    “Ferramenta de recorte” não conhecia, espero não mesmo esqueçer quando precisas 😛

  34. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    screenpresso
    Captura de ecrã, área ou uma janela específica com o mesmo atalho. Amplia a área de captura
    Captura com scrolling
    Editor de imagem

  35. Avatar de antonio martins
    antonio martins

    com o W 10 a tecla prtsc não se mexe.Nem associando o logotipo,nem FN nem o chift.porreiro…não vejo solução