AeroFS – Uma alternativa segura ao Dropbox com base em P2P

24 Comentários

…um serviço rápido, seguro e ilimitado

Muito já se falou aqui no pplware sobre o excelente serviço Dropbox. Em termo de resumo, o serviço Dropbox funciona como um disco virtual, alojado na Internet. Este serviço destaca-se pela facilidade com que podemos aceder aos nossos dados a partir de qualquer lado da blogosfera, independentemente do dispositivo.

No entanto, estando este serviço assente na cloud, há questões de privacidade que se levantam. Como alternativa fiável, vamos conhecer o  AeroFS.

aero_00

O AeroFS é uma excelente alternativa ao Dropbox, uma vez que não necessite de armazenar a informação em servidores na Cloud, sendo a partilha de informação baseada em tecnologias P2P. Tal como o Dropbox, as máquinas que têm o AeroFS instalado e configurado, podem facilmente estar sincronizadas, podendo o utilizador controlar todas as transferências de informação (ex. músicas, documentos, vídeos, etc).

De referir ainda que o AeroFS permite que se defina a taxa de download e upload máxima que o serviço poderá usufruir.

aero_01

Para usar o AeroFS o utilizador necessita de se registar no serviço, indicando apenas o endereço de e-mail. Esta informação é usada para criar um perfil, que permitirá a sincronização de informação, entre dispositivos, a partir de qualquer lugar. De referir que o AeroFS está disponível para Windows, Linux e Android.

De referir que o AeroFS oferece também funcionalidades para trabalho em equipa, podendo ser partilhada informação entre máquinas e também  criação de um servidor local/central.

team

Principais Funcionalidades
  • Rápido, como o serviço não depende de uma cloud publica, o ritmo de transmissão e sincronização é igual ao do seu acesso à Internet
  • Privado – A informação não fica em sistema centrais; A informação é apenas sincronizada entre sistemas;
  • Ilimitado – O limite de armazenamento é o limite dos nossos dispositivos.
  • Possibilidade de ver diretórios partilhados
  • Lista de dispositivos onde a informação está sincronizada
  • Partilha de informação para equipas
    • Com a possibilidade de criar um servidor local central

Este serviço é simplesmente fantástico pois todo a solução envolve apenas máquinas/dispositivos conhecidos. Não há servidores intermediários, o que garante de certa forma uma privacidade da informação a 100%. Para quem, tal como eu, não gosta de ter informação pessoal nas clouds publicas, aqui está uma optima solução para manter essa mesma informação sincronizada entre dispositivos. Experimentem!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos:Windows, Linux e Android
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: AeroFS

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Parece-me uma boa solução a outros serviços disponibilizados no mercado, principalmente a nível de segurança.
    E no que toca ao alojamento de dados de trabalho ou pessoal a privacidade é extremamente importante.

    Nota: este serviço também é compatível com o sistema operativo Mac OS X, para alem do Windows, Linux e Android. Fiz uma breve pesquisa e consegui obter essa informação.

    Mais tarde irei testar este serviço, ate ao momento ainda não encontrei um serviço de armazenamento online que me convence-se a 100%.

    Bom post e continuação do bom trabalho que tem feito ate agora.

    Cumprimentos,
    Daniel

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bom dia, interessante mas ainda não descobri nenhum como o jungledisk, pois imaginem que têm um disco ssd de 64 GB e têm 100 GB de imagens… e agora? Com o jungle disk é possivel, ele apenas guarda uma cache predefinida de 2 GB no meu caso(é configurável).
    https://www.jungledisk.com/

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Parece realmente uma boa alternativa à Drop!

    Mas, fiquei com uma dúvida..
    Se os dados residem apenas nos nossos terminais, significa que, para aceder a esses mesmos dados, terei que ter sempre, pelo menos, um dos meus terminais ligados, certo??

    Obg

    1. Avatar de Nuno Catarino
      Nuno Catarino

      Ao que parece, o software sincroniza a informação pelos terminais.
      Ou seja para que tudo seja sincronizado tens que ter tudo ligado ao mesmo tempo.
      Pelo menos foi isso que percebi.

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Pois realmente tenho a mesma duvida.
      Se o nosso terminal fica com o papel de ”servidor” significa q para acedermos…tem de estar sempre ligado?

      abraços

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Pois..

      Parece-me então que, para o utilizador banal, será melhor manter-se com a Drop =)

      Mas, de qualquer das formas, fica a ideia!
      Vantagem no que respeita a velocidade e segurança.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Ricardo, aqui não é questão de “utilizador banal”.. aqui é principalmente as 3 funcionalidades a que dão ênfase:
        Rápido, Privado, Ilimitado.. com a vantagem de cada uma descrita pelo Pedro

        Para quem considere estas 3 coisas importantes, e tenha os equipamentos ligados.. esta opção p2p em vez de alojamento na cloud é muito interessante

        Para além do AeroFS têm também o BitTorrent Sync
        http://labs.bittorrent.com/experiments/sync.html

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Paulo, achas que um user banal tem um terminal sempre ligado?

          Já para não dizer que, esse mesmo user banal, provavelmente, tem apenas um terminal.. Portanto, se é para guardar dentro do próprio PC, não necessita de P2P para nada.

          Como referi no comentário acima, é realmente um boa solução, com ênfase nos aspectos que referi e, que fizeste questão de repetir 😉

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            As pessoas que conheço, e que utilizam o p2p em vez de alojamento na cloud… tem essencialmente a ver com privacidade/segurança… Claro que tem a “desvantagem” de teres os terminais, onde queres pastas sincronizadas, ligados… ou, se o urgência de sincronização não for instantânea, ligar os terminais quando se quer fazer a sincronização… E utilizando a expressão “utilizador banal”.. este por norma não precisa de a sincronizaçõo ser precisamente naquele momento.

            Mas a norma é usar ambas as tecnologias… variando a sua utilização essencialemnte no que é considerado “mais sigiloso”

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Ao que parece temos duas perspectivas diferente de um “user banal” 😛

      2. Avatar de MAC-nista
        MAC-nista

        Desculpem pplware, sei que isto é off-topic, mas Ricardo tens um S3 moras no Casal do Marco?? Qta. da Flamância??

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          WTF??
          Não, estás enganado em tudo xD

          Julgava que os posts eram sujeitos a aprovação prévia..

          1. Avatar de MAC-nista
            MAC-nista

            OK OK não precisas ficar “inflamado”. Quanto ao “post” não ofendeu ninguém pelo que não precisa de aprovação prévia ou whatever!!!!!!!! Acho eu!!

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Pelo que percebi, o registo serve apenas para controlo de acesso aos dados que pretendemos aceder/partilhar. Os dados têem é de estar disponíveis numa máquina disponível 24 horas por dia, correcto?
    Estava a pensar num micro-pc de muito baixo consumo!

  5. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    Então neste caso, na minha opinião este serviço nada tem a ver com o DropBox, mas em termos de segurança é melhor.
    Senão vejamos, o DropBox assenta num serviço 100% online assente na chamada Cloud onde é disponibilizado um espaço remoto para guardar os nossos dados. Podemos aceder através de qualquer plataforma a esses dados, mesmo que aconteça qualquer perda de dados, estes ficam sempre salvaguardados. Pelo que percebi deste serviço, o registo é essencial para centralização de todos os dispositivos de forma a poder controlar os mesmos e a sua sincronização. Nesse sentido, o espaço usado, é de facto “limitado” ao armazenamento dos mesmos dispositivos que estão registados, correcto? Corrijam-me se estiver errado.
    De qualquer maneira, a segurança é muito superior face a outros serviços Cloud.

    1. Avatar de luniq
      luniq

      não te deixes enganar por essa farsa de que por estar na tua máquina está mais seguro…

      é tudo uma questão de target.

  6. Avatar de Nuno Catarino
    Nuno Catarino

    Neste artigo tenho que discordar com um dos pontos.

    A rapidez.

    A taxa de upload dos utilizadores é bastante baixa.
    Num artigo li que cerca de 29% dos utilizadores ainda tem adsl(a qual eu me incluo) neste caso o upload é de 1 mb.

    Num exemplo prático, se eu estiver um pc em casa com a minha informação(server) e quiser sincronizar com o computador do trabalho(um dos terminais) a velocidade de sincronização seria de 100k, isto se for apenas 1 terminal, imaginem agora a sincronizar com 4 ou 5

    Mesmo que a velocidade de upload seja de 5mb a velocidade de sincronização seria de 500k mais ou menos.

    Penso que sistemas como a dropbox serão mais rápidos.

    A outra coisa é a segurança.
    Neste caso a segurança dependeria de nós.
    O sistema seria tão seguro quanto o terminal vais vulneravel da nossa rede.

    1. Avatar de Nuno Catarino
      Nuno Catarino

      Faltou referir que os nossos dados de acesso estão registados num servidor algures.

  7. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Qual acham melhor. Este ou o bittorrentsync?

    1. Avatar de luniq
      luniq

      melhor ou pior, só tu experimentando 🙂
      eu experimentei o BitTorrent Sync e no inicio aquilo é um bocado confuso, pois tens que partilhar chaves entre as máquinas, mas assim que poes a funcionar fica fixe.

  8. Avatar de luniq
    luniq

    esta aplicação pelo que percebi é tipo o BitTorrent Sync

    quanto à segurança… lá por os ficheiros estarem nas nossas máquinas, isso pode levar à falsa sensação de segurança.

    arriscava-me a dizer que na maior parte dos casos dropbox é mais seguro

  9. Avatar de Paulo Fontoura
    Paulo Fontoura

    Eu uso Copy e estou bastante satisfeito – oferece mais espaço gratuíto que o Dropbox, não tem limite de upload no tamanho dos ficheiros, faz lansync, e quando partilhamos dados com amigos o espaço ocupado é dividido pelo número de pessoas em partilha, isto é, se tiver um ficheiro com 1GB e estiver a partilhá-lo com 5 pessoas, passa a ocupar-me um espaço de apenas 200MB.

    A seguir ao Copy prefiro o SkyDrive, onde tenho as minhas fotos.

    Quem quiser experimentar pode registar-se apartir do meu referral que fica com 20GB gratuítos, podendo vir ainda a ter mais espaço gratuíto –

    https://copy.com?r=mEhEBc

    Em contrapartida estará a ajudar-me a obter mais 5GB grátis.
    Obrigado!

  10. Avatar de dajosova
    dajosova

    Viva,

    nem de propósito, ontem estava a analisar estas soluções: AeroFS, BitTorrent Sync e GoodSync.

    Parece-me que o GoodSync é a ideal para complementar a Dropbox, sobretudo porque numa das empresas a net é super lenta e a ideia de LAN sync é ótima.

    Cumps,

  11. Avatar de fornost
    fornost

    fui testar no android mas só tem suporte ao OS 4.0, uma pena