5 alternativas ao Microsoft Office para Linux (Parte I)

75 Comentários

O Office da Microsoft é indiscutivelmente a melhor solução na área da produtividade. No entanto, há utilizadores que não necessitam de todas as potencialidades desta plataforma e o que não faltam por aí são boas alternativas.

Hoje damos a conhecer 5 alternativas gratuitas ao Microsoft Office para Linux.

5 alternativas ao Microsoft Office para Linux


1. Libreoffice

O Libreoffice é um software de produtividade Open Source, ao estilo do Microsoft Office, que advém do código fonte do OpenOffice. Esta plataforma tem suporte para a maioria dos formatos nativos do Microsoft Office, incluindo doc, docs, xlsx.

Além das variadíssimas funcionalidades, o Libreoffice tem uma interface muito elegante e funcional.

5 alternativas ao Microsoft Office para Linux

2. Apache OpenOffice

Uma vez que o Libreoffice “deriva” do OpenOffice estes têm muitas funcionalidades em comum. O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.

Actualmente o OpenOffice é um excelente substituto do Microsoft Office.

openoffice

3. Calligra Suite

O Calligra é uma das suites de produtividade mais antigas que existem.  Esta plataforma foi criada “em volta” do ambiente gráfico de trabalho KDE mas tem suporte para outras plataformas. Do Calligra fazem parte:

  • Calligra Words – Processador de texto
  • Calligra Sheets – Folha de cálculo
  • Calligra Stage – Apresentações
  • Calligra Author – Para criação de Epubs
  • Calligra Plan – Para planear projectos
  • Krita – Paint
  • Calligra Flow (formerly Kivio) – Criação de gráficos de fluxo
  • Karbon (formerly Karbon14) – Para trabalhar com imagens gráficas vectorizadas
  • Braindump – Notas
  • Kexi – Gestor de base de dados

calligra

4 . Google Drive

Este é o serviço Web da Google. É muito completo em termos de funcionalidades apesar de não permitir formatações ao alto nível do Microsoft Word.

A possibilidade de se poder aceder e editar documentos em qualquer lugar, seja no PC, tablet ou smartphone, de poder ser editado em simultâneo por várias pessoas, maximizando o trabalho de grupo, são também outras das vantagens deste serviço.

Além do mais, os documentos em .docx são facilmente editáveis na Web, são gravados nesse formato ou ainda exportáveis para PDF.

drive

5. WPS Office

O WPS Office (também conhecido por Kingsoft Office) é um clone do Microsoft Office que disponibiliza as seguintes ferramentas:

  • Writer – Estilo Word
  • Presentation – Estilo Powerpoint
  • Spreadsheets – Estilo Excel

Esta suite está disponível em algumas distribuições Linux, como é o caso do Deepin OS.

WPS_00

E por hoje é tudo. Esperamos que tenham gostado destas sugestões e caso nunca as tenham experimentado aproveitem o momento. Num próximo artigo iremos apresentar mais cinco alternativas ao Microsoft Office para Linux. Se tiverem sugestões, deixem nos comentários.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Vivas,
    é certo que podem ser consideradas alternativas mas a questão da formação entre formatos vai sempre deixar a desejar por quem optar trabalhar em formatos proprietários , por exemplo os da Microsoft vs os formatos disponibilizados por cada uma das suites. 🙂

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      É esse o problema dos formatos proprietários, quem opta por usá-los depois fica preso ao software e não tem escolha possível.
      Existe um formato de documentos totalmente aberto, a norma ODF, e com algum esforço, planeamento e organização é possível migrar para ela. Usando ODF, depois és livre de escolher o software que pretendas.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Basta escrever no terminal “sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer”.

      2. Avatar de Paulo Jaime
        Paulo Jaime

        Bom Dia ! Isso não corresponde à verdade , a configuração padrão pode ser alterada em ferramentas e os documentos gerados serem salvos / abertos em diversas versões dos formatos da Microsoft Office , os essenciais Words , Excel e PPS….. além do mais não funciona só em linux …existe versão para Windows !!!

    2. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      O WPS Office dá muito bem com formatos da MS, inclusive ainda nem tem suporte aos formatos da ODF.

      1. Avatar de Paulo Jaime
        Paulo Jaime

        E além do mais funciona igualmente em Sistema Operativo Windows……

    3. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Bom Dia ! Isso não corresponde à verdade , a configuração padrão pode ser alterada em ferramentas e os documentos gerados serem salvos / abertos em diversas versões dos formatos da Microsoft Office , os essenciais Words , Excel e PPS…..

    4. Avatar de Jesse James
      Jesse James

      O formato atual da microsoft é aberto.
      Se você renomear qualquer arquivo do word tem acesso à estrutura do mesmo que é, basicamente vários arquivos XML. Além disso o formato está aberto e livre o que quer dizer que qualquer desses programas consegue salvar e ler nos formatos do Office. O libreOffice, por exemplo, faz isso sem problema nenhum. Você abre e salva qualquer arquivo do office nele. Eu uso ele e o Office.

  2. Avatar de Samuel L. J.
    Samuel L. J.

    O WPS parece ja se parece com o office.

    A MS apoia tanto o linux que até faz pacotes do office para o MAC mas linux…

    1. Avatar de Modem
      Modem

      E os outros não, queres ver?
      Ou só conheceste o office a partir da versão 2007?

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Se carregar na tshirt no wps, consegues mudar o layout… fazer o mesmo nas outras soluções?

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      É tudo uma questão de mercado e cultura.
      O típico utilizador de Linux quer um sistema 100% open source ou pelo menos gratuito, logo mesmo que houvesse Microsoft Office para Linux iria ignorar.
      Tirando algumas excepções e alguma utilização empresarial, o mercado não é relevante face ao esforço/investimento que a Microsoft teria que fazer.

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Eu não creio que o investimento seja o calcanhar de Aquiles… Vendo bem a coisa, desenvolver para Mac partindo da base Windows terá sido o grande passo, dada a diferença substancial de arquitecturas. Já passar de Mac para Linux será um passinho bem pequeno ou, pelo menos, bem mais pequeno. Ambos os sistemas partilham a base tecnológica.
        A Microsoft não investe num Office para Linux porque isso iria acabar com os poucos argumentos que tem para manter o seu sistema operativo. E não creio que seja tanto uma questão de preço, pois existe software pago no mundo Linux.

      2. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        É como aquele fracasso de nome “Steam”, o qual ninguém no mundo Linux quer… oh wait!

  3. Avatar de rrp
    rrp

    Acho que o texto deveria de começar assim:
    “O Office da Microsoft é indiscutivelmente a solução mais utilizada na área da produtividade. A esmagadora maioria dos utilizadores não sabem como utilizar todas as potencialidades desta plataforma e o que não faltam por aí são boas alternativas para quilo que fazem.”

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Nem mais!

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Ora nem mais 😉
      +100

    3. Avatar de Evandro Mesquita
      Evandro Mesquita

      Bem, diria o mesmo aos usuários que utilizam apenas o MS Office, estes não sabem aproveitar toda a pontecialidade das demais plataformas, como o LibreOffice com seu suporte a Python em macros, como ao Google Docs com seu Google Script, este inclusive que consegue oferecer muito mais possibilidades que qualquer macro no MS Office.

      E apesar de minha clara preferência pelo LibreOffice, não menospreze os concorrentes, o Google Docs cada dia ganha mais espaço em empresas, que estão a trocar a solução offline, por uma online e colaborativa. Foi por este motivo que a Microsoft levou o Office para a nuvem, mas ainda de forma limitada, quando comparado ao concorrente.

      Portanto, aqui temos dois pontos, costume e gosto, muitos já estão habituados com a solução da Microsoft, outros simplesmente gostam, mas em momento algum ela é a adotada por ser superior, pois existem diversos pontos em que seus concorrentes oferecem maiores vantagens, duas das quais citei no inicio deste.

  4. Avatar de Alucard
    Alucard

    A única opção racional que um utilizador de Linux tem no que toca a uma suite de escritório é o LibreOffice. É de longe o melhor software de código aberto para este propósito, apesar de ter ainda muito por onde melhorar. Não admira que seja incluída em todas as principais distribuições. O Apache está moribundo sem utilizadores nem colaboradores, O Caligra / Koffice ainda tem que comer muita papa cerélac para chegar aos calcanhares do Libre/OpenOffice, quanto mais do MS Office. E a interface é uma confusão, típico de programas KDE.

    O Google Drive é um serviço Cloud, é bom mas penso ser outra categoria de produtos.

    1. Avatar de Rubiks
      Rubiks

      @Alucard quanto ao KingOffice ter que comer papa acho que não sabes do que falas! Trabalhei e trabalho porque sou obrigado a trabalhar com ele (LO) e não chega nem a 20% da facilidade de uso do KO! Uso o KO desda versão em inglês e digo te que em alguns aspectos a quase que deixa o MO a chorar num canto! Por isso o LO pode copiar algo dos chineses se quer melhorar a suite de escritório!

      1. Avatar de Joaquim Fernandes
        Joaquim Fernandes

        @Rubiks, visto ser um utilizador do WPS Office, pode dizer se a versão gratuita cria marca de água a imprimir ou na criação do pdf, porque lembro-me de uma vez ler, não me lembro bem onde, que a versão gratuita criava uma marca de água nos ficheiros. Se me pudesse esclarecer essa dúvida agradecia.

        1. Avatar de Rubiks
          Rubiks

          @Joaquim Fernandes pelo que tenho testado nunca encontrei a “marca de água” em nenhum pfd,doc,etc…

          1. Avatar de Joaquim Fernandes
            Joaquim Fernandes

            @Rubiks, muito obrigado pela resposta, acho que vou dar então uma oportunidade ao WPS, visto que recebo e tenho que reencaminhar muitos documentos em formato .doc, evitando assim ter que usar o office online, e poder começar a usar uma aplicação offline mais completa.

      2. Avatar de Alucard
        Alucard

        Eu não falei do Kingsoft Office porque esse nunca usei. O KOffice era o antigo nome do actual Calligra Suite, que começou como um projecto para o ambiente gráfico KDE. Desculpa se não me fiz entender.

        1. Avatar de Rubiks
          Rubiks

          @Alucard peço te desculpa mas como chamo KO ao KingOffice pensei que tivesses a falar desse! Se for o actual Calligra Suite concordo contigo!

        2. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          estás errado, o KO é hoje o WPS office, não o Calligra!!!
          basta pesquisares na net “kingsoft office”, clicas num link e és redirecionado para o WPS.
          http://www.kingsoftstore.com
          http://www.ksosoft.com
          wps.com
          é tudo o mesmo agora, o calligra não tem nada a ver com o KO. se abrires os links acima, sendo os 1os dois da kingsoft, o banner no top da pagina mostra a imagem WPS office.

  5. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    O Krita é uma aplicação profissional alternativa/semelhante ao SketchBook (da Autodesk) e não ao Paint (que poderá ser comparado ao MyPaint, Paint.NET e Autodesk Pixlr)…

  6. Avatar de Pedro
    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Não é para todos. Eu próprio gostava de o saber usar, mas como é que aprendo isso facilmente, sem ter um cadeira na faculdade? O comum dos mortais precisa de editores WYSIWYG.

      1. Avatar de Bruno Xavier Santos
        Bruno Xavier Santos

        concordo que no início não seja fácil nem intuitivo como o word mas, estudando um bom tutorial é fácil de aprender. Requer mais tempo para aprender mas depois compensa. Não é preciso de nenhuma cadeira na faculdade para aprender, requer é paciência e um bom tutorial.

      2. Avatar de taberneiro
        taberneiro

        existe um óptimo tutorial de referência para iniciados: The Not So Short Introduction to LaTeX

      3. Avatar de taberneiro
        taberneiro

        …e aconselho o TeXstudio como editor.

      4. Avatar de Zaark
        Zaark

        Sabes como aprendi? Deram-me um trabalho para fazer em um mês, decidi que o ia fazer em LaTeX, e entreguei-o feito em LaTeX. Hoje não o dispenso nem por nada.

        O segredo: “Uma não tão breve introdução ao LaTeX 2e”, alguma pesquisa pela net, vontade de aprender, dedicação, desprendimento do pensamento “ai que é difícil”.

      5. Avatar de N'uno
        N’uno

        latex é o ideal para publicações científicas e/ou académicas. É uma autêntica linguagem, e como todas as linguagens tem uma curva de aprendizagem. Vale muito a pena para quem elabora documentos longos, embora se consiga trabalhar bastante bem com tais documentos no Word (usando naturalmente funcionalidades que 90% do pessoal desconhece ou não sabe usar).

      6. Avatar de Gil
        Gil

        LaTex é simplesmente espectacular. Não temos que nos preocupar com a formatação, por isso é só escrever e escrever. Tipo Html com css. Quem se der ao trabalho de aprender só tem a ganhar com isso a médio e longo prazo. A curva de aprendizagem até nem é grande coisa. E depois de criarmos um template que se adeque ás nossas necessidades é sempre a rolar. E a qualidade final do documento é ao mais alto nível, qualidade tipográfica.

    2. Avatar de Bruno Xavier Santos
      Bruno Xavier Santos

      Exato. Desde que comecei a usa lo, nunca mais abri o word. É mais prático e mais produtivo do que qualquer um que foi citado no texto.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      O latex é uma meta-linguagem para definir formatação de documentos.
      Permite-te tendo um template que não te chateies tanto com a formatação, mas tabelas usas um serviço decente web para fazer o que fazes em excell, e a maioria das vezes parece que estás a pseudo editar código e não a escrever um documento. Havendo alternativas WYSIWYG tilpo Lyx mas mesmo assim não tão intuitivas de inicio como um editor de documentos como word (MS) ou writer (Libre, etc.).

      Existem exportadores via plugin mas em geral usar ou office ou latex pessoalmente já me abituei a alternar entre os dois mas exportadores diferentes com possibilidade de editar o .tex faziam uma adopção muito maior.

    4. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Fica-me um bocado apertado, prefiro a licra! ;D

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Uma estátua a este homem!!

    5. Avatar de pedro silva
      pedro silva

      Uma excelente ferramenta especializada e o 3 parece-me muito interessante mas para o comum dos utilizadores não faz sentido. Eu uso para documentos de formatação sistemática (manuais e documentos de foro académico).

    6. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      É bom para fazer luvas, preservativos e outras coisas…

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Neste momento o WPS office já ultrupassou largamente o libre office e já anda a usar o WPS office e até agora tudo o que abre e funciona no MS office funciona igual aqui

  8. Avatar de Jeudi
    Jeudi

    se falow do Google Drive deveria ter falado do Office Online (que é gratuito/web) que é uma alteranativa ao Office pago e da para usar no Linux via Browse.

    só comentando

    1. Avatar de Jeudi
      Jeudi

      e como NAO é exatamente igual (a mesma coisa) e identico ao Office desktop, não deixa de ser uma alternativa (outra ferramenta)

  9. Avatar de Figas
    Figas

    O Office tornou-se tão bom, tão bom que não existe concorrência, nem “alternativas”, apenas Office ou um editor de trabalhos gratuito.

    1. Avatar de RubenS
      RubenS

      A verdade é que as pessoas habituaram-se tanto ao Office que nem se dignam de experimentar outras alternativas.

      Quando digo às pessoas de outras alternativas dizem tipo “Epah só sei mexer em office…” ou “Office é o melhor o resto não vale a pena…” nem se experimentaram os outros quanto mais dizerem opiniões deste tipo.

      1. Avatar de AlexAlex
        AlexAlex

        E a maioria não precisa mais que um Abiword.

        1. Avatar de ruca
          ruca

          a maioria que usa o office tem o office comprado ( empresas) e precisam para muito mais do que podes imaginar. as únicas pessoas que poderiam usar alternativas grátis são as que usam o office crackado essas até o wordpad serve.

          1. Avatar de pedro silva
            pedro silva

            Discordo. Na minha empresa não existe M Office mas sim LibreOffice e nós desenvolvemos modelos financeiros e de uso corporativo (facturação via Base+SQL, contratos pré-formatados de preenchimento rápido, entre muitos outros…).
            A ferramenta é importante mas não fundamental. Sabendo usá-la é possível concretizar o que se deseja. Tem de se olhar às funcionalidades e não ao programa porque diferentes programas fazem o mesmo de forma diferente.

  10. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Por acaso gosto muito do OpenOffice (em Windows)…

  11. Avatar de sakura
    sakura

    O Office da Microsoft esta em : windows,
    Linux,
    osx,
    windows mobile, ios, andorid, claro que cada plantaforma tem as suas limitaçoes.
    Por isso é uma das mais usadas.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Tu com esse comentário é que parece que estás “dorid”…

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pena não existir nada compatível com o MS ACCESS. Está é a grande dificuldade a nível empresarial.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Nível empresarial e usas Access…??!!
      Vou ali e já venho…!!!

  13. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Microsoft office com o wine e pronto

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      e ficas tbm com um pc lento, uma office suite que não se mexe para além de tares a exigir muitos recursos do windows…

  14. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Bom Dia ! Isso não corresponde à verdade , a configuração padrão pode ser alterada em ferramentas e os documentos gerados serem salvos / abertos em diversas versões dos formatos da Microsoft Office , os essenciais Words , Excel e PPS….. além do mais não funciona só em linux …existe versão para Windows !!!

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois, mas não é a mm coisa.

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    Olá Rafael. Provavelmente expliquei-mr mal. Quem usa o access são os utilizadores, e as pseudo-dbs, crescem que nem cogumelos. No libre office existem excelentes alternativas a Word e companhia, mas para o access…

  17. Avatar de Raul Lopes
    Raul Lopes

    Ou você pode simplesmente instalar o Office da Microsoft no Linux com o PlayOnLinux com menos de 5 cliques e deixar toda essa baboseira de que “Linux não tem Word” pra lá. Foi o que eu fiz.

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      mas usa muitos recursos… aqui à uns anos tentei rodar o office 2010 no wine, consegui, ao preço de 2GB de ram constantes e 70% de utilização do CPU… nem podia ter o browser e o reprodutor de musica ligado, senão o office nem se mexia…

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Há uns anos 2GB seriam muitos recursos, principalmente em máquinas 32bit, mas hoje em dia não são nada… Eu uso o Office 2007 numa máquina Mint com 8GB sem qualquer problema de lentidão. E é uma máquina com mais de 8 anos, que agora vai finalmente ceder a vez a uma arquitectura de 64bit. Hoje em dia até as distribuições linux começam a desistir dos 32bit.

  18. Avatar de Nome
    Nome

    O problema não são apenas as alternativas, mas sim quem as utiliza. Maior parte das pessoas começou a utilizar computadores com produtos da Micro$oft e assim continuaram até hoje. É uma questão de hábito e, principalmente, de mentalidade: as pessoas são preguiçosas por natureza e não gostam de aprender a mexer em algo novo. Para além disto, os governos ainda ajudam a Micro$oft e cagam nas alternativas.

  19. Avatar de Osvander
    Osvander

    Por que será que as linhas se sobrepõe umas nas outra no write? Como resolver isto?

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      No libreofice é claro

  20. Avatar de Mike
    Mike

    A utilização de servidores MS Exchange é um dos motivos que leva muitas empresas a optarem pelo MS Office que na versão Business e superior inclui o cliente de Email que suporta todas as funções do MS Exchange: o Outlook! Por curiosidade, alguém conhece algum cliente de Email alternativo totalmente compatível com o MS Exchange (ex.: Pastas Públicas, Calendários Partilhados, etc.)?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Evolution????

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Há uns anos atrás o Evolution não suportava correctamente as pastas públicas e Formulários do MS Exchange… Alguém sabe se houve alguma evolução nesse sentido? Obrigado!

  21. Avatar de Liberdade
    Liberdade

    Libreoffice e Google drive, sem dúvida os melhores. Quem ainda usa formatos proprietários deve ser choné! Mesmo os que usam a suite da Microsoft, já deviam ter tido o cuidado de passar a gravar os documentos em formato aberto .odf.

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      sabes quais os formatos abertos do word, powerpoint e excel? é que eu estou “amarrado” ao MS office porque no local onde tiro o curso é só MS office, então se eu pude-se gravar tudo em formato aberto, penso que não iria ter problemas em abrir os ficheiros tanto numa office gratuita como no MS office, penso nisto porque o meu aninho de MS office vai acabar e não estou com apetite em pagar por uma suite em que não vou usar 70% do que tem…

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        oh ok já descobri, pesquisei ali no powerpoint e apareceu uma opção curiosa chamada open document 😛
        usando isto devo ter uma boa compatibilidade esteja usando tanto word como WPS office como libre office ou outros não? devem renderizar todos igual, com todos os objetos no sitio em que foram colocados certo?

    1. Avatar de ademirt
      ademirt

      Também iria comentar sobre o Only office.