Chegou o Google Chrome 50! Adeus Windows XP e Vista

31 Comentários

O Google Chrome é actualmente um dos navegadores Web mais utilizados em todo mundo, principalmente pela sua característica mais importante, a sua rapidez. Além disso, o suporte a extensões faz deste browser um dos mais completos e funcionais.

Recentemente foi disponibilizado o Google Chrome 50, que marca o fim do suporte para o Windows XP, Vista e outras versões de outros sistemas. Mas há algumas novidades!

chrome2


O Google Chrome alcançou a versão 50 e o principal destaque é o fim do suporte para o Windows XP e Vista assim como para o OS X 10.6 Snow Leopard, o OS X10.7 Lion, e OS X 10.8 Mountain Lion.

Obviamente que as versões antigas deste browser continuarão a funcionar nestas versões dos sistemas mas não haverá qualquer suporte a partir deste momento.

chrome50_00

Em termos de novidades, ao nível das funcionalidades, o Google Chrome 50 vê melhorado o sistema de notificações existindo agora mais informação e também a existência de botões.

Os sites podem agora detectar também quando é que uma notificação foi fechada pelo utilizador e até enviar alertas (ex. vibração, som, etc).

chrome

Outra das novidades é o pré-carregamento das páginas que agora passa a contar com link rel=’preload que assegura o carregamento de todos os elementos da página atempadamente, de modo a evitar atrasos na apresentação da mesma.

Chrome 50 brings support for declarative preload. When there are resources needed to fully display a page, but Chrome doesn’t know about them until other resources load, developers can now use the “link rel=’preload’” attribute to specify resources that should be downloaded preemptively. This should reduce the time it takes to display content.

 

Além das novidades há várias correcções de bugs. Ao contrário do que se esperava, o Chrome 50 ainda não apresenta, por omissão, um novo visual, baseado no Material Design apesar de tal já ser possível de activar, manualmente, via chrome://flags.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Lol titulo
    Adeus Windows XP
    Adeus Windows Vista
    Adeus OS X 10.6 Snow Leopard,
    Adeus OS X 10.7 Lion,
    Adeus OS X 10.8 Mountain Lion

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Adeus Chrome…

      … Olá Edge 😀

      1. Avatar de john
        john

        -10000000 por ser balelas. Então, em qual desses sistemas operativos vais correr o Edge ?

        1. Avatar de Samuel L. J.
          Samuel L. J.

          no iOS Marshmallow

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          No mesmo que iria correr, aqui, o Chrome 50.

          1. Avatar de LG
            LG

            No Windows 7/8/8.1? Wrong answer! 😛

      2. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Edge talvez quando tiver plugins…

        1. Avatar de Victor
          Victor

          ja tem faz bastante tempo
          zzzzz

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Welcome Opera

    2. Avatar de Alfa
      Alfa

      pois o titulo mata logo o windows xp e vista…. e so dentro da noticia falam do ios.

      Sabem muito… vendidos!

  2. Avatar de Zaark
    Zaark

    Estes nºs de versão são engraçados. Tudo é um major update 😛

    1. Avatar de LG
      LG

      Com a entrada do Chrome no “mercado dos browsers”, a Web evoluiu muito mais do que já tinha até a data… Todos os browsers começaram a ter “major updates”. Evolução da Web em forma gráfica: http://www.evolutionoftheweb.com/

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        o que mostras é uma evolução de standards não tecnologia criada pelo chrome, isto é, tecnologia que foi definida em conjunto por várias empresas. Se houve essa coincidência temporal foi por nessa altura a Microsoft ter perdido o poder que exercia na tecnologia que Web usava para navegação nos browsers, dando finalmente voz às organizações que definiam standards.
        nem todos os browsers usam essa forma exagerada de identificação de versão.

  3. Avatar de jjjj
    jjjj

    esta porcaria nem tem corretor em português

  4. Avatar de O Movimento Livrre
    O Movimento Livrre

    Será que o Chromium resolve o problema para o XP? Questiono-me sobre isto pois como acabaram o suporte para versões 32 bits no Google Chrome e não no Chromium, o mesmo poderá acontecer…

  5. Avatar de rui
    rui

    Nunca mais dão fix a uma coisa que desagrada a muitos utilizadores, nomeadamente aos que usam temas: aquela linha branca que fica abaixo da barra de marcadores (ou abaixo da “barra de endereço”, para quem não tiver a barra de marcadores à vista). E em monitores velhinhos, por exemplo, se o browser estiver aberto muito tempo, aquela linha fica “marcada” durante algum tempo.
    Outra coisa que devia ser removida era o menu de avatar que antes dava para desativar usando a flag: “–disable-new-avatar-menu” e que agora temos de levar com aquilo que nem serve para nada.

  6. Avatar de jonas
    jonas

    Tretas e mais tretas. Rapido? Está sempre a “crachar”..

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Edge e Firefox. Chegam e sobram.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Nem sequer têm suporte para o HTML Import… O Chrome (Chromium) é dos motores web mais avançados de sempre. O resto é tudo wannabe’s

  8. Avatar de Rui
    1. Avatar de john
      john

      Sim, o Edge a correr em XP e Vista ? É brutal ! É tão rápido que nem o vês !

      E em OSx ? É omnipresente e sem VM’s ! Ainda bem que a MS se lembrou de criar versões nativas do Edge para o SO da Apple.

      1. Avatar de Dinis Coelho
        Dinis Coelho

        Gostei, ahahahah

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Forca Edge! Obvio que nativo no windows 10

    1. Avatar de john
      john

      :facepalm: Mas força o quê ? A notícia é sobre o XP, Vista e algumas versões de OSx. O Edge ou o W10 não têm nada a ver com nada neste artigo.

  10. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Quem quiser baixar o Chromium,não o Google Chrome,mas o browser a que o Google Chrome vai buscar o seu código fonte tem aqui o link para o fazer—»(http://chromium.woolyss.com/.Tem) versões de 32 e 64 bits para os sistemas operativos Windows 7,8, e 10.Tem versão de 64 bits para o Mac OS X.Tem também,e se quiserem fazer o download,versões para Linux(Ubuntu,Debian,Linux Mint,Chromixium OS,Mageia,Fedora,openSUSE,Arch Linux,Gentoo,ALT Linux,PuppyLinux e Slackware),e versões para BSD(FreeBSD e OpenBSD).Vejam o qual vos convém.Um abraço e excelente artigo,Pedro PInto.Como sabem adoro saber tudo sobre browsers.Sou mesmo um fanático por eles. 🙂

  11. Avatar de Manuel Pereira
    Manuel Pereira

    Adeus Chrome. Acham que vou deitar ao lixo o meu XP e o Windows Vista? Isto deve ser uma concertação de marketing dos fabricantes de computadores para vender novos aparelhos. Parasitas do meu bolso não.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    O que é que interessa o Windows XP?

    O XP deixou de ser suportado há DOIS ANOS. Sò um maluco é que ainda o usa para aceder à web porque GARANTIDAMENTE tem bugs que estão a ser explorados por hackers REMOTAMENTE.

    Só 2 exemplos, mas facilmente se arranjam vários outros:
    https://technet.microsoft.com/library/security/MS15-011
    https://technet.microsoft.com/library/security/MS14-064

  13. Avatar de Osvander
    Osvander

    Sou mais OPERA demais este navegador

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Mais tem ainda muito a melhorar