10 dicas Linux Ubuntu

39 Comentários

Uma das formas de aprender mais sobre Linux Ubuntu é ter contacto com os comandos.

Claro que não vamos regredir, nem utilizar a shell fará o interesse esvair-se, sim aquele prazer que é mexer num sistema operativo através do seu interface gráfico, isto é apenas um complemento. Depois de verem resultados, passarão a ter menos “medo” de seguir dicas que metam comandos.


Já ouviste falar em comandos Ubuntu?? Não… não é nenhuma força de elite, mas sim uma força negra (dark force) que te permite executares tarefas muito mais rapidamente do que estás habituado, isto claro após alguns “meses” de experiência ou seguindo aqui estas poucas dicas.

Ora vamos lá. Arregaçar as mangas, abrir a shell do Ubuntu e voilá…

1) Qual a versão do meu Linux Ubuntu?

$ lsb_release -a

Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 7.10
Release: 7.10
Codename: gutsy

2) Historial de Comandos introduzidos na shell?

$ history

504 history | grep lsb
505 lsb_release -a
506 sudo gedit &
507 cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l
508 dpkg -s gcc

Para executar um comando pode usar !<numero>
ex: !504

3) Quantos processadores tem a minha máquina?

$ cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l

4) Mudar o timeout do Boot

$ sudo gedit /boot/grub/menu.lst

## timeout sec
# Set a timeout, in SEC seconds, before automatically booting the default entry
# (normally the first entry defined).
timeout 3

5) Localização de um determinado pacote instalado

$ dpkg -L <packagename>

ex: dpkg -L amsn

6) Quais a partições do meu disco?

$ sudo fdisk -l

7) Criar um novo utilizador

$ sudo useradd <username>

ex. sudo useradd -d /home/pplware -m pplware
* -d definir home directory de um utilizador
-m força que a directoria principal seja criada

sudo passwd pplware

Nota: outra opção é usar o comando: adduser <username>

8) Esvaziar reciclagem

$ rm -rf ~/.Trash/*

9) Informações sobre o sistema

$ uptime

$ w

10) Fazer um restart rápido ao ambiente gráfico

$ CTRL + ALT + BACKSPACE

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    Muito fixe para um inicio!!
    mas queremos mais 😉 muito mais… já o Figo o dizia….

    ———————–
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de FNP.PT
  3. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    @FNP.PT “que seca”???

    Tenta usar o Vista ou o Mac OS… ai é que vês o que é seca…

  4. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPASE

  5. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPACE

  6. Avatar de joazito

    Uma pergunta, há alguma combinação de teclas para executar o Monitor de Processos, à semelhança do CTRL+ALT+DEL no windows?

  7. Avatar de Morbus

    @ joazito

    CTROL+ESC?

  8. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Mais disto sff 😀
    Já ando farto das manias do windows, já ando a “testar” o ubuntu em máquinas virtuais (e em discos à parte) à algum tempo, não tarda o meu OS principal é o linux e não o windoze, que só fica por causa de alguns jogos (e se calhar nem isso HAHA)

  9. Avatar de Manjerico
    Manjerico

    é ctrl alt backspace

  10. Avatar de Manjerico
    Manjerico

    qualquer um que utilize mesmo o ubuntu sabe isso, e peço desculpa pelo duplo post

    @joaozito
    o automatix2 tem uma opçao que faz com que o ctrl alt del abra o “monitor de processos”, http://www.getautomatix.com/

  11. Avatar de SergioJP
    SergioJP

    E para atualizar a área de trabalho use o comando:
    $ kill all nautilus
    e para atualizar a barra de tarefas(painel do ubuntu) o comando é :
    $ kill all gnome-panel

    Adorei o Ubuntu cada dia melhor.

  12. Avatar de ALL
    ALL

    Fiquei agradavelmente surpreendido pela post 😀

    Como utilizador de Ubunto, apesar de leigo no que toca a linux, ficava contente se podesse ver no pplware mais posts do genero 😉

  13. Avatar de Cordelima.com

    Por acaso, adoro o Vista. Já trabalho há um ano com o Vista, e tenho toda a confiança de usá-lo. O único trabalho que tenho é no fim de semana (antivírus, Auslogics Defrag e backups). Abraços.

  14. Avatar de lol
    lol

    comandos ubuntu?! WTF? Quando muito comandos linux (se bem que pronto, são programas)…

    Em vez de sudo kate digam antes abram o ficheiro tal tal em modo administrador com o vosso editor de texto favorito. Não é obrigatório ter o gedit instalado, nem sequer o sudo (ok, quem usar o Ubuntu convem ter o sudo porque não tem pass de root, mas todos os outros não necessitam de ter sudo).

    Anyway, nenhum desses programas são exclusivos de Ubuntu :p

  15. Avatar de Vítor M.

    @lol está bem sim senhor chama-lhes comando, ou programas, rotinas.. linux, mas reportamos estes “passos” ao Ubuntu. Depois podemos fazer um dissertação quanto à utilização noutras distros.

  16. Avatar de Lobo
  17. Avatar de rikas

    Posers! Principalmente aqueles que dizem “experimentem usar Mac OS”. Ou não sabem do que falam ou são fanáticos. Em Mac OS têm uma consola em tudo semelhante à de Linux (Mac OS é baseado em BSD, se é que sabem sequer do que estou a falar). De qualquer modo já vi que para a maioria Ubuntu = Linux e pronto.

  18. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @lol

    Tens pelo menos ali um comando que só funciona em distros Debian. Alias, a distro debian têm vários comandos adulterados. Eu percebo o porquê de se focar no ubuntu. Afinal de contas o ubuntu é quase responsavel por 100% dos novos utilizadores de Linux e tem as suas razões. O ubuntu veio revolucionar 2-3 pormenores de simplicidade em linux e desde que existe, o linux começou a subir realmente nas estatísticas de utilização, principalmente por causa da versão 7.10

  19. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Recomendo fazer um post fixo sobre o assunto, alfabetização Linux, ou seja dando os primeiros passos mesmo, no Ubuntu, claro…..Animo Pedro ! garanto que a malta vai se amarrar !

  20. Avatar de leal
    leal

    E digam o k disserem, pra mim k já experimentei varias distribuições posso dizer k o ubuntu é a mais simples de usar, k trem um maior apoio em termos de forum e k em relação a mim é o k reconhece mais hardware. E também acredito k se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos se deve ao ubuntu. Actualmente é o mais popular, o mais simples e o k traz cada vez mais usuários para o mundo linux.

  21. Avatar de Recebidos.net

    @leal
    …se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos…

    O linux já é a coisa!!!

    Ve a lista dos sistemas operativos dos maiores computadores do mundo e pasma-te!!

    http://www.top500.org/charts/list/30/osfam

  22. Avatar de ALL
    ALL

    Apoio a ideia do carlos rajas 🙂

  23. Avatar de rocco
    rocco

    É por estas e por outras que o linux nunca vai ser um SO do povo… quem é que tem tempo pra decorar estas (e muitas outras) linhas de comando.
    Eu tenho o ubuntu no meu computador a par com o XP e só entro com o ubuntu quando nao tenho mesmo nada pra fazer e la vou eu pesquisar na net pra ver se consigo por mais alguma coisa a funcionar.
    Apesar de gostar do ubuntu penso que os programadores nao querem que seja um SO do povo.

  24. Avatar de Pensador

    @ rocco

    Os comandos acima referidos e outros tantos não são de aprendizagem obrigatória. As operações mais comuns de qualquer sistema operativo podem ser efectuadas de modo gráfico, como a maioria de nós está habituada. Porém, a ideia de artigos como estes é chamar a atenção para o facto de a linha de comandos ser uma ferramenta muito poderosa, muitas vezes subvalorizada, com muitos encantos (muitas vezes nem nos apercebemos que é mais rápido fazer algo numa consola do que irmos clicando aqui e ali com o rato até chegarmos ao nosso destino) e que pode até conquistar aqueles que a experimentarem. É uma questão de irmos aprendendo coisas novas. Se quisermos.

  25. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @rocco

    Eu uso mais vezes a linha de comandos do Windows que a consola em linux. É por não saberem certos comandos que a maioria de vós lá tem de chamar o amigo que “percebe” de computadores.

    (há aqui gente que se esquece que instalar certo hardware em Windows por vezes é uma dor de cabeça doida)

  26. Avatar de Gameiro
    Gameiro

    Quem testar o caixa magica (ou o Mandriva=) nunca mais vai querer o windows, estou a adorar tenho estado a jogar medal of honor e também ja joguei o quake 4 sem problemas.
    com o wine podem continuar a utilizar a maior parte das aplicações que tem em windows no linux.
    sempre utilizei software freeware com excepção do windows que tinha que ter licença agora isso acabou com o caixa magica é do melhor e consegue-se encontrar milhares de software em rpm ou seja um click para instalar como no windows sem complicações nem linhas de comandos

  27. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    cara parabens pelas dicas e muito obrigada, melhor que o ubunto sóse for um similar a ele.. E teri q ser linux não é mesmo?? Abraço a todos.

  28. Avatar de pedro
    pedro

    da para instalar o linux ubuntu atraves da linha de comandos

  29. Avatar de SapuparaX
    SapuparaX

    Linux é d++, comecei a usá-lo a pouco tempo e axe o máximo, ainda mais com os apetrechos 3d device!kolokem mais linhas de comando aew plzz!!

  30. Avatar de Pedro Chaves

    mais disso!!!!!!

    aki na empresa que trabalho até o patrão já pensa em colocar o RUINDOws porta a fora, graças a muitos esforços da minha parte hihihihih…

    VIVA O MUNDO LIVRE!!!!!! (de windos)
    hehehhehhehe
    cumprimentos

  31. Avatar de carlos
    carlos

    como faço para abrir um tipos de arquivo axe ?

  32. Avatar de Tiago
    Tiago

    Ubunto é optimo, MANDRIVA 2009 é fantástico…. Go madriva go

  33. Avatar de carlos
    carlos

    como faço pra abrir os arquivos axe no ubuntu

  34. Avatar de Fernando

    Estamos a falar de ubuntu 8.1 certo?. Procurar saber o que é e como funciona a aplicação wine. Não é um emulador e só deve ser usado esgotadas todas as possibilidades de usar sofware nativo do linux.
    Menu. Adicionar remover aplicações. Na procura meta – wine -. Instalar.
    Agora já executa exe. Pode ser encontrado o Icon de inicio do programa no menu programas – wine – aplicações ou programas. Have fun.

  35. Avatar de FCS
    FCS

    meus amigos… vocês estão todos enganados. uso o xp desde o inicio. comecei por instalar linux no meu portatil à cerca de 6 meses. a versão ubuntu parece a mais rapida e facil de usar, concordo. não gostei do caixa magica. não encontro software para usar como o outlook, onde associo todos os tipos de informação a todos os tipos de informação. não encontro software para sincronizar com telemóveis e pda’s. ligar um monitor externo é tarefa para perder semanas. o software existente faz tudo a mesma coisa, não inova em cada versão. mas no geral gosto do linux ubuntu e trocava pelo windows.

  36. Avatar de januario tone
    januario tone

    valeu deste-me uma grande ajuda!
    quero mais!!!

  37. Avatar de ANTONIO CARLOS do BRASIL
    ANTONIO CARLOS do BRASIL

    Aqui no Brasil o uso de softwares livres é muito forte, mesmo com a enorme pirataria que assola esse país de terceiro mundo.

  38. Avatar de Claudio Costa

    Sera q tem alguem pode me informar uma coisa sera q é possivel rodar jogos q rodam no windows tipo e como faço pra rodar jogos q rodo no windows rodar no ubuntu.