Recordando North & South

30 Comentários

Foi no inicio da distante década de 90 que recebi o meu primeiro computador. Nada como os de hoje, claro está … bastante mais limitado e do qual, infelizmente, já pouco recordo (drive de diskettes 3,5”, uns brutais 20 Mb de disco, …).

Apenas um aparte … na altura até chegava a usar um programa de nome Stacker que, supostamente duplicava o espaço do disco … 🙂

Imediatamente após ter recebido esse primeiro Personal Computer (depois a era dourada do Spectrum) ainda com o Sistema Operativo MS-DOS comecei, como seria normal a apetrechar-me de jogos e mais jogos … (na altura houve um autêntico boom de jogos) e um dos primeiros que arranjei e ao qual me viciei desde logo, mais um grupo de colegas, foi Norte & Sul (ou no original North & South), que também saiu para o 48K, Amiga e muitos mais.


O jogo era extremamente simples, mas brutalmente viciante. Com um grafismo básico, embora já bastante detalhado para a época, o jogo baseava-se no conflito norte-americano (Guerra da Secessão) entre o Norte (União de Estados) e o Sul (Estados Confederados), no qual o jogador tinha de escolher um lado e partir para a guerra.

Os USA estavam divididos em Estados e havia um mapa estratégico (à semelhança do usado em Rome: Total War) por onde movimentava os seus exércitos.

Os combates, passados num mapa representativo do Estado em questão, ocorriam quando um jogador invadia com as suas tropas um estado ocupado pelo inimigo e que tivesse lá também forças defensivas.

Os combates eram, na altura, do mais viciante que havia. Basicamente tínhamos três tipos de unidades: Cavalaria, Infantaria e Canhões, e era com estas unidades que partíamos para o confronto. Tanto a Infantaria como a Cavalaria avançava apenas para a frente e os canhões iam provocando os seus estragos ao longe. Era extremamente porreiro o facto de os soldados caídos em combate irem ficando para trás e dos tiros de canhões deixarem crateras no terreno.

Lembro-me perfeitamente que alguns dos cenários tinham obstáculos, como Canyons, ou rios e era bastante difícil conquistá-los até porque a Infantaria e Cavalaria apenas avançava e assim limitava bastante as suas movimentações e uso no terreno.

O jogo foi um autêntico vicio durante muitos e longos meses, e muitas horas foram perdidas (ou ganhas) de volta dele, com grupos de amigos que se reuniam lá em casa pela tarde fora …

No entanto, este artigo serve, não só para recordar esses bons velhos tempos, como também para indicar que North & South vive … e pode-se dizer que renasceu das cinzas, pois recentemente foi lançado o remake do jogo na AppStore.

Melhor, uma versão LITE foi lançada na AppStore para que os jogadores o possam experimentar e só tenho pena de não possuir um iPad para poder reviver este autêntico ícone dos videojogos que, além de se ter tornado num vicio para milhares de gamers na altura, deixou algumas bases para outros jogos de estratégia vindouros.

Esta versão LITE está limitada a um modo Singleplayer e incluí apenas um mapa de 1861 e um único nível de dificuldade (fácil).

O jogo completo contará com uma campanha singleplayer extensa passando pelos principais períodos da Guerra Civil Americana, e apresentando, além dum grafismo bastante detalhado e apelativo, alguns outros elementos de interesse tais como, alterações climatéricas, navios, comboios, cidades do Oeste, Índios e Mexicanos que levam a que o jogador tenha de se adaptar constantemente ao jogo.

Um modo multiplayer também estará presente, como não poderia deixar de ser e este North & South promete levar, tanto novos jogadores como os da velha guarda, a agarrarem-se aos seus iPads como se não houvesse amanhã, onde quer que seja.

Homepage North & South

Homepage North & South na AppStore

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de someone
    someone

    É de facto um grande jogo. Joguei também, mas neste caso no Commodore Amiga, onde tinha mais detalhes gráficos e melhor áudio também.

    1. Avatar de amiga4ever
      amiga4ever

      Sem dúvida a melhor versão de todas a do Commodore Amiga, a melhor maquina de todos os tempos. 😀

    2. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Também joguei no AMIGA. Paleta de cores de 12Bits, 32 cores na resolução de 320×240 (Low Res) ou 64 cores em EHB. Com som de 8 bits com o chip de som Paula, em 4 canais stereo de 22Khz.

  2. Avatar de grifo74
    grifo74

    ainda sou possuidor de 2 spectrum 128+ e a trabalhar, roam-se de inveja, só tenho pena de não correrem Feed for Speed, senão ainda estava ligados a minha tv a trabalhar, lool.

    1. Avatar de Corvo
      Corvo

      eu ainda tenho uma commodore amiga 1200 =) k máquina ehehe

  3. Avatar de Revolution

    Para mim ainda a época dourada dos jogos, numa altura que ter uma placa de som era um luxo, e os gráficos dos jogos pouco importavam…e com uns exuberantes 640kB de memoria convencional o pc corria tudo que saia para o mercado. E que para se “zipar” uma pasta era preciso uma formula que mais parecia a formula de construção de uma bomba de hidrogénio…Outros tempos, realmente houve um salto de gigante desde então, para bem ou para o mal…

  4. Avatar de joao rodrigues
    joao rodrigues

    Nostalgia…

    Muitas horas passadas e a queimar pestanas. Espero que saia para android.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Ainda possuo as disquetes originais para MS-Dos e tenho um velhinho 486 artilhado para correr preciosidades de outrora, comecei a jogar no 48K passando para um XT seguindo o 286 etc etc etc. Hoje em dia ainda “perco” tempo com jogos de estratégia e RPG’s e continuo a dizer que muitos jogos do passado ainda são superiores aos jogos de hoje.

  6. Avatar de Frederico Barroqueiro
    Frederico Barroqueiro

    +1 em Amiga 🙂

  7. Avatar de Luciano
    Luciano

    Que jogão! Velhos tempos…

  8. Avatar de Marques
    Marques

    Bons momentos em atari st 1024

    1. Avatar de Luis
      Luis

      +1 (ainda tenho o meu!)

  9. Avatar de Fabio
    Fabio

    Grande Jogo!! Se me lembro dessas tardes passadas com amigos a jogar norte e sul…sem dúvida um dos primeiros jogos que realmente gostei, ultra viciante. Boas memórias 🙂

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Grande jogo no Commodore Amiga 500 com placa de expansão de memória 512kb 🙂
    Ainda o tenho na caixa original.

  11. Avatar de Ricardo M
    Ricardo M

    Mais um em Amiga. Na altura tinha um A500 com o qual jogava este e outros mais jogos super viciantes que se faziam na epoca. Actualmente adquiri há um par de anos um A600 para matar saudades e de quando em vez ainda jogo uma partidinha de north and south.

  12. Avatar de RC
    RC

    Eu tenho esse jogo no spectrum

  13. Avatar de Xico R
    Xico R

    Joguei horas e horas, em casa de um amigo que tinha um Amiga. Bons tempos…em que a mãe dele até nos levava um lanchinho com suchard express. Fazíamos jogos uns contra os outros que era o que tinha piada. Adorava a sequência em que cada um lançava a infantaria e a cavalaria e tínhamos um canhão a ajudar cá atrás. Na altura só tinha um Spectrum 48 k + e lembro-me que jogar num Amiga já era muito à frente em termos gráficos e de som.

  14. Avatar de Lagafe
    Lagafe

    acho que importa referir que as personagens do jogo eram baseadas numa banda desenhada “Os túnicas azuis”!!

    1. Avatar de Spirou
      Spirou

      Pois é lembro me de jogar este jogo num Amstrad e é verdade era baseado numa conhecida banda desenhada…saudades!!

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Eu lembro-me dessa BD, era bem engraçada.

  15. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    1ºÉ bom ver que ainda muita gente tem saudades dos bons velhos tempos dos primeiros computadores ( Spectrum, Amiga e os 386 e 486) 25 anos depois, já há muito concluí que só muito raramento encontro jogos que de dão tanto gosto em jogar como aqueles de há 25 anos atràs.
    2º Para os revivalistas, e se tiverem tempo relembro que podem usar o DosBox ou o AmigaWINUAE que são emuladores que correm respectivamente jogos de DOs e AMIGA. ( ainda passo por lá de vez em quando, e é sempre a mesma agradável experiência de jogo como se fosse a 1ª vez)
    3º HÁ CERCA DE UM MÊS JÁ SAIU O NORTH AND SOUTH PARA PC, comprei numa loja online, basta procurar no google. Embora não seja a 100% igual ao original e só dê para 1 jogador, não deixa de ser engraçado para passar um par de horas. Cumprimentos.

  16. Avatar de E.V.
    E.V.

    Jogaço! Para quem estiver interessado, também existe um remake para PC com muito bom aspecto:

    http://www.gamersgate.com/DD-BNS/the-bluecoats-north-vs-south

  17. Avatar de Ricardo Navalho
    Ricardo Navalho

    Boa tarde.

    Joguei muito em DOS a este jogo.

    1 – Info sobre a banda desenhada: http://www.geocities.ws/bdnostagia/tunicas.html;

    2 – Já existe a versão para iOS. Chama-se The Bluecoats: North vs South. É razoavelmente parecida com o original.

  18. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    O Manic Miner ou o Penetrator no velhinho ZX Spectrum 48K é que era…

  19. Avatar de Marcos C.
    Marcos C.

    Bons tempos, sim senhor.
    Norte e Sul
    Prince of Persia
    Outpost
    Dune I / II
    Test-Drive
    Centurion
    Caeser
    Populous
    Civilization
    Railroad Tycoon

    Muitas horinhas passei a jogar estes e muitos mais

    1. Avatar de Marisa Pinto

      caesar… Por vezes ainda instalo e passo muitas horinhas a jogar isso. Dos melhores jogos!

  20. Avatar de filipe
    filipe

    que saudade do meu amiga 500

  21. Avatar de Cagamelo Voador
    Cagamelo Voador

    Lembro-me de jogar num Sinclair PC200… Muito bom.

  22. Avatar de manito
    manito

    Eu cá já nao tenho mais saudades do meu amiga 500…… sabem como?
    Fui busca lo á cave, uma limpeza a fundo e depois foi monta lo permanentemente no escritorio, assim quando começa o bichinho tenho o á mão 🙂
    Mas o north & south…. foi o primeiro jogo de amiga que alguma vez vi e pareçe que tinha sido atingido por um raio, era uma coisa incrivel….. pouco tempo depois la tinha essa grande maquina em casa e jogava speedball,supercars,syndicate,superfrog,chaos engine,sensible soccer, cannon fodder etc etc
    O amiga será sempre o melhor computador alguma vez inventado.