Portal Steam é 5x mais estável no MacOsX que no Windows

76 Comentários

O Steam para Mac já está nas mãos dos jogadores há cerca de uma semana e a Valve tem vindo a recolher informação através dos utilizadores Mac. Para além das estatísticas que a companhia tem recolhido até agora: Dois terços dos utilizadores da Steam para Mac correm em portáteis, e após uma semana, 11 por cento de todas as compras da Steam são para Mac. Contudo, um dado surpreendente é que a mesma versão do jogo Portal é cinco vezes mais estável no Mac Os X do que no Windows.


O Mac Os X nunca foi a plataforma preferencial dos jogadores por falta de suporte de jogos ao OpenGL 3D. E parte do problema é de que os drivers para as placas gráficas do Mac Os X não serem optimizadas com a mesma frequência que as do Windows.

Num comparativo de OpenGL, entre o Mac Os X 10.6.3 e Windows 7 x64, feito pela Phoronix,  em hardware idêntico  (No caso foi um MacMini da Apple equipado com a placa gráfica 9400M) o Windows 7 venceu o Mac Os X em termos de velocidade.

Aparte disso, a Valve acredita que ainda existe muito espaço para que o Mac melhore em termos de desempenho bruto dos drivers em relação ao jogos, afirma um dos programadores da Valve, Jason Mitchell que “Nós vamos recuperar”, “A Apple está sem dúvida motivada em trabalhar connosco e nós estamos também a trabalhar directamente com os fabricantes de hardware, temos noção que o hardware é o mesmo mas as características do mesmo em termos de performance variam com o suporte que o SO tem.”

O fundador da Valve, Gabe Newell afirma também que a plataforma Mac e o seu suporte para OpenGL representam uma grande oportunidade para a companhia. “Nós ainda não temos a maturidade no Mac como temos no PC”, afirma Newell.

“Nós já produzimos jogos para Windows há vários anos, e para Mac ainda só produzimos há uma semana”, diz Jason Michael.

Para além da performance, Mitchell assume que o Mac tem outras vantagens, como o facto de um modelo específico e versão de OS, os programadores podem encontrar mais facilmente bugs e traçar um perfil de hardware com mais precisão. No Windows, os seus utilizadores beneficiam de actualizações mais rápidas para os seus drivers, ao ponto que os utilizadores Mac poderão ter que aguardar uma actualização maior do sistema, mas a proliferação das configurações possíveis de hardware e software torna muito mais difícil de resolver problemas.

Além disso, Newell acrescenta: “O quão surpreendente são os nossos jogos mais estáveis no Mac”, que visualizando os dados recolhidos pela Steam, indicam que “Os jogos são cinco vezes mais estáveis no Mac que no Windows” quando se analisa a métrica de minutos jogados contra o numero de incidentes ocorridos no mesmo período de tempo.

Newell comentou durante o Podcast que os gráficos de desempenho são a preocupação menor em comparação à melhor experiência que o Mac oferece em termos de estabilidade. “Estamos a começar a entrar num período em que o desempenho gráfico ficará um problema resolvido”, “Estamos a afastarmo-nos de gráficos líder (das consolas) para mais uma plataforma de serviços. É menos sobre pixéis por segundo e mais sobre micro-transições e identidade”. ARS Technica

Partilhar:
Tags:

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sn
    sn

    Pois no meu mac está sempre a bloquear a dar erro. Para não falar que quase todos os dias ele faz um update.

    No PC ainda é pior

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      “No PC ainda é pior”

      à excepção da Beta não tenho problemas quase nenhuns com o Steam… desde 2007 posso afirmar com certeza, que deu erro e reiniciou algumas 2 vezes… não mais.
      Agora updates é normal, novos jogos – novo update.

    2. Avatar de The Duke
      The Duke

      Esta notícia é muito esquisita. Na net abundam notícias de que o portal Steam é muito mais rápido no Windows…

      em que é ficamos?

      1. Avatar de a Friend®

        Ficamos neste artigo, que diz o mesmo. Lê lá bem.

  2. Avatar de Pedro Gaspar

    a steam está de parabens por este feito, agora faltava mesmo era uma versao nativa para linux 🙂

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      E já há x)

    2. Avatar de At
      At

      Nao acredito que o fassam, pelo menos alguma versao oficial.
      wine rulaa

      1. Avatar de JGomes

        ja foi anunciado que se encontra em desenvolvimento 😉

    3. Avatar de filipe
      filipe

      eu também estou á espera disso… esperemos que venha..

    4. Avatar de LC22
      LC22

      Isto é só negócio! Jogo em Windows 7 e nunca tive qualquer problema a jogar ou na ligação! Isso poderão ser falhas internas deles! Mas, seja como for, o steam foi feito de raiz para o Mac OSX, já no Windows apenas sofreu uma actualização, sem mexerem no “miolo” da aplicação! Mac OSX é cada vez mais para ricaços que são influênciados por estas “coisinhas” que ouvem dizer! O mac não é nada de outro mundo e torna-se bastante aborrecido! (sem ofença a programadores de linux – XD)

      1. Avatar de André
        André

        Alguém com razão… Estou totalmente de acordo… 😀

        É tudo muito lindo, Steam no Mac, eu já o disse e acho que foi uma excelente jogada da Steam, mas acho que isto é maltratar o Windows…

        Ok, o Mac é mais estável, mas e todos estes anos? Quem é que corria a steam? Agora só porque chega o Mac, o Windows é mau?

        Eles que deixem as actualizações e façam versões novas de raiz… É mais que lógico que actualização após actualização é negativo…

        Por isso é que eu não actualizo o meu Windows… Já fiz alguns estudos por contra própria, e posso afimar que um computador que está sempre a actualizar-se pelo Windows Update é 70% mais instável que um que tenha as actualizações automáticas desligadas…

        Tem que se jogar em pé de igualdade, não é vir aqui e afimar os dados… Isto já é fazer publicidade ao Mac, mais nada… 🙁

        1. Avatar de a Friend®

          Não concordo com essa teoria

          “Windows Update é 70% mais instável que um que tenha as actualizações automáticas desligadas…”

          Se ao fazeres o Windows update, e junto a eles ires actualizando os drivers do hardware (nos sites dos fabricantes), o sistema mantém-se estável.

          Ao não fazeres os updates só o estas a deixar cada vez mais vulneravel a nível de segurança e mais susceptivel a erros.

        2. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          e essa percentagem baseia-se em?…

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Venha o Linux sff 😀

  4. Avatar de Shadow
    Shadow

    Não acredito! Principalmente porque já li o contrário, e quanto ao comentário “A Apple está sem dúvida motivada em trabalhar connosco”
    – “Newell told a writer from Kikizio.com (now Videogamesdaily.com) that he had tried to work with Apple, but there was virtually no interest in Cupertino to get Valve games running on a Mac.”

    Quanto à estabilidade dos jogos o Gabe que lance o TF2 para Mac para o pessoal dos Macs ver a incompetência que existe… cada update mais BUGS… novos e antigos… testar antes de lançar é que nada!!

    Gosto bastante da plataforma Steam, mas a Valve ultimamente só tem sido tiros no pé… a sorte deles é que o pessoal continua a comprar!

    1. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      a sorte foi terem inventado o counter strike senão ninguém tinha steam

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        “a sorte foi terem “comprado” o counter strike senão ninguém tinha steam”

        1. Avatar de coiso
          coiso

          o counter strike é da valve e a valve e da steam, ou o contrario…
          eles nao compraram coisa nenhuma

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Tanto o Steam como o Counter-Strike pertencem a própria valve 😉

          2. Avatar de Glink
            Glink

            mas o CS FOI comprado, não foi a valve que o desenvolveu

          3. Avatar de Shadow
            Shadow

            Que confusão!

            O CS pertence à Valve, foi ela que o desenvolveu após o Half-Life.

            A Valve e a Steam Têm os mesmos donos, não sei se uma pertence à outra… penso que sejam independentes.

          4. Avatar de JGomes

            A Valve é a empresa que produz jogos. A steam é a plataforma desenvolvida pela Valve.

            Aposto que muito de voces nem se dão ao trabalho de pesquisar um pouco (para que?)

            http://en.wikipedia.org/wiki/Valve_Corporation

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Steam

      2. Avatar de Megaknight
        Megaknight

        O Counter-Strike começou como um mod gratuiro para o primeiro Half-Life. Face ao seu grande sucesso a Valve comprou os direitos à equipa que o desenvolveu. Outra coisa, o Steam foi lançado ao mesmo tempo que o Half-Life 2, não tem nada a ver com o Counter Strike.

  5. Avatar de bigkax
    bigkax

    Não me admira esta noticia, um dos grandes problemas do Windows é a grandes diversidade de configurações de hardware, algumas delas não são as melhores e não são estáveis a nível de hardware. A contribuir para o numero é a percentagem de users que usam o XP, apesar de ser um sistema bom já tem uns aninho(do vista nem falo).

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Por um lado é um problema por outro uma vantagem, afinal de contas software para sistemas fechados todos fazem bem!

      Mas também te digo que os jogos da Valve têm mais bugs do que eles gostam de admitir, basta ver nos forums dos jogos os bugs por corrigir. (falando concretamente de TF2 até irrita aquela porcaria :/, grande jogo mas cada update mais uns bugs!!e não são poucos.)

    2. Avatar de jmtdstoc

      Não digas mal do XP, aquilo é uma maravilha. Ainda o corro numa máquina virtual por causa de uma aplicação específica.

      Já usei o Vista x64 e não me queixo da sua estabilidade. A única queixa que lhe aponto é ser demasiado complexo de usar. Algo que o 7 herdou… Daí ter sido “empurrado” para o Mac OS X, que adoro!

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Não estou a falar mal do XP, estou a dizer que ele já tem um bom tempo e que precisa ser substituído por um mais moderno. Repara que segundo o ritmo de um SO a cada 3 anos a MS devia ter lançado um SO entre o Xp e o vista, se o XP não fosse excelente não se tinha aguentado tão bem e continuou a ser melhor que o vista.

  6. Avatar de Lokier
    Lokier

    E eles conseguem tirar essas conclusões todas em uma semana de steam no mac ?? lol

    Parece-me um pouco precipitado essas afirmações mas… parece mais do tipo de notícias para entusiasmar o grande publico a compra. 89% de todas as compras da steam provêm do windows e ele não parou de gabar o mac. Só o tempo o dirá (e quando experimentar o steam no mac também). 🙂

  7. Avatar de a Friend®

    Um dado curioso é que estas estatisticas ainda por cima indicam que dois terços estão a ser jogados em Macbook’s e apenas um terço em Desktops. 😀

    Aconselho a ouvirem o Podcast completo. Vale a pena ouvir.

    Já agora deixo também a informação que o HALF-LIFE 2 já está a caminho do Mac também. Gostei especialmente do anuncio porque é uma replica do famoso anuncio de 1984 da Apple.

    http://www.youtube.com/watch?v=uoiy7i0f78Y

    Espero que cheguem outros grandes titulos, a juntar aos já existentes como COD4, Bioshock, Diablo III, entre outros mais… (e também um jogo muito famoso na comunidade feminina, SIMS 3)

    1. Avatar de JGomes

      o halflife já está disponível para mac D=

      e o tf2 comming soon.

  8. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Não me admira nada que assim seja. O hardware Apple é muito mais reduzido e como tal o software pode ser muito mais optimizado. Esta é uma das vantagens da Apple.

    Por outro lado sabemos bem como funciona o marketing da Apple. Não me admirava nada que o apoio da Apple á Valve não passasse por um acordozito onde esta teria de mandar cá para fora umas postadas a engrandecer a Apple… 🙂

    1. Avatar de Msilva

      Muito bom o teu comentário!

  9. Avatar de DeuX
    DeuX

    Acho que este tipo de comparação nem pode ser possivel. Em primeiro lugar o número de jogadores com windows inscritos na steam é muito superior ao número de jogadores com Apple, logo a probabilidade de haver erros de estabilidade é muito maior e em segundo lugar a diversidade de hardware a correr windows também é muito maior do que a da apple logo, mais uma vez, a plantaforma windows está mais sujeita a erros. Não quero por isto dizer que Windows não presta ou que Apple é reservada, mas sim que muitas vezes por culpa de quem constrói as maquinas, o sistema torna-se instável, dando-nos o parecer que a culpa é do SO quando muitas vezes a culpa é do hardware.

    1. Avatar de a Friend®

      A comparação até pode ser feita, embora percebo o ponto de vista que queres transmitir. Mas isto são estatisticas.

      Vamos supor que o PC são 1000 jogadores e Mac 100 jogadores.

      Dos 1000 jogadores PC, 500 encontram falhas.
      Dos 100 jogadores Mac, 25 jogadores encontram falhas.

      Ou seja, PC tem uma margem de falhas a 50% e Mac tem uma margem de falhas a 25%

      Logo o PC terá 2 vezes mais falhas que o Mac 😉

      1. Avatar de Shadow
        Shadow

        O problema nessa teoria:
        (Newell acrescenta: “O quão surpreendente são os nossos jogos mais estáveis no Mac”)

        Pois os Bugs do passado no win foram tidos em conta e não bugs recentes! Os jogos que estão a ser passados para Mac já estão mais que refinados.

        Isto sem referir que o Gabe esqueceu-se de falar nas queixas do pessoal de Mac quanto ao Steam, ao ser lançado foi bug atrás de bug…

        1. Avatar de Shadow
          Shadow

          E tenho colegas com Mac que estão sem entender… tanta vez que o Gabe referiu que ao fazer os jogos deles faziam tanto para PC como MAC, no entanto só o mais simples deles todos – Portal, é que já cá está fora…

          Dou como exemplo o HL2 que nem teve updates, se foi feito para as 2 plataformas, como mencionado em entrevistas, onde está ele??

          1. Avatar de Shadow
            Shadow

            demorou…

  10. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    O que é o Steam?

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Steam

      “Wikipédia, 2 milhões de idiotas a fazer o os meus tpc”(li algures, não me lembro onde)

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        A pergunta foi um pouco no gozo, mas se pusesse um smile ninguém levava a sério 😀

  11. Avatar de Alexx
    Alexx

    Nao li a notícia fonte, apenas a que nos é traduzida pelo PPL e para dizer a verdade … desconfio muito. Aqui com o “Je” foram crashes atras de crashes até que simplesmente desisti e desinstalei. Se mudei para o Mac foi para me livrar desses freezes e outras anoiadas de software. Todavia desejo a maior felicidade aos jogadores do MacSteam que eu vou continuar fiel às consolas.

  12. Avatar de jmtdstoc

    http://store.steampowered.com/

    O STEAM é uma plataforma, baseada na Internet, que permite comprar jogos online e instalá-los directamente em todas as tuas máquinas usando o software disponibilizado pela própria STEAM (que pertence à empresa Valve, responsável pelo desenvolvimento do jogo Half-Life).

    Faz-se o download do software (cliente) da STEAM, disponibilizado gratuitamente e depois é só comprar, instalar e jogar 🙂 .

    Os clientes não recebem os CD’s ou DVD’s dos jogos. eles ficam disponíveis nos servidores STEAM, a partir dos quais é possível instalar em qualquer altura os jogos previamente adquiridos. Quando precisares formatar a máquina basta reinstalar o software da STEAM e reinstalar os jogos (tudo a partir da Internet).

    Acho que não me escapou nenhum pormenor.

    1. Avatar de jmtdstoc

      Este meu texto era uma reposta ao “Gerardo”, 2 posts mais acima.

      1. Avatar de jmtdstoc

        “resposta”. Bolas, isto hoje não está a correr nada bem 🙂 .

      2. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Gerardo agradece 😀 Eu nos meus tempos livres brinco com sistemas operativos e/ou outros software…. não sou muito dado a jogos. Para descontrair por vezes vou ao miniclip 😀 😀

  13. Avatar de Alque
    Alque

    Só uma coisa

    “que a mesma versão do jogo Portal é cinco vezes mais estável no Mac Os X do que no Windows.”
    Faltou acrescentar, que também é 5x( pronto 3x) mais lento em Mac.

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      deixa-me so acrescentar: e 5x(3x) mais lento no TEU mac!…

      1. Avatar de Alque
        Alque

        Pronto fanboy.
        Explica-me uma coisa.
        Como é no mac tens entre 30 fps a 60
        E em Windows Através de Bootcamp, podes ter facilmente mais de 100
        E sem baixas para 30 ah?

  14. Avatar de Helder
    Helder

    Junto-me à multidão que sonha com Steam em Linux..Venha ele!

  15. Avatar de RCS
    RCS

    Esta notícia deixa muito a desejar. Dá importância à estabilidade, mas dados e gráficos de performance nem vê-los. A performance em osx está muito fraca.
    Enfim é mais um blog a falar do mesmo, sem conseguir ver o bolo geral.
    A parte em que dizem que estão a desenvolver jogos para mac há 1 semana também é para rir.

  16. Avatar de Chavinhas
    Chavinhas

    FUD
    Estavel é o oposto de falhas.

    Falhas de quem? Do Jogo? Do Steam? Do Windows?
    Do direct x versus opengl?
    Do openGL win versus opengl OSX?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ora nem mais!

      Das poucas vezes que tive problemas foi mesmo na configuração de jogo meter mal os drivers e mesmo do próprio driver da gráfica ser antigo levando a coisas estranhas na imagem do jogo :p

      De resto não tenho queixas de instabilidade

  17. Avatar de Dude
    Dude

    Olá a todos,

    estive no site da steam à procura de informação mas não encontrei nada que me esclarecesse a seguinte questão:

    Mas afinal o que é o/a Steam?

    Obrigado desde já pelas respostas,
    António Silva

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      O “jmtdstoc” respondeu a essa questão mais acima!

  18. Avatar de dajosova
    dajosova

    porreiro mara os “maqueiros”

  19. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Eu li o titulo, simplesmente… Ri-me…
    Realy? Devem estar a gozar…
    É que eu li tanto, mas tanto, sobre o contrário! E que eram criticas, muitas, e bem fundamentadas… Mas, que sou eu…
    Mas pronto, é sempre melhor que nada… Espectacular era poder se usado em Linux… Assim sim, acharia rápido…

  20. Avatar de Jose
    Jose

    Deve ser para rir, que eu uso o Steam no Windows a anos, e nunca me apareceu nenhum erro, nem coisa parecida.

    Enquanto que o meu vizinho, com o seu iMac, é erros atrás erros.

    1. Avatar de a Friend®

      Estatisticas pplware:

      Mais de metade dos comentadores comenta os artigos lendo apenas o titulo. 😉

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        “(…)lendo apenas o titulo…”
        … e mal… 😉

      2. Avatar de Jose
        Jose

        É o que faz falar sem saber, eu li o artigo todo, estava a falar para os comments 😉

  21. Avatar de Xiqoooo
    Xiqoooo

    Agora tudo o que está relacionado com a maça é o melhor… mesmo que seja todo bugado 🙂 LOL

  22. Avatar de k3nj1
    k3nj1

    jogador assiduo de Cs:s e HL2 a 3 anos… no maximo tive 2-3 crashs com o steam nesse tempo todo…

    “markting is a amazing thing” 🙂

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Ora nem mais. Eu diria mais “tópicos relacionados com Apple servem na sua maioria para fazer marketing à Apple e nao comparaçoes reais”. Uma coisa impressionante é que os tópicos “Microsoft” sao “X coisa lançada para Windows”, os Apple sao “X produto Apple é fabuloso, fantástico, 50.000x mais rápido e estável q os outros todos, Apple é que é fixe”. LOL

      Acho que teremos que nos habituar a que tudo relacionado com Apple seja “puto com a mania que é o melhor”, fora isso há que ir à realidade da coisa. APPLE = ESPECULAÇAO.

  23. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Quanto a estabilidade não sei mas que o steam para mac é fixe lá isso é, 1º ofereceram o Portal e depois de uma vez que abri o steam tinha lá o FM2010 para fazer o download, fiz o download e está impéc, versão completa ou foi um bug qualquer ou então foi alguém que me ofereceu o jogo por engano mas de kk forma agradeço.

  24. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    É engraçado o optimismo das noticias para apple em vez de steam em mac é x vezes mais lento do que em windows metem estabilidade x vezes melhor em mac. Se fosse um confronto de cowboys em que a apple era um e o windows era outro e nesse confronto a apple acertava no pé do cowboy windows e o windows no peito do cowboy apple a noticia em vez de “windows mata apple com tiro certeiro no peito e apenas sofre lesão ligeira” era “apple acerta arrebatadora e estrategicamente no pé de windows” porque nas noticias o que interessa é sempre o ponto positivo da apple.

    1. Avatar de hellos
      hellos

      Isso é completamente Fake! Toda a gente sabe que a arma do cowboy windows ia encravar e ficar azul… Logo só havia um tiro, e era o do cowboy apple 😀

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        lool era preciso é que não fosse feita em flash na apple lol mas quanto ao flash ao que parece a apple sempre tinha razão, até a microsoft concordou.

    2. Avatar de a Friend®

      Quem o disse foram os directores e programadores da Steam, não a Apple.

      Eles disseram apenas que a plataforma é mais estável. O Windows nos jogos continua a ser lider de performance, mas que é de louvar que em pouco tempo o Mac já mostrou ser uma plataforma robusta, e como é uma novidade é natural que eles foquem isso.

      Assim como dizem e assuem que programam à muito mais tempo para PC do que para Mac, e que com a experiência irão conseguir por o Mac ao mesmo nível de performance em jogos, tal como no Windows.

      Aparte disso, continuo a dizer… os criticos de sempre falam mesmo de borla e este artigo veio comprovar isso. Estão esses pontos todos lá bem definidos que o Windows é superior em Performance, e Mac em estabilidade, não lendo o artigo e apenas o titulo apontaram logo o dedo.

  25. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Comprem mas é uma consola que deixam de ter problemas desses! E ainda por cima dura-vos 10 anos (ou mais) sem precisar de upgrades!

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      10 anos ou mais sem upgrades??? pois mesmo que queiras upgrades não consegueso que é diferente e uma consola com 10 anos…vai lá vai… um dia qnd comprares um pc muito bom com uma gráfica muito boa, etc e experimentares jogar fps(cod,medal of honor, etc) com rato em vez de jogar com comando diz qual preferes para jogar se o pc ou a consola.
      Há emuladores de consolas para pc e jogos de pc para consolas consegues emular? o PC aceita inúmeros comandos e a consola? Consegues jogar lá com qualquer comando?
      Pra mim há PC para jogos puxados e wii para jogos menos puxados.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        vou ser rápido a responder a isso: se compraste um PC novo de topo no mesmo dia que saiu a PS2, hoje tens dezenas de jogos NOVOS a correr a 100% e no pc tens uma meia-dúzia que dão, tens que fazer instalações de meia-noite e baixar o nível de detalhe e resolução para níveis ridículos. Óbvio que um pc faz mais coisas mas uma consola em jogos é imbatível. Relativamente à Apple tudo bem que é estável e gosto muito de ouvir que começa haver mais jogos.

        1. Avatar de Shadow
          Shadow

          Tens razão no entanto, há que dar crédito ao PC afinal de contas se comprasse-mos todos PSs a qualidade gráfica não estava no nível que está, e acabas sempre por ficar melhor servido em qualidade se comprares PC de 5 em 5 anos(por exemplo)

          E tal como o “ajbadboy” referiu há o pormenor dos FPS que jogam-se melhor no PC.

  26. Avatar de Fernando
    Fernando

    Acho graça, então a própria valve, a PRÒPRIA VALVE, diz que o os mac’s por alguma razão correm este serviço de maneira mais estável que os pc’s, o que é óbvio devido a toda a uma panóplia de erros que são óbvios em PC’s win (devido á grande combinação possível de hardware); e mesmo assim há gajos cheios de fanboyismo a dizer “não senhor em windows é que é melhor!”, a não ser que conheçam os meandros do steam melhor que a valve, e tenham feito testes, por favor pelo menos não os contradigam 🙂